terça-feira, 25 de agosto de 2015

O PODER DO RELACIONAMENTO HUMANO





“Quando você nasceu, Deus não rogou uma praga para você ser tímido, distraído ou confuso”. Ele lhe proporcionou todas as ferramentas para você completar Sua criação. Michelangelo, ao ser indagado, sobre como era criar uma obra de arte, respondeu: Dentro da pedra já existe uma obra de arte. Eu apenas tiro o excesso de mármore!

Dentro de VOCÊ já existe uma linda obra de arte, a mais bela do universo. Seu grande desafio é retirar o excesso de mármore e completá-la. Nós somos os artistas da nossa Criação! A grande verdade é que você é a pessoa que escolhe ser.

Todos os dias você decide se continua do jeito que é ou muda. A grande glória do ser humano é poder participar de sua autocriação. O Sucesso é ser feliz!” (Roberto Shinyashiki – escritor e palestrante).

As Relações Humanas e seus desafios, no Mundo Contemporâneo.

O grande desafio das Relações Humanas, no mundo contemporâneo, globalizado e extremamente competitivo é, como sinaliza Roberto Shinyashiki, aparar as arestas, tirar o excesso. Excesso de orgulho, de prepotência, de querer saber tudo e sempre ter razão, excesso de EGO. 

O ponto cego predomina e só se enxerga o que a si interessa. Fala-se muito e não se sabe OUVIR. Ignora-se a força transformadora do Feedback e não se compreende “que nós nos conhecemos através do olhar do outro”. Refletir e aceitar feedback pode ser um exercício valioso de autocontrole, extremamente revelador. Um instrumento que viabilizará enfrentar o “espelho”, polir o nosso SER, lapidar as nossas Relações, o nosso comportamento, a nossa maneira de ver o próximo e o mundo e assim deixar aflorar o nosso melhor: a obra de arte, que somos nós, seres humanos.

O SER, O TER e o Equilíbrio necessário.

Escutei, certo dia, que o Século XX foi o século do TER e que o século XXI é o do SER e me coloquei a pensar, se estamos realmente atingindo este nível e esta visão?

O SER nos remete à construção, aprendizado, ajustamento e sustentabilidade; enquanto o TER é frágil, transitório e não gera por si só, autorrealização. Então, proponho fazer uma junção: Trabalhar o SER, para um TER sustentável, saudável e humano.

Muitas vezes, as pessoas que investem apenas no TER, constroem um império material e uma barreira de “solidão”, onde não toca e nem se deixa tocar pelo outro.   Onde os afetos, amizades, relacionamentos sinceros se perdem no tempo e a sua capacidade, suas habilidades e seu potencial muitas vezes ficam obsoletos, sem o devido aproveitamento, por causa do isolamento social. Por que não compartilhar, reconhecer o seu potencial e o do outro? Por que não multiplicar conhecimento ao juntar a sua visão com a do outro? Por que não participar, se sentir “parte de” e contribuir, sendo agente de mudança? 

Todos são capazes, todos têm o que oferecer e são as diferenças individuais que geram “o novo”, que inovam os procedimentos, que oferecem novas perspectivas. É difícil sair da zona de “conforto e segurança”, eu sei, mas não é impossível. Quando se consegue sair, quebrar paradigmas, se percebe que tudo faz mais sentido. Então por que não tentar? O sonho por si só é uma ação inócua, mas se você une a AÇÃO ao SONHO, aí sim existirá uma RENOVAÇÃO.

Percebem-se movimentos crescentes de grupos e pessoas que se voltam para as relações, a participação em grupos, a espiritualidade, a natureza, o meio ambiente. Percebe-se uma busca do ser humano de se harmonizar, de integrar o seu Pensar, Sentir, Agir e viver com mais verdade, saúde e qualidade de vida.  Mas, por que será que é tão difícil acordar? Será que é mesmo necessária uma catástrofe, uma doença, uma separação ou perda, para que se tenha a real noção do que é essencial na vida?

O homem é um ser social que necessita estar em contato com seus semelhantes e o seu sucesso pessoal, profissional e social, depende da habilidade com que se relaciona consigo (relacionamento intrapessoal) e com o próximo (relacionamento interpessoal). Habilidades que, ao contrário do que muitos pensam, não é inata, podem ser realmente desenvolvidas, quando existe vontade, flexibilidade, foco, determinação. No entanto, este processo de desenvolvimento, certamente tem início com o autoconhecimento, com a comunicação eficaz, empática e a escuta do outro.  

Atentemos ao fato de que as pessoas vivem atualmente, muito voltadas para “fora”, para o mundo externo, apontando o que outros fazem de errado, vivendo segundo os preceitos da mídia, ou para dar satisfação aos outros, deixando de viver sua própria verdade. Tende-se também a atribuir a culpa das falhas e fracassos pessoais aos outros. É bom parar para pensar se alguns fatos e reações dos outros, não estão sendo atraídos e provocados pela própria pessoa, com a sua forma de se comunicar distorcida (verbal e não verbal) e o seu comportamento impulsionado por modelos mentais.

Vive-se numa sociedade tão individualista e competitiva, que se acaba por exercer tão pouco a empatia, vivenciar a gentileza e usam-se raramente, no dia a dia, expressões simples, como: “Por favor”, “desculpe”, “muito obrigado/a”, “você tem razão”, “sua ideia foi excelente”. Usamos tão pouco o “olho no olho” e o melhor exercício contra rugas: o sorriso! Difícil é dar o primeiro passo em direção à porta da TRANSFORMAÇÃO.

Mas quando se abre esta porta, cuja chave só você a tem, descobre-se o Poder das Relações Humanas e um horizonte de possibilidades onde a evolução e o sucesso sustentável se torna real. Como diz o famoso filósofo Heráclito, de Éfeso: ”A única coisa que não muda é que tudo muda.” Tudo está em constante movimento e mutação.  Algumas pessoas dizem: “Eu SOU assim, não posso mudar”. Na realidade será que o termo mais apropriado não seria “Eu ESTOU assim?”. O poder está dentro de nós! Podemos sim, ir além... Podemos sempre SER MAIS e MELHOR. Enfim, agir pro-ativamente para que a nossa vida seja mais feliz, assim como, a das pessoas com as quais convivemos no contexto afetivo, familiar, profissional ou social.

Parafraseando a jornalista Martha Medeiros ”não sigamos como uma manada”.  Não vamos deixar outros escreverem a nossa História! Sejamos o autor dela, escrevendo-a nós mesmos! Vamos explorar mais este nosso poder e nos relacionar melhor, desejar o bem, construir pontes e não cercas. Procuremos nos fazer mais feliz, afinal a vida passa rápido e o que nos resta é o AQUI e o AGORA! Lembre-se: O SUCESSO É SER FELIZ!

Refletir sobre este tema, faz-me um ser humano melhor. Quem sabe valerá à pena, você também fazer uma reflexão?


Abraço fraterno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário