Se você está buscando por um curso que desenvolva a
performance do seu filho em 2019, deve ter se deparado com algumas opções;
entre elas, ginástica para o cérebro e reforço escolar.
Mas o que os difere? As diferenças são grandes, porém a
resposta é muito simples: conteúdo. O que você quer alcançar?
SAIBA COMO A GINÁSTICA PARA O CÉREBRO PODE AJUDAR A
DESENVOLVER O DESEMPENHO ESCOLAR A PARTIR DE FERRAMENTAS INOVADORAS E CONTEÚDOS
DIVERTIDOS
No reforço escolar, o foco é fazer com que os alunos
compreendam os conteúdos que não foram assimilados em sala de aula. Já no curso
de ginástica para o cérebro, alunos de todas as idades praticam atividades que
desenvolvem habilidades cognitivas;
como memória, atenção e raciocínio; e socioemocionais,
como autoestima, sociabilidade e automotivação.
No caso de crianças em idade escolar, adolescentes
estudando para o vestibular ou adultos que se preparam para concursos públicos,
o desenvolvimento destas habilidades pode ajudar em todas as disciplinas e
ainda melhorar a qualidade de vida.
“O reforço escolar oferece uma solução imediata e
pontual. ‘Se a criança está com dificuldades para entender divisão, vou ensinar
e praticar com ela contas de divisão’.
O curso de ginástica para o cérebro tem resultado gradual
e para toda a vida, uma vez que melhora o raciocínio lógico, por exemplo”,
explica Patrícia Prata, Gerente Pedagógica da Franquia SUPERA.
As aulas de ginástica para o cérebro, que não trazem
conteúdos específicos (como matemática ou português), são dinâmicas e muito
diferentes do ambiente escolar. As salas são menores, com no máximo 12 alunos,
e cada um segue o seu próprio ritmo de aprendizado, o que faz com que ninguém
se sinta “atrasado” ou mesmo “adiantado” na assimilação do conteúdo.
Os alunos trabalham com ferramentas como o ábaco, um
instrumento milenar para cálculos, que ajuda a desenvolver a atenção, agilidade
de raciocínio, raciocínio lógico, entre outras habilidades que ajudam no
entendimento e no desempenho nas matérias escolares sejam elas da área de
exatas, como a matemática, física e química ou até mesmo na produção de textos.
“As aulas de ginástica para o cérebro me ajudaram muito,
porque agora estou mais concentrada e consigo resolver com mais rapidez as
contas de multiplicação. É bem mais rápido fazer as contas no Ábaco do que de
cabeça. Nós também jogamos alguns jogos legais que exercitam o cérebro como o
Futebox, Hora do Rush e Rummikub”, diz Camila Souza Costa, 11 anos, aluna do SUPERA.
Estes jogos também fazem parte da metodologia do curso de
ginástica para o cérebro, e cada um deles ajuda a desenvolver um conjunto de
habilidades específicas, que, por sua vez, contribui também para o desempenho
escolar. “O aluno aprende a aprender”, resume Patrícia.
Quem
pode fazer?
No caso de reforço escolar, a atividade é voltada para
pessoas que estejam com dificuldades nos estudos.
No
curso de ginástica para o cérebro, alunos de todas as idades praticam
atividades que desenvolvem habilidades
cognitivas
No curso de Ginástica para o Cérebro, o escopo se amplia,
pois por meio da prática de atividades o aluno potencializa habilidades que o
ajudam a melhorar seu desempenho e impactam também em sua qualidade de vida,
principalmente para os 60+, um dos públicos mais fiéis do SUPERA.
O curso promove, além do progresso das habilidades
cognitivas – como memória, queixa frequente entre o público desta faixa etária
-, a socialização e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como
autoconfiança e relacionamento interpessoal, e aliviam o estresse.
Mas não para por aí. “O SUPERA aumenta a produtividade de
profissionais, melhora o desempenho de atletas e mantém idosos ativos. Por
estimular o fortalecimento e a criação de novas conexões neuronais, as
atividades do método promovem mudanças de hábito e atitude”, declara Neide
Pereira, Pedagoga que ajudou na fundação da marca e formatação da metodologia
desde a sua fundação, ao lado de Antônio Carlos Perpétuo, presidente-fundador
da rede de franquias SUPERA.
Você
sabia que:
Seu cérebro tem 73% de água. Estar desidratado em apenas
2%, por exemplo, prejudica o desempenho em tarefas que exigem atenção,
habilidades psicomotoras e de memória imediata.
Resposta
do desafio de Maio:
São dois vizinhos. Um não vai à casa do outro. E os dois
não se vêm por causa de um morrinho. Quem são?
Resposta:
Os olhos
Desafio de Junho:
Qual é a palavra que tem quatro sílabas e vinte e seis
letras?
Resposta na próxima edição.
Serviço:
Método
Supera - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP
02-4270)
Unidade
Madalena
Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife. Telefone: (81)
3236-2907
Unidade
Boa Viagem
Telefone: (81) 30331695
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