sexta-feira, 29 de abril de 2016

RENDA RENASCENÇA – TEMA DESTA ÚLTIMA EDIÇÃO DO SPFW - São Paulo Fashion Week



Por Priscilla Portugal – Jornalista e Comunicadora

Eu já sou fã dos trabalhos artesanais na moda – tema, por sinal, desta última edição do SPFW. A renda renascença, então… mas você sabe o que é a renda renascença?

É um trabalho artesal que utiliza linha, lacê e agulha, e é construída sobre um desenho manual feito em papel-manteiga. A técnica surgiu na Itália no século XVI, e foi trazida ao Brasil pelos portugueses. Seu domínio se deu principalmente no nordeste brasileiro, e Pernambuco reúne as duas cidades com maior concentração de rendeiras do país: Poção e Pesqueira. Lá, vivem mulheres que se dedicam à renascença há gerações.


O feitio de roupas assim costuma ser trabalhoso – um vestido curto pode levar até 2 meses para ficar pronto – e, por isso, caro. Mas duram uma vida e, provavelmente, únicas, pois o feito à mão tem essa característica: uma nunca peça fica igual à outra.


Mas por que eu estou falando disso agora? Esta semana, no desfile da Paula Raia, vi a Consuelo Blocker, filha da Costanza Pascolato, autora de blog que apresenta novidades da moda, incrível, com um Martha Medeiros belíssimo (foto acima). Por sinal, a própria Paula Raia, em seu verão 2015, trouxe peças com o elemento, assim como a Água de Coco (verão 2016).

Além da Martha – nome mais conhecido do ramo – a Fátima Rendas e a Nathi Farias também têm um trabalho com esta belíssima renda.

Ah, O bacana é que este material vai da festa mais formal ao dia-a-dia.



2 comentários:

  1. Sempre achei bonita e super confortável. Aqui em Recife existe muitas casas especializadas em renda renascença.

    ResponderExcluir
  2. Esses dois modelitos da matéria são show.

    ResponderExcluir