sexta-feira, 7 de outubro de 2022

SUPERA oferece teste de soft skills gratuito para todas as idades

 Gazeta da Torre

O segundo semestre do ano começa com uma oportunidade única para crianças, jovens, adultos e idosos. A partir deste mês, o SUPERA vai oferecer um teste gratuito para a medição das chamadas “habilidades do futuro”, as soft skills.

Os testes de habilidades foram desenvolvidos de forma exclusiva pela neurocientista da marca, Livia Ciacci, e serão aplicados mediante agendamento na unidade do SUPERA.

MÉTODO EXCLUSIVO DE AVALIAÇÃO SUPERA

Teste de SOFT SKILLS para adultos – Em 2022, a premissa de que “pessoas são contratadas pelo currículo, mas são demitidas ou promovidas pelas habilidades comportamentais” é cada vez mais forte no mercado de trabalho, afinal de contas, as fraquezas nessas habilidades são mais facilmente expostas por conta da crescente inclusão de tecnologias digitais e automatizadas para as tarefas manuais e repetitivas. Essas habilidades comportamentais, também citadas como soft kills, são definitivas para progredir ou estagnar na carreira.

“O relatório “The Future of Jobs 2020”, do Fórum Econômico Mundial apontou que 55,4% das organizações entrevistadas relataram dificuldades para encontrar as competências desejadas nos candidatos, concluindo que 50% da força de trabalho do mundo vai precisar de algum nível de requalificação”, alertou a neurocientista do SUPERA Livia Ciacci.

O teste de soft skills para adultos inclui 130 perguntas divididas em 13 Soft Skills (habilidades comportamentais), com 10 perguntas para Comunicação, Pensamento crítico, Gestão do Tempo, Empatia e colaboração, Flexibilidade e adaptabilidade, Gerenciamento de estresse, Resolução de problemas, Inovação, ideação e originalidade, Análise de dados, Aprendizado ativo, Resiliência e persistência, Inteligência emocional, Influência social e liderança.

“Lembramos a todos que o teste só será válido se as respostas forem extremamente sinceras, o objetivo é identificar os pontos fortes e fracos, proporcionando o entendimento de quais habilidades merecem mais atenção. Ao final das respostas, será gerado um mapa de habilidades”, detalhou a especialista.

Teste de SOFT SKILLS para jovens

Com um conteúdo adaptado para a realidade do jovem que está entrando no mercado de trabalho, o Teste de soft skills para jovens considera as muitas mudanças do cérebro nesta faixa etária e oferece ao público a oportunidade de identificar com mais clareza quais pontos podem estar dificultando uma possível contratação e desenvolvimento pessoal e profissional. Atualmente muitos projetos educacionais incluem o ensino de empreendedorismo e inovação para jovens, já pensando em competências e atitudes necessárias para um futuro breve.

A neurocientista do SUPERA, Livia Ciacci lembra que antes de aprender qualquer atitude complexa (como o empreendedorismo), é vital ter uma estrutura neuronal de atenção, controle inibitório, memória de trabalho e metacognição preparada, principalmente considerando o contexto atual digitalizado e repleto de distrações.

 “Sabemos que na adolescência ocorrem muitas transformações no sistema nervoso que acompanham a maturação dos lobos frontais, momento que pode ser otimizado com o aprendizado de padrões de tomada de decisão e pensamento estratégico que vão favorecer o desenvolvimento das soft skills desde cedo”, pontuou.

Teste de habilidades do futuro para crianças 

Para avaliar crianças com menos de 10 anos, o SUPERA criou uma metodologia exclusiva que auxilia na análise das habilidades primárias e têm relação direta com o desenvolvimento das 7 habilidades comportamentais essenciais para um melhor desempenho da criança em suas atividades. São elas:

Comunicação:                             - teste de linguagem e interpretação

Pensamento crítico:                   - raciocínio lógico

Empatia e colaboração:             - interação inter e intrapessoal

Aprendizado ativo:                     - atenção, pensamento lateral e visuoespacial

Resiliência e persistência:         - controle inibitório

Inteligência emocional:             - interação intrapessoal e pensamento analítico

Influência social:                         - atenção e memória de trabalho 

“Prestar atenção em algo tende a ser mais difícil para as crianças pelas próprias características exploratórias. A falta de atenção tem seu período mais crítico na faixa entre os cinco e oito anos. A partir desse conhecimento, os objetos manipuláveis, o lúdico e os jogos passam a ser aliados ao aprendizado de habilidades cognitivas, não só por chamar mais a atenção, mas também pelo estímulo à motivação, desencadeando diversos processos de ativação dos neurônios”, detalhou Livia Ciacci, neurocientista do SUPERA.

Teste de qualidade de vida para idosos

Atingir os 60 anos de idade é um marco importante na história de vida de uma pessoa, pois as escolhas que envolvem os hábitos e estilo de vida serão definitivos para manter a saúde do cérebro e garantir a autonomia ou comprometer fortemente a qualidade de vida dos próximos anos.

A neurocientista do SUPERA Ginástica para o cérebro, Lívia Ciacci, criou uma ferramenta para auxiliar na auto análise das 6 habilidades comportamentais com 60 perguntas para um envelhecimento produtivo e autônomo.

“É importante destacar que este tipo de teste é comercializado e o SUPERA está oferecendo de forma exclusiva em suas escolas. Mais do que buscar melhorar, partimos do princípio de que precisamos identificar quais são os pontos a serem melhorados, para só então, agir com assertividade”, concluiu.

Os testes serão ministrados exclusivamente na unidade SUPERA por educadores e especialistas em ginástica para o cérebro.

Agende seu horário, o teste é gratuito.

Supera Recife Madalena. Rua Real da Torre, 1036 – Madalena

Fone:  982992551 e 32362907

Para reflexão:

Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum. “Frank Clark

Você sabia:

Um formigueiro pode ter até um milhão de formiga, e uma formiga levanta 50 veze o eu peso.

Resposta do desafio de Agosto.

Em suas mãos existem um balde, uma colher e um copo, e você precisa esvaziar uma banheira cheia de água. Como fará?

Reposta: Destampando o ralo da banheira.

Desafio de Setembro:

O que fazem os grandes costureiros, quando não têm o que fazer?

Reposta do desafio na próxima edição.

Serviço:

Método Supera - Ginástica para o Cérebro

Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)

Unidade Madalena

Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.

Telefone: (81) 3236-2907

Unidade Boa Viagem

Telefone: (81) 30331695

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Trabalhando a China vista pelo olho mágico

 Gazeta da Torre

O documentário 'Ascension' pinta um retrato de dentro e de forma inequívoca do mundo do trabalho no gigante asiático

Não me surpreende que a diretora do documentário Ascension seja uma cineasta sino-americana, Jessica Kingdon , alguém com um pé na China e outro nos Estados Unidos. Digo isso porque no documentário há algo dos dois mundos que nos aproxima do modo de pensar, fazer e falar do país que funciona como o melhor, martelando , com o objetivo de se enriquecer.

O longa-metragem nos permite ter uma visão de dentro, como se estivéssemos olhando pelo olho mágico da porta, já que a maioria das cenas são sequências gravadas em fábricas, escritórios, empresas, centros de treinamento, onde se diria que Kingdon plantou sua câmera e seu microfone, e deixou as filmagens e as conversas dos trabalhadores falarem por si.

Revela também uma visão ocidental um tanto crítica e distanciada desta realidade oriental completamente orientada para a máxima produtividade. Vem à mente uma cena em que alunos em treinamento para se tornarem sua própria marca (de sucesso) na Internet anunciam seus respectivos planos de negócios. Todos concordam com o objetivo a ser alcançado: ganhar milhões de yuans em poucos anos.

Ascension , que foi nomeado para melhor documentário no último Oscar , revela, por um lado, a cultura da ambição, bem estabelecida na mentalidade chinesa. Por outro lado, a vergonha do Ocidente, que nunca espiou o interior daquela fábrica; mas isso transformou a China na fábrica global e a quem devemos até as máscaras que nos protegeram durante a pandemia . Nós nos reconhecemos como seus clientes preferenciais, embora não tenhamos parado para examinar em que condições ela é produzida, trabalhada e comercializada. Que os pedidos cheguem pontualmente, quem, como e onde são produzidos nos traz .

Fiquei constrangido com a cena em uma fábrica de produção de bonecas adultas . As trabalhadoras tiveram que seguir as instruções precisas de uma cliente, recebidas por e-mail sobre a cor do mamilo e da aréola, e ali são vistas aplicando, entre risadinhas, armadas com o pincel para que a consumidora fique satisfeita. Ocidental, claro.

Cena do documentário Ascension apresentando
a Fábrica de bonecas adultas

Fiquei tonto quando vi tropas de trabalhadores, e não eram soldados, todos vestidos da mesma forma, desfilando diante dos superiores de sua companhia. Cantavam hinos de devoção à marca, ao líder empresarial, aplaudiam sem convicção, mas com muita energia e de forma sincronizada aos seus controles hierárquicos. Essa cena, que parece retirada de uma peça de teatro, é um pedaço da realidade que se passa no pátio de uma empresa. Essa mistura de comunismo e capitalismo me dá arrepios . Não iria além do exótico se a vida e a liberdade das pessoas não estivessem em jogo. Na rua, cruzadores vermelhos são filmados e projetados em close-up extremo em uma tela gigante. Lá onde comemoramos o gol e o artilheiro, na rua na China, eles denunciam a infração e o infrator.

À medida que as cenas se desenrolam, cada vez mais surreais, sinto-me sobrecarregado com o pensamento de que não estou assistindo a um filme de ficção, que não são sequências inventadas por um roteirista mais ou menos inspirado, mas sim pedaços de vida capturados na hora. A China aparece diante das câmeras como o filho notável do capitalismo ocidental, só que aprendemos que dinheiro por dinheiro não é tudo. Sabemos que ao longo do caminho o valor a pagar será alto.

