segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Publicação reúne coleção de obras de arte espalhadas pelos seus espaços públicos do Recife

 Gazeta da Torre

Idealizado e coordenado pela arquiteta Lúcia Padilha, o livro “Recife Arte Pública: Cidade Educativa” será lançado na quinta-feira (22), no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe). A publicação, que conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, apresenta um mapeamento das obras de arte públicas da cidade do Recife e tem como objetivo incentivar ações educativas com esse acervo público. Para isso, reúne imagens, textos, dicas de atividades e roteiros possíveis de serem percorridos pela cidade, reunindo parte do acervo em quatro temas educativos: Cidade Arte, Cidade Memória, Cidade Identidade e Cidade Poesia.

O mapeamento das obras de arte públicas da capital pernambucana, através do projeto “Recife Arte Pública”, vem sendo realizado desde 2013. De acordo com a idealizadora da iniciativa, “o conjunto de obras artísticas inseridas em contextos urbanos está acessível a todas as pessoas e possui a capacidade de promover a identidade, proporcionando um maior contato com a arte e a conscientização do patrimônio artístico e cultural presente na cidade. Além disso, o fato de se localizarem em espaços públicos as torna também fisicamente acessíveis, permitindo estabelecer relações educativas diferentes das formalidades das instituições (galerias, museus, etc.)”.

“O Recife possui um diferencial em se tratando do seu acervo de obras de arte públicas. Diferente de outras capitais brasileiras, onde muitas vezes a arte inserida em espaços públicos homenageiam personalidades históricas – algumas que atualmente estão sendo questionadas em relação a sua importância na história brasileira -, no Recife, grande parte das obras de arte públicas homenageiam movimentos libertários de Pernambuco e seus heróis, outras fazem homenagens às manifestações culturais do estado, como os monumentos ao frevo e ao maracatu. Há também homenagens aos artistas pernambucanos, como João Cabral de Melo Neto e Ariano Suassuna. E uma série de obras que homenageiam personagens populares e trabalhadores, como o carteiro, o violeiro e o gari. Esse diferencial reforça ainda mais o valor educativo da arte pública do Recife, um acervo acessível a todas as pessoas e que transforma a cidade em uma sala de aula ao ar livre”, diz Padilha.

Uma versão digital do livro já está disponível no site:  

http://www.recifeartepublica.com.br/

Durante o evento de lançamento, haverá distribuição gratuita da publicação limitada a 50 exemplares por ordem de chegada (um exemplar por CPF). As vendas da publicação impressa serão feitas através do perfil no Instagram  https://www.instagram.com/recifeartepublica/ e também em outros pontos que serão divulgados nas redes sociais do projeto.

No mesmo dia, além do lançamento do livro, haverá também o encerramento do curso “Recife Cidade Viva: Arte Pública como Recurso Educativo”, com exibição dos percursos educativos criados pelos participantes do curso. O curso foi ministrado pelos pesquisadores e arte educadores do Recife Arte Pública, realizado em formato híbrido, com aulas on-line e presencial, entre os meses de novembro e dezembro de 2022 e contou com o incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura – SIC da Prefeitura da Cidade do Recife.

Fonte:Cultura PE.

--- divulgação ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário