segunda-feira, 18 de março de 2024

Sustentabilidade e o futuro da hotelaria

 Gazeta da Torre

Lúcia Silveira Santos explica como a indústria hoteleira está adotando práticas mais sustentáveis e como os hóspedes podem fazer escolhas conscientes ao reservar um hotel

Sustentabilidade refere-se à habilidade de utilizar os recursos naturais sem prejudicar o bem-estar das futuras gerações. O conceito de consumo consciente está se tornando cada vez mais difundido entre os brasileiros, e, independentemente do setor industrial, pequenas atitudes podem gerar um impacto significativo. Esta perspectiva é igualmente relevante no contexto do setor hoteleiro.

A sustentabilidade na indústria hoteleira implica a implementação de medidas que visam a reduzir o impacto ambiental, social e econômico dos hotéis. Isso abarca desde a diminuição do consumo de recursos naturais até o apoio às comunidades locais e o respeito pela cultura e pelo patrimônio da região onde o estabelecimento está inserido.

De acordo com Lúcia Silveira Santos, doutoranda em Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, para que um hotel seja reconhecido como sustentável, ele precisa focar em quatro pontos: eficiência energética, gestão de resíduos, conservação da água e apoio à comunidade local.

Quatro pontos da sustentabilidade

Para mitigar o consumo de energia, é possível implementar sistemas de iluminação e climatização mais eficientes. Além disso, a incorporação de fontes de energia alternativas, como placas solares, pode reduzir a dependência de energia convencional. Uma solução eficaz e simples é a adoção de cartões inteligentes, que automaticamente desligam a luz, o ar-condicionado e a televisão quando o hóspede deixa o quarto.

Visando a uma abordagem sustentável na gestão de resíduos, os hotéis podem adotar práticas como reciclagem e compostagem de resíduos sólidos, além de reduzir o desperdício de alimentos nos restaurantes. Para isso, é viável estabelecer parcerias com cooperativas de catadores e, sempre que possível, envolver os hóspedes nessas iniciativas. Uma ideia interessante seria criar uma pequena horta de temperos, utilizando os produtos da compostagem, e permitir que os hóspedes participem do processo, desde o cultivo até a colheita, como forma de incentivar seu envolvimento.

Com o objetivo de promover a conservação da água, os hotéis podem adotar medidas como a instalação de dispositivos economizadores nos quartos e áreas comuns, além de implementar sistemas de captação de água da chuva para uso não potável. Embora já seja comum encontrar chuveiros e torneiras com sensores para evitar o desperdício, soluções criativas podem ser ainda mais eficazes. Por exemplo, uma música com duração máxima de 5 minutos durante o banho pode alertar o hóspede sobre o consumo excessivo de água, ou a presença de um simples relógio no banheiro, mostrando a quantidade de litros utilizada durante o banho, também pode ser uma maneira eficaz de conscientização.

Parcerias com fornecedores locais evitam grandes deslocamentos e ainda beneficiam a comunidade do entorno, gerando uma vizinhança mais amigável, fomentando empregos e ampliando também a responsabilidade social da empresa-hotel.

Buscando o melhor

A pesquisadora aponta certificados ecológicos que podem ajudar futuros hóspedes na seleção de hotéis sustentáveis, como LEED, GreenGlobe ou Travelife. Certas empresas chegam a calcular a quantidade de gases do efeito estufa que são lançados na atmosfera a partir do consumo energético do hotel e calculam a quantidade de árvores que precisam ser plantadas para compensar essa emissão. Esses são os hotéis neutros em carbono ou carbono zero, cujas árvores costumam ser plantadas em locais degradados ambientalmente. Os dois primeiros hotéis do Brasil com esse tipo de certificado ficam em Santos, litoral de São Paulo e pertencem ao grupo Accor.

Jornal da USP

- divulgação -

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