Nosso Brasil, país tão evoluído para alguns coisas e tão
atrasado em outras, modelo no formato da tecnologia das eleições na concepção
de votação e apuração, estando anos luz a frente de países de 1º mundo, mas se
falarmos em telefonia móvel e as formas de cobrança, serviço e tudo o que
pagamos por isso, aí penamos um pouco.
Você, leitor do Gazeta da Torre, já deve ter passado por
uma situação do tipo, de ouvir seu celular tocar e antes de atender desligarem,
receber uma chamada a cobrar, ou uma mensagem pedindo que retorne, ou que o
crédito acabou e me ligue etc. Sim, são meios, de que, quem está do outro lado
pode ter também encontrado para poupar, mas não são nada elegantes.
No Brasil, estamos começando a experimentar agora o
perfil, consumo e experiência que o usuário em muitos países já vive há mais de
uma década.
Alguns pontos são essenciais para que você tenha uma
conta mais enxuta, adequada, e que caiba no seu bolso sem maiores problemas e
privações de uso.
1) Reflita
bem sobre o seu perfil de consumo
Isso deverá ser feito analisando por exemplo suas últimas
duas ou três contas e se certificando da média de minutos que você usa por mês,
em alguns casos, ainda vale muito analisar também para qual operadora você
costuma ligar mais, se faz muitas chamadas interurbanas, interestaduais e
internacionais, se liga muito para fixo (hoje em dia imagino que não tanto),
frequência que usa em viagens, uso de dados com a medida a partir de gigas
usados por mês, na média.
2) Escolha do
pacote mais adequado
Com base no seu perfil, você saberá o número de minutos
que te atende, o perfil de chamadas que costuma realizar, o uso de dados mais
adequado para seu consumo mensal, e assim terá uma base para identificar o pacote
médio ideal para você.
3) Operadoras
e Promoções
Com base no seu perfil e no pacote que te atende, levante
informações, vá a duas ou três operadoras e veja o pacote mais perto das suas
necessidades. Do que se viu no item 2 acima ser o mais adequado para o seu
perfil, em termos de consumo, não se apegue à uma determinada operadora, seja
coerente com sua necessidade e o melhor custo x benefício encontrado. De tempos
em tempos veja se vale mudar ou não de operadora, sempre de olho nas promoções
que são constantes.
4) Plano
Controle
É uma boa opção para quem costuma receber contas sempre
acima do valor médio do pacote contratado e que, por outro lado, não quer
utilizar o pré-pago, no qual você tem um pacote contratado previamente que,
quando consumido em sua totalidade (mensal), para seguir usando, é necessário
inserir crédito.
5) Pré-Pago
É uma boa opção para quem não faz muitas ligações, para
quem recebe mais e usa a Internet, dados, de forma mais básica sem baixar
vídeos, músicas e assistir clips etc., com frequência. Se uma ou duas recargas
de baixo valor no mês te atendem, e você possui o perfil de usuário deste item,
vale analisar e considerar esta opção. No entanto, se você hoje tem o pré-pago
e faz várias recargas por mês, perde tempo com isso e provavelmente seria
beneficiado com o Plano Controle, pois em geral nele os minutos são mais
baratos, tendo em vista que no pré-pago o valor do minuto costuma ser maior.
6) Plano Família
ou Empresarial
De acordo com o seu perfil, família, empresa e de usuário
conforme explorado acima, um desses planos pode se encaixar muito bem, sendo
bem vantajoso, vale considerar.
7) Ter Chip
de Várias Operadoras
Isso aos poucos vem sendo quebrado, com o leve avanço que
experimentamos, cada vez mais, se tem a liberdade da minutagem do plano não
estar presa às operadoras.
8) Explore Bem
os Aplicativos
Use e abuse dos aplicativos de comunicação. Temos
diversos e sempre há novidades, lideram facilmente e têm consistência no
mercado o Skype e o WhatsApp. Cito também o Telegram, mas existem muitos outros
que facilitam tão bem quanto, e além de “chat”, você consegue fazer chamadas
através deles, de modo geral, sem maiores problemas. Lembre apenas que as
chamadas consomem também dados.
Em muitos casos, vale usar um dos aplicativos que
identifica e até salva na sua agenda a operadora de cada contato.
9) Se Conecte
às Redes Wi-Fi
Tenha o acesso à rede Wi-Fi dos lugares que você vai com
frequência, pois estando neles, de modo geral, você vai conseguir uma boa
economia no seu pacote de dados, e tendo boa conexão, fazer também chamadas
através dos aplicativos citados anteriormente, entre outras opções existentes.
Se quiser ter certeza que mesmo estando no ambiente Wi-Fi seus dados não estão
sendo consumidos, desligue o uso de dados.
10) Ao Viajar para
Fora do País Lembre...
Ao realizar viagens internacionais, ligue antes para sua
operadora e verifique quais serviços ela oferece para você durante esse período.
Muitas operadoras já têm pacotes ou serviços muito baratos que permitem usar o
celular de forma prática, similar ao dia a dia aqui e sem pesar muito no bolso.
Por fim, se você recebe a conta mensal, não esqueça de
verificar sempre o que está sendo cobrado, além de poder observar que seu perfil
de uso mudou e com isso mudar para um pacote mais adequado. Não é difícil
encontrar cobranças indevidas, lançadas de forma equivocada ou misteriosa. No
meu caso, por exemplo, este ano já cobraram até ligação pra Suíça que eu
realmente NUNCA FIZ!!!
Até a próxima pessoal!
Leandro Trajano
Personal Financeiro
Siga-me no Instagram @PersonalFinanceiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário