quinta-feira, 18 de junho de 2020

O que fazer com o financiamento do seu imóvel quando dispuser de uma renda extra

Gazeta da Torre

O momento é desafiador, muitos pediram uma pausa no contrato de financiamento neste período de pandemia, a fim de aliviar um pouco orçamento por alguns meses, mas uma dúvida comum que vejo no dia a dia das pessoas é a respeito do financiamento do imóvel. Pintou uma grana extra.... e agora? É melhor investir ou amortizar o saldo devedor do imóvel? No caso de amortizar, vale mais a pena diminuir o saldo ou parcela? Tem algumas reflexões e análises que são o ponto de partida para que você faça a melhor escolha.

O primeiro ponto que se deve pensar é: você já tem o seu fundo de reserva? Essa é uma premissa básica e fundamental da vida financeira. Não adianta você usar todo o seu montante para quitar um imóvel e ficar descapitalizado. Jamais parta para uma opção como essa! O ideal é que você tenha como reserva de emergência o valor equivalente a pelo menos seis meses das suas despesas mensais. Preserve esse valor!

Com a gordura desse fundo de reserva, aí, sim, é hora de pensar na possibilidade de amortizar o saldo devedor do seu imóvel. Importante você entender bem as taxas do seu contrato. A maioria das pessoas, não sabe o peso do financiamento, mas é a partir daí que você vai tomar uma decisão. Pois, só vale a pena investir se o investimento te der um retorno superior à taxa de juros do financiamento do seu imóvel. Porém, infelizmente, não é comum conseguir essa condição.

Se você viu que realmente o ideal é reduzir o saldo devedor, nesse momento, o banco vai te perguntar: você prefere reduzir o prazo, mantendo o valor da parcela no mês a mês ou manter o prazo e reduzir o valor da parcela?

Diante dessas duas alternativas, você precisa refletir o seguinte: o valor da parcela cabe no seu orçamento com tranquilidade? Se sim, o melhor é manter o valor da parcela e reduzir o prazo. Afinal, em cada parcela, além dos juros, vem taxa de acessórios, administração, seguros... ou seja, quanto menos parcelas você pagar, menor o seu custo total.

Por outro lado, se você paga a parcela com dificuldade, se o seu orçamento está apertado, sem dúvidas a melhor alternativa é reduzir o valor da parcela, por mais que financeiramente tenha opção melhor, mas você não vai estar com a corda no pescoço num financiamento que, normalmente, é de longo prazo.

Seguimos então, até a próxima e te espero também no meu canal do youtube no Instagram  https://www.instagram.com/personalfinanceiro/?hl=en 

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário