quinta-feira, 20 de junho de 2019

Fuja dos destruidores de sonhos e alcance os seus objetivos

Gazeta da Torre

Na nossa rotina, nos deparamos com o que eu chamo de “destruidores de sonhos”. Eles nos afastam do crescimento e prosperidade financeira. Existem vários, mas eu reuni três que realmente são o vilão no alcance das metas de muita gente.

O primeiro que eu cito é a falta de planejamento. È comum que se pense apenas num objetivo, seja ele trocar de carro, fazer uma viagem internacional e tantas outras coisas. 

Elencar os desejos não é suficiente. È imprescindível que se estabeleça uma data, valor e, assim, se tenha ideia do quanto precisa poupar para atingir a meta. Com esses dados, você pode avaliar se é viável realizar um sonho, por exemplo, seis meses depois ou se é mais prudente deixar para um ano adiante. Tudo isso faz parte de um bom planejamento. Seja fiel a ele!

Outro grande destruidor de sonhos é o mau uso do cartão de crédito. Pense se na sua vida ele é um amigo ou um vilão. Essa resposta está na forma como você usa o cartão, desde as compras parceladas e também as do rotativo. Não faça dele um complemento de renda. Não vale a pena chegar ao fim do mês, com o dinheiro curto, e começar a passar tudo no cartão. Essa conta chega e pode comprometer os meses seguintes. Assim, inevitavelmente, você pode passar a ser simplesmente um “pagador de contas”, trabalhar o mês inteiro e o salário só ser suficiente para esse fim.

A impulsividade é o terceiro ponto que vejo destruir o sonho de muita gente. As pessoas fazem um consumo inconsciente, se comportam de forma impulsiva, querem ter aquilo que julgam necessário naquele momento. Não conseguem esperar para juntar um dinheiro e, de repente, ter um poder de barganha. Ao contrário disso, querem saciar aquele desejo de imediato. Muitas vezes, baseado no “eu mereço”, “trabalho duro”, “a semana foi pesada”, “o trânsito é pesado”, “meu chefe é exigente além da conta” e uma série de questões que aguçam a impulsividade.

Te convido, então, a refletir sobre esses três destruidores de sonhos. Se você faz parte dos 55% dos brasileiros que gastam mais do que ganham, certamente já se deparou com um desses três casos. Se você é poupador, é preciso “driblar” esses destruidores para que consiga seguir no trilho.


Até a próxima!!

Leandro Trajano
Siga-me no Instagram  @personalfinanceiro                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário