Gazeta da Torre
Quem tem mais de 30 anos, certamente, já se deparou com
alguma dessas situações: ouvir o celular tocar e, antes de atender, desligarem,
receber uma chamada a cobrar, uma mensagem pedindo que retorne ou que o crédito
acabou e pedindo para ligar de volta. Sim, são meios de quem está do outro lado
pode ter encontrado para poupar, mas não são nada amigáveis. De modo geral,
isso é coisa do passado, pois ligação já não tem um custo alto no plano da
maioria das pessoas, o que tem peso de ouro hoje é o acesso ao pacote de dados,
internet. Algo que pode ser bem equilibrado e utilizado, sobretudo por aquelas
pessoas que passam maior parte do tempo em ambientes com Wi-Fi, não é mesmo?
No Brasil, é recente o perfil em que os usuários de
muitos países já vivem há mais de uma década, sem ter restrições em relação a
ligar para uma operadora ou estado diferente, roaming e mais pontos que por
muito tempo custavam bem caro por aqui, e ainda hoje, surpreende uma ou outra
pessoa que viajou e se assustou com o valor da conta.
Por isso, trago aqui alguns pontos essenciais para que
você tenha uma conta mais enxuta, adequada e que caiba no seu bolso sem maiores
problemas e privações de uso, pois acredite, frequentemente ainda vejo pessoas
com a conta mais cara, sendo que a maioria delas não precisaria pagar mais
caro, por isso vale observar ponto a ponto.
1) Identifique o seu perfil de consumo
Para se assegurar de que isso está bem, você pode puxar
as últimas três contas e se certificar da média de consumo do pacote de dados
que você tem, observando esse consumo em gigas utilizados por mês (faça uma
média). Vi muitos casos de pessoas que tem mais gigas contratados do que a
média que consome. Fique de olho nisso, pois é como se você pedisse uma pizza
de 10 fatias e comesse apenas cinco ou seis, e repetisse isso todo mês, faz
sentido? E, claro, observe também se você tem um plano contratado com uma
quantidade abaixo da sua média de consumo, o que pode te trazer um custo
adicional alto frequente por estourar o pacote de dados, por exemplo, e ter que
contratar todo mês um adicional. Por fim, se você viaja com frequência, observe
como isso pode impactar a sua despesa e adeque o serviço a sua real necessidade,
ao seu perfil de usuário.
2) Escolha o pacote mais adequado ao seu perfil, pesquise
bem
Com base no seu perfil, você saberá a sua demanda por
dados, isto é, a média de gigas de internet que você consome por mês. Hoje em
dia, minutos é dor de cabeça para poucos, pois os planos, de modo geral, têm
minutagem livre. Se você tem um plano antigo observe isso, pois pode estar te
custando mais. De acordo com isso, você tem uma base para identificar o pacote
médio ideal para você, fale com a pessoa de sua operadora, apresentando o seu
perfil de consumo e questionando sobre a oferta deles que melhor se encaixa com
isso.
3) Operadoras e Promoções
Com base no seu perfil e no pacote que te atende, levante
informações, vá a duas ou três operadoras e veja o pacote mais perto das suas
necessidades, do que se viu no item 2 acima, em relação ao que é mais adequado
para o seu perfil em termos de consumo. E você pode comparar com o plano de
outras operadoras, claro. Analise a qualidade do serviço dela na sua região e
avance.
Não se apegue a uma determinada operadora, seja coerente
com sua necessidade e o melhor custo-benefício encontrado. De tempos em tempos,
veja se vale mudar ou não de operadora, sempre de olho nas promoções que são
constantes. Porém, se for mudar, procure saber antes se não tem algum contrato
de fidelidade vigente na atual, alguma multa em questão.
4) Plano Controle
Alternativa interessante para quem não quer ter surpresas
ou costuma receber contas sempre acima do valor médio do pacote contratado e
que por outro lado não quer utilizar o pré-pago. Neste tipo de plano, você tem
um pacote pré-contratado que, quando consumido em sua totalidade (mensal), para
seguir usando é necessário adicionar um valor extra de crédito. A vantagem,
reforço, é que você não tem surpresas na conta.
5) Pré-pago
Boa opção para quem não faz muitas ligações, para quem
recebe mais, usa a internet através do Wi-Fi e de forma mais básica, sem baixar
vídeos ou músicas com frequência. Se uma ou duas recargas de baixo valor no mês
te atendem, e tens o perfil de usuário deste item, vale analisar e considerar
esta opção. Mas se você, hoje, tem o pré-pago e faz várias recargas por mês,
perde tempo com isso, provavelmente, seria beneficiado com o Plano Controle,
por exemplo. Cuidado para não estar se iludindo com o pré-pago e gastando mais
do que muita gente que tem conta.
6) Plano família ou empresarial
De acordo com o seu perfil, família, empresa e de usuário
conforme explorado acima, um desses planos pode se encaixar muito bem, sendo
bem vantajoso, vale considerar. Pesquise, veja as opções oferecidas pelas
operadoras, negocie, existe essa possibilidade, mas muita gente só escuta e não
tenta articular, negociar.
7) Ter chip de várias operadoras não te ajuda a
economizar
Isso é coisa do passado, em termos de consumo e economia.
Algumas pessoas ainda têm isso devido à qualidade do serviço oferecida em
diferentes lugares, mas se a ideia é economizar, muita atenção. Além de que não
é nada prático.
8) Use e abuse das redes Wi-Fi
Procure ter o acesso automático à rede Wi-Fi dos lugares
que você vai com frequência, pois, estando nelas, você consegue uma boa
economia no seu pacote de dados. Se quiser ter certeza que mesmo estando no
ambiente Wi-Fi seus dados não estão sendo consumidos, desligue o uso de dados.
9) Ao viajar para fora do país, lembre...
Ao realizar viagens internacionais, ligue antes para sua
operadora e verifique quais serviços ela oferece para você durante este
período. Muitas operadoras já têm pacotes ou serviços muito atrativos, que te
permitem usar o celular de forma prática, similar ao dia a dia aqui e sem pesar
muito no bolso.
E se você recebe a conta mensal, não esqueça de verificar
sempre o que está sendo cobrado, além de poder observar se o seu perfil de consumo
mudou, não é difícil encontrar cobranças indevidas, lançadas de forma
equivocada ou misteriosa. Não custa nada cuidar do que é seu e entender bem o
que está sendo cobrado!
Abraço e até a próxima!
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