quinta-feira, 20 de julho de 2017

70 anos de GLAUCO

Gazeta da Torre
Glauco e sua esposa na festa de comemoração do seu aniversário

O ano de 1947 marcou o ponto de partida para a Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética. Em março desse ano, o presidente dos EUA, Harry S. Truman, comprometeu-se a combater o comunismo em escala global, lançando assim as bases da Doutrina Truman. Foi exatamente nesse ano, precisamente em 4 de julho de1947, nasceu em Caruaru, Glauco Augusto Duque Porto. O nosso amigo Glauco.

Chegou a morar na Casa dos Estudantes no Derby e depois na Madalena, onde vive até hoje. Cheio de histórias para contar sobre sua vida nada fácil na adolescência e até no início do seu casamento, Glauco é uma “figura carimbada” do nosso bairro. 

O ano de 1947 não foi apenas, para o presidente dos EUA, Harry S. Truman, um ano de combate para ser vencido. Para nosso amigo Glauco também. Através dos anos de muita luta adquiriu experiência suficiente para sobreviver na cidade grande. Só ele sabe o sabor das dificuldades enfrentadas. 

É por isso e por muitos outros motivos que registramos nesta edição de Julho/2017 do Gazeta da Torre o aniversário de 70 anos do nosso amigo e antigo morador da Madalena, Glauco Augusto Duque Porto. PARABÉNS!

Segue o registro da festa de comemoração










quarta-feira, 19 de julho de 2017

Novo salário mínimo tem impacto de R$ 12,7 bilhões nas contas do governo em 2018

Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil, Agência Brasil


O aumento do salário mínimo de R$ 937 para R$ 979 em 2018 terá impacto de R$ 12,7 bilhões nas contas do governo no próximo ano. Os números foram levantados pela Agência Brasil com base em estimativas do Anexo de Riscos Fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada pelo Congresso Nacional na última quinta-feira (13).

A LDO define os parâmetros e as metas fiscais para a elaboração do Orçamento do ano seguinte. Por determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, contém um anexo com os riscos para as contas públicas no curto e no longo prazo. De acordo com esse relatório, cada R$ 1 de aumento no salário mínimo tem impacto de R$ 301,6 milhões nos benefícios previdenciários, sociais e trabalhistas pagos pelo governo. Como o salário mínimo subirá R$ 42, o impacto total será de quase R$ 13 bilhões.

A maior parte dos gastos extras virá da Previdência Social, cujo déficit subirá em R$ 8,6 bilhões no próximo ano apenas por causa do reajuste do salário mínimo. O impacto pode ser amenizado com uma eventual recuperação da economia que aumente o emprego formal e reduza o rombo nas contas da Previdência.

A segunda fonte de impacto do novo salário mínimo será nos benefícios da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), cuja despesa aumentará em R$ 2,2 bilhões em 2018. Em seguida vêm os benefícios trabalhistas – abono salarial e seguro desemprego –, que terão alta de R$ 1,8 bilhão. Por fim, os gastos com a renda mensal vitalícia – auxílio para pessoas incapacitadas que parou de ser concedido nos anos 90, mas que ainda é pago a beneficiários com direito adquirido – se elevarão em R$ 50,4 milhões.

Desde 2012, o salário mínimo é reajustado pela inflação do ano anterior pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede o custo de vida das famílias mais pobres, mais o crescimento da economia de dois anos anteriores. Por lei, a regra atual vai até 2019. Como o Produto Interno Bruto (PIB – soma dos bens e serviços produzidos) caiu 3,6% no ano passado, o salário mínimo de 2018 foi corrigido unicamente pela inflação.

Perspectivas

Com uma meta de déficit primário (resultado negativo sem os juros da dívida pública) de R$ 129 bilhões para o próximo ano, o desafio para o governo alcançar o resultado pretendido aumenta com o crescimento das despesas obrigatórias, como as corrigidas pelo salário mínimo. De acordo com a Instituição Fiscal Independente, órgão consultivo do Senado criado para monitorar as contas públicas, o governo terá dificuldades para cumprir a meta se nenhuma reforma fiscal for aprovada e a economia continuar com baixo crescimento.

O órgão do Senado projeta déficit primário (resultado negativo desconsiderando os juros da dívida pública) de R$ 144,1 bilhões este ano, de R$ 167 bilhões em 2018, de R$ 135,6 bilhões em 2019 e de R$ 108,2 bilhões em 2020. As estimativas da LDO apontam uma meta de déficit primário de R$ 139 bilhões para este ano, R$ 129 bilhões em 2018, R$ 65 bilhões em 2019 e um superávit primário de R$ 10 bilhões em 2020.

Criada em dezembro do ano passado por resolução do Senado Federal, a Instituição Fiscal Independente produz relatórios, notas técnicas, banco de dados e projeções econômicas que são levadas em conta pelos parlamentares na análise de projetos de lei e de medidas do governo. O órgão pode agir tanto por iniciativa própria como quanto por demandas específicas de senadores.

Mesmo com a política atual de reajuste, o salário mínimo continua abaixo do necessário. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e de Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo necessário deveria ter sido de R$ 3.727,19 em junho. A entidade calcula o valor mês a mês, com base na determinação constitucional de que o salário mínimo cubra as despesas de alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e Previdência de um trabalhador e de sua família.


sábado, 15 de julho de 2017

Zona de conforto não proporciona crescimento, emancipação e maturidade

Gazeta da Torre

É muito mais fácil honrar as responsabilidades assumidas em um ambiente onde há cobranças. Isso ocorre porque existe uma zona de conforto, assim chamada por proporcionar uma certa “comodidade”. De fato, é cômodo não querermos cobranças, não sairmos ao encontro do que pode nos trazer algum tipo de enfrentamento. É assim que mais e mais pessoas buscam o isolamento, seja diante da família ou de uma oportunidade profissional.

Zona de conforto pode até ser confortável, como o próprio nome diz, mas com certeza não proporciona crescimento, emancipação e maturidade. Quando não há cobranças, há estagnação, acomodação e – por que não dizer? – atrofia. Tal qual um músculo, sob o ponto de vista de atividade física, o desenvolvimento do ser humano como um todo requer atitudes   que avancem em grau de dificuldade.

Importa perceber que a vida gera um sem-número de oportunidades de crescimento, verdadeiros chamamentos para cada um sair de sua zona de conforto e enfrentar, corajosamente, os desafios, sejam eles até mesmo de sobrevivência, como é o caso de  catástrofes naturais.

Da criança ao adulto, todas as fases basicamente têm algo em comum. Em cada uma delas será possível vivenciar algum tipo de interação humana, a partir da qual somos cobrados ou exigidos. Para o aluno, o professor passa tarefas que devem ser cumpridas. Os pais devem acompanhar os filhos até nas atividades domésticas. O estagiário tem, na figura do orientador, aquela criatura que lhe exigirá a concretização de metas.

Como medida de crescimento individual, portanto, podemos admitir que essas cobranças ostensivas são salutares. E, infelizmente, para muitas pessoas, o progresso só é realizado se elas existirem, pois servem de alavanca propulsora.

O que a Educação tem a contribuir para esse aspecto? Será que daremos nossos passos mediante sempre a exigência de alguém? É aí que também deve ser aplicado o processo educacional de qualidade. Com certeza, a Educação é um divisor de águas, no que se refere à necessidade de cobranças, pois amplia a consciência do indivíduo, deixando claros seus direitos, deveres e o pequeno espaço entre eles.

É com base na Educação que o sujeito se conscientiza das suas responsabilidades e, para honrá-las, não necessita de cobranças. Ele não se acomoda na zona de conforto por um motivo bem simples: já tomou para si o dever de dar bom exemplo e fazer a diferença. Não espera que tudo mude sem sua participação, pois se considera elemento formador de uma sociedade mais justa e solidária.

