sábado, 11 de abril de 2020

“O que você tem ensinado ao seu filho sobre a Páscoa”?

Gazeta da Torre
PÁSCOA: Não se trata de mais um feriado
Não se pode passar por uma data tão importante como a Páscoa sem ligá-la à vida das pessoas. Não se trata de mais um feriado ou recesso escolar, é a memória do Cristo Ressuscitado. E esta vida não é uma realidade qualquer, está ligada diretamente ao sentido pascal de passagem, mudança e sentido.

A Páscoa é a data mais importante do calendário cristão, onde se celebra a Ressurreição de Jesus. Nesta época aparecem como símbolos o coelho, o ovo, o chocolate, mas não se pode ficar apenas nisso, é necessário aprofundar, buscar seu autêntico significado.

Diante disso, surgem as questões: O que os pais educadores têm ensinado aos filhos sobre a Páscoa? Compram os ovos, dão-se presentes, chocolates e guloseimas, mas dialogam com as crianças sobre o verdadeiro sentido da Páscoa? A quem pretendem-se servir neste tempo, ao consumismo? Está se conseguindo ir além dos símbolos?

Por que ovo e coelho? Esses símbolos não têm relação um com o outro. O coelho não põe ovos. A fêmea do coelho tem várias gestações no ano e traz muitos coelhinhos por ninhada, por isso este é considerado um símbolo de fertilidade. O ovo representa nascimento, começo da vida. Sendo assim, estes símbolos têm tudo a ver com a Páscoa, pois são vida nova em abundância.

Educar as crianças para a vida é missão de pais conscientes, responsáveis e comprometidos com Cristo, sua paixão, morte e ressurreição. Falar de Páscoa neste contexto singular da história é muito importante. As crianças precisam entender e vivenciar o que significa vida nova.

Cristo ressuscitado é luz para os povos e os cristãos devem ser luzes para a sociedade, cuidarem da “Casa Comum”, como lembra a Campanha da Fraternidade. As crianças precisam aprender que as trevas são as mentiras, a corrupção, o ódio, a guerra, a injustiça, a ganância.  Cometemos “pecados”, ou seja, ações que nos afastam do amor misericordioso de Deus. Mas Cristo acabou com o pecado e mostrou à humanidade, por meio do amor, como se constrói uma vida feliz.

Celebrar a Páscoa é acreditar na luz que traz paz, justiça, esperança, lealdade, simplicidade, modéstia, humildade e amor. Ou seja, uma vida nova que dá sentido e gosto às pessoas. As trevas desejam vencer a luz, mas Cristo nos mostra que a vida e a luz são mais fortes que a morte.

Como pais e educadores cristãos, precisamos propagar esta mensagem de vida e esperança às nossas crianças. Deixemo-nos surpreender por Deus. Confiantes no amor de Jesus, vamos ensinar aos filhos que a Páscoa hoje tem sentido quando, com pequenas atitudes concretas diárias, conseguimos produzir vida aos outros colegas. Que a luz de Jesus Ressuscitado possa ser vivenciada pelas nossas famílias, iluminando a existência e fortalecendo-as na passagem da morte para a vida plena.

Por José Carlos Pereira, diretor geral do Colégio Marista Criciúma, do Grupo Marista

quinta-feira, 9 de abril de 2020

A sexta-feira da paixão - Atravessar a escuridão

Gazeta da Torre
A confiança e a fé têm a última palavra
Há momentos em que Deus parece estar distante e isso nos confunde. Levantamos questões à nossa fé e algumas vezes chegamos até mesmo a negá-la. A experiência da dor, do abandono e da solidão nos faz perguntar como Jesus: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?” (Cf. Mt 27,46) E daí surge outra pergunta: Onde está Deus diante do meu sofrimento? Olhando para Jesus, temos a resposta. Deus está presente em todas as dores, em todos os lugares onde o coração sofre. O Deus de Jesus não é o deus impassível da filosofia, mas o Deus compassivo que passeia pela escuridão e pelas dificuldades humanas. Sua onipotência não está no poder, mas no amor. É no amor que Deus revela sua vitalidade e força.

Em Jesus temos a certeza de que Deus atravessa conosco a escuridão, Ele nos toma pela mão para “passar” conosco (Páscoa-Passagem), nos permitindo crescer, passando da infância para a maturidade na fé. No momento em que a fé parece não ter lugar, em que tudo está perdido, Deus age nos enchendo de ânimo – tem a ver com vida, com respiração, espírito de vida –, portanto, a Páscoa é essa possibilidade de acreditar que Deus atravessa conosco a existência.

Na cruz, em meio a todo sofrimento da morte, solitário e abandonado, Jesus se entrega confiantemente: “Pai, em tuas mãos entrego o meu Espirito” (Cf. Lc 23,46). Ele nos dá provas de que a confiança e a fé têm a última palavra, e não a morte. Portanto, nenhuma experiência de dor pode ser entendida sem contemplarmos a vida, a paixão e a ressurreição de Jesus.

A Páscoa é sempre um convite a atravessar a escuridão da existência, a cultivar uma dinâmica interior de morte e ressurreição. No cotidiano, confrontando-nos com nossas tristezas e alegrias, fracassos e vitórias, somos desafiados a morrer e a ressuscitar com Jesus. No desejo de que nossos dias se convertam em uma verdadeira Páscoa, aproveitemos para realizar passagens….

