domingo, 23 de setembro de 2018

Comunicação, Relacionamento e Geração Y - Como conciliar e obter sucesso!

Gazeta da Torre

Na realidade contemporânea, mais que nunca, percebe-se que Relacionamento e Comunicação são fatores preponderantes para que se seja bem-sucedido, de forma pessoal, profissional e no mundo dos negócios.

Nós, profissionais que assessoramos a área organizacional, frequentemente, testemunhamos tal fato e constatamos com muita nitidez, que as empresas longevas, de sucesso e, consideradas as melhores empresas para se trabalhar, têm nas pessoas – seus colaboradores - o seu maior capital e investem maciçamente, em recursos para conhecer seus talentos, desenvolvê-los e, dessa forma, retê-los, melhor utilizando o seu potencial e criatividade, para elevar a competitividade e inovação organizacional.

Tais empresas utilizam recursos e ferramentas para conhecer o perfil de seus líderes e talentos e desenvolvê-los, onde as competências de Relacionamento Interpessoal e Comunicação, são sem sombra de dúvidas consideradas essenciais em todos os setores e âmbitos.

São os aspectos sociais, culturais e do próprio perfil comportamental, que determinam as características de uma pessoa, assim como aspectos geracionais – época em que a pessoa nasceu.

As empresas bem-sucedidas estão atentas a esses aspectos, para que,descobrindo formas eficazes de desenvolver e interagir com esse público, possam mobilizar os seus conhecimentos em favor da inovação das suas próprias empresas. Conhecimento é poder!

Na atualidade, percebem-se múltiplas gerações interagindo no mesmo ambiente organizacional, porém, observamos também, que é a Geração Y (nascidos entre o fim dos anos 1979 e o início dos anos 1990), que ainda predomina. Essa geração cresceu imersa em um contexto de pleno avanço tecnológico e são considerados “nativos digitais”. As crianças dessa geração, conheceram recursos, objetos, serviços, que seus pais nem imaginavam nas suas infâncias: internet, TV a cabo, microcomputadores, etc.
Conheça algumas características dessa geração, para melhor se comunicar e se relacionar de forma assertiva com elas:

Pesquisas apontam algumas características muito próprias dessa geração. Conheça algumas delas para melhor se comunicar e se relacionar com elas:

Eles são multitarefas, podendo desenvolver várias tarefas ao mesmo tempo; Têm elevada autoestima; Gostam de desafios e querem fazer tudo do seu próprio jeito; Lidar com autoridades e com burocracia pode ser um grande problema; Estão sempre conectados; Boa parte não se adapta às atividades rotineiras e/ou repetitivas; Gostam de compartilhar suas vidas pessoais na web; Recebem um grande fluxo diário de informações, entre outras...

Se você é empresário ou convive com pessoas dessa geração no ambiente familiar, social ou de trabalho, eis algumas dicas importantes: Invista em um clima organizacional ou familiar harmonioso, agradável, colaborativo; favoreça a participação, diálogo, geração de ideias, criatividade; comunicação e Feedbacks constantes serão muito bem-vindos e - quem sabe? -, usar de flexibilidade, inclusive em questões de horários; Usar a habilidade desses nativos digitais, ao permitir o uso de celulares e mídias, a favor do próprio negócio e da empresa pode ser uma boa alternativa ao invés de simplesmente proibir.

Lembro que o diálogo, o engajamento e a conscientização são sempre mais eficazes do que o comando e controle.

Boa sorte! Abraço fraterno! Vera Silva 
verasilva.mastercoach@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário