sexta-feira, 30 de julho de 2021

Aprendendo a aprender: entenda como a estimulação do cérebro funciona na prática

 Gazeta da Torre

Se hoje crianças são estimuladas desde os primeiros anos de vida, facilitando seu processo de aprendizagem, em um passado não muito distante o processo de imersão no ensino regular costumava não ser amistoso para muitas crianças e, em alguns casos, até traumático.

O contato com a escola, às vezes, não remete a boas lembranças: seja pelo ambiente, pessoas, disciplina rígida e, sobretudo, pela dificuldade que muitas crianças têm para assimilar conteúdo.

Ao longo do processo de aprendizagem – da infância até o final da adolescência e vida adulta, entender o conteúdo e assimilar novas informações de forma a não as esquecer é um passo importante para obter uma boa qualificação profissional e, consequentemente, uma vida melhor.

Se a capacidade de assimilar informações varia de pessoa para pessoa ao longo deste processo, a estimulação cognitiva é a chave para ampliar o entendimento dos conteúdos e colocar o cérebro na rota de aprendizagem definitiva com o objetivo de alcançar melhores resultados.

Por que isso é tão importante?

Imagine que, em nosso cérebro, mais de 80% dos neurônios que nos acompanham ao longo da vida são conectados durante os primeiros anos de vida, e a qualidade das conexões depende fundamentalmente do ambiente, das experiências e dos contextos em que a criança vive.

“Não é preciso que seja um ambiente excepcional para desenvolver o cérebro, nem de ambientes artificialmente enriquecidos.  O que é preciso é que nos

primeiros anos de vida as crianças convivam com adultos e outras pessoas que lhes assegurem afeto, num ambiente de segurança, e lhes apresentem estímulos que lhes permitam interagir com outras pessoas e com o mundo que as cerca”,  detalhou Patricia Lessa, Diretora Pedagógica do SUPERA.

E a ginástica cerebral, como funciona?

As crianças e jovens precisam receber estímulos positivos para que possam se desenvolver de forma plena e saudável, tanto em aspectos físicos quanto em aspectos mentais. Isto é, o cérebro precisa ser levado a se desenvolver por meio de desafios crescentes e variados que ajudam a potencializar o desenvolvimento das capacidades cognitivas e socioemocionais.

Neste sentido, a ginástica cerebral entra como uma importante aliada para ajudar no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, como explica a especialista:

“Esses estímulos quando aplicados da forma correta tem alto impacto na vida da criança, auxiliando na maior assimilação do conteúdo escolar, desenvolvimento mental e de caracteristicas pessoais, como confiança e auto estima. É importante lembrar que a ginástica para o cérebro não é sinonimo de reforço escolar. Ao estimular o cérebro da forma correta, este mesmo cérebro, por si só, responde melhor em várias áreas. Podemos dizer ainda que o nosso cérebro tem a tendência a ser preguiçoso e poupar energia. Quando damos a ele os estimulos certos a resposta também é certeira”.

Ginástica cerebral e neuroplasticidade

O nome é complexo, mas o entendimento é simples. Neuroplasticidade é um conceito científico que remete a capacidade dos nossos neurônios de se readaptarem e por isso é possível praticar estimulação cognitiva — ou ginástica cerebral — em todas as idades.

Imagine o cérebro como uma floresta bem densa, com muitos caminhos, que são as ligações entre os neurônios. Esta rede de incontáveis caminhos é como uma circuitaria cerebral. Quanto mais robusta, ou seja, quanto mais caminhos esse circuito tem, mais o cérebro estará protegido e se fortalecerá.

“E é justamente isso que a ginástica para o cérebro proporciona: o fortalecimento das ligações neuronais, de uma forma que mantém ou aumenta o funcionamento cognitivo. Com ela, crianças conseguem melhorar o desempenho escolar, jovens alcançam aprovação no vestibular, adultos melhoram seu desempenho profissional e conseguem aprovação em concursos públicos e idosos fortalecem sua reserva cognitiva”, concluiu.

Apresentar novos caminhos para o conhecimento e melhorar o processo de aprendizagem são propostas do SUPERA – maior rede de escolas de Ginástica para o Cérebro do Brasil.

A ginástica cerebral, ou estimulação cognitiva, proporciona o desenvolvimento de habilidades cognitivas, facilitando o aprendizado. Os resultados mais concretos desta prática são atenção, memória, agilidade de raciocínio e aumento do desempenho escolar.

Para reflexão:

O que não nos desafia, não nos faz mudar.

Você sabia:

Durante o sono, os resíduos no interior do cérebro são movidos para o fluido espinhal e distribuídos para outras partes do corpo, onde são eliminados.

Resposta do desafio de Junho:

O que é algo e ao mesmo tempo nada.

Resposta: Peixe

Desafio de Julho

O que nunca volta, embora nunca tenha ido?

Resposta na próxima edição.

Serviço:

Método Supera - Ginástica para o Cérebro

Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)

Unidade Madalena

Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.

Telefone: (81) 3236-2907

Unidade Boa Viagem

Telefone: (81) 30331695

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