segunda-feira, 21 de maio de 2018

Xadrez, SIM!


Gazeta da Torre

Clássico dos Clássicos, o xadrez entra nos dias de frio de 2018 com ares de sofisticação.
Versátil, xadrez tem tramas e nomes específicos. 

A ideia agora é usar a padronagem em cores sóbrias, produções elaboradas e, de preferência, com pelo menos uma peça em alfaiataria.

Conheça os diferentes tipos:

1)Xadrez: Príncipe de Gales, conhecida também como Glen-Check. 

Criada pela condessa Slafield na Escócia, com intuito de vestir seus guarda-caças, foi disseminada pelo príncipe de Gales, Edward VII, na Inglaterra. Essa estampa consiste em riscas irregulares que formam o xadrez, inicialmente trabalhados em lã de cores cinza ou marrom. No entanto, atualmente, as peças variam no estilo de padronagem. Seu uso foi popularizado durante a década de 90, quando a alfaiataria obteve essa sobriedade. Tal estampa ganhou outro sentido e se misturou à modernidade de trajes mais contemporâneos.

Veja como o Streetstyle foi capaz de incorporar esse clássico do guarda-roupa noventista nas produções atuais:

2)Xadrez Burberry: O Tartan fazia parte da cultura do Reino Unido por representar clãs escoceses, mas a padronagem em bege, branco, preto e vermelho foi criada e patenteada pela marca em 1924. Ela  aparecia no forro dos famosos casacos da Burberry, principalmente no Trench Coat.  Com o passar do tempo, a estampa virou identidade da grife e ganhou espaço em cachecóis, guarda-chuvas e acessórios.

Atualmente é uma das marcas registradas mais copiadas ao redor do mundo.


3)Xadrez Pied-de-Poule e Pied-de-Coq: Em francês: Pied-de-Poule significa pé de galinha e Pied-de-Coq, pé de galo. Os dois nomes denominam o Xadrez com quadrados separados, onde o desenho da trama e do urdume lembra pegadas de aves. A única diferença é que no Pied-de-Coq, esse padrão é ampliado. Na década de 30, essa padronagem era exclusivamente masculina e foi eternizada por Coco Chanel, que trouxe para o guarda-roupa feminino.

Para finalizar, é importante saber que as peças ganham um tom de elegância também nos acessórios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário