terça-feira, 22 de novembro de 2016

SÃO BRAZ COFFEE SHOP - MODERNIDADE E AFETO NO BAIRRO DA MADALENA

Gazeta da Torre - Fotos de Paloma Amorim

 Unidade Coffee Shop São Braz na Praça Eça de Queiroz, no bairro da Madalena
“Quem não toma café certamente é uma pessoa mais triste!”. A afirmação é da empresária Camila Monteiro, à frente da unidade Coffee Shop São Braz na Praça Eça de Queiroz, no bairro da Madalena. Apaixonada pela bebida secular – favorita também dos pernambucanos, cujo consumo atual chega a mais de 4,8 quilos por pessoa ao ano – Camila dirige desde novembro de 2014 a loja na Zona Oeste do Recife e que, segundo ela, pode ser definida como "um presente para os bairros da Madalena e Torre".

Cercada por residências de muros rebaixados e com vegetação ainda vistosa, como em poucos pontos do Recife, a praça conecta ao mesmo tempo o ambiente urbano da cidade grande e o clima das localidades mais afastadas da Região Metropolitana. O que torna a experiência da visita à cafeteria algo, no mínimo, confortável. 

O ambiente convidativo é um dos pontos-chave que motivaram Camila a implantar a unidade no local ainda à época da inauguração há pouco mais de três meses. “Devido à localização, conseguimos cativar os executivos que trabalham pelo local e também um público mais familiar, que aprecia o hábito de tomar um bom café da manhã ou que não dispensa um cafezinho no corre-corre do dia a dia”, conta a empresária.

Marca queridinha entre os pernambucanos, a São Braz se destaca por fazer parte de um filão em ascensão no Brasil, que são as cafeterias de rua. “As cafeterias de rua já são um fenômeno global e o cafezinho é algo que faz parte da vida das pessoas. Eu mesma se não tomar pelo menos um por dia, minha rotina não começa bem”, pontua Camila.

Além dos tradicionais espressos, cappuccinos, cafés gelados e chás, a Coffee Shop Madalena conta com produtos tipicamente regionais como a canjica, a pamonha, o munguzá, e as consagradas tapiocas – que na casa ganham recheios especiais de carne seca, queijo coalho, queijo do reino, ensopada com leite, romeu e julieta entre outros.

Para os mais antenados à balança, a rede apresenta também crepes diferenciados como o de peito de peru, quiches e torta de frango. As porções de frutas da estação também são uma boa pedida para quem não desgruda o olho da balança. Para os bons de garfo, a cafeteria aposta ainda em massas como rotolones, raviólis, nhoque de batata doce e lasanhas com molhos e recheios de comer rezando.

As delícias que você pode encontrar no São Braz Coffee Shop Madalena





Com projeto do badalado arquiteto Eric Perman e capacidade para 106 lugares, a unidade Coffee Shop São Braz Madalena funciona de segunda a sábado, das 8h às 21h e aos domingos, das 9 às 21h.



SERÁ QUE EXISTE “PÁSSARO DE UMA ASA SÓ” NA TORRE OU MADALENA?

Gazeta da Torre

Sobre o comportamento CENTRALIZADOR e a Libertadora Habilidade de DELEGAR

Na minha experiência como consultoria e assessoria nas empresas e organizações, um conflito frequente é a questão da CENTRALIZAÇÃO e o NÃO SE SABER DELEGAR.

Saber delegar é uma habilidade essencial a ser desenvolvida por qualquer pessoa, principalmente aquelas que ocupam cargos de liderança nas empresas e organizações, visto que esse fator impacta consideravelmente tanto o sucesso do negócio propriamente dito, quanto os relacionamentos interpessoais e a qualidade de vida das pessoas envolvidas no processo de trabalho.

Li, certa vez, uma metáfora sobre o Líder que não sabe delegar: “Imagine um pássaro com uma asa só, dificilmente ele conseguirá alçar grandes voos. Um líder que não sabe delegar, é como se fosse um pássaro de uma asa só”, é como ser um mutilado. Falta-lhe a habilidade essencial que lhe permite voar e estimular o voo dos seus liderados, a fim de que estes deem o seu melhor em prol da empresa, fazendo-a crescer.

“Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre.” (Paulo Freire). Não delegar é podar a capacidade de aprender, de se envolver, de realizar, do OUTRO! A empresa perde. O líder, gestor, ou empresário perde muito mais!

Acredito que cada um de vocês conhece ou já conheceu alguém, um gestor, um líder, um executivo, que vive assoberbado de atividades e compromissos, reclamando da vida e das pessoas, sem tempo para a família, a saúde, lazer e qualidade de vida. Trabalhando e trabalhando, acha que apenas ele, e da forma dele, é que se consegue executar com eficácia as tarefas e atividades de rotina da empresa.

Tudo gira em torno dessa pessoa! Ela “precisa” controlar tudo nos mínimos detalhes... É um ser CENTRALIZADOR, que sofre tentando estar em todos os lugares e dar conta de tudo ao mesmo tempo. Por outro lado, os colaboradores estão sempre temerosos, limitados, inibidos e desmotivados para mostrar o seu potencial. O nível de estresse geral é grande, não favorece a sinergia, o comprometimento e envolvimento das pessoas que fazem a empresa.

Será que há espaço para a criatividade, inovação e sucesso, quando predomina apenas a voz, percepção e visão de uma só pessoa?

Infelizmente, o CENTRALIZADOR não se dá conta que o PROBLEMA está nele próprio e que a SOLUÇÃO está nele próprio: DELEGAR! Mas DELEGAR diz respeito à CONFIANÇA, e o CENTRALIZADOR, normalmente um perfeccionista confesso, desconhece a CONFIANÇA nas pessoas, pois ele só confia nele próprio... E por isso carrega fardos que não são seus, deixando de cumprir o seu real papel de líder, de gestor, de executivo... E vai abrindo gaps... Quebrando a cabeça, repetindo os erros, tendo os mesmos desgastes interpessoais e o turnover na empresa aumentando, já que ele não encontra um clone dele próprio, claro! Infelizmente, é um sofredor... Um prisioneiro de si mesmo!

Ano novo se aproxima! Um ótimo momento para refletir e - quem sabe? - mudar posturas procurando ser mais ACERTADO E FELIZ, na vida profissional e pessoal!

BOA SORTE!


segunda-feira, 21 de novembro de 2016

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL Emanuelle Galvão e Carlos Viana

Gazeta da Torre
A Dra. Emanuelle e o coronel Carlos J. Viana no dia da cerimônia de casamento
Hoje, 21 de novembro, a Dra. Emanuelle Galvão e seu marido, o coronel Carlos José Viana, completaram 1 ano de casamento.  Com reformas no apartamento serão futuros moradores do nosso querido bairro da Torre.

A Dra. Emanuelle é filha do Dr. Maneco de Belo Jardim, grande incentivador a valorização do comércio do município entre outras atribuições. 

Já o coronel Viana, serve na Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), composta por 10 unidades operacionais, abrangendo a Capital e Região Metropolitanna, tendo por finalidade o planejamento, fiscalização e todo o suporte do policiamento ostensivo lançado diariamente.

Momentos prazerosos do casal



Desejamos muitas felicidades.  Parabéns!


Homens da TORRE e MADALENA: Terno, Sapato e Meia, como combiná-los?

Gazeta da Torre

Qual seria a combinação ideal para você não errar na hora de tirar o terno do guarda-roupa?

Um mandamento básico para nortear essa escolha pode começar por: meia branca nunca! (com exceção do uso com tênis esportivo). Outra dica que pode ajudar bastante: olhe para o espelho e veja se as cores estão tom sobre tom. Se alguma cor estiver destacando demais, troque a peça por uma cor mais neutra (seja o sapato, a meia ou o terno).

Bom, vamos agora para as possíveis combinações:

As meias são peças que não dão para deixar em segundo plano. Pode parecer algo sem importância, mas elas podem acabar com o seu visual.

Para não errar, seguem algumas dicas simples de como combinar suas meias com sapato e roupas.

As meias pretas (sem brilho) são as mais fáceis de usar, ficando bem com a maioria dos calçados e cores de calças, desde que estes sejam de tons também escuros. Está na dúvida? Aposte no preto!

Quando for usar calça clara, aposte nos tons mais próximos da cor da calça ou do sapato, fazendo assim uma extensão da peça.

Seu terno deve vestir bem, não pode restringir seus movimentos, tanto abotoado quanto desabotoado.

Você deve ser capaz de colocar um dedo entre o colarinho de sua camisa e seu pescoço, mas não mais do que isso.

Os punhos da camisa não devem deslizar para cima quando você esticar os braços. Se você estiver usando uma camisa de botão, as mangas devem terminar exatamente no pulso; se for uma camisa de punho francês, as mangas podem avançar este ponto cerca de 2 cm.

Seu colete deve abotoar confortavelmente e bater logo abaixo do cós da sua calça.
Diferente das mulheres, a cartela de possibilidades masculina, no quesito calçado, é infinitamente menor.

Sobre sapatos sociais masculinos, as variações são ainda mais restritas. Por isso mesmo, o ideal é apostar em modelos que ofereçam conforto, estilo e uma versatilidade, para combinar com peças diferentes. No quesito pisante, a moda masculina dura por várias temporadas. Dessa forma, a recomendação é investir em modelos de boa qualidade e adequados para diversas ocasiões. Não se preocupe em gastar um pouco mais, pois os cuidados certos garantirão que o calçado dure anos e o seu investimento valerá, e muito.


ESTUDANTES TREINAM O CÉREBRO PARA O VESTIBULAR NA MADALENA

Fonte: Método Supera - Ginástica para o Cérebro - Unidade Recife Madalena

O segredo para se dar bem na prova é treinar a inteligência: atenção, memória e raciocínio lógico podem garantir bom desempenho nas provas.

Todos os anos, milhares de alunos dedicam horas estudando para realizar um sonho em comum: entrar na universidade. Exercícios preparatórios, como simulados e revisões, são regras básicas para enfrentar a prova. Mas o que muitos estudantes estão fazendo agora, para conquistar um diferencial, é treinar o cérebro.

Passa na frente aquele que consegue raciocinar rápido, para terminar a prova no tempo estipulado; aquele que consegue se concentrar em meio à sala lotada de concorrentes; aquele que consegue acessar as informações na memória diante do nervosismo da situação. E quem pensa melhor é quem faz exercícios para o cérebro.

A ginástica cerebral é toda atividade baseada em novidade, variedade e grau de desafio crescente. Sua prática fortalece as ligações entre os neurônios e melhora habilidades, como memória, concentração, criatividade, raciocínio lógico e autoestima.

As habilidades desenvolvidas pelo curso SUPERA – GINÁSTICA PARA O CÉREBRO – dão suporte ao aluno que precisa estudar diariamente muitas disciplinas, decorar conceitos e fórmulas e resolver grande volume de exercícios.

 Paula é aluna do SUPERA e encontrou na ginástica cerebral
um caminho para entrar nas Forças Armadas
Para a estudante Paula Fernanda Passinho (foto), o ÁBACO (milenar calculadora oriental) a ajudou a desenvolver cálculos mentais, o que representa grande vantagem pela agilidade na resolução de problemas; além do estímulo através de jogos pedagógicos que auxiliam tanto nas atividades do dia a dia, quanto na concentração necessária na hora do aprendizado.

O aprendizado estimula diversas áreas do cérebro, que deve estar preparado para receber a sobrecarga de informações que os estudos exigem.

“Para aprender, são necessárias inúmeras conexões neurais em que o cérebro funciona como uma orquestra para acessar a informação que é estocada em múltiplas áreas. A aprendizagem é mente e corpo: movimento, alimentação, ciclos de atenção e aprendizagem construída quimicamente por meio da plasticidade cerebral (a capacidade do cérebro de modificar seu funcionamento, se reorganizar estruturalmente e se adaptar em resposta à experiência e a estímulos repetidos)”. Diz Solange Jacob (Cientista e pedagoga – PUC PR);

Método Supera - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga – CRP 02-4270)
Unidade Recife Madalena
Endereço: Rua Real da Torre, 1036. Bairro: Madalena.
Telefone: (81) 3236-2907


MERCADO DA MADALENA - REGISTRO 20112016

Gazeta da Torre
Os irmãos Félix, Luiz (esq.) e Laurinaldo
Registro da presença do Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura de Gravatá, o Tenente- Coronel Laurinaldo Félix e seu irmão, o empresário Luiz Félix, na Bodega de Seu Artur – Mercado da Madalena no Domingo (20).

Recentemente, foi o Secretário Laurinaldo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura,  que entregou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) aos moradores do Sítio Telha Branca, na zona rural de Gravatá, no Agreste. O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. 

“Esse cadastro é um instrumento de cidadania. É um documento em que o registro eletrônico de toda a propriedade, por meio de um mapeamento via satélite, com os pontos de cada limite da propriedade. Com isso, o agricultor tem direito à diversos benefícios, entre eles, o financiamento para a agricultura familiar, a isenção de impostos para insumos e equipamentos, como por exemplo, fios de arame, postes de madeira tratada, entre outros”, disse o secretário ao destacar outro benefício direto que foi a realização do cadastramento sem custo para os agricultores. 

Como podemos observar, os agricultores da área já passaram a contar com o grande e importante apoio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura. Um expressivo avanço para Gravatá.



domingo, 20 de novembro de 2016

20 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Por Me. Cláudio Fernandes



O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Maiores informações podem ser consultadas no texto História do Quilombo de Palmares.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.

Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o Movimento Negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. A lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, no âmbito da educação superior, e, especificamente na área da educação básica, a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, são exemplos de legislações que preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil.

A figura de Zumbi dos Palmares é especialmente reivindicada pelo movimento negro como símbolo de todas essas conquistas, tanto que a lei que instituiu o dia da Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação. O nome de Zumbi, inclusive, é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como personalidade a ser abordada nas aulas de ensino básico como exemplo da luta dos negros no Brasil. Essa sugestão orienta-se por uma das determinações da lei Nº 10.639, que diz no Art. 26-A, parágrafo 1º: “O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.”

A despeito da comemoração do Dia da Consciência Negra ser no dia da morte de Zumbi e do que essa figura histórica representa enquanto símbolo para movimentos sociais, como o Movimento Negro, há muita polêmica no âmbito acadêmico em torno da imagem de Zumbi e da própria história do Quilombo dos Palmares. As primeiras obras que abordaram esse acontecimento histórico, como as de Edison Carneiro (O Quilombo dos Palmares, Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 3a ed., 1966), de Eduardo Fonseca Jr. (Zumbi dos Palmares, A História do Brasil que não foi Contada. Rio de Janeiro: Soc. Yorubana Teológica de Cultura Afro-Brasileira, 1988) e de Décio Freitas (Palmares, a guerra dos escravos. Porto Alegre: Movimento, 1973), abriram caminho para a compreensão da história da fundação, apogeu e queda do Quilombo dos Palmares, mas, em certa medida, deram espaço para o uso político da figura de Zumbi, o que, segundo outros historiadores que revisaram esse acontecimento, pode ter sido prejudicial para a veracidade dos fatos.

Um dos principais historiadores que estudam e revisam a história do Quilombo dos Palmares atualmente é Flávio dos Santos Gomes, cuja principal obra é De olho em Zumbi dos Palmares: História, símbolos e memória social (São Paulo: Claro Enigma, 2011). Flávio Gomes procurou, nessa obra, realizar não apenas uma revisão dos fatos a partir do contato direto com as fontes do século XVI e XVII, mas também analisar o uso político da imagem de Zumbi. Segundo esse autor, o tio de Zumbi, Ganga Zumba, que chefiou o quilombo e, inclusive, firmou tratados de paz com as autoridades locais, acabou tendo sua imagem diminuída e pouco conhecida em razão da escolha ideológica de Zumbi como símbolo de luta dos negros.

