segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Giorgio Armani: «Para mim não há estilo sem ética»

 Gazeta da Torre

Giorgio Armani

Fiel à sua visão e crenças, que manteve durante seus quase 50 anos de carreira, Giorgio Armani reflete sobre seu legado e os desafios que enfrenta hoje.

"Não sou daqueles que mitificam o passado", responde Giorgio Armani quando questionado sobre sua visão privilegiada da evolução da indústria. Designer desde 1960, quando ingressou na Nino Cerrutti, e empresário desde 1975, ele é um dos poucos criadores que podem falar com conhecimento do rumo desse negócio: “Antes não eram tantos. Agora há mais nomes (e mais público) contribuindo com ideias, e isso é benéfico. O problema é que estamos produzindo demais. Há muita oferta e devemos encontrar uma maneira de produzir menos, mas melhor." A questão da sustentabilidade sempre importou para o designer italiano, mas agora mais do que nunca: "É a questão mais complexa que enfrentamos", diz ele. Estar no controle do próprio negócio lhe permitiu, entre outras conquistas pouco conhecidas,Financial Times ) ou um dos poucos que detalha onde, como e por quem seus produtos são feitos. Ele chama isso de 'os valores Armani', definindo-o como “uma visão fiel, uma opinião que deve informar tudo o que fazemos, desde o design até a distribuição. Para mim não existe estilo sem ética”.

(El País) Você foi um dos primeiros a abordar publicamente esse problema. Ele ainda pede que você compre menos. O que essa indústria deve fazer para realmente enfrentar o problema?

(Giorgio Armani) Eu sei que é complicado, mas acho que se trata de priorizar a qualidade sobre a quantidade, não só ao nível da produção, mas também criar uma cultura e uma comunicação que incentive a comprar melhor. Só assim pode ser garantida a circularidade ou o bem-estar da cadeia de abastecimento. Hoje a sustentabilidade tornou-se, em certo sentido, uma tática de marketing , e deveria ser justamente o contrário. Deve ser um esforço comum.

(El País) "O estilo Armani nunca muda." Essa frase é recorrente toda vez que se fala de você. Você acha que é real? O que é que te leva a evoluir?

(Giorgio Armani) A sociedade. A moda é um reflexo do nosso tempo. E sempre abordei isso como uma ferramenta para poder expressar o que as pessoas estão procurando. Às vezes foi confiança, outras leveza e conforto, outro empoderamento... sim, sempre através de elementos pensados ​​para durar.

(El País) Seu trabalho tem sido fundamental para entender a maneira como muitas mulheres se vestem hoje. Você se considera feminista?

(Giorgio Armani) Naquela época, quando criei a silhueta do terno feminino [ele se refere ao final dos anos 1980] eu só pensava em atender às suas necessidades no ambiente de trabalho. Dê a eles conforto e confiança em um novo ambiente para eles, ao qual eles finalmente acessaram. Não sei se isso faz de mim uma feminista ou não. Eu acho que se eu sou ou não deveria ser julgado pelas próprias mulheres.

(El País) Ele foi o primeiro a prever os riscos reais da pandemia ao cancelar seu desfile horas antes. Ele também foi o primeiro a reagir à guerra na Ucrânia, realizando seu show sem música. Por que o fez? Você acha que essa indústria ainda está longe da realidade?

(Giorgio Armani) Como alguém que passou por todos os tipos de experiências na vida, entendo a importância de falar na hora certa. Além disso, sou uma pessoa expedita e, em momentos críticos como esses, não posso continuar com meu trabalho e olhar para o outro lado. A moda deve refletir as questões que dizem respeito a todos. Somos uma indústria global e influente, então acho que é o mínimo que podemos fazer.

(El País) Há uma mania renovada por você entre os jovens nas mídias sociais, especialmente por suas roupas de arquivo. O que você acha que é devido?

(Giorgio Armani) Acho que eles sentem essa afinidade porque sempre fui fiel às minhas ideias e a mim mesmo. Não trabalho para agradar os jovens, nem mercantilizo isso. E acho que isso agrada a eles, o fato de eu ter meu próprio ponto de vista. Isso não significa que eu não tenha orgulho disso. Tenho orgulho de saber que você pode encontrar no meu trabalho algo com o qual se identifica.

(El País) Nestes quase 50 anos, em que você fez praticamente tudo, do que você mais se orgulha?

(Giorgio Armani) Não sou daqueles que descansam sobre os louros ou daqueles que revisam constantemente. Pelo contrário, eu diria que nunca estou completamente satisfeito. Tudo o que posso dizer é que sempre agi com integridade e comprometimento, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Fiz o que pude, embora às vezes ache que poderia ter feito melhor.

(El País) Você se arrepende de algo?

(Giorgio Armani) Não, normalmente não gosto de me arrepender das coisas. É uma perda de tempo. Mas se eu pudesse mudar algo do passado, certamente teria passado mais tempo com meus entes queridos.

(El País) Como você imagina sua empresa e suas marcas em 10 ou 20 anos? Como você gostaria que fossem?

(Giorgio Armani) Como até agora, mantendo aquela ideia que sempre desenvolvi, de roupas duráveis ​​que se adaptam a diferentes circunstâncias. Tenho certeza que eles vão manter os 'valores Armani', porque valores fortes nunca saem de moda.

Fonte: Letícia Garcia/El País

Nenhum comentário:

Postar um comentário