Paulo Soares, Teólogo

quarta-feira, 8 de abril de 2020

“Crie uma rotina com os filhos na quarentena e não os subestimem. Eles sabem que tem algo acontecendo”

Gazeta da Torre
Cibele Marras, psicóloga especialista em emergências, fala ao jornal El País sobre como controlar a ansiedade das crianças durante a pandemia do coronavírus, sobre o luto, e a saúde mental em tempos de isolamento

As medidas de isolamento social adotadas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus impõem um desafio para milhões de famílias que agora tentam conciliar rotinas de trabalho, o cuidado e educação dos filhos e convivência familiar, tudo isso concentrado sob o mesmo teto. Mas equilibrar tantos pratinhos não é fácil, menos ainda sob a tensão da ameaça da Covid-19, e suas repercussões emocionais e financeiras. A psicóloga Cibele Marras, especialista em psicologia das emergências e desastres, que atua há 15 anos nesta área, destaca a importância do cuidado com a saúde mental neste período, e enumera algumas estratégias para que adultos e crianças atravessem esta fase com a maior leveza possível. “Mães e pais não deveriam se cobrar para ter a mesma produtividade que teriam se eles tivessem na empresa, sem ninguém atrapalhando. Isso não vai acontecer, de jeito algum.” A psicóloga, coautora do livro Psicologia das emergências, falou ao El País por telefone, em São Paulo, em uma entrevista feita através de mensagens de áudio, gravadas enquanto também conciliava o trabalho com a atenção aos dois filhos.

Pergunta. Como a pandemia do coronavírus e o isolamento social afetam a mente das crianças?

Resposta. A primeira coisa é não subestimá-las. A gente acredita que as crianças não precisam de informações, que elas não sabem o que está acontecendo. Elas sabem o que está acontecendo. Talvez elas não tenham toda a compreensão cognitiva do que está acontecendo, mas elas entendem que tem alguma coisa muito diferente acontecendo. O ambiente de tensão está sendo mostrado todos os dias, seja quando a gente toma todas as precauções de segurança, seja quando mandamos lavarem as mãos 20 vezes por dia. É muito importante conversar. Explicar que estamos em um momento em que quase todas as pessoas estão em casa, que elas não vão poder ver os amigos por um tempo, mas que isso vai passar. Explicar na linguagem delas. Para as crianças menores, por exemplo, desenhar um monstrinho, mostrar como lavar as mãos afasta o perigo. Dar informações claras e precisas, numa linguagem adequada para a idade delas, usando recursos condizentes com a capacidade de compreensão das crianças. Mas não as abarrote de informações. Diga só o que precisam saber. Isso ajuda a diminuir o estresse, porque as crianças não ficarão tentando adivinhar o que é a cara de nervosismo das pessoas ao redor.

P. Muitas crianças estão sendo afastadas do convívio de pessoas queridas, como dos avós, que figuram nos grupos de risco da Covid-19. Como ajudá-los a lidar com a saudade?

R. Caso seja seguro, procure não afastá-las do convívio com seus cuidadores principais. É importante que a criança fique perto de quem ela confia nesse momento de tanta incerteza. Porque são as figuras que elas vão procurar num momento difícil. E é importante trazer virtualmente as pessoas que estão longe para perto da criança, sempre que possível, não promover uma ruptura abrupta. As conversas virtuais com os avós, com os tios, com os amigos da escola, com as pessoas que elas estão acostumadas e gostam, ajudam muito.

P. O que fazer para diminuir a ansiedade dos filhos nessa fase?

R. Criar uma rotina para este período. As crianças entendem e precisam de rotina, senão tudo fica mais caótico. Eles ficam ansiosos, querem saber o tempo todo o que vão fazer depois disso, depois daquilo. A rotina traz segurança. Então tentar manter uma rotina parecida com o que tinham, mesmo que no ambiente domiciliar. Então acorda, faz um café da manhã, depois vai ver televisão, depois a gente vai brincar, ler um livrinho, depois a gente pode fazer alguma brincadeira mais física, porque eles também precisam gastar essa energia… Estão surgindo inúmeras possibilidades virtualmente, muitos contadores de história estão fazendo lives. Incentivar as brincadeiras, as atividades lúdicas. Muitas escolas estão mandando tarefas para os pais ou cuidadores fazerem nesse momento. Não é só para terem atividade, para os pais não ficarem loucos com essas crianças em casa. É porque isso afeta menos a rotina de uma criança, que já esta tão afetada por não poder sair de casa.
P. Manter uma rotina para as crianças enquanto se está trabalhando também não é fácil.

R. Não precisa ser só brincadeiras. Faça coisas desestruturadas dentro da rotina. Eles não precisam de brinquedos estruturados. Ensine-os a cozinhar, por exemplo. Eles se divertem muito facilmente. A gente pode aproveitar e chamá-los para nos ajudar ao invés de acharmos que temos que dar conta de criar 20 atividades pra eles o tempo inteiro.

P. O que fazer quando acabam as atividades, mas não a energia das crianças?

R. Também podemos educar nossos filhos para que eles saibam que vai ter horas em que eles não vão ter o que fazer mesmo. Eles vão ficar irritados. E na nossa geração de pais, frustrar as crianças é muito difícil. Mas esta situação que nós estamos vivendo é frustrante por si só, para todos nós. Porque ninguém escolheria estar em casa e não poder sair. Mas frustrações são importantes inclusive para o nosso desenvolvimento.
P. O que os pais podem tirar desse momento de lição?

R. Nós seremos mais exigidos pelas crianças. Elas estão mais estressadas, nós somos o porto seguro delas e elas vão nos exigir mais demanda emocional. Precisamos estar preparados pra isso. E entender que pode ser que em algum momento a gente perca a calma e a paciência, e isso também é humano. Mas lembrar que ainda somos os adultos e temos mais recursos que as crianças, até porque cognitivamente entendemos completamente o que está acontecendo e a necessidade de estarmos em casa. Então vamos aproveitar para trabalhar temas com as nossas crianças como empatia.

P. Por outro lado, trabalhar com as crianças em casa também causa uma carga de estresse sobre os adultos.

R. Mães e pais não deveriam se cobrar para ter a mesma produtividade que teriam se eles tivessem na empresa, sem ninguém atrapalhando. Isso não vai acontecer, de jeito algum. É importante lembrar e sentir que estão fazendo o possível dentro da situação que a gente tem.

P. Como lidar com a nossa própria ansiedade e ajudar as pessoas queridas que estão em sofrimento?

R. Nesses momentos de grandes crises, é preciso voltar o olhar para alguns aspectos positivos. É um momento de introspecção, de ficar em casa, mas também é um momento de tentar frear esse ritmo alucinante que a gente tinha, de entrega de trabalho, de não prestar atenção nas pessoas, para poder fazer o contrário. Cuidar das pessoas. Cuidar de coisas que nos são caras, como nossos familiares, e das pessoas de quem a gente gosta. O momento de crise sempre leva as pessoas a um limite, mas são situações como essas que também podem levar as pessoas e encontrarem melhores ferramentas para lidar com suas emoções e ajudar o próximo. Existem algumas coisas muito significativas que estão sendo feitas que mostram o poder de comunidade, da solidariedade. Isso nos ajuda a nos sentir seguros e acolhidos, mesmo fechados nas paredes de cada uma de nossas casas.

P. Falamos até agora de pessoas ainda não afetadas diretamente pelo coronavírus, mas já há pessoas em luto e muitos países, como Itália e Espanha. Como lidar com esse sofrimento?

R. Nosso costume no Brasil é de abraçar, beijar, tocar… E a gente não vai poder fazer isso por algum tempo, o que nos causa muito desconforto emocional. Tudo isso pode, de fato, ajudar a dificultar muito o processo de luto dos enlutados. E, de certa forma, mesmo que não tenhamos vivido essas mortes diretamente, todos já estamos vivendo um processo de luto. Porque estamos sofrendo as perdas nesse processo de quarentena. Inclusive a perda do que a gente imaginava de mundo, que era o que nos dava segurança. E isso é uma questão significativa pra nossa saúde mental, ter a mínima noção do que vai ser o amanhã, o que a gente perdeu em todos os âmbitos. Desde a nossa privação de liberdade, do medo pelos mais velhos, pelos profissionais que estão aí tendo que continuar a trabalhar em algum serviço essencial. Coletivamente falando, do ponto de vista psicológico, é como se a gente estivesse em uma guerra contra um agente biológico. E a nossa cultura nunca passou por uma guerra. A gente nunca foi privado, apesar de termos tido algumas privações. O que explica a resistência do isolamento. Mas muitos psicólogos estão abrindo canais de conversa on-line, até gratuitas, para acolher essas pessoas enlutadas, pessoas que sintam necessidade em momentos de extremo estresse, apoio psicológico a profissionais de saúde que estão na linha de frente dessa luta. É preciso procurar ajuda. E ajudar. E se manter presente na vida dessas pessoas, das pessoas enlutadas, mesmo que à distância, mesmo virtualmente.

Fonte:El País/Marina Novaes

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Como fazer meu filho gostar de estudar

Gazeta da Torre
Mesmo sem ter plena consciência disso, os pais influenciam imensamente o desenvolvimento e a transformação do cérebro dos filhos. Eles podem cultivar em casa hábitos de leitura, de escrita e de brincadeiras criativas.

Esse estímulo “caseiro”, diferente da atenção que as crianças recebem na escola, favorece a criação de redes neurais e provoca mudanças no padrão de liberação de neurotransmissores no cérebro, aumentando o prazer e o desejo por aprender, conhecer o novo e inventar.

Um cérebro ativo, com conexões fortalecidas, aprende melhor. Cores, músicas, sensações e interações com colegas e parentes das mais variadas idades também são benéficas para o desenvolvimento, porque aumentam o interesse e o prazer pelo aprendizado. Uma criança que recebe atenção sabe prestar atenção. Uma criança que se relaciona bem em casa, relaciona-se bem na escola e, portanto, tem um cenário favorável para avançar bem.

Então, se você quer ajudar seu filho a gostar de aprender, se você quer participar da alfabetização do seu filho, separamos algumas dicas.

•  Deixar bilhetes: Deixe recadinhos na porta da geladeira, escreva cartas e estimule-o a fazer o mesmo. Procure incluir a criança sempre que uma situação de comunicação escrita se apresentar na casa;

•  Ler histórias: Ler para a criança pequena, que ainda não sabe ler, tem muitos benefícios e, num ambiente alfabetizador, é a primeira exigência a ser feita, pois é por meio de pais e professores que a criança passa a ter contato com a língua escrita;

•  Fazer lista de compras com seu filho: Essa é uma tarefa para lá de corriqueira: fazer a lista de compras do supermercado. Num ambiente alfabetizador, o momento pode ser aproveitado: chame a criança para preencher a lista com você e faça com que ela perceba que você anota no papel as coisas que irá comprar, para consultar lá no mercado (uma forma de ela relacionar a linguagem oral com a escrita);

•  Estimule o cérebro do seu filho: com a ginástica cerebral, você potencializa os resultados da criança. Dessa forma, os estímulos e as vivências logo na primeira infância determinam a formação do cérebro e impactam como será o comportamento pelos próximos anos;

•  Aproveitar as situações rotineiras: Placas de trânsito, destino de ônibus, outdoors, letreiros, panfletos e faixas são elementos que impactam positivamente na alfabetização. Dá para levar em forma de brincadeira. ‘Olha filho, tem uma placa igual a essa em frente à nossa casa. Sabe o que está escrito nela?

A criança que cresce em constante contato com a leitura e a escrita acaba se apropriando da língua escrita de maneira mais autoral e adquirindo experiências que vão fazer a diferença na hora de ela aprender a ler e a escrever efetivamente.

Você sabia que:
A velha premissa de que "nós só usamos 10% do nosso cérebro" é um mito; na verdade nós usamos perto de 100%.

Serviço:
Método Supera - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)
Unidade Madalena
Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.
Telefone: (81) 3236-2907
Unidade Boa Viagem
Telefone: (81) 30331695

sábado, 28 de março de 2020

CORONAVÍRUS no Brasil - Qual será a contribuição da elite?

Gazeta da Torre
O debate cresce, ainda, sobre quem vai financiar essa conta extra para a saúde diante da crise. A base da pirâmide ou a elite da sociedade brasileira. O assunto cresceu depois da proposta colocada em pauta, e depois retirada, pelo governo de suspender o salário de trabalhadores por quatro meses. A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) quer estimular essa discussão e projetou o que significaria a contribuição da elite brasileira em um dos países mais desiguais do mundo com um sistema tributário regressivo. Segundo a federação, ao tributar altas rendas, seria possível arrecadar mais de 272 bilhões de reais. Em carta aberta publicada nesta semana, a entidade propõe um conjunto de medidas tributárias que incidiram sobre os mais ricos voltadas para ampliar a capacidade financeira do Estado.

Uma delas seria a criação de uma Contribuição Social sobre Altas Rendas das Pessoas Físicas (CSPF), com incidência imediata sobre rendimentos de qualquer natureza que ultrapassem a 80 mil reais por mês. Segundo a Fenafisco, com uma alíquota de 20%, esta contribuição tem capacidade de produzir aproximadamente 72 bilhões de reais de arrecadação por ano, e incide apenas sobre 194.268 contribuintes.

Outra frente consiste na criação de uma alíquota adicional extraordinária de 30%, com vigência temporária, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para as instituições financeiras. O texto lembra que o setor registrou nos últimos anos recordes de lucros apurados, apesar da crise econômica. Somente em 2019, o lucro total dos bancos chegou próximo de 120 bilhões de reais.

Outra proposta sugerida é a modificação da tabela do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) para incluir as alíquotas de 35% e 40% que incidirão sobre rendimentos superiores ao equivalente a 60 e 80 salários mínimos, respectivamente e uma alíquota marginal, temporária, de 60% sobre rendimentos superiores a 300 salários mínimos mensais (0,09% dos contribuintes). Considerando os dados da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física de 2017, estas modificações são capazes de elevar a arrecadação deste tributo em aproximadamente 120 bilhões no contexto de normalização da atividade econômica.

Para o presidente da Fenafisco, Charles Alcântara, a federação aponta onde hoje há dinheiro para socorrer o país no momento. “Chamamos esse pacote de medidas de choque de tributação nas altas rendas e grandes patrimônios. Esse momento gravíssimo é de salvar a população para que o máximo de pessoas não morram por esse vírus. E para isso precisamos de recursos para os Estados que vão perder muito dinheiro por conta da retração da atividade econômica”, defende. Na avaliação de Alcântara, é necessário dinheiro novo, já que até agora as medidas do Governo se concentram em antecipações de pagamentos e adiamentos de impostos.

“Estamos tentando um diálogo com os Governadores porque consideramos que eles estão na vanguarda desse combate, assumindo essa batalha e tomando decisões importantes. Eles precisam socorro agora e depois, por isso também propomos um fundo emergencial para os Estados”, completa Alcântara.

Fonte:El País

quinta-feira, 26 de março de 2020

ASBRAN, Associação Brasileira de Nutrição, lança guia para orientar população sobre alimentação em tempos de COVID-19

Gazeta da Torre
Fonte: Associação Brasileira de Nutrição
A Associação Brasileira de Nutrição -  ASBRAN lançou nesta quarta-feira, dia 25, o GUIA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM TEMPOS COVID-19. A publicação visa informar a população, de maneira prática e com linguagem de fácil entendimento, sobre a necessidade de mudanças de hábitos alimentares e adoção de medidas que contribuam para o fortalecimento do organismo, além do adequado armazenamento e aproveitamento de alimentos neste período de enfrentamento da doença no país.

"A quarentena implantada em muitos estados para evitar o aumento da contaminação por Coronavírus nos impôs uma desaceleração. Estamos tendo mais tempo para refletir e oportunidade para mudar hábitos, especialmente os alimentares. Nosso objetivo com este guia é ajudar as famílias na preparações das refeições e incentivar a 'comida de verdade', com aproveitamente integral dos alimentos, combatendo o desperdício", disse a presidente da ASBRAN, Ruth Cavalcanti Guilherme.

A alimentação saudável é primordial para a saúde e é especialmente importante para manter o sistema imunológico em ótimas condições. É uma ferramenta para o fortalecimento e não cura da COVID-19, ressalta Ruth. "Não há receitas milagrosas e devemos combater as notícias fakes que colocam em risco a saúde de muitas pessoas. Agora é preciso reforçar a imunidade, seguir rigorosamente as medidas de higiene necessárias para evitar as contaminações e manter o distanciamento social."

A presidente da ASBRAN disse ainda que este momento é oportuno para a sociedade repensar as rotinas que deram lugar aos fastfoods, aos alimentos industrializados ricos em sódio, açúcar, gordura trans e que nos levaram a altas taxas de obesidade em várias faixas etárias.

O GUIA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM TEMPOS COVID-19 traz várias dicas para compras, higienização, congelamento e armazenamento de alimentos, entre outras informações.



segunda-feira, 23 de março de 2020

Formas de entreter as crianças online

Gazeta da Torre

Conteúdos infantis em serviços de streaming, livros digitais para crianças e atividades educativas online podem ser uma boa distração para o isolamento

A quarentena do coronavírus também deve ser respeitada pelas crianças, resultando, inclusive, na suspensão das aulas. Com os filhos em casa, muitos pais precisam usar a criatividade para entreter e educar os pequenos durante a quarentena. Desenhos animados em serviços de streaming, livros digitais para crianças e atividades educativas online podem ser uma boa opção para distrair as crianças. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com sete ferramentas online que ajudam a divertir os filhos durante o isolamento do coronavírus.

Leitura

Na web você pode encontrar a interessante plataforma Espaço de Leitura (espacodeleitura.labedu.org.br), é muito mais do que um ambiente para o consumo de histórias infantis. Além dos contos, a plataforma disponibiliza uma série de recursos para enriquecer a aprendizagem das crianças no que diz respeito à aquisição e ao desenvolvimento da linguagem. É possível, por exemplo, alternar entre diferentes formas de leitura e brincar com jogos que trabalham os conteúdos abordados nas narrativas. Embora a criança possa navegar pelo Espaço de Leitura sozinha, o site fornece orientações para que os pais saibam como aprimorar a experiência de aprendizagem dos filhos.

Atividades de colorir online

Atividades de colorir são ótimas para relaxar tanto adultos quanto crianças. Na falta de giz de cera para entreter os pequenos, o mouse pode quebrar um galho. Sites como Colorir Online (colorir-online.com) permitem que as crianças pintem desenhos com animais, castelos, piratas, princesas e muitos outros temas. Se desejar, o responsável pode imprimir a arte.

Contação de histórias no Instagram

Existem perfis no Instagram que são dedicados à contação de histórias infantis. A atividade, que pode ser assistida por pais e filhos, entretém ao mesmo tempo em que ajuda a transmitir valores e desenvolver o gosto pela leitura. Alguns dos perfis que contam histórias são @fafaconta, @maequele, @carollevy e @marinabastoshistorias.

Por Ana Letícia Loubak

Aplicativo estimula a população a praticar exercícios físicos dentro de casa

Gazeta da Torre
 Foto: Marcos Pastich/PCR

A Prefeitura do Recife lançou o aplicativo Movimenta Recife, que tem o objetivo de estimular e orientar a população a praticar exercícios físicos sem sair de casa. O aplicativo faz parte das 112 medidas já anunciadas pelo prefeito Geraldo Julio para a contenção da Covid-19, e foi elaborado para minimizar o impacto da suspensão do funcionamento das Academias Recife, das Academias da Cidade e do Caminhão da Malhação, além da recomendação da suspensão do funcionamento das academias de ginástica privadas.

O aplicativo já está disponível no sistema Android e estará em breve também no iOS, contendo videoaulas de ginástica e dança para serem praticadas em casa. As três atletas olímpicas que integram a equipe esportiva da Prefeitura do Recife – Yane Marques, Cisiane Dutra e Joanna Maranhão – gravaram vídeos para explicar o funcionamento do APP e dar orientações aos usuários. E as videoaulas foram gravadas por professores de Educação Física que trabalham nas 19 Academias Recife e nas 42 Academias da Cidade.

“As aulas focam em atividades que podem ser feitas em casa, com utensílios domésticos, e contemplam os níveis básico, intermediário e avançado, de acordo com o perfil de cada pessoa”, destaca a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça. Após baixar o aplicativo, o usuário tem acesso a um tutorial explicativo em formato de texto, passa por um cadastro com informações básicas e em seguida escolhe o nível das atividades que pretende praticar.

Haverá também vídeos com atividades de dança e práticas integrativas. “Estamos gravando vídeos com Yoga, Automassagem, Meditação e práticas e técnicas ligadas ao Tai Chi Chuan. São vídeos bem explicativos, de aproximadamente meia hora, que ensinam o básico e os detalhes de cada prática, facilitando para o usuário realizá-la em casa. As atividades são eficazes para combater o estresse, acalmar a mente, melhorar o equilíbrio físico e mental e aumentar a imunidade daqueles as exercitam”, explica o coordenador das Práticas Integrativas da Secretaria de Saúde do Recife, Nícolas Augusto.

Para baixar o aplicativo:

- Entrar na Play Store e digitar movimentarecife

- Ou acionar o link:

quarta-feira, 18 de março de 2020

Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) emite nota sobre pandemia do novo coronavírus e faz alerta


Fonte – Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)


A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2) como pandemia. O vírus, causador da doença COVID-19, colocou em estado de atenção a população brasileira, que agora busca orientações sobre como se prevenir e se comportar. Neste momento, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) recorda o alerta do Guia Alimentar para a População Brasileira, de que “há muitas informações sobre alimentação e saúde, mas poucas são de fontes confiáveis” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2014).

Neste sentido, também é motivo de preocupação informações que circulam nas redes sociais (cards, áudios e vídeos) com orientações sobre supostas terapias milagrosas no campo da nutrição. Alimentos, superalimentos, shots, sucos e até soroterapias por infusão endovenosa de nutrientes (vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes e outros nutrientes e compostos) estão sendo alardeadas como capazes de prevenir ou combater o coronavírus por meio do fortalecimento do sistema imunológico.

Entretanto, o CFN informa que NÃO EXISTEM PROTOCOLOS TÉCNICOS NEM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS QUE SUSTENTEM ALEGAÇÕES MILAGROSAS. Certamente, uma alimentação rica em micronutrientes (minerais e vitaminas) associada a substâncias bioativas (não nutrientes) presentes em alimentos que possuem atividade de redução do risco de doenças, se utilizados de forma habitual, podem condicionar um sistema imunológico mais eficiente, com menor risco de doenças. Entretanto, é importante ter consciência que tais hábitos não nos livram da responsabilidade de adotar as medidas preventivas recomendadas.

A alimentação saudável depende de uma diversidade alimentar, não de supostos superalimentos isolados, e deve ser adequada a cada indivíduo conforme assistência prestada pelo NUTRICIONISTA. A prescrição dietética POR NUTRICIONISTA envolve o plano alimentar e deve ser elaborada com base nas diretrizes estabelecidas no diagnóstico de nutrição, que consiste na identificação e determinação do estado nutricional do paciente, elaborado com base na avaliação do estado nutricional e durante o acompanhamento individualizado e presencial.

Neste sentido, o CFN destaca as seguintes recomendações:

À população em geral: 1) adotem rigorosamente as medidas preventivas e protetivas ao coronavírus indicadas pelo Ministério da Saúde; 2) que fujam de promessas milagrosas envolvendo alimentos e terapias nutricionais; 3) que acessem informações sobre alimentação de fontes confiáveis; 4) que conheçam o Guia Alimentar para a População Brasileira; 5) se desejarem orientação nutricional, que procurem um Nutricionista;

Para os nutricionistas, nos termos do Código de Ética e Conduta: 1) que analisem criticamente questões técnico-científicas e metodológicas de práticas, pesquisas e protocolos divulgados; 2) que se mantenham atualizados; 3) que observem que é nosso dever, ao compartilhar informações sobre alimentação e nutrição nos diversos meios de comunicação e informação, ter como objetivo principal a promoção da saúde e a educação alimentar e nutricional, de forma crítica e contextualizada e com respaldo técnico-científico; 4) aos que se mantiverem atuando profissionalmente, que atendam as orientações das autoridades sanitárias quanto à proteção individual e possibilidades de quarentena; 5) aos que pretendem manter atendimento clínico não presencial, que atendam ao Art. 36 da Res./CFN 599/2018; 6) a todos os que se mantiverem atuando, que orientem seus clientes sobre a importância de respeitar as medidas preventivas e protetivas ao coronavírus indicadas pelas autoridades sanitárias;

Para os governantes: que fortaleçam políticas de segurança alimentar e nutricional destinadas à garantir a alimentação adequada e saudável da população, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade social, neste momento em que medidas de isolamento social podem comprometer a renda familiar e, portanto, restringir o acesso a alimentos de qualidade em quantidade suficiente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

terça-feira, 17 de março de 2020

Prefeitura da Cidade do Recife proíbe eventos com mais de 50 pessoas e recomenda bares e restaurantes a operar com 50% da capacidade

Gazeta da Torre
O Comitê Municipal de Resposta Rápida, instalado pela Prefeitura do Recife desde janeiro, com foco na elaboração de estratégias, monitoramento e contingenciamento da Covid-19 apresentou, na tarde desta terça-feira (17), um conjunto de novas 11 ações preventivas contra o coronavírus. Entre as medidas anunciadas pelo prefeito Geraldo Julio, que coordena pessoalmente o comitê, estão a proibição da realização de eventos públicos e privados com mais de 50 pessoas, o estabelecimento de parceria com Tribunal de Contas de Pernambuco para a otimização das aquisições e contratações necessárias às ações emergenciais do Plano Municipal de Contingenciamento COVID-19. Será recomendado ainda que bares e restaurantes funcionem com 50% da sua capacidade e que os Shoppings Centers reduzam o horário de funcionamento das 12h às 20h, com 50% dos lugares nas Praças de Alimentação. 

