sexta-feira, 28 de abril de 2017

O BAR do CARPINTEIRO na Madalena

Gazeta da Torre
Bar do Carpinteiro
A arte de entalhar a madeira remonta a tempos longínquos, trilha o caminho até o ato de colecionar, como arte e prática, atravessa a história até os dias de hoje, quando alcança um grande mercado mundial. E é dentro da arte de entalhar a madeira que encontramos uma das mais peculiares dimensões dessa prática, com colecionadores a buscar objetos gerados por um mundo fantástico materializado na coleção.

É justamente no Bar do Carpinteiro, na Rua Dr. Arthur Gonçalves, 98, Madalena, que a prática humana de reunir objetos de forma consciente, definindo o que é colecionar diante da mera acumulação de objetos, observamos os limites do colecionador e do artesão, talhas esculpidas que, mesmo sem a presença dele em vida, sobreviveu a gerações.

O nome Bar do Carpinteiro é uma bela homenagem de familiares ao pai e carpinteiro Mário Schneider, muito conhecido no bairro da Madalena como Sr. Mota, principalmente no Mercado da Madalena, onde acompanhava sua esposa, Dona Terezinha, nas compras.

“Todas as vezes que ela vinha ao mercado, ele sempre a acompanhava. Nunca a deixava vir sozinha. Ele era uma pessoa muito reservada e tinha um coração muito bom”, lembra Samuel Correia, antigo comerciante de frutas e verduras no Mercado da Madalena. “Ele sempre ficava sentadinho conversando comigo e com alguns frequentadores do mercado”, completa o Sr. Fernando, irmão de Samuel e proprietário da famosa Confraria dos Chifrudos.

No Bar do Carpinteiro, em uma das paredes, podemos observar belas talhas em madeira, resultado dos trabalhos realizados pelo Sr. Mota. Como não poderia faltar, fachada, balcões, mesas e cadeiras em madeiras. Na calçada, uma curiosidade, quatro símbolos se repetem, as formas são mescladas de alquímicos. O escultor usava muitos símbolos místicos. Outra homenagem dos familiares ao patriarca.

Em uma das paredes, belas talhas em madeira
No cardápio, o arrumadinho Mestre Vitalino (charque desfiada, feijão verde, purê de jerimum, farofa e vinagrete), pastelzinho misto (charque com queijo), pastelzinho de camarão, feijoada completa (sextas e sábados) e o bode guisado com farofa de jerimum são os mais pedidos.

Ambiente muito agradável
Contudo, aqui em nosso bairro da Madalena, o carpinteiro Mário Schneider será lembrado através do bar que leva o nome de um dos mais antigos ofícios do homem. Como disse o pensador Fênix Faustine: “A vida nos ensinou a dizer adeus às pessoas que amamos, sem tirá-las do nosso coração”. E o Bar do Carpinteiro é uma prova disso.

Um comentário: