segunda-feira, 25 de julho de 2016

A EDUCAÇÃO REQUER INVESTIMENTOS

 Gazeta da Torre

Disso ninguém tem dúvida. Nos âmbitos Federal, Estadual ou Municipal, a atenção deve ser intensa, seja buscando novos insumos, ampliando conceitos, seja aplicando recursos para o desenvolvimento de ferramentas no ambiente acadêmico.

Uma escola de referência, por exemplo, é importante estar equipada com bons e eficientes instrumentos pedagógicos: professores e coordenadores sempre atentos aos indicadores de qualidade do ensino, material adequado que atenda as necessidades dos alunos, laboratórios para melhor compreensão e fixação do assunto estudado. Tudo isso representa o que se poderia esperar de um bom investimento.

Na prática, para que isso ocorra, são necessários dois elementos: o investimento e o investidor. Daí a diferença entre a rede de ensino público e a rede privada. Ocorre que a insuficiência de recursos, bem como a visão limitada dos administradores da área educacional não ajudam para que o resultado da equação seja satisfatório, principalmente para os alunos. 

Tanto isto é verdade, que algumas escolas públicas conseguem se enquadrar na faixa de ensino de qualidade, enquanto instituições privadas não ultrapassam a média.

E fora da sala de aula? Como fica a relação entre investimento e investidor? Imaginando que a vida é um permanente canteiro de obras, questiona-se o quanto estamos dispostos a investir a fim de melhorar o presente e, consequentemente, o nosso futuro. E será que teremos facilidade de compreender a importância da Educação também nesse aspecto?
É forçoso considerar a Educação como um divisor de águas. De fato, para qualquer empreendimento, a base que antecede a fase de planejamento está nos princípios e valores morais aplicados ao conhecimento técnico da área específica e no valor agregado dos componentes da equipe.

Com critérios, planejamento, direitos e deveres, é possível qualificar nossos investimentos em qualquer área de atuação. Nem sempre os resultados acontecem em curto prazo, mas certamente terão consistência para transpor resistência e dificuldades.

Todo processo educacional é acompanhado por desafios. Sem estes, não se avança, a mediocridade não é superada. Logo, o crescimento não é possível. Por isso, na contabilidade humana, a calculadora que mede nossa capacidade de ação e reação inseparável está da avaliação contínua do quanto podemos e devemos investir no grande empreendimento, que é a vida.

Que tal refletirmos no papel de investidor?! Nosso laboratório é a família que construímos, a empresa onde trabalhamos, o núcleo social do qual somos solidários. Pensem nisso!!!



3 comentários:

  1. Infelizmente as maioria dos recursos direcionados a EDUCAÇÃO são interceptados por abutres de paletós.

    ResponderExcluir
  2. Povo sem educação é povo que não sabe votar. É tudo que eles querem.

    ResponderExcluir
  3. Nos âmbitos Federal, Estadual ou Municipal, a atenção NÃO é intensa. Para eles (políticos incapacitados e corruptos) a educação fica sempre em segundo plano. Menos as verbas direcionadas a ela (educação). É um verdadeiro absurdo.

    ResponderExcluir