As escolas parecem aprender boas maneiras: abraçar, sorrir, dizer olá em um coquetel de trabalho; escolas para se tornarem mordomos porque há muitas pessoas ricas na China e elas querem, como os ocidentais, ter as suas próprias. Não estou dizendo isso, mas um treinador diante de um grupo de homens e mulheres que aspiram se tornar assistentes pessoais de bilionários. A mesma mulher aconselha-os a ver Downtown Abbey , avisa-os de que não terão tempo para si ou para a sua família e diz-lhes que sorriam para o seu cliente. Se você os humilha, tem que aguentar sem perder o sorriso porque aquele abusador é a mão que os alimenta. Segundo a professora, há sempre o consolo de xingá-lo pelas costas.

À medida que o documentário avança, mostra como as classes mais abastadas, aquelas ricas que talvez já contratem mordomos, usufruem desse enriquecimento ao fazer compras em shoppings capazes de acomodar centenas de pessoas ao mesmo tempo, em restaurantes que servem apenas delicatessen da melhor cozinha francesa O luxo e o sucesso de poucos repousam sobre uma imensa massa de trabalhadores uniformizados, obedientes e respeitosos. O contraste entre as duas realidades opostas é revelado em uma sessão de fotos em um parque ao ar livre. A modelo reclama do calor insuportável que sofre enquanto tem que posar por alguns minutos para o fotógrafo. Na mesma cena, um pobre jardineiro continua sua tarefa sob o sol sem questionar.

Fonte: Anna Argemi/El País.

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Consumidor espera que empresas se posicionem sobre impactos causados à sociedade

 Gazeta da Torre

As pesquisas sobre as relações de confiança entre as empresas e todo o seu entorno têm mostrado como o consumidor está mudando o comportamento, muito em razão da grande quantidade de informações disponíveis – principalmente nas redes sociais. Por isso, é essencial que as companhias construam uma comunicação direta com o cliente e se posicionem a respeito dos assuntos de interesse à sociedade.

A comunicação se tornou um fator imprescindível para o futuro dos negócios; estar alheio está “fora de jogo”, defende Valéria Café, diretora de Vocalização e Influência do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) – e integrante do Comitê ESG da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

“Não tem como estar alheio. Não cabe mais achar que basta não falar que continuará vendendo produtos. Hoje em dia, entendemos que não se posicionar é um posicionamento. O consumidor espera que a empresa seja um agente de transformação, que o CEO diga o que pensa [sobre determinado tema] e deixe claro o posicionamento do negócio em relação a isso. É o que temos visto em campanhas, para que o cliente escolha não somente o produto pelo produto, mas por aquilo que a companhia representa”, afirma.

Em entrevista ao UM BRASIL, uma realização FecomercioSP, Valéria ressalta que, cada vez mais, temos visto um consumidor consciente, que exige que as empresas pensem nos impactos que estão causando à sociedade, não apenas quanto aos melhores usos da água e da terra, mas também sobre a produção dos alimentos que comercializam, a origem das roupas que fabricam, como é toda a cadeia produtiva da organização etc.

Outro tema constantemente no foco do consumidor é o nível de diversidade entre os trabalhadores da empresa e na cadeia de fornecedores. “É uma preocupação que não só as grandes empresas têm de ter, mas as pequenas também, pois as grandes compram das pequenas e médias, e esta conscientização a respeito de seus impactos será exigida delas”, Valéria pondera.

Na entrevista, comandada pela jornalista Joyce Ribeiro, a diretora ainda fala sobre o aspecto “governança corporativa” do ESG.

“Governança é um sistema no qual as empresas são dirigidas, monitoradas e incentivadas. É uma forma de estruturação de processos, mas também de implementação de princípios de transparência, equidade, prestação de constas e responsabilidade corporativa. As questões ambientais e sociais [como contratações] precisam ser tratadas de forma estratégica, inseridas nas relações da empresa com as pessoas, com seu entorno e com o meio ambiente”, conclui.

Fonte: Gazeta da Torre

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

O “start” de dona Dulce no mundo dos investimentos

 Gazeta da Torre


Depois de décadas trabalhando duro, sempre muito regrada, dona Dulce procurou fazer reservas, de olho no futuro. Ao longo dos anos, sempre se considerou muito conservadora, acumulando suas economias sempre na poupança, com medo de outros produtos que a fizesse perder dinheiro, muito segura disso, e certa de que sua maior fonte de reservas para o futuro era o que guardava no mês a mês, sem se preocupar muito com o que poderia render no longo prazo se investisse em outros produtos.

É verdade que a vida financeira organizada de dona Dulce, contribua bastante nesse processo, pois ela tinha o hábito de poupar todo mês, e acontecia, naturalmente, porque ela sempre gastava menos do que ganhava, e isso já fazia com que estivesse sempre acumulando mais dinheiro.

E além de acumular mais a cada mês devido ao valor poupado, ela estava bastante feliz por ver que o seu dinheiro crescia com o rendimento da poupança, ela sempre achou isso incrível, e motivo de muito orgulho.

Porém podia ser melhor, mas dona Dulce, assim como muitos outros brasileiros que poupam, se dizem conservadores e por isso preferem deixar o dinheiro na poupança, para você ter ideia, hoje, mais de 22 mil brasileiros tem mais de 1 milhão na poupança. Imagina esse dinheiro investido em produtos mais adequados aos planos de cada um deles, vamos falar mais especificamente de dona Dulce, que tem mais de R$ 300 mil na poupança, e desse montante, a reserva de emergência necessária seria de R$ 60 mil, ou seja, ela poderia investir de forma bastante conservadora os outros 240 mil, e no momento, em alguns produtos que rendem mais que o dobro da poupança, e com a mesma segurança dela, porém alguns desses produtos precisariam deixar o valor “travado” pelo período de 1 ou 2 anos por exemplo, o que para ela está ok, ou seja, ela consegue sim ficar com uma boa parte desse valor sem liquidez imediata, e o prêmio por isso seria bem interessante, o retorno bem melhor, e certamente, com ela muito mais orgulhosa e tranquila para o futuro.

Observe bem, não é real quando dona Dulce, e não só ela, diz que é conservadora e por isso, o que poupa fica na poupança, a pessoa pode sim ser conservadora e ter por exemplo, até 10% de seus investimentos na renda variável, ou mesmo nada nesse tipo de investimento, porém, pode sim dentro de um perfil conservador ou ultraconservador, diversificar entre produtos indexados ao IPCA (inflação), prefixados (a rentabilidade não muda diante das mudanças do cenário econômico no período) ou ao CDI (principal indexador da renda fixa), e com isso ter uma carteira mais dinâmica que tire um melhor proveito dos diferentes momentos econômicos que o país atravessa.

E com o tempo, ainda bem, dona Dulce abriu a cabeça, depois de muita conversa, troca de ideias, simulações, insegurança, dúvidas e explicações, o seu filho Célio conseguiu convencê-la de sair da poupança, isso aconteceu há cerca de 1 ano, e ela não poderia estar mais satisfeita e claro, orgulhosa, pois o seu filho mostrou por A + B, comparando como teria sido o desempenho desse primeiro ano na poupança e como foi na carteira de investimentos que ela está, o desempenho obtido.

Se abrir ao novo, escutar, entender e experimentar aos poucos a democratização que o mercado financeiro traz pode ser surpreendente, se cerque de informações, pessoas e empresas de confiança, aja com cautela e tudo dentro do seu perfil e objetivos, que certamente você sairá tão orgulhoso quanto dona Dulce.

Abraço e até a próxima!

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

A banda Farra das Poderosas no Mercado da Madalena

 Gazeta da Torre

A vocalista Aline Brandão encantando o público com
simpatia, carisma e talento - Foto: Gazeta da Torre

No domingo (25), A banda Farra das Poderosas marcou presença no Mercado da Madalena. Com a competente vocalista Aline Brandão cantando vários sucessos para o público.

Muitos visitantes do Mercado da Madalena que estavam presentes divertiram-se ao som contagiante da banda Farra das Poderosas. 

Mais uma vez a apresentação mostrou a multiculturalidade que o nosso Mercado da Madalena possui.

Visite o Mercado da Madalena! Riqueza Cultural, Histórica e Gastronômica.

*Contato da Banda Farra das Poderosas 

📲 (81) 9 8752-1403; (81) 9 9917-5169;.

Um alerta ao uso dos aparelhos para analgesia

Por mais que seja atrativo e tenha possibilidade de ser adquirido pela internet. Os aparelhos utilizados nas clínicas de fisioterapia, só devem ser manuseados por profissionais treinados e capacitados.

Algumas pessoas compram para fazer uso em casa, sem ao menos saber quais parâmetros usar para regulação do mesmo. O uso inadequado pode piorar o quadro de dor e até mesmo provocar lesões na pele do indivíduo.

Fisioterapia é coisa séria, e exige um serviço de excelência com profissionais capacitados para atender a cada caso.

Studio Gabriela Fradique - Rua José Bonifácio, 543, sala 10, Torre, Recife/PE. Gabriela Fradique I Fisioterapeuta – CREFITO nº170001-F.

 https://www.instagram.com/studiogabriela.fradique/   

OSTEOPATIA – PILATES – FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA – DRENAGEM LINFÁTICA – MASSAGEM.

domingo, 18 de setembro de 2022

Mais do que só um VOTO: com EDUCAÇÃO POLÍTICA, ELEITORES compreendem o seu grande papel no PROCESSO DEMOCRÁTICO

 Gazeta da Torre

O engajamento político, movido pela sociedade civil, tem se mostrado cada vez mais fundamental para que o País decida o formato da democracia que quer moldar para as próximas gerações, bem como para saber a forma de enfrentar os temas urgentes e transversais do presente – por exemplo, a emergência do clima e a desigualdade. A educação política também tem sido essencial para que os eleitores compreendam que a existência dos seus direitos básicos está totalmente atrelada ao seu papel na cidadania, e que esta função não se encerra na urna.

O Canal UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP, em parceria com o Movimento Voto Consciente, apresenta uma nova série de debates e entrevistas para avaliar as principais maneiras que a educação política se manifesta na sociedade, inclusive no ambiente corporativo.

Na primeira gravação, o canal reuniu para o debate Ana Julia Bernardi, doutora em Ciência Política, e Arnaldo Landi, fundador da Engeform, empresa de engenharia e construção.

