terça-feira, 22 de dezembro de 2015

É DEZEMBRO OUTRA VEZ... É NATAL... TEMPO DE TRAVESSIA!


Em meio ao corre-corre natural da época, sempre temos a impressão que o ano passou muito rápido. Foram 365 dias! Para alguns, bate uma nostalgia, outros sentem saudades e algumas pessoas desejam que o ano finde logo. No entanto, sem dúvida, é importante parar um pouco, olhar para trás e avaliar o nosso contexto pessoal, profissional e socioeconômico, pois fazer uma retrospectiva nos ajudará a trilhar novos caminhos com mais consciência e acertos.

 Vamos refletir sobre alguns pontos?

A sociedade - Evoluiu, progrediu, se humanizou, está mais feliz?

A mãe natureza - Foi devidamente cuidada, preservada, para nos garantir ar puro, alimentos saudáveis, água para todos, sobrevivência?

A política e os governos - Cumpriram o seu papel? Será que geraram resultados satisfatórios para os cidadãos e comunidades? Será que cumpriram devidamente o papel de representantes do povo?

A educação - Evoluiu satisfatoriamente em métodos, metodologias? Será que inovou e atualizou suas disciplinas e conteúdos, adaptando as necessidades do ser humano contemporâneo? Será que contribuiu para formar sujeitos pensantes, participativos, capazes de exercer senso crítico, criar e inovar? E o educador, recebeu os recursos necessários?

A saúde pública - Como está sendo avaliada até aqui? Será que de forma humanitária e humanizada tem sido acessível?

E o relacionamento interpessoal, na família, na escola, no trabalho, na sociedade, será que melhorou, satisfez ou gerou conflitos? Houve tempo para a solidariedade, para se exercer a empatia, para o diálogo, o olho no olho, o afeto, respeito e fraternidade? Houve tempo para cativar e ser cativado?

 Na balança da vida pessoal, o que pesou mais? O positivo ou o negativo?
A vida é assim. É assim para todos nós. Nada é permanente. Tudo é transitório. Não há felicidade que dure para sempre e nem tristeza.

Mas certamente muito do que se colhe é fruto do que se planta e das escolhas que se faz ao longo da vida. Por isso, neste dezembro, convido você a fazer comigo um “pit stop”, uma retrospectiva pessoal, um verdadeiro “rito de passagem”.

“- Mas... o que é um rito? Perguntou o Pequeno Príncipe do livro de Saint-Exupéry.
Ao que a sábia raposa lhe respondeu:

- É quando direcionamos nossa atenção e intenção a um determinado momento para que ele se torne inesquecível.”

Vamos direcionar nossa atenção e intenção e nos prepararmos para receber 2016, fazendo-o um ano decisivo nas nossas vidas? Precisamos manter vivas a esperança e motivação, para que isso aconteça!

TEMPO DE TRAVESSIA...

Preparemo-nos então, para fazer a travessia, pois um novo ciclo se anuncia.
É tempo de analisar:

·  Sobre os ganhos, o que foi bom, positivo, agregou a nossa vida. Para valorizar, preservar, agradecer!

·  Sobre o que não foi bom, nos entristeceu, nos fez sofrer. Para tirar lições, ressignificar, fazer diferente e seguir em frente, mais fortalecidos e experientes!

·  Sobre as perdas, erros e enganos. Para aprender, introjetar “pra valer”! E daí em diante, trilhar novos, esperançosos e melhores caminhos.

É tempo de travessia, é tempo de se “destralhar” de tudo que não tem serventia... de todo o excesso. Fazer um 5S (Senso de Utilização, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Higiene e Senso de Disciplina), na casa, no trabalho e na VIDA: Decidindo, doando, organizando, limpando, reciclando, descartando... Inclusive pensamentos ruins, sentimentos negativos, mágoas e rancores.

Vamos abrir “espaço” para deixar entrar “energia limpa e pura”, na casa, na vida e no coração. Vamos também nos empenhar para, como cidadãos conscientes e proativos, darmos nossa parcela de contribuição para que de forma bem acertada se estabeleça um rumo mais feliz, fraterno, igualitário para o nosso país em 2016, com ajuda e proteção divina.

É Tempo de Renovação e Renascimento! É NATAL!

Desejo a todos os anunciantes, moradores da Torre, Madalena e leitores do Gazeta da Torre, um abençoado e Feliz Natal e para o Ano Novo, faço minhas as palavras de Carlos Drummond de Andrade, no poema que segue:

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente...

Para você, desejo o sonho realizado, o amor esperado, a esperança renovada. Para você, desejo todas as cores desta vida. Todas as alegrias que puder sorrir. Todas as músicas que puder emocionar. Para você neste novo ano, desejo que os amigos sejam mais cúmplices, que sua família esteja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida. Gostaria de lhe desejar tantas coisas... Mas nada seria suficiente... Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes... e que eles possam te mover a cada minuto... No rumo da sua FELICIDADE!".

Um Feliz Ano Novo para todos nós, com muita Saúde, Prosperidade e Paz e que possamos, em 2016, continuar essa troca saudável, de conhecimentos, informações e energia positiva!

Um carinhoso e fraterno abraço
Vera Silva (sermais.rh@gmail.com)



Nenhum comentário:

Postar um comentário