Gazeta da Torre
Não se pode negar que vivenciamos tempos de muitas
dificuldades, surpresas e até certa incredulidade no que se refere à realidade
econômico-política e social do Brasil. Porém, são em tempos como os vivenciados
que nos fazem aprender e exercitar a RESILIÊNCIA (Capacidade de superação). Precisamos
nos fortalecer nas adversidades e esta força nós todos temos de mobilizar
dentro de nós mesmos. Revisitando a nossa história, nossos ideais e propósitos.
Pensarmos sobre os caminhos que nos trouxeram até AQUI. Se fomos capazes de
construir tanto, devemos nos encher de MOTIVAÇÃO para transpor os obstáculos e
encontrar CAMINHOS mais favoráveis.
Em caminhada pelo bairro da Madalena, uma atividade
corriqueira, tivemos recentemente uma conversa com um comerciante de frutas e
verduras do nosso bairro e ele me inspirou a falar um pouco nesta matéria, já
que debatemos justamente sobre os assuntos abordados na palestra que fiz no CDL
de São Lourenço da Mata, com o apoio deste e de uma Consultoria parceira. O
tema trabalhado: Crise? Como
transformá-la em Oportunidade e Inovação? Uma palestra participativa e
dinâmica, que de acordo com depoimentos de participantes, agregou bastante e
trouxe reflexões e insights importantes para os seus negócios neste
momento. Como profissional da área tanto
de Gestão, quanto Psicologia Social, recomendo: Um dos primeiros passos é não
se deixar paralisar, ir nesta onda de pessimismo e esperar soluções de “fora”, do
“alto”, ou do governo, apenas.
É importante se contextualizar, ter conhecimento dos
fatos, desenvolver um pensamento crítico, a fim de não seguir na onda,
reproduzindo pensamentos e afirmações da mídia e formadores de opiniões. Não se
sabe em quanto tempo teremos a situação do país normalizada, mas certamente não
será num “passe de mágica”. Portanto, apresenta-se como requisito básico, neste
momento, que os nossos empresários e empreendedores, da Torre e Madalena,
atentem e voltem a sua atenção para o seu próprio negócio e suas
particularidades. Através de uma análise aprofundada descubram formas de
injetar energia, agregar valor aos seus produtos, CRIAR soluções e INOVAR,
mantendo o seu negócio aquecido, dinâmico, atrativo ao cliente, apesar das circunstâncias.
Neste momento a CRIATIVIDADE é a “bola da vez”. Muitos
estão, demitindo, enxugando as despesas. É prudente, correto, mas não é o
bastante! O momento é de PENSAR ESTRATÉGICAMENTE, descobrir maneiras de melhorar
a receita com CRIATIVIDADE e até diversificar, inserindo pequenas gentilezas,
quem sabe? O que se sabe é que os empresários que sobreviverem a esta fase, com
certeza terão excelentes oportunidades para “decolar” e expandir seus negócios
quando toda a turbulência passar e ocupar até o mercado daqueles que
infelizmente, sucumbiram à crise. ATENÇÃO! Vivemos um momento que poderá se
transformar em INOVAÇÃO e FORTALECIMENTO através da REFLEXÃO e CRIATIVIDADE. A
própria palavra CRISE escrita em chinês com a junção de dois ideogramas
(caracteres) significa CRISE e OPORTUNIDADE. Sintetizando, desejo aos nossos
empresários que desenvolvam o pensamento estratégico, a criatividade e
resiliência. Fiquem atentos ao mercado, ao cliente e atuem visando as
especificidades e melhoria do seu próprio negócio. A época da colheita
certamente chegará.
Texto muito legal!
ResponderExcluir