Ana explica que a educação política se trata, dentre outros pontos, da conscientização de que todos precisamos participar ativamente do processo democrático e entender o papel de cada um como eleitor. “É com isso que poderemos compreender a nossa motivação ao votar e participar das instituições, assim como demandar os nossos direitos coletivamente por meio de manifestações políticas, tanto partidárias quanto pelas organizações da sociedade civil”, reforça.

Em seu doutorado, Ana realizou pesquisas diretas com jovens para inferir como enxergam os aspectos gerais da democracia. Segundo a cientista política, eles se interessam pelo assunto, mas este não “dialoga” com os jovens.

Ana ainda explica que, quando perguntou a esses jovens se consideravam de qualidade a educação que recebiam, os que responderam negativamente ressaltaram as faltas de professores e de infraestrutura escolar. “Isso faz com que a primeira política pública com a qual têm acesso (a educação) falhe com eles, gerando um descontentamento generalizado com a política, como se fosse algo com a qual não valesse a pena se envolverem. Felizmente, podemos mudar esta situação com a educação política”, frisa.

Landi, por sua vez, explica como a Engeform implementou uma ação voltada à educação política para seus empregados. Houve um trabalho de formação de embaixadores da empresa, em parceria com o Movimento Voto Consciente, focado no funcionamento das instituições nacionais, bem como em sua história política. Estes embaixadores têm a função de propagar o aprendizado aos demais funcionários da companhia, nos canteiros de obras de vários Estados. “Os empregados percebem que a política está no dia a dia, na família, no colégio, no bairro, nas reuniões e associações de bairro etc.”

Ele menciona que um dos ganhos de todo o processo é tornar o debate, como um todo, mais respeitoso, tendo em vista que as pessoas se tornam mais propensas a entender o posicionamento ideológico do outro e, também, que podem discordar entre si.

Assista à entrevista na íntegra no Canal UM BRASIL!.

https://www.youtube.com/c/CanalUMBRASIL

Educação política.

A série é composta por um conjunto de cinco debates com empresários, gestores organizacionais, cooperativas, Organizações Não Governamentais (ONGs), órgãos públicos e especialistas da área para conhecer a maneira como este universo estimula as pessoas a se envolverem com os processos representativos de forma mais informada e compromissada com o exercício da cidadania.

Fonte: UM Brasil

Em busca de bem-estar, humanidade destrói a natureza e concepções de felicidade

 Gazeta da Torre

Eduardo Giannetti, economista e filósofo

Sem se dar conta de suas ações, a humanidade demorou demais para entender o tamanho dos estragos que tem causado ao meio ambiente. Contudo, o mundo exterior não é o único em degradação. Em razão de uma série de imposições sociais, vive-se, concomitantemente à ameaça ambiental, tempos de crise da natureza humana, uma vez que o processo civilizatório e o progresso tecnológico não entregaram o que prometiam: felicidade plena e bem-estar.

Estas são algumas observações compartilhadas por Eduardo Giannetti, economista, filósofo, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), em entrevista a Plataforma UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP, gravada em parceria com o 8º Encontro Internacional da Felicidade e Bem-Estar (Global Meeting for Happiness), realizado no fim de agosto, em Belo Horizonte (MG), pelo Instituto Movimento Pela Felicidade.

Na avaliação de Giannetti, o ser humano, ignorando as consequências de suas ações no mundo, transformou as condições de vida, de modo que não pode mais fechar os olhos para a questão ambiental e para os valores e formas de conduta em sociedade.

“Quem deseja a mudança climática? Ninguém. No entanto, é o fato central da vida humana no século 21. É o resultado das nossas ações, mas não das nossas intenções. Não é uma fatalidade, mas uma escolha humana”, pontua o filósofo.

Neste sentido, Giannetti aponta que a contemporaneidade é marcada pelo que chama de “crise da ecologia psíquica” – isto é, um colapso que ocorre internamente nas pessoas.

“O cerceamento deste psiquismo profundo do qual somos herdeiros, como o nosso corpo, está sendo lacerado e massacrado por exigências que nos são impostas desde muito cedo na vida em sociedade, num ambiente extremamente lógico, competitivo, severo e restritivo das pulsões do ser humano. Se este é o caso, estamos diante não só de uma crise ambiental, mas também de uma crise da ecologia psíquica”, reflete o escritor.

“Tenho a impressão – esta é a minha hipótese – de que estamos agredindo esta compleição anímica com a mesma severidade com que agredimos a natureza externa”, reforça.

Renda e bem-estar

Diante das transformações pelas quais o mundo passa, Giannetti destaca que, de acordo com pesquisas empíricas, a ideia de associar riqueza a uma vida feliz não se sustenta.

“Não existe nenhuma relação tão direta entre renda per capita e bem-estar humano. Há uma relação muito forte nos estágios iniciais, quando um país sai de uma renda muito baixa e conquista um padrão de vida tolerável de conforto e segurança material. No entanto, a partir de um certo nível de renda, estas curvas se descolam”, afirma.

“A renda em países como Alemanha, Japão e Estados Unidos continuou crescendo acentuadamente ao longo do pós-guerra, ao passo que os indicadores de bem-estar humano ficaram totalmente estáveis, como uma linha horizontal”, complementa.

Além disso, o filósofo aponta que as pessoas divergem quanto à forma que avaliam o estado de felicidade. O brasileiro, especificamente, costuma se dizer feliz, mas apenas 25% acham que os demais têm uma vida plena de contentamento.

