sábado, 28 de março de 2020

CORONAVÍRUS no Brasil - Qual será a contribuição da elite?

Gazeta da Torre
O debate cresce, ainda, sobre quem vai financiar essa conta extra para a saúde diante da crise. A base da pirâmide ou a elite da sociedade brasileira. O assunto cresceu depois da proposta colocada em pauta, e depois retirada, pelo governo de suspender o salário de trabalhadores por quatro meses. A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) quer estimular essa discussão e projetou o que significaria a contribuição da elite brasileira em um dos países mais desiguais do mundo com um sistema tributário regressivo. Segundo a federação, ao tributar altas rendas, seria possível arrecadar mais de 272 bilhões de reais. Em carta aberta publicada nesta semana, a entidade propõe um conjunto de medidas tributárias que incidiram sobre os mais ricos voltadas para ampliar a capacidade financeira do Estado.

Uma delas seria a criação de uma Contribuição Social sobre Altas Rendas das Pessoas Físicas (CSPF), com incidência imediata sobre rendimentos de qualquer natureza que ultrapassem a 80 mil reais por mês. Segundo a Fenafisco, com uma alíquota de 20%, esta contribuição tem capacidade de produzir aproximadamente 72 bilhões de reais de arrecadação por ano, e incide apenas sobre 194.268 contribuintes.

Outra frente consiste na criação de uma alíquota adicional extraordinária de 30%, com vigência temporária, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para as instituições financeiras. O texto lembra que o setor registrou nos últimos anos recordes de lucros apurados, apesar da crise econômica. Somente em 2019, o lucro total dos bancos chegou próximo de 120 bilhões de reais.

Outra proposta sugerida é a modificação da tabela do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) para incluir as alíquotas de 35% e 40% que incidirão sobre rendimentos superiores ao equivalente a 60 e 80 salários mínimos, respectivamente e uma alíquota marginal, temporária, de 60% sobre rendimentos superiores a 300 salários mínimos mensais (0,09% dos contribuintes). Considerando os dados da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física de 2017, estas modificações são capazes de elevar a arrecadação deste tributo em aproximadamente 120 bilhões no contexto de normalização da atividade econômica.

Para o presidente da Fenafisco, Charles Alcântara, a federação aponta onde hoje há dinheiro para socorrer o país no momento. “Chamamos esse pacote de medidas de choque de tributação nas altas rendas e grandes patrimônios. Esse momento gravíssimo é de salvar a população para que o máximo de pessoas não morram por esse vírus. E para isso precisamos de recursos para os Estados que vão perder muito dinheiro por conta da retração da atividade econômica”, defende. Na avaliação de Alcântara, é necessário dinheiro novo, já que até agora as medidas do Governo se concentram em antecipações de pagamentos e adiamentos de impostos.

“Estamos tentando um diálogo com os Governadores porque consideramos que eles estão na vanguarda desse combate, assumindo essa batalha e tomando decisões importantes. Eles precisam socorro agora e depois, por isso também propomos um fundo emergencial para os Estados”, completa Alcântara.

Fonte:El País

quinta-feira, 26 de março de 2020

ASBRAN, Associação Brasileira de Nutrição, lança guia para orientar população sobre alimentação em tempos de COVID-19

Gazeta da Torre
Fonte: Associação Brasileira de Nutrição
A Associação Brasileira de Nutrição -  ASBRAN lançou nesta quarta-feira, dia 25, o GUIA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM TEMPOS COVID-19. A publicação visa informar a população, de maneira prática e com linguagem de fácil entendimento, sobre a necessidade de mudanças de hábitos alimentares e adoção de medidas que contribuam para o fortalecimento do organismo, além do adequado armazenamento e aproveitamento de alimentos neste período de enfrentamento da doença no país.

"A quarentena implantada em muitos estados para evitar o aumento da contaminação por Coronavírus nos impôs uma desaceleração. Estamos tendo mais tempo para refletir e oportunidade para mudar hábitos, especialmente os alimentares. Nosso objetivo com este guia é ajudar as famílias na preparações das refeições e incentivar a 'comida de verdade', com aproveitamente integral dos alimentos, combatendo o desperdício", disse a presidente da ASBRAN, Ruth Cavalcanti Guilherme.

A alimentação saudável é primordial para a saúde e é especialmente importante para manter o sistema imunológico em ótimas condições. É uma ferramenta para o fortalecimento e não cura da COVID-19, ressalta Ruth. "Não há receitas milagrosas e devemos combater as notícias fakes que colocam em risco a saúde de muitas pessoas. Agora é preciso reforçar a imunidade, seguir rigorosamente as medidas de higiene necessárias para evitar as contaminações e manter o distanciamento social."

A presidente da ASBRAN disse ainda que este momento é oportuno para a sociedade repensar as rotinas que deram lugar aos fastfoods, aos alimentos industrializados ricos em sódio, açúcar, gordura trans e que nos levaram a altas taxas de obesidade em várias faixas etárias.

O GUIA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM TEMPOS COVID-19 traz várias dicas para compras, higienização, congelamento e armazenamento de alimentos, entre outras informações.



segunda-feira, 23 de março de 2020

Formas de entreter as crianças online

Gazeta da Torre

Conteúdos infantis em serviços de streaming, livros digitais para crianças e atividades educativas online podem ser uma boa distração para o isolamento

A quarentena do coronavírus também deve ser respeitada pelas crianças, resultando, inclusive, na suspensão das aulas. Com os filhos em casa, muitos pais precisam usar a criatividade para entreter e educar os pequenos durante a quarentena. Desenhos animados em serviços de streaming, livros digitais para crianças e atividades educativas online podem ser uma boa opção para distrair as crianças. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com sete ferramentas online que ajudam a divertir os filhos durante o isolamento do coronavírus.

Leitura

Na web você pode encontrar a interessante plataforma Espaço de Leitura (espacodeleitura.labedu.org.br), é muito mais do que um ambiente para o consumo de histórias infantis. Além dos contos, a plataforma disponibiliza uma série de recursos para enriquecer a aprendizagem das crianças no que diz respeito à aquisição e ao desenvolvimento da linguagem. É possível, por exemplo, alternar entre diferentes formas de leitura e brincar com jogos que trabalham os conteúdos abordados nas narrativas. Embora a criança possa navegar pelo Espaço de Leitura sozinha, o site fornece orientações para que os pais saibam como aprimorar a experiência de aprendizagem dos filhos.

Atividades de colorir online

Atividades de colorir são ótimas para relaxar tanto adultos quanto crianças. Na falta de giz de cera para entreter os pequenos, o mouse pode quebrar um galho. Sites como Colorir Online (colorir-online.com) permitem que as crianças pintem desenhos com animais, castelos, piratas, princesas e muitos outros temas. Se desejar, o responsável pode imprimir a arte.

Contação de histórias no Instagram

Existem perfis no Instagram que são dedicados à contação de histórias infantis. A atividade, que pode ser assistida por pais e filhos, entretém ao mesmo tempo em que ajuda a transmitir valores e desenvolver o gosto pela leitura. Alguns dos perfis que contam histórias são @fafaconta, @maequele, @carollevy e @marinabastoshistorias.

Por Ana Letícia Loubak

Aplicativo estimula a população a praticar exercícios físicos dentro de casa

Gazeta da Torre
 Foto: Marcos Pastich/PCR

A Prefeitura do Recife lançou o aplicativo Movimenta Recife, que tem o objetivo de estimular e orientar a população a praticar exercícios físicos sem sair de casa. O aplicativo faz parte das 112 medidas já anunciadas pelo prefeito Geraldo Julio para a contenção da Covid-19, e foi elaborado para minimizar o impacto da suspensão do funcionamento das Academias Recife, das Academias da Cidade e do Caminhão da Malhação, além da recomendação da suspensão do funcionamento das academias de ginástica privadas.

O aplicativo já está disponível no sistema Android e estará em breve também no iOS, contendo videoaulas de ginástica e dança para serem praticadas em casa. As três atletas olímpicas que integram a equipe esportiva da Prefeitura do Recife – Yane Marques, Cisiane Dutra e Joanna Maranhão – gravaram vídeos para explicar o funcionamento do APP e dar orientações aos usuários. E as videoaulas foram gravadas por professores de Educação Física que trabalham nas 19 Academias Recife e nas 42 Academias da Cidade.

“As aulas focam em atividades que podem ser feitas em casa, com utensílios domésticos, e contemplam os níveis básico, intermediário e avançado, de acordo com o perfil de cada pessoa”, destaca a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça. Após baixar o aplicativo, o usuário tem acesso a um tutorial explicativo em formato de texto, passa por um cadastro com informações básicas e em seguida escolhe o nível das atividades que pretende praticar.

Haverá também vídeos com atividades de dança e práticas integrativas. “Estamos gravando vídeos com Yoga, Automassagem, Meditação e práticas e técnicas ligadas ao Tai Chi Chuan. São vídeos bem explicativos, de aproximadamente meia hora, que ensinam o básico e os detalhes de cada prática, facilitando para o usuário realizá-la em casa. As atividades são eficazes para combater o estresse, acalmar a mente, melhorar o equilíbrio físico e mental e aumentar a imunidade daqueles as exercitam”, explica o coordenador das Práticas Integrativas da Secretaria de Saúde do Recife, Nícolas Augusto.

Para baixar o aplicativo:

- Entrar na Play Store e digitar movimentarecife

- Ou acionar o link:

quarta-feira, 18 de março de 2020

Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) emite nota sobre pandemia do novo coronavírus e faz alerta


Fonte – Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)


A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2) como pandemia. O vírus, causador da doença COVID-19, colocou em estado de atenção a população brasileira, que agora busca orientações sobre como se prevenir e se comportar. Neste momento, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) recorda o alerta do Guia Alimentar para a População Brasileira, de que “há muitas informações sobre alimentação e saúde, mas poucas são de fontes confiáveis” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2014).

Neste sentido, também é motivo de preocupação informações que circulam nas redes sociais (cards, áudios e vídeos) com orientações sobre supostas terapias milagrosas no campo da nutrição. Alimentos, superalimentos, shots, sucos e até soroterapias por infusão endovenosa de nutrientes (vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes e outros nutrientes e compostos) estão sendo alardeadas como capazes de prevenir ou combater o coronavírus por meio do fortalecimento do sistema imunológico.

Entretanto, o CFN informa que NÃO EXISTEM PROTOCOLOS TÉCNICOS NEM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS QUE SUSTENTEM ALEGAÇÕES MILAGROSAS. Certamente, uma alimentação rica em micronutrientes (minerais e vitaminas) associada a substâncias bioativas (não nutrientes) presentes em alimentos que possuem atividade de redução do risco de doenças, se utilizados de forma habitual, podem condicionar um sistema imunológico mais eficiente, com menor risco de doenças. Entretanto, é importante ter consciência que tais hábitos não nos livram da responsabilidade de adotar as medidas preventivas recomendadas.

A alimentação saudável depende de uma diversidade alimentar, não de supostos superalimentos isolados, e deve ser adequada a cada indivíduo conforme assistência prestada pelo NUTRICIONISTA. A prescrição dietética POR NUTRICIONISTA envolve o plano alimentar e deve ser elaborada com base nas diretrizes estabelecidas no diagnóstico de nutrição, que consiste na identificação e determinação do estado nutricional do paciente, elaborado com base na avaliação do estado nutricional e durante o acompanhamento individualizado e presencial.

Neste sentido, o CFN destaca as seguintes recomendações:

À população em geral: 1) adotem rigorosamente as medidas preventivas e protetivas ao coronavírus indicadas pelo Ministério da Saúde; 2) que fujam de promessas milagrosas envolvendo alimentos e terapias nutricionais; 3) que acessem informações sobre alimentação de fontes confiáveis; 4) que conheçam o Guia Alimentar para a População Brasileira; 5) se desejarem orientação nutricional, que procurem um Nutricionista;

Para os nutricionistas, nos termos do Código de Ética e Conduta: 1) que analisem criticamente questões técnico-científicas e metodológicas de práticas, pesquisas e protocolos divulgados; 2) que se mantenham atualizados; 3) que observem que é nosso dever, ao compartilhar informações sobre alimentação e nutrição nos diversos meios de comunicação e informação, ter como objetivo principal a promoção da saúde e a educação alimentar e nutricional, de forma crítica e contextualizada e com respaldo técnico-científico; 4) aos que se mantiverem atuando profissionalmente, que atendam as orientações das autoridades sanitárias quanto à proteção individual e possibilidades de quarentena; 5) aos que pretendem manter atendimento clínico não presencial, que atendam ao Art. 36 da Res./CFN 599/2018; 6) a todos os que se mantiverem atuando, que orientem seus clientes sobre a importância de respeitar as medidas preventivas e protetivas ao coronavírus indicadas pelas autoridades sanitárias;

Para os governantes: que fortaleçam políticas de segurança alimentar e nutricional destinadas à garantir a alimentação adequada e saudável da população, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade social, neste momento em que medidas de isolamento social podem comprometer a renda familiar e, portanto, restringir o acesso a alimentos de qualidade em quantidade suficiente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

terça-feira, 17 de março de 2020

Prefeitura da Cidade do Recife proíbe eventos com mais de 50 pessoas e recomenda bares e restaurantes a operar com 50% da capacidade

Gazeta da Torre
O Comitê Municipal de Resposta Rápida, instalado pela Prefeitura do Recife desde janeiro, com foco na elaboração de estratégias, monitoramento e contingenciamento da Covid-19 apresentou, na tarde desta terça-feira (17), um conjunto de novas 11 ações preventivas contra o coronavírus. Entre as medidas anunciadas pelo prefeito Geraldo Julio, que coordena pessoalmente o comitê, estão a proibição da realização de eventos públicos e privados com mais de 50 pessoas, o estabelecimento de parceria com Tribunal de Contas de Pernambuco para a otimização das aquisições e contratações necessárias às ações emergenciais do Plano Municipal de Contingenciamento COVID-19. Será recomendado ainda que bares e restaurantes funcionem com 50% da sua capacidade e que os Shoppings Centers reduzam o horário de funcionamento das 12h às 20h, com 50% dos lugares nas Praças de Alimentação. 

O prefeito Geraldo Julio afirmou que as ações vão sendo tomadas diariamente, com a avaliação do cenário da nova doença. “No trabalho diário que estamos fazendo no plano de contingência, decidimos mais 11 ações do Plano de Contingência do município. A primeira é uma medida restritiva em que vamos proibir os ventos públicos e privados com mais de 50 pessoas. Antes, fizemos essa restrição com 500 pessoas e agora vai para 50. Nós continuamos trabalhando, acompanhando os resultados, a evolução dos casos e contando sempre com o apoio da população”, afirmou. O gestor disse ainda que neste momento é preciso que as pessoas cumpram a recomendação e fiquem em casa. “Quero também fazer um registro que todas as atividades que estão sendo suspensas, é muito importante que as pessoas permaneçam em casa e que só saiam para as atividades necessárias. Recomendar mais uma vez que os idosos permaneçam em casa”, enfatizou.

Com 11 medidas divulgadas nesta terça (17), Plano de Contingenciamento chegou a 91 ações. As demais iniciativas divulgadas hoje incluem a recomendação para que instituições públicas e privadas funcionem em horários distintos, com o objetivo de reduzir a concentração de pessoas no Transporte Público. A partir da próxima quinta (19), as secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife já funcionarão desta maneira. Será feita ainda a recomendação para que as Igrejas tomem medidas que evitem o contato pessoal nas suas dependências. As recomendações já passam a valer a partir desta quarta-feira (18).

O secretário de Saúde Jailson Correia falou sobre a importância da parceria com o Tribunal de Contas. “Uma série de medidas estão sendo tomadas ao longo dessa semana, indo para mais de 90 ações acumuladas desde o dia 28 de janeiro, mas tem uma série de ações que a situação de emergência exige uma aceleração dos processos por exemplo da aquisição de equipamentos, insumos, contratação de serviços e pessoal, por isso essa parceria com o Tribunal de Contas é tão importante”, destacou.

Também foi adiado o Concurso Público para Agentes Comunitários de Saúde, previsto para o próximo sábado (22), com previsão de reunir 9 mil candidatos. As aulas das 17 Escolas Profissionalizantes do município, que concentram 5,5 mil alunos, também foram suspensas. A Prefeitura do Recife vai ainda renovar automaticamente as credenciais de estacionamento especial até o dia 30/04 e a concessão automática para gratuidade nas vagas de Zona Azul para os idosos, sem necessidade de atendimento presencial, por meio do aplicativo Zona Azul Digital.

Confira as 11 ações divulgadas 
nesta terça-feira (17):

Proibição da realização de eventos públicos e privados com mais de 50 pessoas;

Estabelecimento de parceria com Tribunal de Contas de Pernambuco para a otimização das aquisições e contratações necessárias às ações emergenciais do Plano Municipal de Contingenciamento COVID-19.

Recomendação a instituições públicas e privadas para que adotem horários alternativos de funcionamento, de forma a diminuir a concentração de passageiros no transporte coletivo.

As Secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife funcionarão, a partir do dia 19/03/2020, em horários distintos com o objetivo de diminuir a concentração de servidores no transporte coletivo.

Recomendação para que bares e restaurantes reduzam em 50% a sua capacidade com a retirada de mesas e cadeiras.

Recomendação aos shoppings centers para que funcionem em horário reduzido, das 12h às 20h, com redução de 50% dos lugares na Praça de Alimentação.

Recomendação às igrejas para que adotem medidas restritivas do contato pessoal.

Adiamento do concurso público para Agentes Comunitários de Saúde, que reuniria 9 mil candidatos no dia 22/03/2020.

Suspensão das aulas dos 5,5 mil alunos das escolas profissionalizantes da Prefeitura.

Renovação automática das credenciais de estacionamento especial até 30/04/2020;


Concessão da gratuidade de Zona Azul para Idosos sem necessidade de atendimento presencial.

Fonte: Prefeitura da Cidade do Recife

segunda-feira, 16 de março de 2020

Você conhece o FGC?

Gazeta da Torre
Saiba mais sobre a segurança que ele oferece para alguns investimentos da renda fixa

Num período turbulento em relação aos investimentos da renda variável, da bolsa, muitas pessoas que começaram a investir de forma mais arrojada, se sentiram ameaçados e o gosto amargo das perdas e com isso já não vem se achando tão seguros e arrojados nos investimentos, hora de saber como se portar e de assumir o seu perfil de fato ou simplesmente balancear melhor a carteira, e na renda fixa o FGC é uma ferramenta de proteção e tranquilidade ao investidor, vale a pena conhecer um pouco melhor, até porque o que ele protege não está só nos grandes bancos, o que torna atrativo investir em bancos de menor porte, que no geral oferecem um retorno maior, tendo o mesmo elemento de segurança dos grandes bancos.

O FGC – Fundo Garantidor de Crédito – é uma ONG, uma entidade privada, que dá tranquilidade para o investidor. Até 250 mil reais, por CPF ou CNPJ, por instituição, está protegido no caso de aquela instituição “quebrar”. Esse benefício é limitado até 1 milhão por investidor. Ou seja, se você tiver investimentos de até 250 mil reais em até quatro instituições diferentes, e todas elas “quebrarem”, você consegue o resgate do montante. A validade é de 4 anos. Ou seja, se você usou desse benefício, 4 anos depois pode usar novamente.

Muita gente se pergunta como o FGC cria esse lastro para dar essa tranquilidade ao investidor. A cada produto que é coberto pelo FGC e você faz um aporte, 0,0125% é destinado para esse lastro. Assim, vai se constituindo essa segurança! Poupança, CDB, LCI, LCA, LC e RDB. Todos esses produtos, e até o valor que esteja em conta corrente, têm a proteção do FGC. Assim como o RDC das Cooperativas de Crédito, que é protegido pelo FGCoop.

Hoje, o prazo médio para o processo de devolução pelo FGC é de três meses, com casos em que esse tempo foi de apenas duas semanas e outros que ultrapassaram a expectativa e chegou a quatro meses. Isso depende dos trâmites da instituição e dos investimentos.  Importante ressaltar que os brasileiros que moram fora do país, mas mantém os investimentos no Brasil, também têm acesso a essa mesma proteção nos produtos cobertos pelo FGC.

Assim, a garantia de investir nos grandes bancos, nesses produtos que aqui relacionei, são as mesmas para fazer através de corretoras nos bancos de pequeno e médio porte. A diferença é que nesses o investidor tem acesso a uma rentabilidade melhor. Com essa segurança, é possível arrojar um pouco mais!

                                                           Grande abraço e até a próxima,
Leandro Trajano
Instagram:  @personalfinanceiro

O salto do feminismo sobre a trincheira da bola

Gazeta da Torre
A árbitra Edina Alves no Brasileirão
Além da luta por valorização das mulheres atletas, movimentos feministas ganham influência dentro e fora dos clubes, colhendo avanços ao enfrentar o machismo no futebol.

No último ano, as mulheres celebraram importantes conquistas em sua jornada pelo circuito da bola para ocupar espaços historicamente reservados ao protagonismo dos homens. A Copa do Mundo feminina, disputada na França, bateu recordes de audiência e faturamento. Pela primeira vez, os times da Série A mantiveram, por obrigação imposta pela CBF e Conmebol, equipes profissionais femininas. O Brasileirão masculino voltou a ter, após um hiato de 14 anos, uma mulher (Edina Alves) como árbitra principal em seus jogos. Não bastasse a reivindicação por mais investimentos na modalidade, os movimentos feministas também começam a influenciar decisões, contratações e campanhas institucionais dos clubes. É a valorização das mulheres atletas ganhando merecido espaço.

Breiller Pires

sábado, 14 de março de 2020

PREVENÇÃO - Essa é a palavra chave

Gazeta da Torre
A palavra “prevenção” surge no contexto da promoção da saúde, como um conjunto de atitudes que devemos tomar por antecipação, de modo a evitar determinados acontecimentos. Ou seja, surge no sentido de “precaução” ou de evitar determinados riscos.

Neste sentido, a prevenção e promoção de saúde surgem também associadas à mudança de atitudes de modo a efetuar uma eficaz prevenção de doenças.

sexta-feira, 13 de março de 2020

TRENDS DE VERÃO 2020

Gazeta da Torre
 LOOK: BLUSA (Puff Sleeves)
As tendências mais fortes de verão modernizam o guarda-roupa e ajudam a deixar as mulheres ainda mais lindas.

Laise, linho, mangas bufantes e jeans são algumas das tendências que irão abrilhantar a nova temporada e que já estamos IN LOVE!

Mas, como visualizar todas estas tendências na hora de escolher o que vestir?

Para não ter dúvidas, a nossa Consultora de Moda e Estilo, Fatima Fradique, montou um verdadeiro guia com tudo que você precisa para entrar na temporada mais quente do ano com muito charme e estilo.

CONFIRA ABAIXO:

1)LOOK: BLUSA (Puff Sleeves)

As mangas bufantes, também conhecidas como Puff Sleeves, foram as queridinhas dos anos 80 e agora são revival desta temporada, e vêm com uma nova leitura para os tempos atuais com um toque de modernidade e muito estilo. Elas estão presentes em várias peças: Vestidos, bodys, blusas ou croppeds, desde as mais discretas às mais chamativas.

Fica a Dica: Procure equilibrar a produção evitando peças volumosas na parte de baixo, e caia nessa trend sem erro!

2)LOOK: VESTIDO (Laise)


A laise vai dominar o verão! De origem francesa, mas tem um jeitinho do verão brasileiro. O tecido laise não aparecia como protagonista no cenário fashion há alguns tempos, mas desde 2018 a trama vem mostrando sinais de que voltou para ficar, saindo do óbvio e conquistando novas cores e modelagens, provando toda sua versatilidade e poder feminino além do clássico branco. Impossível passar o verão sem ele! 

3)Look: CONJUNTINHO (Linho)


O famoso conjuntinho está de volta, priorizando a praticidade pelo look único. É de linho, fresquinho, versátil e pode ser usado junto em composição monocromática ou separado em composição clássica ou mesmo descolada. Vale a pena investir!

4)LOOK: VESTIDO JEANS (Plus Size)


Jeans: tecido mais democrático não existe! Independente de sua idade, ele veste sempre com jovialidade. A tendência do look total jeans, traz uma releitura dos anos 90 e renova-se cada vez mais forte. O segredo é valorizar a modelagem para ficar um look estiloso, bem coordenado e nada monótono. Com ele você vai do trabalho ao happy hour sem erro!

Espero que vocês aprovem as dicas e arrasem em suas produções!

Banco de bolso: digitalização já determina dinâmica desse mercado

Gazeta da Torre
 A diretora-executiva do banco digital BS2, 
Juliana Guimarães
O sistema bancário tradicional precisa possibilitar experiências totalmente digitais aos clientes e entender que, atualmente, ter o banco no bolso é muito mais conveniente, pois as pessoas não precisam mais de um banco, elas precisam apenas de serviços bancários – como pagar, receber, fazer um investimento e contratar um crédito. Essa ponderação a respeito da necessidade de modernização dos bancos foi feita pela diretora-executiva do banco digital BS2, Juliana Guimarães, em entrevista ao UM BRASIL, (Plataforma multimídia composta por entrevistas, debates e documentários com grandes nomes do meio acadêmico, intelectual e empresarial) uma realização da FecomercioSP.

“Hoje, nós consumimos produtos e serviços de forma digital. Por que não levar isso para a vida financeira das pessoas? O banco, como instituição, nunca foi querido pelas pessoas. Em linhas gerais, não são instituições benquistas e, muitas vezes, trabalham com morosidade, com filas e com tarifas não tão transparentes e dispendiosas”, pontua.

Na entrevista, a diretora do BS2 explica que a digitalização é mais do que uma tendência do mercado financeiro, já é uma mudança comportamental do consumidor, e isso está criando uma dinâmica no mercado a ponto de fazer com que bancos tradicionais se movimentem e aprimorem os canais digitais para poderem competir em condições de igualdade com bancos digitais e fintechs, no sentido de criar experiências para os clientes por meio de ferramentas tecnológicas – a experiência de ter todos os serviços bancários disponíveis instantaneamente.

Outro ponto que comenta é o de que realizar educação financeira no Brasil é um trabalho desafiador, principalmente quanto à eficiência na comunicação com a população a respeito de assuntos financeiros.

“O Brasil é o país com um dos menores índices de poupança do mundo. Há uma pesquisa da Anbima [associação dos mercados de capitais] tentando entender por que o brasileiro poupa tão pouco. A primeira resposta que nos vem à cabeça é que isso acontece porque elas ganham pouco. Mas essa pesquisa chegou à conclusão de que as pessoas poupam pouco no Brasil porque os agentes financeiros se comunicam de uma forma pouco sedutora e convidativa, que não desperta essas pessoas para a importância disso”, pondera.

Ela contextualiza esse ponto ao comentar que muitos agentes do mercado tentam ensinar pessoas leigas a poupar por causa de “X% do CDI ou da Selic”, o que não surte efeito, analisa. “É uma linguagem realmente muito pouco sedutora.”

Ciclo sustentável de crescimento

Ao pôr em perspectiva a conjuntura do Brasil, Juliana ressalta que o caminho para a desburocratização do País será por meio do andamento de reformas estruturais – como a Trabalhista e a Tributária –, de mais seriedade nos contratos e do cumprimento do que está estabelecido em regra. “Se formos por esse caminho de segurança jurídica e da desburocratização dos processos, isto é, uma redução do alto custo Brasil, será benéfico para todo mundo, já que isso melhora o nível de serviço e tende a reduzir os custos”, conclui.

UM BRASIL

quinta-feira, 12 de março de 2020

Recife celebra 483 anos com espetáculos, shows passeios e muito mais

Gazeta da Torre
O Boi Voador estará na programação 
Comemorando 483 anos de cultura, resistência, praia, rios, mangues, pontes e histórias que atravessam nossa gente e nossa geografia, a Prefeitura do Recife preparou uma extensa programação em celebração ao aniversário da cidade, que começou na quarta-feira (11), véspera do dia da capital mais ensolarada do Brasil, e não acaba nem depois que o boi voar. Serão atividades de lazer, culturais, entrega de equipamento de saúde, prestação de serviço à população e muito bolo: um quilo para cada ano celebrado.

Na quinta-feira (12), a festa começa na nascente de mais um equipamento de saúde para atender à população do Recife. Beneficiando cerca de 12 mil pessoas, a Upinha Vila Arraes está localizada na Várzea. Com um investimento de R$ 2,8 milhões, a Unidade de Saúde da Família (USF) vai funcionar 24 horas, garantindo a ampliação da cobertura em Saúde da Família do bairro.

Para celebrar a capital pernambucana, o Parabéns para Você este ano acontece em mais um bairro da cidade. Depois do Alto Santa Terezinha, que recebeu o bolo de aniversário em 2019, a Várzea sedia os festejos deste ano, ao final da inauguração da Upinha. A mais saborosa das tradições do aniversário do Recife terá 483 kg, um por ano de história, e será distribuída ao público em mais de três mil fatias individuais.

O Recife respira inovação e criatividade. Aqui, o presente e o passado formam uma intensa diversidade cultural. O aniversário da cidade rememora também a vida de Chico Science que, se estivesse vivo, completaria 54 anos, na próxima sexta-feira (13). Celebrando este ícone pernambucano e também os 25 anos do movimento Mangue Beat, a Prefeitura do Recife, em parceria com o Som na Rural, realiza o Baile Back to the Mangue, nesta sexta, no Pátio de São Pedro.

O evento promoverá os novos trabalhos de veteranos do Movimento e atualizará a cena com a plateia e convidados que cresceram embalados ao som destes artistas. A programação será a partir das 19h, com apresentações de Renato L, Fred 04, Maciel Salu – com participações de Isaar, Fábio Trummer (Banda Eddie) e Cannibal (Devotos), além de Combo X, com participação especial de Maia (Lamento Negro) e Pácua (Via Sat).

Além das atrações musicais, o evento também vai reunir memórias afetivas ligadas ao Movimento Mangue Beat e a Chico Science, com o Museu Efêmero. Também serão expostas as criações do artista visual e ilustrador Edival Jr., desenvolvedor da ilustração que inspirou a criação do Back to the Mangue.

Reconhecido no Prêmio Nacional do Turismo 2019 como a Melhor Iniciativa de Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo, o espetáculo O Boi Voador entra em cena, pelo terceiro ano consecutivo, na Praça do Marco Zero, no próximo domingo (15), às 18h. Até lá, várias intervenções com atores serão realizadas nos shoppings e espaços públicos da cidade, convidando e instigando a população para assistir à peça. No dia do evento, atores estarão espalhados pelo bairro, interagindo com o público. O Boi Voador é um evento realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, em parceria com a Metron Produções.

A dramatização resgata o período holandês da cidade, com foco principal na inauguração da primeira ponte recifense. Mais de 90 atores tomam conta do principal ponto turístico da cidade retratando o século 17, quando o Conde Maurício de Nassau prometeu fazer um boi voar. Edificações do bairro serão usadas como cenário, que contará ainda com uma réplica da antiga Ponte do Recife. O ápice da apresentação será o momento do voo do boi, que sairá da Associação Comercial para uma torre armada no Marco Zero, com queima de fogos e trilha sonora. A Prefeitura do Recife estará com o estacionamento aberto e haverá serviços gratuitos de transfers, das 16h às 21h.

Em parceria com a Ekaut, a Secretaria de Turismo do Recife criou um um rótulo comemorativo para o 483º aniversário da cidade. As cervejas serão comercializadas a partir do domingo (15), durante o espetáculo O Boi Voador.

E como já é de praxe, domingo é também dia de Ciclofaixa de Turismo e Lazer. Os 36,5 km exclusivos para bicicleta estarão disponíveis, das 7h às 16h. A partir das 8h30 haverá um passeio ciclístico saindo da Avenida Alfredo Lisboa em celebração aos aniversários de Recife e Olinda. Inscrições e mais informações pelo site: minhasinscricoes.com.br/evento/PasseioCiclistico.

Outra opção é utilizar os roteiros que estarão disponíveis via QR Code na estação do BIKE PE da Avenida Rio Branco. De lá, os ciclistas podem optar pelo Circuito da Poesia, Recife dos Grafites e da Arte de Rua ou ainda o Roteiro Contemplativo do Bairro do Recife e Boa Vista.

O Olha! Recife, projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, ofertará, no sábado (14), um passeio de catamarã em homenagem ao aniversário da cidade. A embarcação sai às 9h, do Catamaran Tours. Há também a opção de passeio a pé, no domingo (15), com o tema Boi Voador, a partir das 14h. Os participantes vão conhecer a história Recife Holandês, passando pela Praça do Arsenal, Rua do Bom Jesus, Praça da República. O tour termina na Praça do Marco Zero, onde será realizado o espetáculo O Boi Voador. Para garantir a vaga será necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir desta sexta-feira (13).


MAIS BOLO, HINO E VISITA AO MUSEU


 No Museu da Cidade, equipamento gerido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, também vai ter bolo, além de uma extensa programação, que só acaba no próximo dia 3 de abril. Nesta quinta-feira (12), a partir das 16h30, acontecerá o evento Bandeira Sempre no Alto, com troca da bandeira do Recife e apresentação do Coral Novo Milênio, que cantará o hino da cidade com a participação do Coral Novo Milênio, alunos e visitantes. O evento acaba com gosto de chocolate, no corte de mais um bolo para celebrar a aniversariante de tantos atributos cultuais e históricos.

Mas a programação continua no Museu até o próximo dia 3 de abril, com um convite para estudantes de escolas particulares e públicas se aventurarem pela história  recifense, participando da visita teatralizada "Recife: Nossa História”. Realizada nas instalações do Museu, no Forte das Cinco Pontas, a vivência é comandada pelo ator Paulo André, que vive um arqueólogo, e pela equipe do Educativo do Museu. Entre charadas, brincadeiras e muita informação, a visita termina com a sensibilização sobre a importância de cultivar a cidadania todos os dias para colher futuros mais felizes e férteis para o Recife. Escolas das redes pública e particular interessadas em participar devem solicitar o agendamento pelo e-mail educativomcr@gmail.com ou pelo telefone (81) 3134-3761.


 DESFILE DAS AGREMIAÇÕES CAMPEÃS

Brinquedos e brincantes da cultura popular não poderiam ficar de fora das comemorações do aniversário do Recife. No próximo dia 21, a partir das 16h, no Boulevard Rio Branco, desfilam os primeiros colocados do Grupo Especial do Concurso de Agremiações do Carnaval 2020, realizado pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultuara Cidade do Recife. Ao todo, irão se apresentar 11 agremiações, vencedoras das categorias Troças Carnavalescas, Clubes de Frevo, Clubes de Boneco, Blocos de Pau e Corda, Maracatus de Baque Solto, Maracatus de Baque Virado, Caboclinhos, Tribos de Índios, Bois de Carnaval, Ursos (La Ursa) e Escolas de Samba. São elas: Abanadores do Arruda, Clube das Pás, O Menino do Pátio de São Pedro, Amante das Flores de Camaragibe, Estrela Dourada de Buenos Aires, Nação Porto Rico, Tribo Indígena Kapinawá, Índios Tabajaras de Goiana, Boi Maracatu, Urso Cangaçá de Água Fria e Galeria do Ritmo.


 Confira a programação 


 PROGRAMAÇÃO



Inauguração Upinha Vila Arraes e Corte do Bolo Gigante

Data: 12/03 (quinta-feira)

Local: Avenida Afonso Olindense s/n
Horário: 9h



Back to the Mangue

Data: 13/03 (sexta-feira)

Local: Pátio de São Pedro

Horário: a partir das 18h

19h - Renato L
20h - Fred 04
21h - Maciel Salu e Banda, com participação especial de Isaar, Fábio Trummer (Banda Eddie) e Cannibal (Devotos)
23h - Combo X, com participação especial de Maia (Lamento Negro) e Pácua (Via Sat)



Olha! Recife no Rio

Data: 14/03 (sábado)

Roteiro: Recife e suas pontes

Horário: 9h

Saída: Catamaran Tours

Inscrições: www.olharecife.com.br, a partir desta sexta-feira (13)



Olha! Recife a pé

Data: 15/03 (domingo)

Roteiro: Boi Voador

Horário: 14h

Saída: Praça do Arsenal

Inscrições: www.olharecife.com.br, a partir desta sexta-feira (13)



Passeio Ciclístico Encontro Das Cores

Data: 15/03 (domingo)

Horário: 8h30

Local: Avenida Alfredo Lisboa - Ciclofaixa de turismo e lazer

Inscrições: https://minhasinscricoes.com.br/evento/PasseioCiclistico



O Boi Voador

Data: 15/03 (domingo)

Horário: 18h
Local: Praça do Marco Zero



Desfile das campeãs do Concurso de Agremiações

Data: 21/03 (sábado)

Horário: 16h

Local: Boulevard Rio Branco