Fonte: MÉTODO SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP
02-4270)
Muita gente não sabe, mas a qualidade do relacionamento
afetivo entre quem ensina e quem aprende contribui para o desenvolvimento
cognitivo. Por mais que soe esquisito, é isso mesmo… E, melhor ainda, isso é
válido para todas as idades.
Segundo Solange Jacob, especialista em habilidades
cognitivas e diretora pedagógica nacional do SUPERA - Ginástica para o Cérebro,
há uma relação direta entre emoção e cognição, porque a qualidade das conexões
neuronais começa a ser garantida no início da vida, justamente no período de
construção de apego seguro.
Estudos demonstram que é durante a primeira infância que
o cérebro humano desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. Até os 3
anos de idade, as cerca de 86 bilhões de células cerebrais, com as quais uma
criança nasce, desenvolvem 1 quatrilhão de ligações.
“Quanto melhores são as condições para o desenvolvimento
durante a Primeira Infância, maiores são as probabilidades de a criança
alcançar o melhor do seu potencial, tornando-se um adulto mais equilibrado,
produtivo e realizado”, declara a especialista.
O desenvolvimento de vínculos emocionais é importante
porque proporciona uma base para as outras áreas do desenvolvimento. O aluno
que é satisfeito consigo mesmo e com os outros tem mais facilidade e disposição
para aprender.
Desenvolver o apego seguro é dar a oportunidade de
desenvolver a habilidade de enfrentar o estresse emocional causado no cérebro
diante da dificuldade de aprender.
De acordo com Solange Jacob, a carência de afetividade
não determina necessariamente que o indivíduo tenha uma regressão, mas deverá desenvolver sua capacidade
intelectual de uma forma mais lenta e diferenciada.
A especialista cita pesquisas de longo prazo que
comprovam: quando o vínculo estabelecido é fraco na primeira infância
(principalmente de 0 a 3 anos), a criança se torna propensa à violência e
problemas de conduta na infância e adolescência.
A resposta em relação ao trauma e à negligência varia de
acordo com diferenças individuais, mas comprovadamente impacta no que as
crianças são e no que podem se tornar: apáticas, retraídas ou deprimidas, com
tendências agressivas e irritáveis. Conclui Solange.
Um homem estava de um lado do rio e seu cachorro, Rex,
estava do outro lado. “Vem, Rex, vem!” Gritava o homem. Rex cruzou o rio e
correu até o homem, que lhe deu um prêmio por ser um cachorro obediente. O
surpreendente é que Rex nem sequer se molhou! Como isso foi possível?
Resposta: Rex atravessou a ponte.
Serviço:
Método Supera - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP
02-4270)
Unidade Madalena
Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.
Telefone: (81) 3236-2907
Unidade Boa Viagem
Telefone: (81) 30331695
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