sexta-feira, 28 de julho de 2017

Afeto ajuda no aprendizado

Fonte: MÉTODO SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)


Muita gente não sabe, mas a qualidade do relacionamento afetivo entre quem ensina e quem aprende contribui para o desenvolvimento cognitivo. Por mais que soe esquisito, é isso mesmo… E, melhor ainda, isso é válido para todas as idades.

Segundo Solange Jacob, especialista em habilidades cognitivas e diretora pedagógica nacional do SUPERA - Ginástica para o Cérebro, há uma relação direta entre emoção e cognição, porque a qualidade das conexões neuronais começa a ser garantida no início da vida, justamente no período de construção de apego seguro.

Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro humano desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. Até os 3 anos de idade, as cerca de 86 bilhões de células cerebrais, com as quais uma criança nasce, desenvolvem 1 quatrilhão de ligações.

“Quanto melhores são as condições para o desenvolvimento durante a Primeira Infância, maiores são as probabilidades de a criança alcançar o melhor do seu potencial, tornando-se um adulto mais equilibrado, produtivo e realizado”, declara a especialista.

O desenvolvimento de vínculos emocionais é importante porque proporciona uma base para as outras áreas do desenvolvimento. O aluno que é satisfeito consigo mesmo e com os outros tem mais facilidade e disposição para aprender.

Desenvolver o apego seguro é dar a oportunidade de desenvolver a habilidade de enfrentar o estresse emocional causado no cérebro diante da dificuldade de aprender.

De acordo com Solange Jacob, a carência de afetividade não determina necessariamente que o indivíduo tenha uma regressão,  mas deverá desenvolver sua capacidade intelectual de uma forma mais lenta e diferenciada.

A especialista cita pesquisas de longo prazo que comprovam: quando o vínculo estabelecido é fraco na primeira infância (principalmente de 0 a 3 anos), a criança se torna propensa à violência e problemas de conduta na infância e adolescência.

A resposta em relação ao trauma e à negligência varia de acordo com diferenças individuais, mas comprovadamente impacta no que as crianças são e no que podem se tornar: apáticas, retraídas ou deprimidas, com tendências agressivas e irritáveis. Conclui Solange.

Um homem estava de um lado do rio e seu cachorro, Rex, estava do outro lado. “Vem, Rex, vem!” Gritava o homem. Rex cruzou o rio e correu até o homem, que lhe deu um prêmio por ser um cachorro obediente. O surpreendente é que Rex nem sequer se molhou! Como isso foi possível?

Resposta: Rex atravessou a ponte.

Serviço:
Método Supera - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)
Unidade Madalena
Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.
Telefone: (81) 3236-2907
Unidade Boa Viagem
Telefone: (81) 30331695


Nenhum comentário:

Postar um comentário