segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Copa do Mundo: por que o campeonato resgata bons sentimentos?

 


Como maior campeonato esportivo do mundo resgata o protagonismo de países que, historicamente, levam multidões as ruas para torcer.

Especialmente no Brasil a Copa do Mundo de futebol movimenta a economia e mexe com as emoções de milhões de fãs do esporte que, além de torcerem resgatam lembranças de outras edições do campeonato – com maior protagonismo do Brasil e intensa convivência com família e amigos.

Mas afinal: se nem todo mundo gosta de futebol, por que este assunto recorda tão boas lembranças? A neurocientista do SUPERA – Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci explica que o cérebro é um especialista em monitorar e responder aos estímulos do ambiente, sempre associando os acontecimentos com emoções. Segundo ela, registramos na memória de longo prazo tudo que for marcante dos pontos de vista informacional e emocional.

“A cultura no Brasil fomenta o gosto pelo futebol por diversos canais (tv, rádio, novelas, filmes, redes sociais…) então as pessoas têm contato com esses estímulos e com a influência do comportamento dos familiares e amigos desde jovens. Se esses momentos de interação forem positivos emocionalmente, serão fortemente registrados na memória, e a partir de então todos os estímulos similares relacionados ao evento Copa do Mundo vão provocar as mesmas sensações positivas, ou até mesmo de competitividade”, explicou.

Bons sentimentos em grupo

A neurocientista explica ainda que momentos como este evidenciam que seres humanos se organizam socialmente em torno de símbolos, que alimentam a sensação de pertencimento a um grupo. Tais símbolos, junto com gritos de guerra e o movimento das torcidas funcionam como amplificadores das emoções de orgulho nacional e patriotismo, especialmente neste momento.

Todo acontecimento vinculado ao registro da memória da Copa pode se tornar uma lembrança relacionada às emoções que surgirão nos próximos eventos do tipo.

Desde um pedido de namoro, as brincadeiras com os amigos, quais bebidas e comidas consumidas, além de toda mobilização nacional para ajustar os horários de escolas e escritórios para todos acompanharem os jogos.

Copa do Mundo: como as emoções são resgatadas no cérebro?

 Além da memória individual do evento e de tudo que acontece durante, existe ainda a memória coletiva, quando muitas pessoas envolvidas com um mesmo evento criam conceitos e um repositório abstrato de informações relativas à determinada experiência.

“As memórias recentes, moduladas pelas memórias coletivas, são consolidadas em memórias de longo prazo nas áreas específicas do córtex, e serão resgatadas sempre que a pessoa vá buscá-las intencionalmente ou encontrar estímulos que se relacionem diretamente com essas lembranças” concluiu.

Para reflexão:

A mente que se abre para uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original. “Albert Einstein”.

Você sabia:

O beija-flor é a menor ave da natureza e bate as asas 90 vezes por segundo. Uma ninhada de beija-flor cabe dentro de uma colher de chá.

Resposta do desafio de Outubro.

O que é surdo e mudo, mas conta tudo?

Resposta: LIVRO

Desafio de Novembro.

Uma pirâmide tem norte, sul, leste e oeste. Um galo está no topo da pirâmide e põe um ovo. Para qual lado o ovo cai?

Reposta do desafio na próxima edição.

Serviço:

Método Supera - Ginástica para o Cérebro

Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)

Unidade Madalena

Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.

Telefone: (81) 3236-2907

Unidade Boa Viagem

Telefone: (81) 30331695

Nenhum comentário:

Postar um comentário