Gazeta da Torre
A
percepção que temos, uns dos outros, é influenciada pela nossa forma de agir.
Por sua vez, as atitudes que tomamos são condizentes com valores compreendidos
e assimilados ao longo da vida. Isto significa dizer que nosso olhar sofre
influência direta da capacidade de analisarmos tal ou qual situação. Trata-se
de uma construção do caráter, que é bem definido através da Educação e motivado
pelas oportunidades que surgem no dia a dia.
Já ouviu
falar que “todo mundo é juiz de futebol”? E é mesmo! Contudo, o interesse em
opinar sobre os assuntos nem sempre está acompanhado do bom senso e da
imparcialidade. Isso acontece exatamente porque cada pessoa reúne, em si mesma,
uma soma de valores morais em sua personalidade. Tais valores são
diferenciados, para cada um, por vários fatores, tais como cultura, meio
social, educação doméstica etc. É assim que dois vizinhos, por exemplo, podem
ter percepções diferentes diante da mesma circunstância.
É comum atenuarmos
o erro alheio por conivência, falta de alcance ou até condescendência. O fato é
que nossa medida de analisar e opinar sobre uma determinada atitude diz muito
do que somos, pensamos e agimos. Quem não vive com responsabilidade,
dificilmente terá o justo teor de uma opinião balizada, comedida e razoável
sobre qualquer situação. Daí a exigência de uma vida de retidão para aqueles
que têm o poder nas mãos para decidir.
Do
contexto acima e sem nivelar por alto o limite das nossas competências e
responsabilidades, deduzimos que a Educação é, verdadeiramente, um divisor de
águas. É com ela que nossa análise deixa de ser rasteira e fraca. Pelo
contrário, aprendemos a disciplinar e racionalizar nosso ponto de vista,
primeiramente combatendo informações falsas e, depois, gerando uma base
sustentável através do raciocínio imparcial, lógico, justo e com ponderações
razoáveis.
Quando
colocarmos em prática os valores básicos do processo educacional, fácil e
coerente será nossa forma de agir e de interagir com os outros. Então,
enxergaremos a atitude alheia não com o olhar de uma crítica ácida, mas com a capacidade
e a responsabilidade de ajudar, produzindo a transformação social, tão
necessária na atualidade.
Ao
desenvolvermos o crivo com base na Educação, ampliaremos nossa visão, tornando
possível o crescimento nas duas vias.
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