“Quando se responde em primeira pessoa, olha-se para dentro, para o seu mundo interno. No entanto, quando se pergunta dos demais, não se usa (nem se pode usar) o acesso que cada um tem dos seus estágios de consciência. Você observa as condições objetivas de existência: as pessoas têm um péssimo emprego, ganham muito mal, pegam um trânsito horroroso, estão num transporte público deplorável, não têm acesso à saúde e a elementos muito fundamentais da cidadania, como segurança. As pessoas não podem estar e ser felizes. É evidente que elas não são”, reflete o imortal da ABL.

 Fonte: UM Brasil

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

TENDÊNCIA PRIMAVERA/VERÃO 2022/23 - CORES E ESTAMPAS

 Gazeta da Torre

SAIBA COMO USAR E COORNENAR CORES E ESTAMPAS PARA VALORIZAR AINDA MAIS O SEU ESTILO

imagem: Pinterest

De todos os elementos que compõe toda roupa, as cores são o que mais impacta e o que causa impacto primeiro, antes de qualquer coisa. Independente das formas das linhas, das estampas, dos materiais, até mesmo dos acessórios. A cor tem efeito também na silhueta, dependendo das suas características e da área que cobre. A cor tem o poder de estimular, tranquilizar, deprimir, atrair, ou repelir: ela pode nos trazer prazer e sofisticação. Com todas essas informações em mente a nossa Consultora de Imagem e Estilo Fatima Fradique, fez uma seleção de looks com uma variedade de cores e estampas para que vocês possam manipular efeitos de um jeito simples e certeiro. Vale a pena conferir!

1)   LOOK: VESTIDO LONGO – MAX FLORAL

imagem: ONLAURÍ

Flores são sempre um “must have” na primavera-verão. Elas aparecem em tons mais vibrantes como nos tons mais suáveis e clássicos.  Pequenas ou grandes, os florais se misturam à natureza em uma seleção com muita cor e alegria.  Escolha a que imprima o seu estilo e arrase em suas produções!

2)  LOOK: VESTIDO MIDI-ESTAMPA- FOLHAGEM

imagem: Pinterest

As estampas de folhagem estão entre as tendências da primavera-verão, diferente do floral que sempre traz um ar de romantismo e feminidade. Os desenhos em folhas transmitem atitude e modernidade ao visual. É comum aparecer num mix de cores e formas, e também em cores fortes e bem contrastantes. Escolha a que mais se identifique com seu estilo e faça produções arrasadoras!

3)  LOOK. VESTIDO LONGO - VERDE NEON

imagem: Pronta para Festa

 Verde neon, extremamente fluorescente traz diversão para qualquer produção, pois acrescenta aquela pitada fashion e ousada no look. Elas continuam em alta! Só tome cuidado com os excessos e com cores que não favoreçam ao seu tom de pele. O neon é uma das vedetes da nova estação. É lindo e ilumina a pele!

 4)  LOOK:  CONJUNTINHO MONOCROMÁTICO – AZUL

imagem: P. A. Consept

Azul, a cor preferida, aquela que tem mais adeptos, pois não há quase ninguém que não goste desta cor. O look aqui mostrado é uma produção com a combinação monocromática, aquela que deixa a pessoa elegante, além de alongar a silhueta. É uma combinação que utiliza apenas uma cor da cabeça aos pés. Com ela você vai do trabalho aos eventos informais com charme e muito estilo. Vale apena investir!

5) LOOK: CALÇA CROPPED COM BLUSA- VERDE - TON SUR TON

imagem: Pinterest

Verde, a cor da fertilidade, da esperança e da burguesia. O look aqui mostrado é uma produção com a combinação “tom sobre tom” também deixa a pessoa mais elegante, porém com um toque mais de sofisticação, por deixar o look mais rico aos olhos de quem vê. Não há regra na forma de sua utilização, sendo necessário  apenas a combinação de tons que pertençam a mesma família. Com ela você vai do trabalho ao lazer com charme e muito estilo. Vale apena investir!

6)  LOOK: CALÇA  COM BLUSA – AMARELO E VIOLETA

imagem: Kamani

Amarelo com violeta é a combinação de cores complementares ou cores opostas (do círculo cromático) proporcionando ao look um resultado mais casual, moderno e com muito contraste. O destaque aqui ficou por conta da calça pantalona , blusa cropped de um ombro só e manga bufante. Com essa peça é fácil está bem vestida.  Assim, aprenda a usá-la sem erro!

E para finalizar, fica a dica da especialista:

Quanto mais cores um look – Menos formal

Quanto menos cores um look – Mais formal

Espero que aprovem as dicas. O ponto chave agora é com vocês.  Permitam-se e montem suas produções com as estampas e cores a seu favor e arrasem em suas produções de primavera-verão.  Até a próxima edição!

Facebook: ( Fanpage )Fatima Fradique

 https://www.instagram.com/fatima_fradiquecrc/?hl=en

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Será mesmo que todo esquecimento está relacionado à doença de Alzheimer?

Saiba que não é bem assim: esquecimentos são comuns, porém, existem algumas situações que devem servir como sinais de alerta.

