Gazeta da Torre
Na realidade contemporânea, mais que nunca, percebe-se
que Relacionamento e Comunicação são fatores preponderantes para que se seja
bem-sucedido, de forma pessoal, profissional e no mundo dos negócios.
Nós, profissionais que assessoramos a área
organizacional, frequentemente, testemunhamos tal fato e constatamos com muita
nitidez, que as empresas longevas, de sucesso e, consideradas as melhores
empresas para se trabalhar, têm nas pessoas – seus colaboradores - o seu maior
capital e investem maciçamente, em recursos para conhecer seus talentos,
desenvolvê-los e, dessa forma, retê-los, melhor utilizando o seu potencial e
criatividade, para elevar a competitividade e inovação organizacional.
Tais empresas utilizam recursos e ferramentas para
conhecer o perfil de seus líderes e talentos e desenvolvê-los, onde as
competências de Relacionamento Interpessoal e Comunicação, são sem sombra de
dúvidas consideradas essenciais em todos os setores e âmbitos.
São os aspectos sociais, culturais e do próprio perfil
comportamental, que determinam as características de uma pessoa, assim como
aspectos geracionais – época em que a pessoa nasceu.
As empresas bem-sucedidas estão atentas a esses aspectos,
para que,descobrindo formas eficazes de desenvolver e interagir com esse
público, possam mobilizar os seus conhecimentos em favor da inovação das suas
próprias empresas. Conhecimento é poder!
Na atualidade, percebem-se múltiplas gerações interagindo
no mesmo ambiente organizacional, porém, observamos também, que é a Geração Y
(nascidos entre o fim dos anos 1979 e o início dos anos 1990), que ainda
predomina. Essa geração cresceu imersa em um contexto de pleno avanço
tecnológico e são considerados “nativos digitais”. As crianças dessa geração,
conheceram recursos, objetos, serviços, que seus pais nem imaginavam nas suas
infâncias: internet, TV a cabo, microcomputadores, etc.
Conheça algumas características dessa geração, para
melhor se comunicar e se relacionar de forma assertiva com elas:
Pesquisas apontam algumas características muito próprias
dessa geração. Conheça algumas delas para melhor se comunicar e se relacionar
com elas:
Eles são multitarefas, podendo desenvolver várias tarefas
ao mesmo tempo; Têm elevada autoestima; Gostam de desafios e querem fazer tudo
do seu próprio jeito; Lidar com autoridades e com burocracia pode ser um grande
problema; Estão sempre conectados; Boa parte não se adapta às atividades
rotineiras e/ou repetitivas; Gostam de compartilhar suas vidas pessoais na web;
Recebem um grande fluxo diário de informações, entre outras...
Se você é empresário ou convive com pessoas dessa geração
no ambiente familiar, social ou de trabalho, eis algumas dicas importantes:
Invista em um clima organizacional ou familiar harmonioso, agradável,
colaborativo; favoreça a participação, diálogo, geração de ideias,
criatividade; comunicação e Feedbacks constantes serão muito bem-vindos e - quem
sabe? -, usar de flexibilidade, inclusive em questões de horários; Usar a
habilidade desses nativos digitais, ao permitir o uso de celulares e mídias, a
favor do próprio negócio e da empresa pode ser uma boa alternativa ao invés de
simplesmente proibir.
Lembro que o diálogo, o engajamento e a conscientização
são sempre mais eficazes do que o comando e controle.
verasilva.mastercoach@gmail.com
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