Que possamos refletir sobre os prejuízos da zona de conforto, não apenas no enfoque individual, mas sobretudo alcançando a coletividade.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Os IRMÃOS GOMES da TORRE

Gazeta da Torre

Os Irmãos Gomes
Conta-se que certa vez uma estranha assembléia teve lugar em uma carpintaria. Uma reunião das ferramentas para tirar as suas diferenças.

O martelo estava exercendo a presidência, mas os participantes o notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia barulho demais e além disso passava o tempo todo golpeando.

O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.

A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fosse o único perfeito. Nesse momento, entrou o marceneiro, juntou todos e iniciou o seu trabalho.

Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu em um fino móvel. Quando a marcenaria ficou novamente sem ninguém, a assembleia recomeçou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas qualidades, ressaltando nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes.

Então a assembleia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato. Então se sentiram como uma equipe capaz de produzir belos móveis da mais alta qualidade e uma grande alegria tomou conta de todos pela oportunidade de trabalhar juntos.

O mesmo ocorre com os seres humanos. Basta observar. O trabalho em equipe só nos faz sentir mais fortes, pois quando achamos que já não podemos continuar, os nossos verdadeiros irmãos nos ajudam a olhar para a frente e nos mostram novamente o caminho que devemos seguir. Com uma boa equipe nunca se fica perdido no deserto. É a união que faz a força e que faz de nós mais fortes em nossas conquistas!

Um de nossos maiores incentivos é, e sempre será, a satisfação em apresentar famílias unidas em nosso bairro, como é o caso dos irmãos Adalberto Rangel Gomes Junior, Mauro e Maurílio da Rocha Gomes. Valorizar os momentos vividos em família e cuidar de cada membro com carinho, fazem prevalecer sempre o amor e a vida em constante alegria. 

Se você está disposto a ser uma pessoa produtiva no bem, otimista, criadora, comece a cultivar a sua capacidade de descobrir as virtudes nas pessoas.

Ao fim do dia, você terá descoberto que esse imenso mundo de Deus está repleto de pessoas boas, de qualidades preciosas, prestativas e amigas.

sábado, 8 de julho de 2017

A VILA TORRE COMPLETA 10 ANOS

Gazeta da Torre


Na sexta-feira (7), a Vila Torre completou 10 anos. A comemoração ao som do Dj Ary Falcão ocorreu na própria lanchonete com a presença de clientes e funcionários da casa. 

A Vila Torre Original Burger, localizada na Rua José Bonifácio, 481, bairro da Torre, próxima à Delicatessen Massa Nobre, foi fundada em Julho de 2007, pelo empresário Leonardo Melo. Um lugar onde os sanduíches, com discos artesanais de carnes selecionadas, são produzidos na hora, nas vistas do cliente com grande variedade de molhos especiais. O cardápio é um show à parte. Como Leonardo é nascido e criado no bairro, batizou os sanduíches com nomes de ruas e pontes do bairro da Torre. “Além de ter nascido aqui, eu adoro esse bairro”, relata Léo, como é conhecido entre os amigos.

Fica aqui um grandioso PARABÉNS para o empresário e amigo Leonardo Melo, e toda sua equipe da Vila Torre Original Burger. Segue o registro.



















Valeu! PARABÉNS!

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas é lançado pela Prefeitura da Cidade do Recife


A Prefeitura do Recife lançou, no dia 27 de junho, o Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas, durante o I Congresso Internacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas, realizado no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções. No seminário organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos como parte da Semana Municipal de Prevenção às Drogas, estiveram presentes o rapper MV Bill, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, representantes do Escritório da Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), do Ministério da Saúde, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Governo do Estado e do poder legislativo.
 
A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, destacou a importância de integrar os diversos poderes para que as políticas públicas sejam mais efetivas. “Recife tem uma história de uma rede integrada da saúde, da assistência social e educação, mas o poder público não faz nada sozinho. Precisamos unir as nossas redes e sempre manter o diálogo com os mais diversos segmentos da sociedade, assim como devemos trabalhar com a prevenção e a redução de danos”, destacou a gestora.
 
