terça-feira, 29 de novembro de 2016

AS ALDEIAS MAIS BONITAS DA INGLATERRA

Da mais famosa, Castle Combe, ao aqueduto de Knaresborough, as vilas inglesas mais lindas


Castle Combe é popularmente considerada a aldeia mais bonita da Inglaterra. Mas há muitas outras. O cuidado com a paisagem e a arquitetura popular e o bom gosto inglês estão presentes nesta seleção de localidades que representam em grande medida a essência 'British' e a variedade de seus condados. No caso de Castle Combe, a imagem perpetuada por este pequeno povoado é a da ponte concebida para o passagem de cavalos de carga. Uma foto que o visitante colhe em sua câmera quando passeia por suas ruas. Seu nome recorda um castelo já desaparecido, embora se conserve o mercado coberto junto à igreja de Santo André. Um cenário de filme, que serviu como locação em 'Cavalo de guerra', de Steven Spielberg.
CSFOTOIMAGES ISTOCK


O cartão postal deste antigo assentamento comercial junto ao rio Nidd, cuja história remonta ao século V, é um viaduto de quase 25 metros de altura que propõe uma volta à época medieval, com uma visita ao museu e às ruínas de seu extinto castelo. Depois da visita histórica, há tempo para passear e perder-se por suas lojas independentes e galerias de arte.
JEZ CAMPBELL (GETTY)


A aldeia, situada numa espetacular área de beleza natural (AONB, em inglês), caracteriza-se pela cor dourada das suas casas, característica do calcário oolítico com que foram construídas. Antigo polo têxtil, seus moinhos se transformaram em moradias, e graças isso conservam seu caráter histórico. Um deles, o Mill Dene Garden, é uma das principais atrações de Blockley.
MATTHEW WILLIAMS-ELLIS (GETTY)


A pouco mais de 30 quilômetros de Oxford, Burford é conhecida como o portal dos Costwolds. Mantém-se à margem das grandes redes comerciais e tem a farmácia mais antiga do país. Suas ruas fervilham com lojas familiares, restaurantes, antiquários e pensões. Em 2009 ocupou o sexto lugar na lista dos lugares mais idílicos da revista 'Forbes'.
JOE DANIEL PRICE (GETTY)


No caminho nacional do South Downs, esta pequena aldeia era antigamente uma das paradas dos monges que peregrinavam até a abadia de Battle. Alfristron é hoje um refúgio para quem procura um passeio à beira do rio Cuckmere e o tradicional chá da tarde. Neste povoado fica a Clergy House, primeiro edifício incluído na lista de conservação do National Trust.
(GETTY)


Este vilarejo de casas construídas com pedras locais que remontam ao século XIII se situa junto à Costa Jurássica britânica. A igreja de Santa Catarina, onde as mulheres rezavam em busca de um marido, ergue-se na colina contigua, que oferece uma vista espetacular para a restinga de Chesil Bank. Há mais de 600 anos, Abbostbury abriga a famosa colônia de cisnes do sul da Inglaterra.
JOE DANIEL PRICE (GETTY)


Este município pertence a uma única família, que se esforça em manter sua personalidade histórica. Artesanato e esportes aquáticos preponderam em um cenário que se assenta sobre uma escarpa de 400 metros de altura. Clovelly não aceita veículos nas suas íngremes ruas de pedra que descem até o porto. Para a volta (ladeira acima), é possível alugar burros.
CSFOTOIMAGES ISTOCK


A vista da torre da igreja de Santa Maria apresenta a melhor panorâmica desse povoado, caracterizado por suas casas de tijolo e telhados de terracota. Edifícios georgianos e de estilo tudor se sucedem em suas estreitas ruas de pedra, dando um ar de magia quando a noite cai. Os amantes do mistério têm aqui uma boa atração: visitar o histórico Mermaid Inn, que durante o século XVI foi centro de operações da Hawkhurst Gang, uma conhecida quadrilha de contrabandistas e criminosos. E além de suas violentas histórias, é possível saborear uma seleção de quase uma centena de uísques.
JOE DANIEL PRICE (GETTY)


Escolhida como a melhor aldeia para se morar em Yorkshire, Harrogate é uma joia do norte inglês. Seu refinamento, apesar de próxima a cidades industriais, se reflete no bairro de Montpellier, que possui por volta de 80 lojas e se transformou em um centro de referência artística e de venda de antiguidades. Lar do famoso salão de chá Bettys, seus banhos turcos são uma alternativa para esquecer o estresse.
ALBERT PEGO ISTOCK


Localizada dentro do parque nacional de Yorkshire Dales, a aldeia se encontra em uma histórica trilha comercial que fez com que saxões, vikings e normandos se assentassem em Sedbergh. Essa bagagem histórica e cultural se reflete nas ruas do povoado, que conta com um mercado original do século XIII. É uma das primeiras aldeias inglesas comprometidas e especializadas em livros, sendo um destino perfeito para aqueles que buscam edições perdidas.
ISTOCK

Fonte: El País


Nenhum comentário:

Postar um comentário