O prefeito Geraldo Julio afirmou que as ações vão sendo tomadas diariamente, com a avaliação do cenário da nova doença. “No trabalho diário que estamos fazendo no plano de contingência, decidimos mais 11 ações do Plano de Contingência do município. A primeira é uma medida restritiva em que vamos proibir os ventos públicos e privados com mais de 50 pessoas. Antes, fizemos essa restrição com 500 pessoas e agora vai para 50. Nós continuamos trabalhando, acompanhando os resultados, a evolução dos casos e contando sempre com o apoio da população”, afirmou. O gestor disse ainda que neste momento é preciso que as pessoas cumpram a recomendação e fiquem em casa. “Quero também fazer um registro que todas as atividades que estão sendo suspensas, é muito importante que as pessoas permaneçam em casa e que só saiam para as atividades necessárias. Recomendar mais uma vez que os idosos permaneçam em casa”, enfatizou.

Com 11 medidas divulgadas nesta terça (17), Plano de Contingenciamento chegou a 91 ações. As demais iniciativas divulgadas hoje incluem a recomendação para que instituições públicas e privadas funcionem em horários distintos, com o objetivo de reduzir a concentração de pessoas no Transporte Público. A partir da próxima quinta (19), as secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife já funcionarão desta maneira. Será feita ainda a recomendação para que as Igrejas tomem medidas que evitem o contato pessoal nas suas dependências. As recomendações já passam a valer a partir desta quarta-feira (18).

O secretário de Saúde Jailson Correia falou sobre a importância da parceria com o Tribunal de Contas. “Uma série de medidas estão sendo tomadas ao longo dessa semana, indo para mais de 90 ações acumuladas desde o dia 28 de janeiro, mas tem uma série de ações que a situação de emergência exige uma aceleração dos processos por exemplo da aquisição de equipamentos, insumos, contratação de serviços e pessoal, por isso essa parceria com o Tribunal de Contas é tão importante”, destacou.

Também foi adiado o Concurso Público para Agentes Comunitários de Saúde, previsto para o próximo sábado (22), com previsão de reunir 9 mil candidatos. As aulas das 17 Escolas Profissionalizantes do município, que concentram 5,5 mil alunos, também foram suspensas. A Prefeitura do Recife vai ainda renovar automaticamente as credenciais de estacionamento especial até o dia 30/04 e a concessão automática para gratuidade nas vagas de Zona Azul para os idosos, sem necessidade de atendimento presencial, por meio do aplicativo Zona Azul Digital.

Confira as 11 ações divulgadas 
nesta terça-feira (17):

Proibição da realização de eventos públicos e privados com mais de 50 pessoas;

Estabelecimento de parceria com Tribunal de Contas de Pernambuco para a otimização das aquisições e contratações necessárias às ações emergenciais do Plano Municipal de Contingenciamento COVID-19.

Recomendação a instituições públicas e privadas para que adotem horários alternativos de funcionamento, de forma a diminuir a concentração de passageiros no transporte coletivo.

As Secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife funcionarão, a partir do dia 19/03/2020, em horários distintos com o objetivo de diminuir a concentração de servidores no transporte coletivo.

Recomendação para que bares e restaurantes reduzam em 50% a sua capacidade com a retirada de mesas e cadeiras.

Recomendação aos shoppings centers para que funcionem em horário reduzido, das 12h às 20h, com redução de 50% dos lugares na Praça de Alimentação.

Recomendação às igrejas para que adotem medidas restritivas do contato pessoal.

Adiamento do concurso público para Agentes Comunitários de Saúde, que reuniria 9 mil candidatos no dia 22/03/2020.

Suspensão das aulas dos 5,5 mil alunos das escolas profissionalizantes da Prefeitura.

Renovação automática das credenciais de estacionamento especial até 30/04/2020;


Concessão da gratuidade de Zona Azul para Idosos sem necessidade de atendimento presencial.

Fonte: Prefeitura da Cidade do Recife

segunda-feira, 16 de março de 2020

Você conhece o FGC?

Gazeta da Torre
Saiba mais sobre a segurança que ele oferece para alguns investimentos da renda fixa

Num período turbulento em relação aos investimentos da renda variável, da bolsa, muitas pessoas que começaram a investir de forma mais arrojada, se sentiram ameaçados e o gosto amargo das perdas e com isso já não vem se achando tão seguros e arrojados nos investimentos, hora de saber como se portar e de assumir o seu perfil de fato ou simplesmente balancear melhor a carteira, e na renda fixa o FGC é uma ferramenta de proteção e tranquilidade ao investidor, vale a pena conhecer um pouco melhor, até porque o que ele protege não está só nos grandes bancos, o que torna atrativo investir em bancos de menor porte, que no geral oferecem um retorno maior, tendo o mesmo elemento de segurança dos grandes bancos.

O FGC – Fundo Garantidor de Crédito – é uma ONG, uma entidade privada, que dá tranquilidade para o investidor. Até 250 mil reais, por CPF ou CNPJ, por instituição, está protegido no caso de aquela instituição “quebrar”. Esse benefício é limitado até 1 milhão por investidor. Ou seja, se você tiver investimentos de até 250 mil reais em até quatro instituições diferentes, e todas elas “quebrarem”, você consegue o resgate do montante. A validade é de 4 anos. Ou seja, se você usou desse benefício, 4 anos depois pode usar novamente.