Para se aprofundar ainda mais neste tema, te convido a participar da 4ª edição do evento “Despertando a sociedade para a saúde do cérebro”, um evento do Método SUPERA junto à ABG (Associação Brasileira de Gerontologia) para disseminar informações e conscientizar a população sobre a doença de Alzheimer.

Para se inscrever é fácil: 

acesse o LINK NA BIO  

 https://www.instagram.com/metodosupera/

e cadastre-se gratuitamente.

Fique atento às nossas redes sociais e confira novidades do evento.

Método SUPERA Recife Madalena – Rua Real da Torre, 1036, Madalena, Recife/PE; Contato: (81) 3236-2907; 

https://www.instagram.com/superarecifemadalena/

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Os benefícios da MASSAGEM para as pessoas que sofrem de SOMATIZAÇÃO

A Massagem proporciona que a pessoa que sofre de somatização experimente seus benefícios simultaneamente na saúde física e emocional enquanto desfruta de suas propriedades como acalmar a mente, sensação de paz de espírito, tranquilidade e redução de ansiedade.

O toque da massagem ainda ajuda a ter um contato mais profundo com as emoções e sentimentos com maior clareza de dentro para fora, em vez de fora para dentro, trabalha positivamente as alterações de humor e desperta uma nova percepção da imagem corporal, promovendo importante mudança de comportamento.

A conexão entre corpo e mente é muito poderosa e, embora não possa ser vista, os efeitos que a mente pode ter sobre o corpo físico são profundos. Não há dúvidas que uma atitude positiva resultará em um estado físico e emocional saudável.

Agende uma sessão de massagem agora mesmo!  (81) 98133-0505.

Endereço: Rua José Bonifácio, 543, sala 10, Torre, Recife/PE. Gabriela Fradique I Fisioterapeuta – CREFITO nº170001-F.

https://www.instagram.com/studiogabriela.fradique/

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Recife recebe Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as

 Gazeta da Torre

COPENE retorna à capital pernambucana, que sediou a primeira edição do evento. Com realização de UFPE, UPE, UFRPE, Unicap e IF Sertão.

De 11 a 16 de setembro, Recife vai sediar a 12ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, o COPENE. O evento pretende reunir intelectuais, professores e professoras, pesquisadoras e pesquisadores e estudantes das mais diversas instituições acadêmicas de todas as regiões do Brasil e da América Latina, ativistas dos movimentos sociais e convidados estrangeiros. 

A programação completa está disponível no site

https://www.copene2022.abpn.org.br/site/capa 

e no Instagram 

https://www.instagram.com/copenenacional/

O evento será realizado de maneira remota, mas contendo também atividades presenciais. As sessões temáticas (que equivalem aos Grupos de Trabalho – GTs), as mesas redondas, os minicursos e as oficinas serão realizadas virtualmente. Já o encontro do Fórum Nacional de Articulação de Psicólogos/as Negros/as e Pesquisadores/as (ANPSINEP), a reunião do Fórum Nacional de Professores/as Africanos/as no Brasil e o Fórum de Educação Básica serão presenciais. As apresentações culturais serão abertas ao público, gratuitas e também serão presenciais.

A mesa de abertura do evento será na próxima segunda-feira (11), às 15h30, e logo na sequência haverá a apresentação de Jorge Riba, Isaar e convidados na Concha Acústica da UFPE – na Várzea, no Recife. Dentre as atrações convidadas estão Maciel Salú, Bione, Gabi do Carmo, Valdir Afonjah e Orun Santana.

No dia 14 de setembro, às 18h30, haverá a apresentação do Afoxé Oyá Alaxé, em sua sede no Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, centro de Recife. Nesse mesmo local, no dia 15, às 19h, o Grupo Bongar faz seu show com a participação de Pirão Bateu, Xambá das Yabás e Afoxé Oyá Alaxé. O encerramento, no dia 16, fica por conta do Afoxé Alafin Oyó, que fará uma apresentação às 16 horas em sua sede, no bairro do Carmo, em Olinda.

O Congresso é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Realizado de dois em dois anos, esta edição do COPENE conta com a correalização do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (CONNEABs) e da rede de universidades pernambucanas composta pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão).

Serviço:

12º COPENE – Congresso Nacional de Pesquisadores/as Negros/as

11 a 16 de setembro de 2022, em Recife (evento remoto com atividades presenciais)

Informações: www.copene2022.abpn.org.br e Instagram @copenenacional

Programação das apresentações culturais:

11/09, 16h, Concha Acústica da UFPE: Jorge Riba + Isaar e Convidados: Maciel Salú, Bione, Orun Santana, Valdir Afonjah, Gabi do Carmo e Odalita Alves?

14/09, 18h30, Pátio de São Pedro: Afoxé Alafé Oyó

15/09, 19h, Pátio de São Pedro: Grupo Bongar e Convidados: Pirão Bateu, Xambá das Yabás, Afoxé Oyá Alaxé

16/09, 16h, bairro do Carmo (Olinda): Afoxé Alafin Oyó

Fonte: Cultura PE

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Eleição de 2022 - O maior número de candidaturas de mulheres desde a redemocratização

 Gazeta da Torre

As candidaturas femininas à presidência da República bateram recorde desde a redemocratização do Brasil. Das doze chapas registradas, quatro são de mulheres, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Simone Tebet, Soraya Thronicke, Vera Lúcia e Sofia Manzano tentam chegar ao Palácio do Planalto. Dessa forma, o pleito deste ano tem a maior representatividade do gênero já registrada na história. Essa também é a primeira eleição geral com duas chapas totalmente femininas disputando o Planalto, com as candidatas à presidência e a vice com Simone Tebet e Mara Gabrilli formando uma chapa e Vera Lúcia e a indígena Kunã Yporã outra.

Apesar do avanço, a cientista política Priscila Lapa ressalta o risco de sub representação feminina na política brasileira.

A eleição deste ano é a primeira com a lei de combate à violência política contra as mulheres em vigor. Uma das primeiras medidas de impacto aprovadas pelo Congresso Nacional para incentivar a participação feminina na política é outra lei que assegura o percentual mínimo de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Na ótica da cientista política Ana Tereza Duarte, essa determinação vale apenas no papel.

A participação de mulheres como candidatas à presidência começou em 1989, com a advogada Lívia Maria, que ficou na 16ª posição. Em 2006, a ex-senadora Heloísa Helena foi a primeira mulher a receber mais de um por cento dos votos válidos. Já em 2010, foi a vez de Dilma Rousseff ser eleita a primeira presidente mulher do país. No segundo turno, a petista venceu o pleito contra José Serra, do PSDB. 

A cientista política Luciana Santana observa que 2022, ano em que se completam 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil, o país tem apenas 15% de mulheres na Câmara dos Deputados.

Para a historiadora e autora do livro O voto feminino no Brasil, Teresa Cristina Novaes Marques, a luta continua.

Cada conquista alcançada pelas mulheres é sempre marcada por muita luta como o voto feminino no Brasil .

Fonte: CBN Recife

Evento do SUPERA entra para o calendário oficial do município de São Paulo; confira

 Gazeta da Torre

Pelo quarto ano consecutivo, o SUPERA – Ginástica para o cérebro, maior rede treino cerebral do mundo, realiza o evento DESPERTANDO A SOCIEDADE PARA A SAÚDE DO CÉREBRO.

O evento acontece em setembro, em alusão ao mês de conscientização para a Doença de Alzheimer.

Embora não ofereça nenhum tipo de tratamento para a doença – que não tem cura, o SUPERA recebe em suas unidades alunos que querem buscam evitar um transtorno neuro cognitivo maior, sobretudo por correlações genéticas, um fator determinante para a doença.

Neste ano o evento Despertando a sociedade para a saúde do cérebro entra oficialmente para o calendário de eventos anuais do município de São Paulo e segue os mesmos moldes das edições anteriores: com participação gratuita e aberta ao público ao vivo do Teatro Gazeta em São Paulo e a presença de alguns das maiores autoridades do Brasil neste assunto.

“Mesmo durante a pandemia o evento manteve sua força e relevância no cenário nacional e nesta edição de 2022 trás valiosas informações para a cidade de São Paulo e para o Brasil, estamos muito felizes”, detalhou o Diretor do SUPERA Online e responsável pelo evento, Luís Moraes.

Temas – Entre os temas abordados pelos palestrantes estão as Políticas Públicas em Doença de Alzheimer, além do Impacto Econômico e custos da Doença de Alzheimer para o país e a estimulação cognitiva como fator de proteção do cérebro ao longo da vida.

O evento acontece no Teatro Gazeta em São Paulo no próximo dia 17 de setembro, das 8h às 16h, com transmissão ao vivo e gratuita para todo Brasil. “Mais do que oferecer um produto de excelência aos seus alunos, o SUPERA tem o compromisso de levar a sociedade informações confiáveis. Entendemos nosso papel também como facilitador para o entendimento deste cenário complexo e desafiador que é a Doença de Alzheimer e o envelhecimento. Temos a certeza de que este será mais um grande evento do SUPERA no Brasil”, concluiu.

Fique atento ao site do SUPERA e confira novidades do evento.

SERVIÇO

Despertando a sociedade para a saúde do cérebro

Quando: 17/09/2022

Horário: das 8h às 16h

Participação: gratuito aberta ao público mediante inscrição

Transmissão ao vivo para todo o país no canal oficial do Método SUPERA no Youtube.

Para reflexão:

Supere os desafios, bata recordes. O céu é o limite dos guerreiros. Lute contra todas as suas limitações. “Vagner Xavier”

Você sabia:

A preguiça tem o cérebro do tamanho de uma azeitona. Movimenta-se de noite e dorme mais de 18 hora durante o dia.

Resposta do desafio de Julho:

O que é algo e ao mesmo tempo nada?

Resposta: Peixe

Desafio de Agosto:

Em suas mãos existem um balde, uma colher e um copo, e você precisa esvaziar uma banheira cheia de água. Como fará?

Reposta do desafio na próxima edição.

Serviço:

Método Supera - Ginástica para o Cérebro

Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)

Unidade Madalena

Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.

Telefone: (81) 3236-2907

Unidade Boa Viagem

Telefone: (81) 30331695