segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Primavera dos Museus - MAB


Gazeta da Torre
Fonte:Museu da Abolição/MAB


A 12ª edição da Primavera dos Museus com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, convida o público e as instituições museais a refletirem sobre o lugar da educação nos museus brasileiros e sobre os desafios e perspectivas dessa modalidade educacional. A programação do Museu da Abolição/MAB, para este período, dá destaque à PNEM a partir do Seminário de Educação Museal: das incertezas, os Futuros, planejado em parceria com o Paço do Frevo, o Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães e a Remic/PE.

O evento lança a Política Nacional de Educação Museal - PNEM em Pernambuco e fomenta a reflexão e as práticas sobre a educação em museus.

A ação será desenvolvida de forma participativa, entre os dias 17, 18 e 19 de setembro, das 14h às 19h, no MAB, com oficinas e debates, promovendo a interação entre os participantes de modo a pensar caminhos a serem trilhados quanto ao desenvolvimento das praticas que traçam o presente e o futuro da educação em museus. Programas, projetos e ações educativas contribuem com a formação dos indivíduos e da coletividade, além de auxiliarem na consolidação da função social dos museus.

A Política Nacional de Educação Museal (PNEM), construída coletivamente entre diferentes setores da sociedade e museus de todo o país, com apoio do IBRAM, representa o fortalecimento da dimensão educativa dos museus, e subsidia a atuação dos educadores e gestores desses espaços.


Além do Seminário, o MAB apresentará ao público o Memorial do Sobrado Grande da Madalena, com abertura prevista para o dia 21 de setembro, às 15h, em comemoração aos 35 anos de abertura da instituição.

O Memorial é fruto de uma parceria com os cursos de Turismo/ UFPE, Professora Isabela Morais, e Design/UFPE, Professora Kátia Araújo, que desenvolveram projetos com seus alunos para a pesquisa documental de conteúdo e no design que apresenta o memorial.

Os temas abordados irão desde a história da ocupação do espaço geográfico, no qual o casarão está inserido, a partir do período colonial, dando destaque a personagens importantes da nossa história; passando pelo engenho da Madalena, que dá nome ao casarão e posteriormente ao bairro e pelas transformações ocorridas ao longo do tempo que resultaram nas ocupações urbanas, em terras antes rurais; até as transformações da casa original do engenho que resultaram no Sobrado Grande da Madalena e seus diversos usos e ocupações.

Serviço:
Primavera dos Museus
17 a 19, 21 de Setembro
Seminário de Educação Museal: 
das incertezas, os Futuros (14h ás 19h)
Inscrições:  pacodofrevo.org.br
Memorial do Sobrado Grande da Madalena (15h)
Local: Museu da Abolição
Entrada: Gratuita
Contato:  mab@museus.gov.br 
(81) 3228.3248

Nenhum comentário:

Postar um comentário