Autor do documentário “Falcão - meninos do tráfico”, o rapper e ativista social MV Bill falou sobre estratégias de prevenção ligadas à qualidade de vida. “A partir do momento que a gente ocupa a cabeça da molecada com outras coisas, a pessoa não tem tempo de pensar em drogas. Se ficarmos apenas no discurso do ‘não pode’, acabamos despertando a curiosidade dos jovens”, explica o rapper que é um dos fundadores da Central Única das Favelas (CUFA).
 
Responsável por apresentar o Sistema Mais de Políticas sobre Drogas aos cerca de dois mil participantes do congresso, o secretário-executivo de Políticas sobre Drogas do Recife, André Sena, explicou que o programa é baseado em evidências científicas e traz abordagens inovadoras sobre o assunto. O foco é a prevenção ao uso e abuso de drogas, o cuidado com os usuários e a inserção social deles. 
 
“Este é um conjunto integrado de programas estratégicos para estabelecimento e desenvolvimento de políticas sobre drogas na cidade. A palavra MAIS destaca os nossos pilares de atuação, sendo o M de Mobilização, A de Acolhimento, I de Integração e S de Sistematização”, explicou o sociólogo. Durante o congresso, o secretário também falou sobre a campanha Influência do Bem, lançada durante o São João deste ano como estratégia para prevenção às drogas. “O Sistema Mais visa promover habilidades para a vida, focado na influência do bem. Se eu faço bem ao próximo, eu vejo o meu valor na sociedade e, com isso, diminuo os fatores de riscos para o uso abusivo de drogas”.
 
Para a prevenção ao uso e abuso de drogas, o Sistema Mais Recife entende que a mobilização social é um fator necessário. Entre as linhas de atuação, destacam-se o Circuito Mobi, que trabalha com líderes e formadores de opinião dentro das comunidades; o Prev.Com, que atua com jovens e adultos, formando agentes de prevenção através da promoção pessoal do indivíduo; o Descolado, que atua nas escolas da cidade; o pró-transforma, que atua com profissionais de diversos setores para firmar parcerias de prevenção, além da Caravana da Prevenção, que usa atividades lúdicas para conversar sobre sonhos com crianças e adolescentes. 

No campo do cuidado com os usuários de drogas, os técnicos Programa Acolhe Vida Recife visitam cenas de uso de drogas da cidade regularmente, como a Praça Maciel Pinheiro, Ponte do Limoeiro e Avenida Ribeiro de Brito. Durante a abordagem dos usuários, são feitas ações de redução de danos e, ainda, encaminhamentos para rede de saúde (CAPS AD), rede de assistência social (Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CRAS e CREAS da Prefeitura do Recife) e para a rede complementar (ONGs e Comunidades terapêuticas), conforme a necessidade observada pelo usuário e respeitando a autonomia do cidadão. Os profissionais do Acolhe Vida também atendem semanalmente no Centro Comunitários da Paz (Compaz) do Cordeiro (nas quintas) e no Compaz do Alto Santa Terezinha (nas sextas). Ainda são oferecidos serviços de terapia em grupo e individual aos usuários e suas famílias. 
 
Para inserção social, o Sistema Mais trabalha com o Programa Integra Recife, que foca na preparação do acolhido para uma relação saudável consigo e para o convívio benéfico com a sociedade. O Integra Recife trabalha com a elevação de escolaridade e com acompanhamento e inserção de usuários e suas famílias. 
 
Para que todas as linhas de atuação dos programas do Sistema Mais Recife estejam embasadas em evidências científicas, a equipe de Sistematização e Pesquisa articula estratégias para elaboração de pesquisas com institutos, universidades e cidades modelos. Todos os serviços da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas podem ser acessados através do telefone 3355-8210 ou pelo e-mail sepod.recife@recife.pe.gov.br.

Prefeitura da Cidade do Recife

quarta-feira, 28 de junho de 2017

COMO O SEU CÉREBRO REAGE À ATIVIDADE FÍSICA

Gazeta da Torre
Fonte: MÉTODO SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)


Uma das descobertas mais interessantes que a ciência fez nos últimos anos é que a saúde do nosso cérebro é diretamente afetada pela frequência de atividade física que exercemos.

Já foi demonstrado que a atividade física está diretamente relacionada com a neurogênese, que é a capacidade do cérebro de formar novos neurônios. Dessa forma, programas de atividades físicas têm sido recomendados para a prevenção e tratamento de várias doenças, especialmente aquelas relacionadas ao estresse, ansiedade e depressão,  mas também para demências que diminuem nossa capacidade de memorizar, além da dependência de drogas.

A capacidade dos neurônios também pode ser potencializada com a prática de atividade física, porque é capaz de melhorar o condicionamento cardiovascular e ser uma fonte de energia aos neurônios – o coração e os vasos sanguíneos funcionam melhor e mais sangue chega ao cérebro quando evitamos o sedentarismo.

Como é muito difícil desenvolver o hábito de praticar atividades físicas, especialmente quando já passamos a maior parte da nossa vida no sedentarismo, uma dica preciosa é que você procure aliar essa atividade física a coisas que são prazerosas para você.

Comece devagar, indo dançar com amigos ou caminhar na praia com mais frequência. Depois, com o seu corpo mais preparado, procure aumentar o grau de desafio. Lembre-se de que uma boa caminhada no parque, mesmo que seja bem devagar para observar pássaros e árvores, já é bem melhor do que ficar no sofá entretido apenas com a televisão.

É importante ainda que além dos exercícios físicos, façamos também exercícios cerebrais. Afinal sabemos que: “Mente sã, corpo são”.

Tendo como principais pilares: a Neurociência, a Educação e a Aprendizagem, o Método Supera de Ginástica para o Cérebro, proporciona a seus alunos o desenvolvimento de competências Cognitivas, Socioemocionais e éticas. Seguindo os princípios da Novidade, Variedade e Grau de Desafio Crescente e Contínuo, os participantes melhoram sua Capacidade de Memória, Concentração, Raciocínio Lógico, Perseverança e Disciplina; além de melhorar o Relacionamento Interpessoal, Autoconfiança e Autoestima.

Serviço:
Método Supera - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)
Unidade Recife Madalena
Rua Real da Torre, 1036. Madalena
Telefone: (81) 3236-2907
Unidade Boa Viagem
Telefone: (81) 30331695

segunda-feira, 26 de junho de 2017

QUANDO TER O PRÓPRIO NEGÓCIO SE TORNA A ALTERNATIVA...

Gazeta da Torre

O Brasil atravessa um período turbulento e quando pensamos que as coisas podem melhorar um pouco, tudo se agrava.

O desemprego em índices alarmantes, a população que de modo geral não se organizou financeiramente para enfrentar momentos de desemprego, instabilidade, e mais, sofre, se vê sem alternativa e com isso busca meios, sendo um deles através da prestação de serviços ou montando o próprio negócio.

Com isso, temos no país hoje cerca de 18 milhões de empresas, onde pouco mais de 16 milhões estão entre micro ou pequenas empresas.

Se considerarmos Recife, temos aproximadamente 154 mil empresas, que corresponde a cerca de 1% do total nacional. Das 154 mil, aproximadamente 140 mil estão entre micro ou pequenas empresas.

(números extraídos do http://empresometro.cnc.org.br)

É fundamental entender que entre abrir um negócio e ele se firmar, há um ciclo, que requer paciência, conhecimento, organização e muito foco.

Em momentos como esse, vemos no Brasil uma crescente abertura de novos negócios. Mas como pode, isso, num momento de crise?

Isso vem para contrariar a lógica?

Na verdade não. É um ciclo natural e que se repete em momentos de alta do desemprego e baixa da economia. As pessoas, por falta de oportunidade, e devido à necessidade de se manterem e gerarem receita, buscam meios.

Diferente de 2013, quando a abertura de novos negócios também esteve em alta, numa proporção bem menor que o período que atravessamos, mas ainda considerável, as pessoas que faziam parte desse ciclo enxergavam oportunidades no momento de euforia da economia e viviam tal momento como a oportunidade de realizar projetos, sonhos e objetivos de vida.

De uma forma ou de outra, é essencial que se tenha cautela, entender que o negócio para se firmar precisa de um tempo para que o dono entenda o seu negócio. Há sazonalidade? 
O ponto escolhido foi o mais adequado? O preço dos produtos/serviços está compatível com o bairro? E por aqui não é diferente, meu caro leitor do Gazeta da Torre. Os bairros da Torre e Madalena viram um boom dos negócios nos últimos tantos meses, mas quantos deles passaram por um estudo real?

Antes de abrir um negócio é fundamental que se pense, estruture os detalhes, o negócio em si, desde o ponto, o público-alvo, como chegar até ele, os produtos / serviços que serão oferecidos, tipo de empresa que será aberta, os custos, formação de preço, capital de giro necessário, o resultado que se espera atingir, financeiramente falando e em número de vendas e mais, tempo de retorno do investimento, meses de alta e de baixa, como é esse ciclo e claro, criar estratégias, metas para atingir tudo isso. O ideal é que se faça um plano de negócio mesmo.

É sempre legal visitar negócios similares, conversar com quem já é do ramo e abertamente entender como funciona, as dificuldades, os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades. Isso se chama SWOT.

É importante gostar do negócio, pois será seu dia a dia ou parte importante dele; é importante estar dentro do negócio, viver o negócio e com isso buscar as melhorias, ajustes e tudo o que for necessário para que se tenha o sucesso desejado.

Para os moradores do bairro e entorno, é importante prestigiar os negócios do bairro, conhecer e movimentar, dar vida ao nosso bairro e oportunidade para aqueles que estão firmes na luta.

Até a próxima pessoal! 

SIMPÓSIO Norte-Nordeste de NEUROPSICOLOGIA

Fonte: Marisa Sá Leitão - Diretora Presidente de Neuropsicologia Aplicada



quinta-feira, 22 de junho de 2017

Tendência inverno 2017: Vai de Xadrez!

Gazeta da Torre

Com a chegada da temporada mais fria do ano, a estampa xadrez, figura em quase todos os invernos, volta para 2017 com novas cores e estilos diferentes.

Com a super volta dos anos 90, ele ganha uma pegada mais grunge, urbana, ou preppy, com ares aristocráticos, o xadrez tem o poder de deixar o look aconchegante e moderno. 

A estampa aparece em tons de cinza, amarelo mostarda e vinho. Essa padronagem também ganha espaço em acessórios, como lenços, cachecóis, bolsas, sapatos, calças, bermudas e, principalmente, na camisa xadrez de algodão e flanela.


Aposte em sobreposições, além de perfeito para composição de inverno, o look ganha um ar arrojado. 

O mais legal e a grande novidade são as possibilidades criar um mix com o xadrez e outras estampas e texturas. Pode ser xadrez com flores, xadrez com outros grafismos, xadrez com xadrez. Só vale atenção na hora de montar a produção para não acabar com um visual carregado.

Para enviar comentários e acompanhar mais novidades, acessem:
Facebook/Fan Page: Nova moda em destaque 
Instagram:  Novamodaemdestaque


quarta-feira, 21 de junho de 2017

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: a verdadeira essência do sucesso de pessoas e empresas

Gazeta da Torre

Cada um pode zangar-se – isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil. ” (Aristóteles). 

E PARA VOCÊ É FÁCIL?
À primeira vista, pode até parecer assunto sem relevância para a vida prática, porém...

Como você se autoavalia no enfrentamento das situações tensas e conflituosas do dia a dia profissional, pessoal, afetivo ou familiar?

Como você se autoavalia no enfrentamento de situações onde a sua opinião é contestada ou quando você recebe um NÃO?

Você acredita que a forma como as pessoas reagem, conduzem situações, negociações, influenciam desfechos satisfatórios, ou apenas a utilização de técnicas assegura os resultados?

Você acredita que a Inteligência Emocional garante uma comunicação assertiva, facilita a resolução de conflitos, minimiza a violência seja no ambiente pessoal, profissional ou social?

Daniel Goleman, psicólogo e doutor pela Universidade de Harvard, referência no estudo da Inteligência Emocional, através do seu livro: Inteligência Emocional – A Teoria Revolucionária que redefine o que é ser inteligente – nos mostra que a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode destruir vidas, acabar com carreiras promissoras. Demonstra ainda que nos dias de hoje “é flagrante a crise que a humanidade atravessa. Crimes hediondos, suicídio, abuso de drogas, são sinais alarmantes de uma sociedade doente e que é reflexo de uma cultura que se apossou do intelecto, relegando ao esquecimento o lado emocional do indivíduo”.

Mas, o que significa Inteligência Emocional?

É a capacidade de sentir, entender e aplicar eficazmente o poder e a perspicácia das emoções, como uma fonte de energia, informação, conexão e influência humana.

Dessa forma, o fundamento da Inteligência Emocional é a autoconsciência. Reconhecer o sentimento que se sente (raiva, tristeza, angústia, revolta, frustração etc.) e de posse desse conhecimento, exercer o autocontrole ou a influência sobre uma determinada situação ou interação.

Comumente, utiliza-se o coração para expressar a fonte das emoções, como uma metáfora. Tudo está no cérebro: Razão e Emoção, e é justamente o equilíbrio entre eles que favorece o sucesso, decisões mais assertivas e relacionamentos saudáveis.

O autor Robert Cooper, endossa: “Pagamos um preço alto – não somente em nossa empresa, mas em nossas próprias vidas – por tentar desconectar as emoções do intelecto. Não é apenas intuitivamente que sabemos que isso não deve ser feito, a ciência moderna tem provado constantemente que é a Inteligência Emocional e não somente o QI (Inteligência Intelectual) que sustenta muitas de nossas melhores decisões, as mais dinâmicas e lucrativas empresas e as vidas mais satisfatórias e bem-sucedidas. ”

Aos profissionais e líderes cabe, enfim, o papel de criar com maestria, ambientes de trabalho onde cada um possa dar o melhor de si para produzir os resultados desejados pelas empresas.  Isso significa ser agente de mudança, contribuir para equilibrar Razão e Emoção. Como afirma James Autry, ex-executivo da revista Fortune, em seu poema “Fios”:

“Ouçam"
Em cada escritório
Ouvem-se os fios
Do amor, e da alegria e do medo e da culpa
Os brados de celebração e de reafirmação,
E de algum modo você sabe que ligar esses fios é o que se espera de você...

Boa sorte!
verasilva.mastercoach@gmail.com

sábado, 3 de junho de 2017

terça-feira, 30 de maio de 2017

COMO ECONOMIZAR NA CONTA DE CELULAR

Gazeta da Torre

Nosso Brasil, país tão evoluído para alguns coisas e tão atrasado em outras, modelo no formato da tecnologia das eleições na concepção de votação e apuração, estando anos luz a frente de países de 1º mundo, mas se falarmos em telefonia móvel e as formas de cobrança, serviço e tudo o que pagamos por isso, aí penamos um pouco.

Você, leitor do Gazeta da Torre, já deve ter passado por uma situação do tipo, de ouvir seu celular tocar e antes de atender desligarem, receber uma chamada a cobrar, ou uma mensagem pedindo que retorne, ou que o crédito acabou e me ligue etc. Sim, são meios, de que, quem está do outro lado pode ter também encontrado para poupar, mas não são nada elegantes.

No Brasil, estamos começando a experimentar agora o perfil, consumo e experiência que o usuário em muitos países já vive há mais de uma década.

Alguns pontos são essenciais para que você tenha uma conta mais enxuta, adequada, e que caiba no seu bolso sem maiores problemas e privações de uso.

1)        Reflita bem sobre o seu perfil de consumo

Isso deverá ser feito analisando por exemplo suas últimas duas ou três contas e se certificando da média de minutos que você usa por mês, em alguns casos, ainda vale muito analisar também para qual operadora você costuma ligar mais, se faz muitas chamadas interurbanas, interestaduais e internacionais, se liga muito para fixo (hoje em dia imagino que não tanto), frequência que usa em viagens, uso de dados com a medida a partir de gigas usados por mês, na média.

2)        Escolha do pacote mais adequado

Com base no seu perfil, você saberá o número de minutos que te atende, o perfil de chamadas que costuma realizar, o uso de dados mais adequado para seu consumo mensal, e assim terá uma base para identificar o pacote médio ideal para você.

3)        Operadoras e Promoções

Com base no seu perfil e no pacote que te atende, levante informações, vá a duas ou três operadoras e veja o pacote mais perto das suas necessidades. Do que se viu no item 2 acima ser o mais adequado para o seu perfil, em termos de consumo, não se apegue à uma determinada operadora, seja coerente com sua necessidade e o melhor custo x benefício encontrado. De tempos em tempos veja se vale mudar ou não de operadora, sempre de olho nas promoções que são constantes.

4)        Plano Controle

É uma boa opção para quem costuma receber contas sempre acima do valor médio do pacote contratado e que, por outro lado, não quer utilizar o pré-pago, no qual você tem um pacote contratado previamente que, quando consumido em sua totalidade (mensal), para seguir usando, é necessário inserir crédito.

5)        Pré-Pago

É uma boa opção para quem não faz muitas ligações, para quem recebe mais e usa a Internet, dados, de forma mais básica sem baixar vídeos, músicas e assistir clips etc., com frequência. Se uma ou duas recargas de baixo valor no mês te atendem, e você possui o perfil de usuário deste item, vale analisar e considerar esta opção. No entanto, se você hoje tem o pré-pago e faz várias recargas por mês, perde tempo com isso e provavelmente seria beneficiado com o Plano Controle, pois em geral nele os minutos são mais baratos, tendo em vista que no pré-pago o valor do minuto costuma ser maior.

6)        Plano Família ou Empresarial

De acordo com o seu perfil, família, empresa e de usuário conforme explorado acima, um desses planos pode se encaixar muito bem, sendo bem vantajoso, vale considerar.

7)        Ter Chip de Várias Operadoras

Isso aos poucos vem sendo quebrado, com o leve avanço que experimentamos, cada vez mais, se tem a liberdade da minutagem do plano não estar presa às operadoras.

8)        Explore Bem os Aplicativos

Use e abuse dos aplicativos de comunicação. Temos diversos e sempre há novidades, lideram facilmente e têm consistência no mercado o Skype e o WhatsApp. Cito também o Telegram, mas existem muitos outros que facilitam tão bem quanto, e além de “chat”, você consegue fazer chamadas através deles, de modo geral, sem maiores problemas. Lembre apenas que as chamadas consomem também dados.

Em muitos casos, vale usar um dos aplicativos que identifica e até salva na sua agenda a operadora de cada contato.

9)        Se Conecte às Redes Wi-Fi

Tenha o acesso à rede Wi-Fi dos lugares que você vai com frequência, pois estando neles, de modo geral, você vai conseguir uma boa economia no seu pacote de dados, e tendo boa conexão, fazer também chamadas através dos aplicativos citados anteriormente, entre outras opções existentes. Se quiser ter certeza que mesmo estando no ambiente Wi-Fi seus dados não estão sendo consumidos, desligue o uso de dados.

10)      Ao Viajar para Fora do País Lembre...

Ao realizar viagens internacionais, ligue antes para sua operadora e verifique quais serviços ela oferece para você durante esse período. Muitas operadoras já têm pacotes ou serviços muito baratos que permitem usar o celular de forma prática, similar ao dia a dia aqui e sem pesar muito no bolso.

Por fim, se você recebe a conta mensal, não esqueça de verificar sempre o que está sendo cobrado, além de poder observar que seu perfil de uso mudou e com isso mudar para um pacote mais adequado. Não é difícil encontrar cobranças indevidas, lançadas de forma equivocada ou misteriosa. No meu caso, por exemplo, este ano já cobraram até ligação pra Suíça que eu realmente NUNCA FIZ!!!

Até a próxima pessoal! 

Leandro Trajano
Personal Financeiro 

Siga-me no Instagram @PersonalFinanceiro