Muita gente se pergunta como o FGC cria esse lastro para dar essa tranquilidade ao investidor. A cada produto que é coberto pelo FGC e você faz um aporte, 0,0125% é destinado para esse lastro. Assim, vai se constituindo essa segurança! Poupança, CDB, LCI, LCA, LC e RDB. Todos esses produtos, e até o valor que esteja em conta corrente, têm a proteção do FGC. Assim como o RDC das Cooperativas de Crédito, que é protegido pelo FGCoop.

Hoje, o prazo médio para o processo de devolução pelo FGC é de três meses, com casos em que esse tempo foi de apenas duas semanas e outros que ultrapassaram a expectativa e chegou a quatro meses. Isso depende dos trâmites da instituição e dos investimentos.  Importante ressaltar que os brasileiros que moram fora do país, mas mantém os investimentos no Brasil, também têm acesso a essa mesma proteção nos produtos cobertos pelo FGC.

Assim, a garantia de investir nos grandes bancos, nesses produtos que aqui relacionei, são as mesmas para fazer através de corretoras nos bancos de pequeno e médio porte. A diferença é que nesses o investidor tem acesso a uma rentabilidade melhor. Com essa segurança, é possível arrojar um pouco mais!

                                                           Grande abraço e até a próxima,
Leandro Trajano
Instagram:  @personalfinanceiro

O salto do feminismo sobre a trincheira da bola

Gazeta da Torre
A árbitra Edina Alves no Brasileirão
Além da luta por valorização das mulheres atletas, movimentos feministas ganham influência dentro e fora dos clubes, colhendo avanços ao enfrentar o machismo no futebol.

No último ano, as mulheres celebraram importantes conquistas em sua jornada pelo circuito da bola para ocupar espaços historicamente reservados ao protagonismo dos homens. A Copa do Mundo feminina, disputada na França, bateu recordes de audiência e faturamento. Pela primeira vez, os times da Série A mantiveram, por obrigação imposta pela CBF e Conmebol, equipes profissionais femininas. O Brasileirão masculino voltou a ter, após um hiato de 14 anos, uma mulher (Edina Alves) como árbitra principal em seus jogos. Não bastasse a reivindicação por mais investimentos na modalidade, os movimentos feministas também começam a influenciar decisões, contratações e campanhas institucionais dos clubes. É a valorização das mulheres atletas ganhando merecido espaço.

Breiller Pires

sábado, 14 de março de 2020

PREVENÇÃO - Essa é a palavra chave

Gazeta da Torre
A palavra “prevenção” surge no contexto da promoção da saúde, como um conjunto de atitudes que devemos tomar por antecipação, de modo a evitar determinados acontecimentos. Ou seja, surge no sentido de “precaução” ou de evitar determinados riscos.

Neste sentido, a prevenção e promoção de saúde surgem também associadas à mudança de atitudes de modo a efetuar uma eficaz prevenção de doenças.

sexta-feira, 13 de março de 2020

TRENDS DE VERÃO 2020

Gazeta da Torre
 LOOK: BLUSA (Puff Sleeves)
As tendências mais fortes de verão modernizam o guarda-roupa e ajudam a deixar as mulheres ainda mais lindas.

Laise, linho, mangas bufantes e jeans são algumas das tendências que irão abrilhantar a nova temporada e que já estamos IN LOVE!

Mas, como visualizar todas estas tendências na hora de escolher o que vestir?

Para não ter dúvidas, a nossa Consultora de Moda e Estilo, Fatima Fradique, montou um verdadeiro guia com tudo que você precisa para entrar na temporada mais quente do ano com muito charme e estilo.

CONFIRA ABAIXO:

1)LOOK: BLUSA (Puff Sleeves)

As mangas bufantes, também conhecidas como Puff Sleeves, foram as queridinhas dos anos 80 e agora são revival desta temporada, e vêm com uma nova leitura para os tempos atuais com um toque de modernidade e muito estilo. Elas estão presentes em várias peças: Vestidos, bodys, blusas ou croppeds, desde as mais discretas às mais chamativas.

Fica a Dica: Procure equilibrar a produção evitando peças volumosas na parte de baixo, e caia nessa trend sem erro!

2)LOOK: VESTIDO (Laise)


A laise vai dominar o verão! De origem francesa, mas tem um jeitinho do verão brasileiro. O tecido laise não aparecia como protagonista no cenário fashion há alguns tempos, mas desde 2018 a trama vem mostrando sinais de que voltou para ficar, saindo do óbvio e conquistando novas cores e modelagens, provando toda sua versatilidade e poder feminino além do clássico branco. Impossível passar o verão sem ele! 

3)Look: CONJUNTINHO (Linho)


O famoso conjuntinho está de volta, priorizando a praticidade pelo look único. É de linho, fresquinho, versátil e pode ser usado junto em composição monocromática ou separado em composição clássica ou mesmo descolada. Vale a pena investir!

4)LOOK: VESTIDO JEANS (Plus Size)


Jeans: tecido mais democrático não existe! Independente de sua idade, ele veste sempre com jovialidade. A tendência do look total jeans, traz uma releitura dos anos 90 e renova-se cada vez mais forte. O segredo é valorizar a modelagem para ficar um look estiloso, bem coordenado e nada monótono. Com ele você vai do trabalho ao happy hour sem erro!

Espero que vocês aprovem as dicas e arrasem em suas produções!