terça-feira, 22 de novembro de 2016

SERÁ QUE EXISTE “PÁSSARO DE UMA ASA SÓ” NA TORRE OU MADALENA?

Gazeta da Torre

Sobre o comportamento CENTRALIZADOR e a Libertadora Habilidade de DELEGAR

Na minha experiência como consultoria e assessoria nas empresas e organizações, um conflito frequente é a questão da CENTRALIZAÇÃO e o NÃO SE SABER DELEGAR.

Saber delegar é uma habilidade essencial a ser desenvolvida por qualquer pessoa, principalmente aquelas que ocupam cargos de liderança nas empresas e organizações, visto que esse fator impacta consideravelmente tanto o sucesso do negócio propriamente dito, quanto os relacionamentos interpessoais e a qualidade de vida das pessoas envolvidas no processo de trabalho.

Li, certa vez, uma metáfora sobre o Líder que não sabe delegar: “Imagine um pássaro com uma asa só, dificilmente ele conseguirá alçar grandes voos. Um líder que não sabe delegar, é como se fosse um pássaro de uma asa só”, é como ser um mutilado. Falta-lhe a habilidade essencial que lhe permite voar e estimular o voo dos seus liderados, a fim de que estes deem o seu melhor em prol da empresa, fazendo-a crescer.

“Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre.” (Paulo Freire). Não delegar é podar a capacidade de aprender, de se envolver, de realizar, do OUTRO! A empresa perde. O líder, gestor, ou empresário perde muito mais!

Acredito que cada um de vocês conhece ou já conheceu alguém, um gestor, um líder, um executivo, que vive assoberbado de atividades e compromissos, reclamando da vida e das pessoas, sem tempo para a família, a saúde, lazer e qualidade de vida. Trabalhando e trabalhando, acha que apenas ele, e da forma dele, é que se consegue executar com eficácia as tarefas e atividades de rotina da empresa.

Tudo gira em torno dessa pessoa! Ela “precisa” controlar tudo nos mínimos detalhes... É um ser CENTRALIZADOR, que sofre tentando estar em todos os lugares e dar conta de tudo ao mesmo tempo. Por outro lado, os colaboradores estão sempre temerosos, limitados, inibidos e desmotivados para mostrar o seu potencial. O nível de estresse geral é grande, não favorece a sinergia, o comprometimento e envolvimento das pessoas que fazem a empresa.

Será que há espaço para a criatividade, inovação e sucesso, quando predomina apenas a voz, percepção e visão de uma só pessoa?

Infelizmente, o CENTRALIZADOR não se dá conta que o PROBLEMA está nele próprio e que a SOLUÇÃO está nele próprio: DELEGAR! Mas DELEGAR diz respeito à CONFIANÇA, e o CENTRALIZADOR, normalmente um perfeccionista confesso, desconhece a CONFIANÇA nas pessoas, pois ele só confia nele próprio... E por isso carrega fardos que não são seus, deixando de cumprir o seu real papel de líder, de gestor, de executivo... E vai abrindo gaps... Quebrando a cabeça, repetindo os erros, tendo os mesmos desgastes interpessoais e o turnover na empresa aumentando, já que ele não encontra um clone dele próprio, claro! Infelizmente, é um sofredor... Um prisioneiro de si mesmo!

Ano novo se aproxima! Um ótimo momento para refletir e - quem sabe? - mudar posturas procurando ser mais ACERTADO E FELIZ, na vida profissional e pessoal!

BOA SORTE!


Um comentário:

  1. É isso aí Vera. saber delegar é uma habilidade essencial principalmente para aquelas que ocupam cargos de liderança.

    ResponderExcluir