terça-feira, 22 de outubro de 2019

Que tal adotar o Princípio 80/20?

Gazeta da Torre
O livro de Richard Koch, "O Princípio 80/20"
Não sei se você já ouviu falar no Princípio de Pareto, conhecido também como Princípio 80/20. Pareto é um italiano que, desde muito cedo, percebeu que 80% dos conterrâneos eram donos de 20% da riqueza da Itália. Logo, 20% dos italianos detinham a maior parte da riqueza do país.

Essa medida desproporcional se aplica a muitas coisas do dia a dia, em relação ao esforço e ao resultado do que fazemos. Se você observar na sua cidade, por exemplo, provavelmente 80% do trânsito se encontra em 20% das ruas. Assim como, 80% dos crimes são cometidos por 20% dos criminosos.

Na minha realidade, esse princípio também se aplica. Em 80% do meu tempo, uso apenas 20% das roupas que tenho no armário.

Se você observar, a menor parte dos recursos é capaz de produzir maior parte dos resultados. Para quem tem negócio, pode perceber que 20% dos clientes tomam 80% do tempo da sua rotina.

Ou seja, é um princípio que se aplica a quase tudo nas nossas vidas. A gente tem como buscar um resultado melhor com menos esforço. O ideal é entender o que dá mais resultado e focarmos nisso. Tem um livro interessante de Richard Koch, intitulado de “O Princípio 80/20” que deixo aqui como sugestão de leitura.

Convido você a se utilizar, se valer desse princípio para otimizar o dia a dia, o seu esforço e o seu resultado. Na capa do livro que citei acima, tem uma frase que diz “o princípio 80/20 mostra os segredos para você conseguir mais com menos, na vida e nos negócios”. A ideia é essa: dedicar mais tempo àquilo que dá mais resultado.

E já que falei em livro, como sugestão de leitura, lá no site – leandrotrajano.com - tem uma lista com a indicação de mais de 30 obras que vale a pena conhecer!

E se você quer explorar o tema do Princípio 80/20 de forma mais dinâmica, pode procurar o meu canal no YouTube – Leandro Trajano.

Até a próxima!!

Leandro Trajano
Siga-me no Instagram @personalfinanceiro                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário