sábado, 29 de abril de 2017

RESPIRE PELO NARIZ E MELHORE SUA QUALIDADE DE VIDA

Gazeta da Torre
Por Marisa e Teresa Didier, Fonoaudiólogas – Corpus Pilates/Bairro da Torre


Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 70% da população mundial respiram de forma errada, prejudicando não apenas o sistema respiratório, mas também toda estrutura óssea facial, inclusive os dentes. Conheça os sintomas mais comuns do respirador oral:

• Falta de equilíbrio muscular dos lábios, língua e bochechas e o hipofuncionamento dessas estruturas e ineficiência da mastigação, deglutição e fala.

• Inapetência, pelo ato de se alimentar com esforço.

• Salivação excessiva ao falar, mau hálito, diminuição do olfato ou paladar.

• Olheiras.

• Sono agitado, baba noturna, ronco e/ou apnéia do sono, sonolência diurna.

• Déficit de atenção, concentração e menor rendimento físico e/ou escolar devido a pouca qualidade do sono e à diminuição da oxigenação no cérebro. Pela diversidade da problemática encontrada, em cada respirador oral, às vezes necessitará da ajuda de mais de um especialista. O médico irá diagnosticar a causa e prescrever o melhor tratamento no momento; o ortodontista fará as correções dentárias necessárias e o fonoaudiólogo reeducará as funções alteradas, assim como irá garantir, através de treino e conscientização, o uso e a importância da respiração nasal.

Vale ressaltar, que a fonoterapia beneficia tanto os pacientes que estejam em tratamento com alergista ou otorrino como também aqueles que apesar de não apresentarem impedimento orgânico para a respiração nasal, continuam sendo respiradores orais (respiração oral viciosa) a fim de aprenderem a utilizar o nariz para respirar. É Através da conscientização da problemática e de como seu sistema respiratório funciona somado aos exercícios miofuncionais, que a fonoterapia busca o reequilíbrio muscular e a postura dos órgãos fonoarticulatórios, além de adequar as funções de mastigação, deglutição e fala.

Quando conhecemos o que a respiração oral pode ocasionar e temos essa consciência, buscamos ajuda precocemente, diminuindo os prejuízos causados pela alteração dessa função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário