sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Bairro da Torre: Sr Memede - Uma grande personalidade que faz parte da história da Torre


Filho de Eliezer Olimpio de Moura e Maria Hermila C. de O. Moura, Nicomedes Correia de Moura, mais conhecido por Seu Memede ou só Memede, nasceu em Nazaré da Mata.

Ativo e bastante atuante no bairro da Torre, Memede conhecia o bairro como ninguém. Veio muito cedo para o Recife e desde criança viveu pelas ruas da Torre. Muito comunicativo, Memede, com suas andanças, conquistou muitas amizades. A turma de infância era formada por: Bicanca (grande amigo), Panan, Caú, Zeda, Laxixa e Mauro (Maurão - outra grande personalidade que houve em nosso bairro ).

Costumavam brincar de empinar pipa, jogar bola e pescar na Lagoa da Torre, onde hoje é a Praça Calazans, na rua Hernane Braga, Madalena. Os amigos chegaram a formar um time de futebol chamado Racing e depois criaram o time Progresso. “ Com essa turma tivemos ótimos momentos juntos”, comentou o amigo de infância de Memede, Sr Maurão, quando ainda vivo.

Ainda jovem estudou no Ginásio da Madalena onde conheceu seu inseparável amigo, Arlindo Jucá. “Desde que nos conhecemos aprontávamos muito. Memede não levava nada a sério, era tudo na brincadeira”, falou sorrindo Seu Arlindo. 

Memede se formou na Escola Técnica de Comércio do Recife no curso de técnico em contabilidade, no ano de 1964. Cinco anos depois ele se tornou bacharel em ciências econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Pernambuco.

Fez parte do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e em 1988 se candidatou a vereador, mas não teve êxito. Foi também presidente do sindicato da rede dos ferroviários.


 Mas o seu negócio era mesmo o comércio. No bairro da Torre, desde 1969, funciona o Armazém Calazans, lugar que Memede dedicou todo o seu tempo e amor ao que fazia.


Um comerciante nato, amigo de todos os seus clientes, ele cativava as pessoas com a sua generosidade. “ Ele era um grande comerciante, atendia muito bem a clientela. Ajudava muita gente e sem interesse”, falou Vilanova, comerciante do Mercado da Madalena.

Frequentador assíduo do Mercado da Madalena, Memede fez do mercado o ponto de encontro com os amigos. Seu dia começava na Confraria dos Chifrudos. “ Ele chegava as 6h da manhã e já pedia sua rabada com pirão. Ele adorava!”, lembrou Fernando Correia, dono da Confraria dos Chifrudos há 35 anos. Um homem de pratos simples e costumes normais Memede mantia esse seu jeito por onde passava. “ Ele levava pacotes de torresmo para comer nas reuniões de seu partido, o PMDB”, falou Fernando.

Quando partiu, não só os amigos sentiram a grande perda, mas principalmente a família que Memede construiu. Casado com Edna Miriam de Vasconcelos Moura, pai de cinco filhos: André, Alberto, Nicomedes Júnior, Roberto e Paulo Sérgio; avô de 13 netos e bisavô de uma menininha, Memede deixou um vazio imenso. “ Um vazio que só a fé poderá preenchê-lo”, disse a viúva de Memede.

Para os filhos foi a perda de uma referência. “Aprendi muito com ele. Desde os meus 15 anos acompanhava tudo o que ele fazia. Viajávamos e trabalhávamos juntos. Para mim era mais que um pai”, disse um de seus filhos, André Luís de Vasconcelos Moura.

Seu Memede, o Prefeito da Torre, como era também apelidado, uma figura maravilhosa, um caráter indiscutível. Para quem teve a honra e a sorte de conhecer esse homem, fica a homenagem do Jornal Gazeta da Torre e o agradecimento pela enorme contribuição, com seus conteúdos e conhecimentos oferecidos por ele na construção do jornal.


Texto de Manuella Gomes - Gazeta da Torre

3 comentários:

  1. Maurício parabens pela reportagem falta ainda depoimentos de muitos amigos do meu pai e politicos. André Memede.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite venho por esses meios dizer que conheci o Sr. Nicomedes e família me chamo ceiça filha de d.Maria conhecida por fia uma ex empregada dele e hj por acaso vi essa reportagem fiquei muito emocionada

    ResponderExcluir
  3. Ranilson Ramos de Almeida1 de novembro de 2023 às 15:08

    Conheci memede no ano de 1994,grande e generosa figura,grande amigo,faz falta,muita falta.

    ResponderExcluir