Além dessa polêmica, há também o problema referente à própria estrutura e proposta de resistência dos quilombos no período colonial. Historiadores como José Murilo de Carvalho acentuam que grandes quilombos, como o de Palmares, não tinham o objetivo estrito de apartar-se completamente da sociedade escravocrata, tendo o próprio Quilombo dos Palmares participado do tráfico e do uso de escravos. Diz ele, na obra Cidadania no Brasil: “Os quilombos que sobreviviam mais tempo acabavam mantendo relações com a sociedade que os cercava, e esta sociedade era escravista. No próprio quilombo dos Palmares havia escravos”. (CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 48).

As polêmicas partem de indagações como: “Se Zumbi, que foi líder do Quilombo de Palmares, possuía escravos negros, a noção de luta por liberdade nesse contexto era bem específica e não pode colocá-lo como símbolo de resistência contra a escravidão”. A própria história da África e do tráfico negreiro transatlântico revela que grande parte dos escravos que a coroa portuguesa trazia para o Brasil Colônia era comprada dos próprios reinos africanos que capturavam membros de reinos ou tribos rivais e vendiam-nos aos europeus. Essa prática também ressoou, como atestam alguns historiadores, em dada medida, nos quilombos brasileiros.

Nesse sentido, a complexidade dos fatos históricos nem sempre pode adequar-se a anseios políticos. Os estudos históricos precisam dar conta dessa complexidade e fornecer elementos para compreender o passado e sua relação com o presente. Entretanto, esse processo precisa ser cuidadoso. O uso de datas comemorativas como marcos de memória suscita esse tipo de polêmica, que deve ser pensada e discutida criteriosamente, sem prejuízo nem das reivindicações sociais e, tampouco, da veracidade dos fatos.



quarta-feira, 16 de novembro de 2016

MERGULHADOR ENCONTROU UMA ESPÉCIE ASSUSTADORA NA COSTA DE BALI



Rob Waugh

Um mergulhador avistou o que parece ser uma espécie alienígena cujo único objetivo é devorar – e possivelmente absorver – seres humanos.

A criatura é assustadora. A sua cabeça enorme e gelatinosa funciona como uma rede de pesca para capturar suas presas, envolvendo as vítimas em um balão gigante e transparente de carne.

Felizmente ela tem apenas 12 centímetros de comprimento, e sua visão não é muito boa. Ela usa a cabeça em forma de rede para procurar pequenos caranguejos que podem ser comidos no fundo do oceano.

Ao detectar um caranguejo ou molusco, sua cabeça se fecha rapidamente ao seu redor – como podemos ver nas filmagens feitas por um mergulhador na costa de Bali.

A criatura – da espécie melibe viridis, subordem dos nudibrânquios – foi classificada pelo mergulhador Emeric Benhalassa em um ponto de mergulho na costa norte de Bali, na Indonésia, chamado Puri Jati.


Esta lesma do mar é relativamente comum e pode chegar aos 14 centímetros de comprimento. Ela existe em uma variedade de cores chamativas e diferentes.


terça-feira, 15 de novembro de 2016

NOS ÚLTIMOS ANOS PERCEBEMOS QUE A INDÚSTRIA DA MODA DÁ BOAS-VINDAS À MODELOS COM MAIS IDADE

Lauren Sharkey

Apenas recentemente vimos Lauren Hutton desfilando nas passarelas e Baddie Winkle, de 88 anos tornando-se o rosto da Missguided. Antes disso, vimos Joan Didion para a marca Céline, Jessica lange como o rosto de Marc Jacobs Beauty e Joni Mitchell na campanha da Saint Laurent.

Wang Deshun, de 80 anos, tornou-se a sensação da China.

Wang Deshun
Mas nada se compara à última sensação da China, o ator e artista Wang Deshun de 80 anos.

‘O vovô mais charmoso’ da China está determinado a desafiar o processo de envelhecimento. 

Depois de ensinar modelos a desfilar e organizar desfiles de moda quando era mais jovem, Wang entrou nas passarelas na China Fashion Week do ano passado. Sem camisa. Seu corpo bronzeado rapidamente levantou uma horda de fãs, com a mídia chamando-o de ‘O vovô mais charmoso da China’.

Wang desfilando na China Fashion Week
Essa não foi a primeira vez que ele aparece sem roupas. Quando tinha 50 anos, Wang decidiu mover-se na esfera das artes, transformando-se em esculturas vivas.

Mas Wang é mais do que um corpo para se olhar. Ele é um verdadeiro modelo para todos nós, como mostra o seu mais recente perfil no The New York Times. Ele prova que a idade é apenas um número, pois ele continua a desafiar a si mesmo e seu corpo em desacelerar o processo do envelhecimento.

“Tudo tem a ver com seu estado mental. Não tem a ver com a idade. A natureza determina os anos, mas você determina seu estado mental’, disse ele.

Um mantra e tanto para a nossa vida.


sábado, 12 de novembro de 2016

Leitores da GAZETA DA TORRE: Vocês conhecem a DAGÊ ARTE GOURMET na Madalena?

Gazeta da Torre

O seu conceito é lembrar a memória afetiva e mostrar a arte da culinária gourmet com a arte do seu artesanato.

Seus antepastos e pastas têm sabores diferenciados, podendo usar a criatividade para comê-los (sanduíches, saladas, refeições leves e para servir acompanhados de torradas com os amigos). Caponata (versão normal e diet), berinjela, húmus, beterraba levemente picante, pimentões coloridos e queijo sem lactose com espinafre são verdadeiras delícias!!!!

 Que tal começar a semana com os antepastos para colocar nas saladas,
sanduíches e refeições???? Caponata ( normal e versão diet),
beringela, pimentões coloridos e beterraba levemente picante....
Uhum... Delícia!

Suas quiches são diversificadas em sabores e em tamanhos. Cebola, frango com queijo cremoso, calabresa, espinafre com gorgonzola, queijo, chocolate meio amargo com castanha, brigadeiro de queijo com goiabada, ricota doce com damascos e passas brancas, queijo do reino com cupuaçu.

Tamanhos individuais: médio e grande.

 E que tal fazer aquele lanchinho gostoso
de quiches no final da tarde????
Delicia!!!!!

Poderão ser congelados para refeições práticas, como também para servir familiares e amigos numa boa farra!!!!

A DAGÊ ARTE GOURMET arruma e monta também a sua mesa para um evento...

Encomendas com Beatriz Kozmhinsky pelo celular ou WhatsApp  (81) 9.9146-4563 e Germana Zaicaner pelo celular e WhatsApp (81) 9.8125-7561.


quarta-feira, 9 de novembro de 2016

UM PAÍS COM CRIMINALIDADE ZERO, DESIGUALDADE SOCIAL QUE PRATICAMENTE NÃO EXISTE E UMA POUPANÇA DE CERCA DE 900 MILHÕES DE DÓLARES PARA GERAÇÕES FUTURAS

Fonte: Yahoo Notícias
Alesund - NORUEGA
Parece um sonho, nāo é? Mas existe, e é bem mais conhecido do que imaginamos.

A qualidade de vida na Noruega é nota mil, de acordo com relatório da ONU. Há 12 anos ele está no topo da lista de melhor país para se viver.

Fiordo - NORUEGA
Já no ranking mundial da felicidade, o país nórdico está entre os cinco melhores do mundo. É incrível, mas possível.

 Cachoeira das Setes Irmãs, NORUEGA
O país explora uma grande riqueza natural encontrada no oceano: o petróleo. Uma reserva que permite, inclusive, guardar dinheiro que, pasmem, sobrou depois que o montante necessário para garantir serviços públicos de qualidade foi investido.

Montanhas, geleiras, lagos, vales…Morar assim, nessas casinhas 
simples no meio de um lugar tão lindo, será que deixaríamos tudo?
O lucro do governo norueguense com o petróleo foi aplicado em um fundo chamado “fundo soberano”. É a maior reserva monetária do mundo e acumula cerca de 900 bilhões de dólares - aproximadamente R$ 3 trilhões.

 A prefeitura de Oslo, capital da Noruega, criou um plano
para banir do centro da cidade todos os automóveis até 2019
Dinheiro que irá garantir o futuro das próximas gerações quando o petróleo acabar ou perder o valor de mercado.

 Belas mulheres norueguesas
O PIB (Produto Interno Bruto) per capita da Noruega é dez vezes o brasileiro e, apesar do custo de vida ser alto, lá os serviços públicos funcionam e há subsídio para investimento da população em negócios locais.

Centro de Oslo, capital da NORUEGA
Além de tudo isso, o país tem uma natureza exuberante, apesar do intenso frio característico do norte da Europa. 



segunda-feira, 7 de novembro de 2016

REGISTRO 6112016 - DISCO DE VINIL NO MERCADO DA MADALENA

Gazeta da Torre

O disco de vinil, conhecido simplesmente como vinil, ou ainda Long Play (LP) é uma mídia desenvolvida no final da década de 1940 para a reprodução musical. Além do fator sonoro, a criação artística envolvida em um disco é um diferencial. O formato da mídia exige preocupação estética com os desenhos das capas e dos encartes. Muitos entraram para a história.
O Sr. Roberto Alves e seus discos de vinil.
No domingo (6), registramos a presença do Sr. Roberto Alves no Mercado da Madalena. O Sr. Roberto comercializa discos de vinil desde 1994 nos mercados públicos, principalmente em nosso Mercado da Madalena. Em seu acervo, músicas internacionais e internacionais que fizeram muito sucesso e marcaram gerações.


sexta-feira, 4 de novembro de 2016

CHEGARAM CORDÉIS INFANTIS no BOX MINHA COMADRE – MERCADO DA MADALENA

Gazeta da Torre

Importante expressão cultural brasileira, a literatura de cordel tem conquistado muitos admiradores ao longo dos anos, tanto pelos trabalhos artísticos tanto pelo conteúdo de seus poemas, que pode contemplar desde acontecimentos cotidianos, datas comemorativas até temáticas infantis.

Assim, o que falta é o reconhecimento e a valorização. Ao propor este trabalho para os alunos em sala de aula, estaremos oferecendo um leque de recursos que os ajudarão em várias carências de aprendizagem, como a produção textual, a leitura, a escrita, a linguagem não verbal (na análise da xilogravura), apreciação artístico-literária e um universo para a socialização e cidadania, principalmente, no campo da Literatura.

É um campo de estudo pedagógico onde os professores terão subsídios – didáticos para trabalhar vários tipos de conteúdos, pois estes podem ser adotados aos objetivos que forem traçados. Ao mesmo tempo é uma oportunidade para que este ramo da literatura popular tenha uma chance de aceitação e valorização; fazendo despertar entre as pessoas o gosto pela preservação dos nossos artistas e da cultura nordestina nas escolas.

Aqui estão alguns cordéis disponíveis no BOX MINHA COMADRE (nº147) no MERCADO DA MADALENA

CORDÉIS INFANTIS para LER, INTERPRETAR e até para COLORIR







quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Leitores da GAZETA DA TORRE: Conheça o livro de receitas ‘Les Dîners de Gala’ - O SABOR SURREALISTA DE DALÍ

Elisabet Sans
 Salvador Dali, em uma das fotografias de seu livro de receitas.
TASCHEN / FUNDACIÓ GALA-SALVADOR DALÍ

A editora Taschen reedita, depois de quatro décadas, o livro de receitas ‘Les Dîners de Gala’

A publicação traz pratos opulentos acompanhados de reflexões e ilustrações do artista.

Carne assada com verduras, vitela agridoce e filés marinados poderiam ser as receitas de qualquer livro culinário. Mas, se acrescentamos ao receituário os passos para cozinhar um arbusto de lagostas com ervas vikings, ovos de mil anos, creme de rãs ou uma sobremesa chamada seios de Vênus, os pratos darão uma ideia mais clara da peculiar personalidade do chef. Neste caso, ninguém menos que Salvador Dali. 

 Ilustração de Dalí do prato ‘Arbusto de lagostas com ervas vikings’.
TASCHEN / FUNDACIÓ GALA-SALVADOR DALÍ

A editora Taschen reedita pela primeira vez o livro de culinária publicado pelo artista em 1973. ‘Les Dîners de Gala’ (Os Jantares de Gala) revela, quatro décadas depois, mais de uma centena de receitas que dão uma ideia dos lendários jantares organizados por Dalí e sua mulher e musa, em que havia desde fantasias até macacos como parte da festa.

 Ilustração de uma das receitas do Salvador Dali, no livro ‘Les Dîners de Gala’.
TASCHEN / FUNDACIÓ GALA-SALVADOR DALÍ

Um livro que, além de receituário, é também uma mostra de obras de arte, pois os pratos foram ilustrados pelo próprio Salvador Dali (1904-1989), que também aparece em algumas fotos ao lado de mesas opulentas. São 136 receitas acompanhadas de reflexões do artista de Figueres, organizadas em 12 capítulos com títulos como: Les cannibalismes de l’automne (ovos e frutos do mar), Les entre-plats sodomisés (carnes), Les chairs monarchiques (caça e aves) e Les je mange Gala (afrodisíacos).

 Salvador Dali, à esquerda, em uma fotografia do livro ‘Les Dîners de Gala’.
TASCHEN / FUNDACIÓ GALA-SALVADOR DALÍ

“Não é um livro de gastronomia saudável e está muito longe da cozinha minimalista que está na moda hoje em dia. Trata-se do conceito daliniano do comer bem”, conta María Eugenia Mariam, relações públicas da Taschen. “Não são receitas nem para quem está de dieta nem para quem quer comida saudável, como já escreveu Dalí no livro em 1973”. O artista também deixou claro seu desprezo pelos espinafres e sua predileção pelos crustáceos. “Alimentos que após uma única batalha para descascá-los se tornam vulneráveis para a conquista de nosso paladar”, diz o pintor a respeito dos mariscos.

As receitas até podem ser preparadas em casa, mas, para isso, é imprescindível ter uma despensa bem sortida e muita manha nos fogões, já que incluem especialidades dos melhores chefs de restaurantes estrelados de paris, como Lasserre, La Tour d’Argent, Maxim’s e Le Train Bleu. Além disso, o corajoso que conseguir acertar o ponto de cocção dos alimentos ainda deverá enfrentar o desafio da apresentação.

Originais de grande valor

A Taschen tomou a decisão de resgatar essas propostas sensuais, imaginativas e um tanto exóticas por saber que existem poucos originais dos Dîners de Gala e que hoje valem milhares de euros. Assim, compraram os direitos para torná-lo acessível (49,99 euros). “A mandíbula é nossa melhor ferramenta para nos aferrarmos ao conhecimento filosófico”, reflete Dalí no livro. O banquete com nuances surrealistas, de 320 páginas, chegou às prateleiras reeditado em italiano, alemão, inglês, francês e espanhol. Um exemplar destinado não só aos fãs da boa comida, mas também aos amantes da arte, já que as gravuras de algumas dessas ilustrações estão hoje penduradas em uma sala de exposições do Panamá.



DORCAS – Feira dos Talentos

Fonte: Feira dos Talentos

DORCAS é um serviço que a igreja presta a sociedade através das habilidades manuais, o artesanato. Ela surgiu com uma inspiração divina, da palavra de Deus dada a uma senhora cristã, Beatriz e logo foi acolhida por Cleide também cristã.

O grupo se reúne toda segunda à tarde desde 2009, e é um oásis. No primeiro momento, vão conhecendo o autor da vida de Jesus Cristo, em segundo o grupo tem os trabalhos de artesanatos.

Com tantas peças trabalhadas, surgiu então a FEIRA DOS TALENTOS.

A feira acontece todos os anos no mês de dezembro, esse ano será dias 2 (9h às 21h) e 3 (9h às 17h) de dezembro na Rua Feliciano Gomes, 180 - Derby.  Na feira você poderá encontrar bolsas, bijuterias, estamparia, patchwork, patcolagem, artesanato em geral, cantina com almoço/lanche e programação especial com dança, música e teatro. A entrada é franca, grátis!