segunda-feira, 4 de março de 2024

A importância de cachorros e gatos para pessoas idosas


Cachorros e gatos para pessoas idosas e para muitas pessoas representa uma relação familiar, na qual o amor, o carinho e a sensação de bem estar se manifestam. Além desses fatores, você sabe qual a importância dos denominados “pets” na vida das pessoas idosas?

Em uma rápida pesquisa em base de dados de produções científicas, como o Google Acadêmico, é possível identificar estudos de diversas naturezas que buscam correlacionar a interação de animais com pessoas idosas. De acordo com as produções científicas, essa interação pode colaborar, por exemplo, com o controle da pressão arterial de pessoas idosas residentes de instituições de longa permanência, terapias na área de fonoaudiologia, prevenção e superação de comportamentos suicidas e aspectos associados às demências.

Cachorros e gatos para pessoas idosas

Um estudo publicado por pesquisadores japoneses no mês de Outubro de 2023 descreve os benefícios do convívio de idosos com cães e/ou gatos. Cerca de 11.200 indivíduos com 65 anos ou mais foram acompanhados ao longo de quatro anos e passaram por avaliações de natureza cognitiva, sociodemográfica, psicossocial e hábitos de vida, como alimentação e prática de exercícios físicos.

Os resultados desse estudo indicaram que tutores de cachorros apresentaram 40% menor risco para o desenvolvimento de demência.

Outros dois fatores, além da tutoria de animal de estimação, foram associados a esses resultados: a atividade física e a interação social. Em conjunto os três fatores auxiliam na manutenção da qualidade física, cognitiva e psicológica de pessoas idosas.

Outro estudo, desta vez realizado por pesquisadores dos Estados Unidos, teve como objetivo investigar a relação entre pessoas com 50 anos ou mais que possuíam algum tipo de animal de estimação com variáveis cognitivas, físicas e psicológicas.

Neste estudo, 378 pessoas foram entrevistadas. Os resultados indicaram que tutores de cachorros apresentaram melhores resultados para a prática de atividades físicas diárias e os tutores de gatos apresentaram melhor desempenho nas habilidades de aprendizagem e memória semântica.

Apesar de encontrar estudos descritivos sobre a interação entre indivíduos idosos e animais de estimação em contexto brasileiro, esses estudos não apresentam uma amostra considerada grande e também não apresentam acompanhamento por um período de tempo elevado, o que dificulta a comparação com estudos internacionais. Também é válido destacar uma limitação de pesquisas que investigam os benefícios da interação entre idosos e animais de outras espécies, além dos cachorros.

Apesar dessas limitações, em resumo, a importância de animais de estimação como gatos e cachorros na vida dos idosos pode se manifestar nos aspectos:

• Psicológicos – corroborando com a redução de sintomas depressivos como a solidão e sintomas de estresse e ansiedade;

• Sociais – uma vez que a tutoria de um animal de estimação incentiva a interação social;

• Físicos – com o estímulo a prática de atividades como a caminhada, por exemplo.

Assina este artigo

Profa. Dra. Thais Bento Lima da Silva. Gerontóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP). diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo. É parceira científica do Método Supera. Coordenadora do Grupo de Estudos em Treino Cognitivo da Universidade de São Paulo

Para reflexão:

O que não nos desafia, não nos faz mudar. Autor desconhecido

Você sabia:

Embora pensemos que nosso cérebro seja branco ou cinza, numa pessoa viva ele tem, na verdade, um tom rosado.

Resposta do desafio de Janeiro.

Se João fosse Maria, lago seria:

a) rio     b) córrego     c) mar     d) riacho     e) lagoa

Reposta: letra E.

Desafio de Fevereiro:

Há um saco cheio de grãos de café. Como você pode preencher completamente dois  sacos do mesmo tamanho com os grãos de café moído do primeiro saco?

Resposta na próxima edição.

Serviço:

Método Supera - Ginástica para o Cérebro

Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)

Unidade Madalena

Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.

Telefone: (81) 30487906

Unidade Boa Viagem

Telefone: (81) 30331695

Nenhum comentário:

Postar um comentário