Gazeta da Torre
Especialistas comentam estudo do Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, que mostra que mais da metade dos alunos
que ingressam no ensino superior não concluem seus cursos
Escolher uma carreira para seguir aos 18 anos, em média,
é um fator relevante no número de estudantes que desistem do curso ao longo da
graduação. É preciso fazer certa reflexão, junto de outras medidas, para
atenuar a antecipada tomada de decisão na vida dos jovens. Testes vocacionais,
entre outras estratégias com a finalidade de direcionar as escolhas, são
essenciais para contribuir com a decisão precoce. A opinião é consenso entre
especialistas em educação.
O professor titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira
do Instituto de Estudos Avançados da USP, polo Ribeirão Preto, Mozart Neves
Ramos diz que um levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, apontou que 59% dos alunos
desistem de seus cursos ao entrarem na faculdade. “Os dados abrangem
universidades públicas e privadas, sem diferenças significativas.”.
Para Ramos, o principal elemento para atenuar essa
situação seria as universidades trabalharem com formas mais flexíveis de acesso
e de permanência, sem que os jovens se sintam obrigados a definirem o curso
ainda muito cedo. “Essa é uma fase da vida em que ocorrem muitas transformações
sociais e emocionais”, declara.
Da computação para a economia
Exemplo disso é o economista João Édison Delarissa Filho.
Ele ingressou na faculdade pela primeira vez com o objetivo de cursar Ciência
da Computação. Ele conta que seu processo de escolha foi influenciado pelo
contexto de encerramento da escola e a necessidade de escolher os próximos
passos. E não foi só isso. A proximidade com a área, devido ao fato de alguns
familiares estarem atuando no segmento da Tecnologia da Informação, também
pesou na escolha.
Mas, no decorrer do curso, percebeu que não era nada
daquilo que ele queria. “Já no primeiro ano eu notei um descasamento das minhas
expectativas do que seria o curso e os conteúdos que eram ministrados nas
disciplinas. Foi a partir de uma reflexão sobre as disciplinas que eu mais
tinha afinidade no colegial e as que mais me interessavam que passei a guiar meu
segundo processo de escolha.”
De acordo com o economista, a busca por conteúdos da
grade curricular fez total diferença na decisão de sua segunda graduação, mas o
processo de escolha foi além. “Por gostar das matérias de história, geografia,
sociologia e atualidades, passei a procurar cursos de graduação que dessem
continuidade nesses estudos. Ainda tive um terceiro momento de escolha, que foi
entre o curso de Ciências Sociais e o curso de Economia, mas acabei optando
pela Economia. Fiquei positivamente surpreendido durante o curso de Ciências
Econômicas”, pontua.
Ajuda profissional
O exemplo de Delarissa Filho, vivido por tantos outros
jovens, revela que, durante a escolha da carreira, existem estratégias que
podem contribuir para direcionar essa decisão, tais como o teste vocacional,
que é bastante utilizado quando os jovens buscam ajuda. Lucy Leal Melo Silva,
professora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, explica que, além dos testes
vocacionais, também existem outros conceitos utilizados como orientação
profissional e aconselhamento de carreira.
“Englobando todas essas possibilidades terminológicas, as
intervenções de carreiras, por exemplo, são estratégias para ajudar um cliente
ou um aluno a tomar e implementar decisões eficazes de carreira. Essas
estratégias visam a auxiliar a pessoa a tomar decisões sobre os estudos ou
trabalho e é mais realizada no Brasil com vestibulandos para a escolha da
graduação”, descreve Lucy.
Ainda segundo Ramos, os testes vocacionais deveriam ser
mais empregados nesse processo e oferecidos pelas próprias universidades,
principalmente para os estudantes de famílias de baixa renda. “Isso permitiria,
inclusive, que a instituição conhecesse melhor seus alunos”, finaliza.
Por Eduardo Nazaré e Susanna Nazar
- divulgação -
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