segunda-feira, 1 de agosto de 2016

MULHER DE 50 A ANOS... MEIA IDADE? PODE SER SINÔNIMO DE PLENITUDE E EXPERIÊNCIA!

Gazeta da Torre
Colunista Vera Silva - Especialista em Psicologia Social e Master Coach

Quando me refiro a Mulher de 50, naturalmente incluo as mulheres que vivenciam a idade de 50 a 59 anos. Falemos então, um pouco desta Mulher...

Bem próximo de nós, temos mulheres vitoriosas e inspiradoras nesta fase de vida, mas me permitam trazer um exemplo de Mulher de 50 que me veio à memória agora. De uma atriz internacional que gosto muito. Uma atriz que me passa acima de tudo “naturalidade” e “originalidade” no seu jeito de interpretar seus papéis e de viver a vida, e talvez isto tenha contribuído para que fosse eleita aos 50 anos, a mulher mais bonita em 2015.


“Sandra Bullock foi eleita a mulher mais bonita de 2015 pela revista norte-americana People. Segundo o site da publicação, a atriz de 50 anos não leva sua beleza a sério e chegou a rir quando soube que havia sido escolhida. "Não, sério. Eu apenas disse: 'isso é ridículo'. Eu não contei a ninguém", revelou Sandra. Vencedora do Oscar de melhor atriz por Um Sonho Possível, a atriz refletiu sobre o significado da beleza. "A beleza verdadeira é silenciosa. Especialmente nesta cidade (Los Angeles), é muito difícil não dizer 'eu preciso ter essa aparência'. As pessoas mais bonitas são as que não forçam", completou Sandra.

Na entrevista, a famosa ainda credita a boa forma a uma dieta saudável, que inclui suco verde, e exercícios físicos - de quatro a cinco vezes por semana.” Isso lhe inspira a alguma coisa?

Pois bem, há quem imagine de forma simplista que a vida é igual e que SE RESUME em apenas 03 (três) fases: Nascer, Crescer e Morrer. E assim vai levando seus dias, sem muito PROPÓSITO ESFORÇO, PERSEVERENÇA e AÇÃO.

A gente precisa se desafiar constantemente... E não apenas ir vivendo...
Entre o nascer e o morrer, atravessamos vários ciclos. Cada um deles com suas particularidades, características, desafios e impulsos o que certamente nos fazem evoluir. Precisamos estar atentos aos “sinais” de cada idade. Precisamos aceitar as limitações naturais e buscar novas formas de nos reinventar sem jamais perder o SENTIDO E ENCANTO PELA VIDA. Talvez a saúde e longevidade estejam mesmo associadas a encontrar MOTIVO para AÇÃO e SENTIDO para a VIDA em qualquer fase. PENSEM NISTO!

Ao chegar aos 50 anos de idade, nossa visão de mundo pode ganhar novas cores com a maturidade adquirida, experiências, erros, fracassos e aprendizado. Nesta fase, os sonhos há anos acalentados ganham senso de urgência. Os estudos apontam que nesta idade se entra na fase da SABEDORIA e 02 (duas) perguntas se tornam frequentes, me referindo de forma mais genérica, a mulheres e homens, que vivenciam esta fase:
           O que posso fazer com o conhecimento e experiência adquirida até aqui?
           Como posso contribuir com os outros?
     Qual o meu legado?
Descobrir o CUIDAR DE e procurar potencializar e aproveitar ainda mais a vida afetiva, familiar, assim como, os conhecimentos adquiridos, a espiritualidade e intuição desenvolvida. Isto poderá apontar novos caminhos e novos objetivos e metas nesta fase.

 A aposentadoria assusta? Gera vazio? Sentimento de não mais ser útil? Pode ser... Mas não se deve congelar nesta sensação! Sentir, refletir, esgotar tais sensações e tomar DECISÕES. Tantas pessoas mais jovens, menos vividas necessitam do conhecimento e experiência que as pessoas de “meia idade” acumularam ao longo da vida... REFLITA: O que fazer para se sentir mais feliz e útil nesta fase?

A vitalidade física não é a mesma, porém pode-se intensificar a atenção a este aspecto com exercícios mais leves, alongamentos, caminhadas, danças, hidroginástica quem sabe? Tudo com orientação profissional, claro.

Acha que a vida efetiva-social acabou?
Lembre: Não é a idade e os outros que nos limitam. SOMOS NÓS! Com nosso MODELOS MENTAIS... Identifique, quebre seus PARADIGMAS, se cuide, tenha pensamentos positivos, usufrua o PRESENTE, que é um verdadeiro PRESENTE DIVINO e acima de tudo AGRADEÇA!

Abraço fraterno










Um comentário:

  1. Tenho 53 anos. achei muito interessante e aproveitável o texto. Parabéns Vera Silva.

    ResponderExcluir