quarta-feira, 21 de junho de 2017

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: a verdadeira essência do sucesso de pessoas e empresas

Gazeta da Torre

Cada um pode zangar-se – isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil. ” (Aristóteles). 

E PARA VOCÊ É FÁCIL?
À primeira vista, pode até parecer assunto sem relevância para a vida prática, porém...

Como você se autoavalia no enfrentamento das situações tensas e conflituosas do dia a dia profissional, pessoal, afetivo ou familiar?

Como você se autoavalia no enfrentamento de situações onde a sua opinião é contestada ou quando você recebe um NÃO?

Você acredita que a forma como as pessoas reagem, conduzem situações, negociações, influenciam desfechos satisfatórios, ou apenas a utilização de técnicas assegura os resultados?

Você acredita que a Inteligência Emocional garante uma comunicação assertiva, facilita a resolução de conflitos, minimiza a violência seja no ambiente pessoal, profissional ou social?

Daniel Goleman, psicólogo e doutor pela Universidade de Harvard, referência no estudo da Inteligência Emocional, através do seu livro: Inteligência Emocional – A Teoria Revolucionária que redefine o que é ser inteligente – nos mostra que a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode destruir vidas, acabar com carreiras promissoras. Demonstra ainda que nos dias de hoje “é flagrante a crise que a humanidade atravessa. Crimes hediondos, suicídio, abuso de drogas, são sinais alarmantes de uma sociedade doente e que é reflexo de uma cultura que se apossou do intelecto, relegando ao esquecimento o lado emocional do indivíduo”.

Mas, o que significa Inteligência Emocional?

É a capacidade de sentir, entender e aplicar eficazmente o poder e a perspicácia das emoções, como uma fonte de energia, informação, conexão e influência humana.

Dessa forma, o fundamento da Inteligência Emocional é a autoconsciência. Reconhecer o sentimento que se sente (raiva, tristeza, angústia, revolta, frustração etc.) e de posse desse conhecimento, exercer o autocontrole ou a influência sobre uma determinada situação ou interação.

Comumente, utiliza-se o coração para expressar a fonte das emoções, como uma metáfora. Tudo está no cérebro: Razão e Emoção, e é justamente o equilíbrio entre eles que favorece o sucesso, decisões mais assertivas e relacionamentos saudáveis.

O autor Robert Cooper, endossa: “Pagamos um preço alto – não somente em nossa empresa, mas em nossas próprias vidas – por tentar desconectar as emoções do intelecto. Não é apenas intuitivamente que sabemos que isso não deve ser feito, a ciência moderna tem provado constantemente que é a Inteligência Emocional e não somente o QI (Inteligência Intelectual) que sustenta muitas de nossas melhores decisões, as mais dinâmicas e lucrativas empresas e as vidas mais satisfatórias e bem-sucedidas. ”

Aos profissionais e líderes cabe, enfim, o papel de criar com maestria, ambientes de trabalho onde cada um possa dar o melhor de si para produzir os resultados desejados pelas empresas.  Isso significa ser agente de mudança, contribuir para equilibrar Razão e Emoção. Como afirma James Autry, ex-executivo da revista Fortune, em seu poema “Fios”:

“Ouçam"
Em cada escritório
Ouvem-se os fios
Do amor, e da alegria e do medo e da culpa
Os brados de celebração e de reafirmação,
E de algum modo você sabe que ligar esses fios é o que se espera de você...

Boa sorte!
verasilva.mastercoach@gmail.com

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