terça-feira, 23 de julho de 2019

Museu da Abolição tem programação especial para fim de férias em julho

Gazeta da Torre
Área do MAB
As férias estão chegando ao fim e tem muita gente reclamando que não se divertiu como gostaria, seja pelas fortes chuvas que acometeram o Recife e RMR, ou por conta do orçamento. Pensando nisso, o Museu da Abolição estará promovendo atividades gratuitas neste restinho de férias. No próximo dia 25/07, às 18h, teremos o Cine Clube Alma no Olho, que fará a exibição do filme “Touki Bouki: a viagem da hiena”; e do curta metragem, “Mille Soleils”. Ambos os filmes do continente africano, que trazem o protagonismo afro à tona. 


E no próximo sábado, dia 27, a partir das 14h, uma tarde de férias para toda a família. Começaremos às 14h com oficina de dança afro e percussão, com integrantes do Afoxé Omim Sabá. Em seguida, às 15h30, teremos oficina de capoeira com a presença de Mestre Jader e vários outros mestres. Os filmes são de classificação livre e as oficinas são para crianças a partir dos 5 anos. Sem necessidade de inscrição prévia. Duas programações para toda família, participe!

Projeto Alma no Olho promove 
exibição de filmes sobre protagonismo 
Afro no Museu da Abolição

 Episódios do filme "Touki Bouki"
Touki Bouki / 1973

As pessoas estão cada vez mais carentes em ver histórias de negras e negros no cinema, uma ausência que é parte de um silenciamento e de uma questão historicamente inacabada. Em oposição a esse processo, o Projeto Alma no Olho irá promover o Cine Clube Alma no Olho, no próximo dia 25/07, a partir das 18h, aqui no MAB. Uma exibição super bacana de duas produções africanas bastante representativas. A terceira edição do projeto irá homenagear o filme "Touki Bouki: a viagem da hiena", do senegalês Djibril Diop Mambéty, lançado em 1973. E o documentário, média-metragem, "Mille Soleils", produzido pela sobrinha de Mambéty, a cineasta Miop Diop.


“Touki Bouki” é uma obra incrível que conta a história de Mory, um vaqueiro motociclista; e Anta, sua amada universitária. Dois jovens senegalenses que se conhecem em Dacar e sonham trocar o Senegal pela França. Um casal nômade que sonha em atravessar o oceano e encontrar sua felicidade, mas que batem de frente com a crueldade humana. Um filme amplamente aclamado no Festival de Cannes em 1973, onde recebeu o prêmio da crítica. Já “Mille Soleils” documenta a viagem da produtora do curta, ao Senegal, onde se cruzam, com humor e melancolia, numa homenagem ao filme Touki Bouki (1973), realizado pelo seu tio, Djibril Diop Mambety, a história da sua família, da produção cinematográfica do continente e a do Senegal.

Produções que inspiram artistas no mundo todo, inclusive na música. Em 2018, a cantora Beyoncé e o rapper Jay-Z, saíram em sua segunda turnê conjunta, On The Run Tour II. Um espetáculo artístico que faturou US$ 254 milhões, onde o pôster e o vídeo promocional da turnê trazem uma forte referência do filme "Touki Bouki".


Beyonce.com

Além de recentemente ter lançado um videoclipe, intitulado de Apeshit, que faz parte do álbum conjunto do casal, Everything Is Love. Uma obra que apresenta semelhanças com o filme, mostrando que o casal alcançou o sucesso e elevou o seu trabalho para fora das paredes dos seus locais de origem. Gravado no museu do Louvre, além de ser uma narrativa sobre a presença dxs negrxs na produção artística, Beyoncé mostra que mesmo com seu imenso prestígio na indústria fonográfica, que ao contrário da personagem Anta, não deixará seu grande amor para trás. Fazendo assim sua versão de vida e de relacionamento afrocentrado.

Entretenimento Channel (foto reprodução)
Serviço: Cine Clube no Olho, exibição do filme “Touki Bouki: a viagem da hiena” e do curta, “Mille Soleils”.
Onde: Museu da Abolição – Rua Benfica, nº 1150, Madalena/Recife-PE
Data: 25/07/2019
Hora: 18h
Entrada: Gratuita

Contato:  9 9368-8448 / Rafael – Organizador do Cine Clube no Olho

Nenhum comentário:

Postar um comentário