sexta-feira, 11 de outubro de 2019

A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA É, POR VEZES, UM GRANDE DIFERENCIAL

Gazeta da Torre

Fala-se em Educação Doméstica nas mais variadas situações. Seja quando alguém interrompe uma conversa sem pedir licença ou quando os cuidados mínimos de higiene são negligenciados, seja inclusive naqueles lugares onde há regras que devem ser seguidas.

De fato, a Educação Doméstica é, por vezes, um grande diferencial. Percebemos isso, em praticamente, todos os ambientes, como consultórios, agências bancárias, salas de cinema, parques, supermercados, ruas etc. Uma maneira bem simples de perceber se uma pessoa tem ou teve Educação Doméstica é, por exemplo, entrar numa fila de atendimento. Não raras vezes, vemos lamentavelmente o desrespeito praticado por jovens e adultos, pais de famílias e até idosos.

Transferir para o meio escolar as responsabilidades do aprendizado doméstico não resolve. Reclamar e exigir atitudes corretas sem dar o bom exemplo, também não.

Não é novidade que a ausência da Educação Doméstica traz grandes impactos negativos à sociedade. Saúde, saneamento básico, segurança, escola, habitação, enfim, uma série de áreas estruturais são fortemente afetadas, em detrimento de questões da mais alta importância, como a preservação do meio ambiente, o reaproveitamento de materiais, o consumo sustentável.

De um lado, a ciência avança, mostrando novos caminhos para se viver bem, sem prejudicar a Natureza. Do outro lado, a falta de interesse em implementar boas práticas prova que as pessoas ainda estão devedoras, quando o assunto inclui ações básicas, sob o ponto de vista de Educação Doméstica.

Nesse sentido, estamos diante de um paradoxo. Enquanto o conhecimento científico resolve um sem-número de problemas, o quesito mais elementar fica sujeito à indiferença da sociedade.

Como mudar isso? Como transformar uma sociedade passiva e alheia aos transtornos que acontecem, dia após dia, diante dos nossos olhos? A resposta é EDUCAÇÃO, começando no núcleo familiar, através de medidas simples para respeitar direitos e deveres.

Que possamos refletir sobre este tema, fazendo nossa parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário