domingo, 3 de julho de 2016

CRIATIVIDADE E RESILIÊNCIA: Armas preciosas dos vencedores!

Gazeta da Torre

Não se pode negar que vivenciamos tempos de muitas dificuldades, surpresas e até certa incredulidade no que se refere à realidade econômico-política e social do Brasil. Porém, são em tempos como os vivenciados que nos fazem aprender e exercitar a RESILIÊNCIA (Capacidade de superação). Precisamos nos fortalecer nas adversidades e esta força nós todos temos de mobilizar dentro de nós mesmos. Revisitando a nossa história, nossos ideais e propósitos. Pensarmos sobre os caminhos que nos trouxeram até AQUI. Se fomos capazes de construir tanto, devemos nos encher de MOTIVAÇÃO para transpor os obstáculos e encontrar CAMINHOS mais favoráveis.

Em caminhada pelo bairro da Madalena, uma atividade corriqueira, tivemos recentemente uma conversa com um comerciante de frutas e verduras do nosso bairro e ele me inspirou a falar um pouco nesta matéria, já que debatemos justamente sobre os assuntos abordados na palestra que fiz no CDL de São Lourenço da Mata, com o apoio deste e de uma Consultoria parceira. O tema trabalhado: Crise? Como transformá-la em Oportunidade e Inovação? Uma palestra participativa e dinâmica, que de acordo com depoimentos de participantes, agregou bastante e trouxe reflexões e insights importantes para os seus negócios neste momento.  Como profissional da área tanto de Gestão, quanto Psicologia Social, recomendo: Um dos primeiros passos é não se deixar paralisar, ir nesta onda de pessimismo e esperar soluções de “fora”, do “alto”, ou do governo, apenas.

É importante se contextualizar, ter conhecimento dos fatos, desenvolver um pensamento crítico, a fim de não seguir na onda, reproduzindo pensamentos e afirmações da mídia e formadores de opiniões. Não se sabe em quanto tempo teremos a situação do país normalizada, mas certamente não será num “passe de mágica”. Portanto, apresenta-se como requisito básico, neste momento, que os nossos empresários e empreendedores, da Torre e Madalena, atentem e voltem a sua atenção para o seu próprio negócio e suas particularidades. Através de uma análise aprofundada descubram formas de injetar energia, agregar valor aos seus produtos, CRIAR soluções e INOVAR, mantendo o seu negócio aquecido, dinâmico, atrativo ao cliente, apesar das circunstâncias.

Neste momento a CRIATIVIDADE é a “bola da vez”. Muitos estão, demitindo, enxugando as despesas. É prudente, correto, mas não é o bastante! O momento é de PENSAR ESTRATÉGICAMENTE, descobrir maneiras de melhorar a receita com CRIATIVIDADE e até diversificar, inserindo pequenas gentilezas, quem sabe? O que se sabe é que os empresários que sobreviverem a esta fase, com certeza terão excelentes oportunidades para “decolar” e expandir seus negócios quando toda a turbulência passar e ocupar até o mercado daqueles que infelizmente, sucumbiram à crise. ATENÇÃO! Vivemos um momento que poderá se transformar em INOVAÇÃO e FORTALECIMENTO através da REFLEXÃO e CRIATIVIDADE. A própria palavra CRISE escrita em chinês com a junção de dois ideogramas (caracteres) significa CRISE e OPORTUNIDADE. Sintetizando, desejo aos nossos empresários que desenvolvam o pensamento estratégico, a criatividade e resiliência. Fiquem atentos ao mercado, ao cliente e atuem visando as especificidades e melhoria do seu próprio negócio. A época da colheita certamente chegará.




Um comentário: