terça-feira, 30 de agosto de 2022

Bandas de Pífano de Pernambuco são registradas como Patrimônio Cultural Imaterial

 Gazeta da Torre

Decisão foi tomada pelo Conselho de Preservação do Patrimônio durante reunião ordinária realizada, na sexta-feira (25), em Caruaru/PE

Banda de Pífano de Caruaru/PE

As Bandas de Pífano foram reconhecidas, na sexta-feira (26), como Patrimônio Imaterial Cultural de Pernambuco. A decisão do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC/PE) foi tomada durante reunião ordinária do Conselho realizada em Caruaru, cidade onde se encontra grande parte das bandas de pífano no agreste pernambucano. A resolução com a decisão agora segue para publicação no Diário Oficial do Estado e homologação do governador. Em seguida, o bem cultural será inscrito no Livro de Registro do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco.

Este é o segundo registro em âmbito estadual totalmente tramitado sob o fluxo da Lei Estadual de Registro de Bens Imateriais, que também registrou recentemente a festa de São Lourenço do Mártir como Patrimônio Imaterial Cultural do Estado.

“O reconhecimento das bandas de pífanos faz parte da política do Governo do Estado de Pernambuco, regulamentada pela Lei estadual nº 16.426/2018, que institui o Sistema Estadual de Registro e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, no âmbito do Estado de Pernambuco, em 2018, tem o objetivo de proteger e preservar nossos bens culturais por meio do Sistema Estadual de Registro e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial”, destaca Oscar Barreto, secretário Estadual de Cultura e presidente do CEPPC/PE.

O pedido de Registros das Bandas de Pífano de Pernambuco foi iniciado em 2019, por José Amaro Filho, Claudia Moraes Lisboa e Eduardo Monteiro, representantes de uma comissão formada por pesquisadores, produtores, músicos e apoiadores das Bandas de Pífano.

*No vídeo abaixo, trechos da apresentação da BANDA DE PÍFANOS DE CARUARU - Cavalinho Cavalão, no Centro Cultural Rio Verde, São Paulo, SP. O show aconteceu na festa BAILE EMBOLADO #2.

Fonte: Cultura PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário