Criado por Joseph Hubertus Pilates, o método Pilates destaca-se pela originalidade de seus conceitos e princípios, sendo considerado a mais eficiente forma de físico da atualidade.
O Pilates pode ser definido como o método de condicionamento físico e mental que trabalha força, flexibilidade, postura, controle muscular e a ligação do corpo e da mente através do exercício físico. A finalidade é proporcionar o bem-estar físico e mental do praticante.
Não é necessário muito tempo de atividades para que o praticante comece a perceber diferenças. Constantemente ouvimos relatos de que, a partir da décima aula, a pessoa que pratica Pilates já ganha uma maior consciência corporal e nota benefícios como o de postura, por exemplo. E a partir da trigésima aula já é possível se notar a musculatura diferente, definida, o corpo esbelto. Nessa fase, as outras pessoas já conseguem observar
as diferenças.
A prática do Pilates também tem sido uma das atividades mais recomendadas por médicos para tratamento de diversas patologias, incluindo correção da má postura, sedentarismo, estresse e diversos problemas de coluna, principalmente por causa do baixo impacto das articulações.
Para a mente, a atividade estimula a concentração e o equilíbrio. Para músculos e articulações, dá força e flexibilidade. Para a coluna, melhora a postura e evita lesões. A postura mental, física e emocional das pessoas muda radicalmente com a prática da atividade.
Os exercícios inteligentes tonificam e alongam as articulações, fortalecem os músculos, aumentam a flexibilidade, corrigem a postura, combatem o estresse e a ansiedade, melhoram a capacidade de respiração e são eficientes no tratamento de lesões e alívio das dores.
É a modalidade física mais indicada para prevenir e tratar problemas da coluna vertebral, pois permite aos praticantes realizar suas atividades diárias, com perfeição.
Benefícios do Pilates:
° Propicia a harmonia do corpo, tornando-o mais equilibrado, flexível e forte;
° Alivia problemas relacionados do estresse, diminuindo tensão e fadiga;
° Atividade de baixo impacto, não agredindo as articulações;
° Estimula a melhoria na qualidade de vida e auto-estima;
° Melhora a capacidade respiratória;
° Melhora a consciência corporal, concentração e postura.
Mileny Almeida
Fisioterapeuta da FISIODERMATUS
Nenhum comentário:
Postar um comentário