terça-feira, 9 de julho de 2019

A importância do Autoconhecimento para o seu “Florescimento” na vida pessoal e profissional

Gazeta da Torre


O autoconhecimento se apresenta como um ponto de partida, um requisito primordial para aqueles que desejam evoluir como seres humanos e como profissionais.

A viagem do autoconhecimento proporciona um processo de personificação surpreendente que compreende várias fases e níveis de aprofundamento da realidade psíquica, desde a “persona” que é a parte externa, o que o mundo vê, até o “self”, a mais íntima, particular e singular.

A “persona”, é a máscara que se usa para o mundo vê, expressa a parte aparente da personalidade, o conjunto de papeis sociais que são desempenhados no dia a dia.

Muitas pessoas vivem acreditando que são aquilo que representam para os outros (e para si mesmas) e fazem do papel social a sua personalidade, sem saber que possuem uma realidade interior mais promissora, o que pode causar uma certa alienação e sofrimento.

O processo de autoconhecimento pode ser alcançado crescentemente pela vontade da própria pessoa de empreender essa viagem, ultrapassando a “máscara social”, adentrar no seu “eu” sistematicamente, pela introspecção, facilitação de um profissional, feedback dos outros, ou mesmo através dos recursos de terapia, caso necessário.

É um investimento processual demorado, complexo, com altos e baixos, delicado e às vezes sofrido por impulsionar a pessoa a “encarar o espelho”. Porém, é extremamente compensador, gratificante e transformador, necessário a todos que desejam evoluir como pessoas e profissionais e superar o status quo, aquele nível estagnado.

Destaco ainda mais essa necessidade, para Gestores e Líderes que interagem com diversos públicos, onde há uma exigência muito maior de desenvolver a inteligência emocional para atuar regularmente como mediador de conflitos e agentes das mudanças que a empresa necessita.

Enfim, o Autoconhecimento para qualquer pessoa significa a oportunidade de deixar de repetir os mesmos erros, obter os mesmos resultados insatisfatórios, questionar aquelas mesmas certezas que as levam pelos mesmos caminhos e aos mesmos lugares...

O Autoconhecimento, proporciona uma capacidade de reconhecimento dos pontos fortes de forma muito clara, o que confere força e empoderamento para superar os pontos fracos, e obter ganhos significativos em aspectos essenciais, como: aumentar a capacidade de ouvir, a flexibilidade, resiliência e  outros aspectos bem particulares as histórias de vida de cada um.

O autoconhecimento é realmente uma porta que se abre para um lindo horizonte, que descortina um novo mundo e um novo ser.

Você sente que precisa descobrir o tesouro escondido que existe dentro de você?
Trabalho como Desenvolvimento Humano e Organizacional, atuo como Coach. Amo o que faço e contribuir para que as pessoas “florescerem”, é o meu maior e melhor presente!

Abraço fraterno!
Vera Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário