domingo, 23 de setembro de 2018

O método Kumon na Madalena


Fonte: Kumon

A dedicação de um pai 
à EDUCAÇÃO do seu filho 
deu origem ao método

Tudo começou em 1954, no Japão, quando a mãe de um garoto encontrou um teste de Matemática no bolso dele. O nome do garoto era Takeshi Kumon e ele cursava o segundo ano do ensino fundamental. Pelo fato de os resultados do teste não serem tão bons como de costume, a mãe consultou o marido sobre o que fazer. O marido, Toru Kumon, era professor de Matemática do ensino médio. Para lidar com a preocupação da mulher, Toru Kumon logo começou a elaborar folhas de exercícios de Matemática para o filho Takeshi.

Toru Kumon acreditava que o trabalho de um educador era promover a atitude da autoinstrução nas crianças. Então, ele passou por uma série de tentativas e erros ao criar materiais de estudo para que o filho Takeshi fosse capaz de estudar confortavelmente a cada dia e desenvolver continuamente suas habilidades. Com base em sua experiência como professor do ensino médio, Toru Kumon sabia que muitos estudantes tinham problemas no estudo da Matemática por causa de insuficiente habilidade de cálculo. Portanto, ele se concentrou no desenvolvimento da habilidade de cálculo de Takeshi e, para tanto, criou materiais que tornaram possível o filho aprender de forma independente. Isso aconteceu porque, com base na própria experiência de educador, Toru Kumon sabia que os alunos só poderiam desenvolver sólida habilidade acadêmica realizando progressos por conta própria.

Toru Kumon elaborou problemas de cálculo em folhas soltas de papel para Takeshi e os materiais que ele criou a partir de 1955 tornaram-se o protótipo do material didático de hoje.

O que é o método Kumon (Características)

O Kumon é uma metodologia que visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento. Criado por um professor de matemática e pai, preocupado com o processo de aprendizagem do filho, o método Kumon estimula o aluno a gostar de aprender e a se sentir seguro no processo de aprendizagem.
Material didático: Matemática, Inglês, Português e Japonês.

No Kumon, o próprio aluno desenvolve sua capacidade

A grande inovação do método Kumon está no fato de não se ensinar ao aluno como resolver o material proposto. Ele é estruturado de forma a fazer com que o aluno solucione os exercícios sozinho.

Independente de idade ou da série escolar em que seu filho esteja, ele começará os estudos por questões simples para, aos poucos, passar a ter contato com questões mais complexas, sempre adequadas à sua capacidade. Dessa forma, ele terá sempre condições de alcançar a nota 100 (nota máxima). O objetivo é desenvolver no aluno a autoconfiança, o interesse em estudar e aprender por si até que consiga chegar ao seu desempenho máximo. Assim, em cada estudo realizado, ele poderá sentir a satisfação e dizer para si mesmo: “Eu consegui!”, experimentando a alegria de aprender e de expandir, cada vez mais, sua própria capacidade.
*Kumon Unidade Madalena 
Rua José Osório, Madalena 
Fone: (81) 3031.1212

Nenhum comentário:

Postar um comentário