Gazeta da Torre
Lúcia Silveira Santos explica como a indústria hoteleira
está adotando práticas mais sustentáveis e como os hóspedes podem fazer
escolhas conscientes ao reservar um hotel
Sustentabilidade refere-se à habilidade de utilizar os
recursos naturais sem prejudicar o bem-estar das futuras gerações. O conceito
de consumo consciente está se tornando cada vez mais difundido entre os
brasileiros, e, independentemente do setor industrial, pequenas atitudes podem
gerar um impacto significativo. Esta perspectiva é igualmente relevante no
contexto do setor hoteleiro.
A sustentabilidade na indústria hoteleira implica a
implementação de medidas que visam a reduzir o impacto ambiental, social e
econômico dos hotéis. Isso abarca desde a diminuição do consumo de recursos
naturais até o apoio às comunidades locais e o respeito pela cultura e pelo
patrimônio da região onde o estabelecimento está inserido.
De acordo com Lúcia Silveira Santos, doutoranda em
Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, para que um
hotel seja reconhecido como sustentável, ele precisa focar em quatro pontos:
eficiência energética, gestão de resíduos, conservação da água e apoio à
comunidade local.
Quatro pontos da sustentabilidade
Para mitigar o consumo de energia, é possível implementar
sistemas de iluminação e climatização mais eficientes. Além disso, a
incorporação de fontes de energia alternativas, como placas solares, pode
reduzir a dependência de energia convencional. Uma solução eficaz e simples é a
adoção de cartões inteligentes, que automaticamente desligam a luz, o
ar-condicionado e a televisão quando o hóspede deixa o quarto.
Visando a uma abordagem sustentável na gestão de
resíduos, os hotéis podem adotar práticas como reciclagem e compostagem de
resíduos sólidos, além de reduzir o desperdício de alimentos nos restaurantes.
Para isso, é viável estabelecer parcerias com cooperativas de catadores e,
sempre que possível, envolver os hóspedes nessas iniciativas. Uma ideia
interessante seria criar uma pequena horta de temperos, utilizando os produtos
da compostagem, e permitir que os hóspedes participem do processo, desde o
cultivo até a colheita, como forma de incentivar seu envolvimento.
Com o objetivo de promover a conservação da água, os
hotéis podem adotar medidas como a instalação de dispositivos economizadores
nos quartos e áreas comuns, além de implementar sistemas de captação de água da
chuva para uso não potável. Embora já seja comum encontrar chuveiros e
torneiras com sensores para evitar o desperdício, soluções criativas podem ser
ainda mais eficazes. Por exemplo, uma música com duração máxima de 5 minutos
durante o banho pode alertar o hóspede sobre o consumo excessivo de água, ou a
presença de um simples relógio no banheiro, mostrando a quantidade de litros
utilizada durante o banho, também pode ser uma maneira eficaz de
conscientização.
Parcerias com fornecedores locais evitam grandes
deslocamentos e ainda beneficiam a comunidade do entorno, gerando uma
vizinhança mais amigável, fomentando empregos e ampliando também a responsabilidade
social da empresa-hotel.
Buscando o melhor
A pesquisadora aponta certificados ecológicos que podem
ajudar futuros hóspedes na seleção de hotéis sustentáveis, como LEED,
GreenGlobe ou Travelife. Certas empresas chegam a calcular a quantidade de
gases do efeito estufa que são lançados na atmosfera a partir do consumo
energético do hotel e calculam a quantidade de árvores que precisam ser plantadas
para compensar essa emissão. Esses são os hotéis neutros em carbono ou carbono
zero, cujas árvores costumam ser plantadas em locais degradados ambientalmente.
Os dois primeiros hotéis do Brasil com esse tipo de certificado ficam em
Santos, litoral de São Paulo e pertencem ao grupo Accor.
Jornal da USP
- divulgação -
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