quarta-feira, 1 de julho de 2015

Bairro da Torre: O ilustre morador Júnior Tavares da empresa MEDICAL

Redação Gazeta da Torre

Na foto, Júnior folheando o Gazeta da Torre em sua sala na MEDICAL
Uma empresa familiar, com reconhecimento no Brasil, a Medical toma conta do mercado no norte e nordeste do país quando o assunto é material médico, cirúrgico, hospitalar e equipamentos. Há 65 anos no ramo, a empresa atualmente é comandada pelo empresário Manuel Tavares, juntamente com seus filhos, Manoel Tavares Júnior e Ana Paula Tavares. “Desde pequeno via em casa essa movimentação relacionada à empresa. Meu pai nos influenciou positivamente e eu não poderia fazer outra coisa”, lembra Júnior, Diretor Comercial.

 Com uma localização bem central, há 28 anos na avenida Agamenon Magalhães, no trecho Olinda - Boa Viagem, a Medical atende todo o Recife com uma grande equipe que assegura o ótimo atendimento. Possui vendedores em hospitais, em clínicas, no próprio balcão da loja e ainda, em todas as cidades do norte e nordeste do país, os representantes comerciais. “Como estamos há muito tempo nessa vertente, a nossa clientela é bem fiel. Acontece também o boca a boca e ainda temos a vantagem com a localização que é ótima”, ressalta.

 “Bom também existirem iniciativas como o Jornal Gazeta da Torre que aproxima ainda mais o estabelecimento do cliente. Esse jornal é um mix de notícias e só enriquece o bairro da Torre com grandes informações”, acrescenta o empresário que já é anunciante assíduo do Jornal gazeta da Torre. “Quando meu pai começou a Medical ainda na rua da Hora, no bairro do Espinheiro, a comunicação e a divulgação não era assim. Hoje temos essa facilidade e nos ajuda muito”, destaca Júnior.
Mauricio Dias (Gazeta da Torre) e seu amigo Júnior Tavares
Desde que chegou de Portugal, Manuel Tavares, se fixou no bairro da Torre e de lá não saiu mais. Casou com uma pernambucana e teve três filhos.  “Sou nascido e criado no bairro da Torre. Adoro aquele bairro e também não saí e nem pretendo me mudar de lá”, assume Júnior que tem os amigos do bairro como uma segunda família. “Sempre nos reunimos e temos uma amizade que é de muitos anos. Aproveito para mandar um abraço para a confraria do Tom Marron”, brinca Júnior.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Coluna O LIMIAR DA EDUCAÇÃO – Junho/2015







A convivência é geradora de um sem-número de lições. Desde o berço, quando nos deparamos com a condição de dependência mais legítima, a vida nos proporciona a oportunidade de estar com pessoas, reconhecidamente importantes pela própria circunstância, que exige cuidados básicos conosco. Nessa fase, assemelhamo-nos a um barro mole que é moldado através do tempo, de acordo com determinadas experiências que os adultos transmitem, de geração em geração.À medida em que o corpo desenvolve, um fenômeno acontece ecada ciclo social a que pertencemos tem uma parcela de contribuição nisso: a formação do caráter.

É no núcleo familiar que ocorrem as primeiras interações com outras pessoas. Logo no início, vamos aprendendo por uma espécie de assimilação, algo parecido a uma esponja que umedece sempre ao contato de algum líquido. No decorrer dos anos, passamos a exercitar o raciocínio, a faculdade de pensar e analisar, conforme alguns padrões muito relevantes, como os da boa convivência.

Participando de outros ambientes sociais, como escola, empresa, núcleos religiosos, academia, centros culturais etc., vamos ampliando não apenas nosso conhecimento intelectual sobre algum assunto ou área, mas também conquistandoum aprendizado moral.


Cada pessoa tem o que ensinar e o que aprender. É na convivência que ficamos mais ativamente expostos às mudanças; ao confronto de opiniões; ao compartilhamento de coisas, espaços e sentimentos; ao exercício da solidariedade;finalmente, ao crescimento pessoal. Antes, durante e depois disto, a Educação faz toda a diferença, porque na verdade, o processo educacional é uma construção dia após dia, que provê valores de comportamento e, por isso, qualifica as relações humanas.
O ostracismo, que é o isolamento do indivíduo dentro de um mundo não compartilhado, verdadeiramente produz danos irreparáveis, haja vista que ninguém se educa sozinho. Se você tem perfil de autodidata, parabéns! O seu desenvolvimento intelectual está garantido com livros e experiências solitárias. No entanto, a Educação vai além, e ensina que, para ser uma pessoa educada, você deve ser agradável, ter boa convivência e simpatiacom os outros. Assim, você será uma criatura melhor, com os laços de amizade fortalecidos e, portanto, duráveis. Pense nisso!!!



quinta-feira, 18 de junho de 2015

Padre Romeu, como gosta de ser chamado, comemora 61 anos de vida sacerdotal



Mons. Romeu Gusmão da Fonte, aos 86 anos de vida, comemora 61 anos de vida dedicada à Igreja e ao povo de Deus! Padre Romeu, como gosta de ser chamado, é o 15° Pároco da Igreja Matriz da Torre, está há 59 anos à frente da paróquia.

Foi ordenado sacerdote no dia 20 de Junho de 1954, por Dom Antônio de Almeida Moraes Junior. No dia seguinte, celebrou sua Primeira Missa na Igreja Matriz da Soledade, no bairro da Boa Vista, em Recife. No outro dia, celebrou uma missa no quarto de Pe. Pedro, que estava muito doente. O mesmo havia dito à sua mãe quando grávida: "Será um menino e será padre".

Sua segunda Missa Solene foi na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Bonito, paróquia de seu grade amigo, Pe. Tiné, durante a festa da padroeira. Em seguida, Pe.Romeu foi nomeado vigário cooperador de Pe.Antônio Alves, em Afogados. Seis meses depois foi transferido para ser vigário cooperador de Cônego Guedes, em Paudalho, lá trabalhou na capela de São Severino dos Ramos e da usina Petribu.

Com a morte de Cônego Guedes, Pe.Romeu tornou-se Vigário Ecônomo. Em 1956 foi transferido para a Paróquia da Torre, substituindo Pe. Amaury. No mesmo ano foi também nomeado Vigário Cooperador da Soledade, Capelão da Fábrica da Torre e de Santa Catarina. No Dia 12 de Março de 1965 foi nomeado por Dom Hélder Câmara Pároco da Torre.
Pe.Romeu trabalhou em várias funções na Arquidiocese. Foi diretor espiritual do Seminário Nossa Senhora da Conceição, na Várzea, foi também Cônego Titular da Catedral, anunciado pessoalmente por Dom Hélder.

Com a chegada de Dom José Cardoso, foi coordenador do ECC da Arquidiocese de Olinda e Recife, nomeado Vigário Cooperador da Madre de Deus, tendo seus trabalhos na Ilha de Fernando de Noronha, nomeado também coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Família, assumiu a administração da Paróquia dos Remédios em Afogados, até que fosse nomeado um novo pároco, ao qual Pe. Romeu deu a posse. Em seguida foi nomeado Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife até a renúncia do então Arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho.
Hoje, Monsenhor Romeu da Fonte é um exemplo de pessoa e sacerdote para todo o povo de Deus, querido por muitos, tanto pelos fieis que frequentam sua igreja, como por pessoa de outras paróquias que o conhecem. A comunidade de Santa Luzia tem a imensa gratidão ao Mons.Romeu, pela iniciativa de criar a vila. Construiu uma escola paroquial que conta com a ajuda do governo do estado, para crianças do ensino fundamental. Construiu uma quadra poliesportiva com ajuda de paroquianos da vila. Construiu um ambulatório, onde médicos dedicam um pouco de seus horários para atenderem voluntariamente a população da Vila Santa Luzia. Em 2001, realizou um sonho, a Capela São Francisco de Assis, na Vila Santa Luzia.

Por fim, sua mais recente obra foi o Centro Pastoral, que foi construído com dinheiro de uma rifa. O Conselho de Administração Paroquial resolveu homenageá-lo nomeando o edifício como “Centro Pastoral Pe. Romeu”.

Hoje, a Torre rende graças por sua vida e por sua dedicação no sacerdócio, pelo qual há 61 anos dá sua vida pelas ovelhas como o Bom Pastor. Parabéns, Mons. Romeu da Fonte!

Por: João Victor Jóffily / PascomTorre
---------------------------------------------------------------------

Missa pelos 61 anos de Ordenação Sacerdotal de Mons.Romeu
Local:Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário (Paróquia da Torre)
Endereço:Rua Conde de Irajá, S/n - Torre
Dia:20 de Junho de 2015 (Sábado)
Horário:19h

sexta-feira, 29 de maio de 2015

A Real Temakeria na Madalena

Ambiente agradável e moderno, combinado com temakis, sushis e sashimis e muito mais. Venha conhecer!





Endereço: Rua Real da Torre, 538 , Loja 5, Madalena. 
Em frente ao Mercado da Madalena.
Fone: 081 3314-9622


O Club Paris - Esmalteria e Nails Bar na Madalena


Um misto de espaço de beleza e bar, que estimula o encontro entre amigas, que podem aproveitar para fazer as unhas e, ao mesmo tempo, colocar a conversa em dia entre uma taça e outra de espumante, onde no espaço da Club Paris Esmalteria as unhas são tratadas como acessórios de moda. 


Além do embelezamento das unhas (mãos e pés) temos também o design de sobrancelha, depilação e a escova express.



A Club Paris Esmalteria proporciona uma experiência diferenciada, com decoração contemporânea e uma imensa variedade de esmaltes nacionais e importados.

Agende seu horário: (81)3227-3555 ou (81) 9799-3569 – Whatsapp


Endereço: Rua Real da Torre, 538 , Loja 2, 1º Andar, Madalena. Em frente ao Mercado da Madalena.



Coluna O LIMIAR DA EDUCAÇÃO - Maio/2015







É certo que já ouvimos falar em “emancipação”, mas muitas vezes temos dispensado uma análise mais apropriada do que vem a ser o termo e até onde vai sua extensão. Muito além de “tornar independente”, emancipar é conquistar o direito de se tornar livre e isto está relacionado à Educação.

Não é de hoje que vemos tanta busca pela liberdade, como se condição fosse para viver melhor. E é, quando a liberdade não é confundida com libertinagem. Na verdade, a emancipação ocorre quando direitos e deveres são claramente estabelecidos e cumpridos. Daí resulta que os valores morais apontam para um amadurecimento, que justificam tal conquista.

A emancipação surge, então, como consequência de uma luta que reúne formação acadêmica e moral, ou seja, a base sólida da Educação.

Seria estranho esperar que um vândalo defendesse o patrimônio público; a criança tivesse a mesma responsabilidade do adulto; o empresário não se preocupasse com seus fornecedores. Assim mesmo ocorre com a emancipação que não atendeu as etapas preparatórias. Neste caso, não há emancipação, e sim um turbilhão de investidas em busca de libertinagem.

Por tudo isso, devemos mais e mais ter a consciência da nossa responsabilidade, para que a liberdade surja como fruto de um processo educacional. Emancipação não combina com impulsividade; não provém de status sociais; não os braços diante do exemplo que deve produzir

Então, façamos todos uma reflexão a cerca do que é ser emancipado, os deveres que disso decorre e seus impactos. Assim, fácil será seguir em frente, conquistando novas etapas de crescimento de fato e de direito.



quinta-feira, 14 de maio de 2015

Inaugurada a mais nova lanchonete de Carlitos Burguer

 Dia 13 de Maio, com frutos de seu intenso trabalho, Carlitos inaugura sua mais nova unidade. Uma estonteante lanchonete na Rua José Bonifácio, próxima a Dobradinha do Gordo. 

Um novo e grande presente para os apreciadores de hambúrgueres de nosso bairro.









segunda-feira, 11 de maio de 2015

As melhores tendências para a nova estação que você pode encontrar nos bairros da Madalena e da Torre

Maiara Miranda – Designer de Moda e Colaboradora da Gazeta da Torre

Muda-se a estação e também a roupa. Com a passagem da primavera-verão para o outono-inverno é preciso se adequar e se acostumar um pouco mais com a nova temperatura. No Brasil e especificamente em Recife, não é vista uma mudança tão drástica, mas, é possível afirmar que as manhãs ficam mais frias e que é necessário estar sempre preparado para qualquer chuva de última hora. 

É também por esse fator que a moda existe, com a finalidade de ajudar e proteger o corpo de cada ser humano em diversas ocasiões. Então, nada melhor do que toda essa proteção ser com muito estilo, beleza e conforto.

O outono-inverno de 2015 vem cheio de passado, revivendo e reinventando momentos já vividos na longa passarela da vida.

O visual militar vem para entrar na linha e demonstrar o que se tem de melhor. Aposte nessa tendência usando peças bastantes utilitárias. 

Os anos 70 chegam carregados e simplificados no estilo boho, trazendo o universo hippie, étnico, folk e romântico.

O Estilo Boho

Já em relação às estampas, a geometria, o abstrato e as listras se destacam com mais facilidade.

Essas e outras tendências você encontra nos bairros da Madalena e da Torre, em uma localidade fácil de se chegar e que é riquíssima de lojas especializadas em moda feminina, masculina e também infantil.


quarta-feira, 22 de abril de 2015

QUALITY LAVANDERIA com sua terceira franquia em Recife – No Bairro da Torre

Fonte: Quality Lavanderia

A rede de lavanderias é uma das maiores do Brasil

A Quality Lavanderia, do Grupo Acerte Franchising, vem expandindo nos estados brasileiros. A rede, uma das maiores do país, inaugura terceira franquia em Recife/PE. Localizada no Carrefour da Torre (Rua José Bonifácio, nº1315 – Loja 17), traz um conceito inovador e pioneiro de lavanderia moderna. Através do serviço self-service, o próprio cliente pode executar o serviço, nos padrões americanos de lavanderia.

Na Quality Express Recife, as roupas do dia a dia são limpas em cestos de até 21 peças. O cliente opta pelo serviço self-service, realizado em apenas 80 minutos, ou deixa para as atendentes. A loja também oferece serviço de limpeza a seco, cobertores, tapetes, edredons, e outros. O franqueado empreendedor Marciel Guilow está otimista. “Somos a primeira lavanderia da cidade a oferecer o sistema de limpeza por cesto. Nosso objetivo é trazer mais comodidade aos nossos clientes, que têm a rotina cada vez mais corrida. Também pensamos na praticidade, já que eles poderão deixar as roupas na loja enquanto fazem suas compras. Já percebemos que eles têm gostado da novidade e aprovado”, completa.

A franquia conta com algumas comodidades para os clientes, como acesso livre à internet e televisão. A loja funcionará de segunda a sexta, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 14h.

Conheça algumas vantagens de lavar a roupa em uma lavanderia:
Economia de tempo - Lavar roupa em casa requer muito tempo. Separar peças claras de escuras; roupa das crianças e dos adultos; peças pequenas das grandes. E quando é para lavar roupas de cama e de inverno? Na lavanderia você ganha tempo para fazer aquilo que quer.

Durabilidade das roupas - Você compra roupas novas, mas fica indignado porque duram pouco tempo? Cada tecido precisa de um cuidado específico. As etiquetas indicam os cuidados a serem tomados com as peças. Lavar roupa de acordo com as etiquetas requer tempo, paciência, habilidade, mas é necessário. Caso contrário, o aspecto de roupa nova desaparece junto com sua durabilidade. Os profissionais da lavanderia estão preparados para lavar cada peça de acordo com as instruções das etiquetas. Suas roupas vão ficar com aparência de novas e vão durar mais tempo. E isso vale também para artigos da casa, como tapetes e cortinas.

Economia de dinheiro - Já pensou quanto você gasta ao lavar suas roupas em casa? Muita água. Para lavar duas ou três peças, a máquina exige uma quantidade absurda. Muita energia também. Você seleciona a opção ‘limpeza pesada’ e espera um bom tempo até o fim do ciclo de lavagem. Resultado: um tempão gastando energia elétrica e as roupas ainda ficam manchadas, e com um aspecto horrível. Parecem mastigadas. Na lavanderia você não precisa se preocupar com isso. O dinheiro que iria para conta de água e luz é investido num estabelecimento com profissionais capacitados.

Correta higienização - Você pensa que após a lavagem das roupas na máquina elas estarão limpas. Nem sempre isso é verdade. A higienização incorreta pode proliferar fungos e bactérias, provocar alergias e danificar as peças. Na lavanderia, as roupas são higienizadas e limpas de acordo com cada tecido. Para cada tipo de tecido, um solvente, um método, um cuidado.*Fonte Sindlav

Endereço do Serviço: Carrefour Torre – Loja 1. Recife. (mesmo corredor do boliche); Telefone: (81) 3877-3022. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 20h | sábado, das 8h às 14h



segunda-feira, 6 de abril de 2015

A loja Ana K. Moda e Acessórios Femininos na Madalena

O tipo de loja que você fica tentada pra entrar, desde a vitrine você se encanta com as peças, são de muito bom gosto! 

A Ana K. Moda e Acessórios Femininos fica na Rua Real da Torre, 538, loja 03 – Madalena. Galeria em frente ao Mercado da Madalena.

A loja é grande, bonita e aconchegante, as araras ficam espalhadas pela loja. É impossivel entrar e não se apaixonar por pelo menos uma coisa. As bijouterias também são lindas e diferentes: pulseiras, brincos e colares.

As peças são super femininas e têm roupas para a balada, dia-a-dia, trabalho, além dos belíssimos acessórios!!! É só conferir.


Algumas peças da Ana K. Moda e Acessórios Femininos



Ana K. Moda e Acessórios Femininos: 
Rua Real da Torre, 538, loja 03 – Madalena. 
Galeria em frente ao Mercado da Madalena. Fone: 3090.7395



Uma DOBRADINHA na Torre

O Francisco Pinheiro
da Dobradinha do Gordo
Redação Gazeta da Torre - Matéria Especial

Uma das dobradinhas mais famosas do Recife: A Dobradinha do Gordo. Famosa pelos seus pratos regionais, o estabelecimento se fixou no bairro da Torre desde 1979, quando o caruaruense Francisco Pinheiro deixou sua cidade natal para tentar a vida na capital pernambucana junto aos irmãos.

Começou num bar do irmão, no centro da cidade, mas logo viu que precisava criar o seu próprio comércio. Investiu num simples fiteiro, onde vendia cigarros, chocolates e bombons. Não demorou muito e partiu na busca de um espaço para abrir algo maior. Foi aí que ele passou na Avenida José Bonifácio e se deu conta de um terreno com uma casa abandonada. Era ali!

Sozinho, serviu, lavou, cozinhou, foi mil em um. Aos poucos, ajeitou as paredes, colocando esteiras, levou algumas mesas para a calçada, aprimorou as receitas e com isso, cada vez mais, pessoas do próprio bairro iam chegando. A dobradinha era o destaque, carro-chefe até hoje, sempre preparada com um jeito cuidadoso.

O Gordo conquistou clientes fiéis, adquirindo, à época, o apelido de “gordo” no próprio bar. O nome Dobradinha do Gordo surgiu daí: dobradinha, por ser o prato principal e gordo por causa do apelido. Antes o comércio era conhecido como Recanto do Gordo. “ Não tinha um nome melhor. Foi criado pelos clientes e no dia a dia”, comentou o comerciante.

Sempre na busca de agradar a clientela, além do cardápio ser fiel ao nordeste e ao tempo, manteve a base do início, mas só que com mais requinte. “Ampliamos o cardápio e buscamos melhorar sempre a qualidade”, falou o administrador e filho mais velho de Francisco, Francieud Peixoto que explicou ainda a diversidade dos pratos com que trabalha. “Temos a dobradinha, mas nem por isso ela precisa ser preparada só da maneira tradicional. Servimos, também, a dobradinha feita com bacalhau”.

Atualizados com as exigências dos seus clientes, a busca é constante na hora de agradar. “Temos a consciência que estamos aqui até hoje por causa dessa gente que gosta do nosso sabor. Trabalho e trabalhei muito duro. Fui persistente e sou grato principalmente porque é daqui que tiro o sustento da minha família e dei formação para os meus três filhos”, lembrou Francisco.

Decorrente do reconhecimento, hoje, além da matriz, na mesma avenida, foi aberta a filial há mais de cinco anos. O sucesso e a dedicação foram comemorados quando comemoramos 30 anos, na matriz, com um coquetel. “Nunca imaginamos completar esta data. Nem temos fotos do começo porque não achávamos que poderia durar tanto. Mas temos história e marca. Não é pelo dinheiro e nenhuma riqueza, mas sim pelo nosso nome e pela satisfação”, destacou o Francisco que concluiu lembrando e falando da comemoração. “Fizemos um encontro com intuito de juntar os verdadeiros amigos e incentivadores. Deu tudo certo e foi gratificante”.




segunda-feira, 30 de março de 2015

A MERCEARIA 08 com suas novidades na Madalena

Redação Gazeta da Torre - Matéria Especial


No mês de fevereiro/2015, mais precisamente no dia 4, o Bar e Restaurante Mercearia 08, especializado em comida regional, completou seu primeiro ano de funcionamento em nosso bairro da Madalena. A data foi comemorada em clima de muita confraternização, até com direito à caneca de chopp por R$1,99.
Mas, o que chama atenção na Mercearia 08? Resposta: Um novo conceito em comida regional somado ao aconchegante ambiente em madeira trabalhada.
Ruana e Flávio
da Mercearia 08
“Uma das “atrações” do menu da nossa casa é o bolinho de bode, feito com massa de batata doce. É irresistível”, diz a empresária Ruana Damásio, proprietária da Mercearia 08.
Perguntada sobre qual a razão do nome Mercearia 08, Ruana responde sorrindo: “Meu marido Flávio é nascido no município de Cabrobó, sertão do São Francisco, daí onde vem o lado regional; já o número oito é o nosso número da sorte”.
Além do solicitado bolinho de bode, a casa trabalha com outros pratos que também fazem sucesso como o Fuxico (Massa de pastel frita recheada com charque desfiada c/ catupiry) e o Pernil de Bode.
As inovações não só aparecem em seu cardápio, o casal procura sempre estar com novidades na casa, como foi recentemente no carnaval 2015. A Mercearia 08 participou da Arena Gastronômica do Carnaval 2015 na Rua do Observatório, entre a Rua do Brum e o Cais do Apolo, Recife Antigo.
Nas sextas e sábados, a casa oferece música ao vivo com repertório agradável  para o público. E, em dia de jogos, o cliente também pode desfrutar de um telão para acompanhar seu time, saboreando um delicioso chopp gelado.
Assim é a Mercearia 08, não só uma casa especializada em comida regional, mas um local onde os apreciadores da comida regional se misturam com os que desejam descobrir os encantos de nossa região e até fazer novas amizades em nosso bairro da Madalena. É só conferir. 
A Mercearia 08 está localizada na Rua Dom João de Souza, 754 – Madalena(Após o Hospital D’Avila, primeira rua à direita) - Fone: 3314.5720



Coluna O LIMIAR DA EDUCAÇÃO - Março/2015

Por Evalda Carvalho - Escritora e Colaboradora do Gazeta da Torre



Como está o dia hoje para você? Idealizou que iria fazer sol e, quando viu o céu nublado, surgiu o desapontamento?

Infelizmente ou felizmente, nem tudo é como a gente deseja e é por isso que crescemos. Mais ainda, nem tudo é quando a gente pensa que vai acontecer. Muitas vezes não adianta se precipitar, pulando etapas. Simplesmente porque a Natureza não dá saltos.

Neste mês, a coluna O LIMIAR DA EDUCAÇÃO vem prestigiar os leitores do Gazeta da Torre com um tema que afeta sobremaneira o ser humano, silenciosamente, mas ao mesmo tempo, gerando verdadeiros estragos comportamentais: a ANSIEDADE.

Com que frequência você busca seu celular para verificar se existem novas mensagens na caixa postal? Quantas vezes olhou para o relógio durante a espera para uma consulta? Ou leu a mesma sinopse do filme sem ter chances reais de vê-lo? Aguardou aquela resposta importante sem ter feito questionamento algum? Vislumbra o final com tanta antecedência que não dimensiona as etapas que lhe são antecessoras? Em tudo isto está presente a ansiedade, cujo papel é conturbar a linha do tempo de qualquer evento ou projeto. É ela que deixa a cronologia às avessas, a sensatez de orelha em pé e os desacelerados de plantão a ver navios, pondo a deseducação no caminho da irracionalidade, como se as escolhas fossem via de apenas uma faixa! E com alta velocidade!

Por outro lado, há um aspecto efetivo que pode ser sentido por qualquer pessoa mais atenta. É que a ansiedade gera um transtorno enorme à vida humana, pois entra sem pedir licença e muito menos sem perguntar se é o momento. Aliás, é justamente a questão do tempo que é mais desafiada por ela.

As consequências estão presentes nos gestos mais corriqueiros e provocam um estado de alerta, sob pena de estabelecer para as novas gerações uma inversão de valores, pois induz jovens e adultos ao caos educacional. Na fase infantil, a ansiedade está presente como mecanismo de descobertas e avanços de alguns limites, fato natural, mas que deve ser monitorado pelos pais ou responsáveis. O que encontramos na maioria dos adultos é um frenesi que, muitas vezes, não se justifica, como se cada criatura tivesse que ser multitarefa e, com isso, teria o poder de obter resultados mais rápidos.

Esta é uma realidade preocupante. Senão, vejamos: as pessoas não aguardam o elevador esvaziar para poderem entrar; desejam ganhar tempo em qualquer fila de espera; esquecem o direito alheio nas situações mais simples; dão asas à imaginação, na expectativa de tal ou qual condição favorável, sofrendo não raras vezes com muita antecedência e sem explicação plausível. De repente, o verbo “esperar” passou a significar “ficar em desespero”. O ansioso não espera que o bruto se elabore; que a carne descongele fora do micro-ondas; que o juiz dê a sentença; que o salário chegue depois do mês trabalhado; que o sinal dê ocupado para desligar o telefone; que a roupa seque no varal. Não! Ele mesmo é capaz de fazer tudo, só para agilizar o processo.

Já dá para perceber que a ansiedade toma para si vários aliados perigosos, como o desrespeito, a impaciência, a insensibilidade, o egoísmo, a intolerância.

O que será da Educação se continuarmos assistindo a esse espetáculo, sem nada fazermos? Você já se contaminou com uma pessoa ansiosa ao seu lado?

Cumpre-nos, portanto, resgatar com sabedoria os valores educacionais na forma de investimentos sólidos e imprescindíveis, se quisermos conquistar estabilidade emocional para nossa saúde.



terça-feira, 3 de março de 2015

Samsung promete aparelho mais moderno do mundo com os seus mais novos smartphones


A espera finalmente acabou e, depois de semanas de rumores e especulações, aSamsung revelou os seus mais novos smartphones: o Galaxy S6 e o Galaxy S6 edge. Os aparelhos foram apresentados durante aMWC 2015, em Barcelona, no chamado Galaxy Unpacked 2015. O resultado? Aparelhos surpreendentes e que entregaram um design e recursos que realmente impressionam e prometem ser os mais modernos do mundo.

O “próximo passo” da Samsung foi marcado por frases de efeito e afirmações “perigosas”, mas que foram comprovadas durante a apresentação. “O melhor display”, o “processador mais rápido” e “a melhor câmera” foram apenas alguns dos adjetivos usados para qualificar o Galaxy S6 e S6 edge. 

Uma das maiores inovações nos dois aparelhos apresentados pela Samsung na MWC 2015 está no campo do design. Os smartphones são belíssimos e realmente passam uma boa impressão para os consumidores por causa do material utilizado. O S6 e o S6 edge são os primeiros da linha “S” a não utilizarem material de qualidade “duvidosa”, ou seja, o couro falso ou o tradicional plástico.

Mas o verdadeiro destaque quando o assunto é o design vai para o Galaxy S6 edge. Suas telas laterais curvas dão a sensação de que a tela não tem “fim”, deixando apenas as bordas superior e inferior para contar história. A Samsung finalmente parece ter acertado na construção de seus aparelhos.

Equipado com o Android 5.0 (Lollipop), o S6 e o S6 edge prometem tirar todo proveito da mais recente atualização do SO da Google. Como? Utilizando uma interface TouchWiz renovada, muito mais rápida e praticamente livre de softwares indesejados. A promessa é de que a Samsung coloque apenas dois apps proprietários em seus novos aparelhos.
No Galaxy S6 edge, a Samsung garante que vários recursos vão poder aproveitar as suas telas curvas. Na apresentação, tivemos a oportunidade de ver que a sul-coreana vai abusar do espectro de cores para tornar a utilização dos aparelhos ainda mais intuitiva.

Nada melhor do que números para explicar como a Samsung conseguiu melhorar seus aparelhos. Segundo a fabricante, seu novo processador octa-core, criado com base no processo de fabricação de 14 nm – o primeiro do mercado –, vai ter uma performance 20% maior em relação aos de 20 nm. Além disso, a sul-coreana também promete uma eficiência energética até 35% melhor para o Galaxy S6 e S6 edge.

A inovação também veio nas memórias dos aparelhos. Na de acesso aleatório (RAM), apesar de ainda não ter chegado a hora dos 4 GB, a Samsung foi uma das primeiras a entregar dispositivos com LPDDR4. O armazenamento interno também traz uma novidade: a utilização de memórias flash que utilizam a tecnologia UFS 2.0, recurso que promete tornar o desempenho ainda maior. Porém, a sul-coreana deixou de lado o suporte ao cartão micro SD, o que é uma pena.

Quem assistiu ao Galaxy Unpacked 2015 deve ter dado umas boas risadas (ou ficado irritado) com as comparações com a câmera do iPhone 6. A Samsung não poupou esforços para enaltecer o sensor de seus aparelhos sobre o presente no dispositivo da Apple. De acordo com os resultados apresentados pela sul-coreana, neste quesito o Galaxy S6 e S6 edge realmente vão destruir a concorrência.

A abertura das lentes aumentou, permitindo a entrada de mais luz nos sensores. Além disso, os aparelhos também vão trazer um modo HDR, sistema de estabilização óptica de imagem e uma ótima qualidade para as fotos noturnas. Isso sem falar no aplicativo da câmera, que ficou mais simplificado e com todos os recursos à mão.

Durante a apresentação, a Samsung também revelou a partir de quando os aparelhos estarão disponíveis: 10 de abril, sendo essa a data de lançamento global. Portanto, não falta muito para que possamos colocar as mãos no Galaxy S6 e Galaxy S6 edge. 

Fonte: TecMundo



segunda-feira, 2 de março de 2015

Clima na Rússia é bastante tenso e frágil após assassinato de ícone da oposição


Dezenas de milhares de pessoas participaram neste domingo no centro de Moscou de uma manifestação em homenagem ao líder opositor russo Boris Nemtsov, assassinado na sexta-feira na capital russa, segundo jornalistas da AFP no local.

"Estimamos que mais de 70.000 pessoas vieram", declarou à AFP Alezander Riklin, um dos organizadores da marcha, que contava com a autorização do governo russo. Por sua vez, a polícia calculava 21.000 presentes.

A participação ultrapassou com folga as convocações da oposição nos últimos tempos, e lembrou as grandes manifestações organizadas em 2011 e 2012 contra Vladimir Putin.

Embora não tenha sido registrado nenhum incidente durante a marcha, um deputado ucraniano que havia viajado a Moscou para comparecer ao ato, Alexei Goncharenko, foi detido pela polícia antes do início da manifestação. "É acusado de rebelião contra as forças de ordem pública", indicou seu advogado Mark Feiguin, citado pela agência RIA Novosti.

Goncharenko goza de imunidade diplomática como membro da Assembleia parlamentar do Conselho da Europa, razão pela qual deve ser colocado em liberdade em breve, considerou.

Morreu por uma Rússia livre

"Morreu pelo futuro da Rússia" ou "Lutou por uma Rússia livre" eram algumas das frases escritas nos cartazes dos manifestantes.

"É um assassinato político para dar exemplo, para aterrorizar o povo. Agora o terror político vai se intensificar", declarou um manifestante, Alexander Akulin.

Nemtsov, morto a tiros na noite de sexta-feira em uma ponte próxima ao Kremlin, deveria liderar neste domingo uma manifestação contra a "agressão de Vladimir Putin" à Ucrânia e em favor do fim do conflito no país.

Outras 6.000 pessoas, algumas envolvidas em bandeiras ucranianas, se reuniram em São Petersburgo, a segunda cidade do país, para protestar contra o assassinato do político, muito crítico a Vladimir Putin.

Milhares de pessoas se concentraram para homenageá-lo em Ekaterinburgo, nos Urais, e em Tomsk, na Sibéria. No exterior, foram organizadas concentrações em Paris, Kiev, Budapeste, Varsóvia e Vilnius.

Crime político

No sábado, a oposição russa denunciou um crime político. As potências ocidentais exigiram uma investigação profunda, e o presidente Putin prometeu "que será feito todo o possível para que os responsáveis por planejar e executar este crime atroz recebam a punição que merecem".

O Comitê de Investigação afirmou que o assassinato de Nemtsov pode estar ligado "à situação dentro da Ucrânia", ou também ao massacre no semanário satírico francês Charlie Hebdo, já que o político havia recebido ameaças depois de condenar o ocorrido.

Para Putin, o objetivo do crime é desacreditar as autoridades russas. Segundo ele, "leva as marcas de um assassinato por encomenda, e tem todos os sinais de uma provocação".

Nemtsov temia por sua vida

Segundo os investigadores, o assassinato foi meticulosamente planejado. No momento do crime, Nemtsov cruzava a Grande Ponte de Pedra com uma jovem identificada pela imprensa russa como a modelo ucraniana Anna Duritskaya, de 23 anos e que saiu ilesa do ataque.

No sábado foi divulgada a informação de que nas últimas semanas Nemtsov temia por sua vida devido a sua oposição a Putin.

Os líderes ocidentais, entre eles o presidente americano, Barack Obama, condenaram no sábado este assassinato brutal, e pediram uma investigação rápida e eficaz.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também criticou o assassinato, e segundo seu porta-voz "espera que os autores sejam levados em breve à justiça".

Nemtsov, bom orador, participou de diversas manifestações contra o retorno de Putin à presidência russa em 2012, e desde então não parou de criticar a corrupção no país e, nos últimos meses, a política russa no conflito ucraniano.


Fonte: AFP



sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Já pensou se o bairro da Torre fosse na Arábia Saudita? Poderia ser bom para ganhar alguns "agrados" do novo rei e ruim depois...

Bolsa Família é passado. Pedir dinheiro pro banco? Que nada. Na Arábia Saudita o novo rei resolveu presentar a população do país doando a ela US$ 32 milhões. Apenas para se ter ideia do valor, ele equivale ao orçamento anual da Nigéria, a maior economia da África.


Salman bin Adbelaziz assumiu o trono há apenas um mês e, por isso, quis agradar. Mandou o montante para associações profissionais e literárias, investiu em água e eletricidade e dá bônus que equivalem ao salários de dois meses para funcionários públicos. Em um país onde o Estado é o maior empregado, com 3 milhões de funcionários, muita gente está sendo beneficiada.

E a boa ação do novo rei ainda pode ajudar mais o país. Segundo agências de notícias que trabalham na Arábia Saudita, a população está gastando mais com os novos bônus e fomenta a economia local. Os produtos mais procurados têm sido celulares e tablets.

Toda essa festa promovida por Salman, porém, pode ter data marcada para acabar, especulam observadores internacionais. A Arábia Saudita é um país que tem como forte em sua economia o petróleo. Com as quedas bruscas nos preços dos barris, é provável que em breve os prêmios diminuam ou até acabem.

Fonte: Yahoo!Brasil




quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Fechamento de empresa passa ser feito em apenas um dia

Por Nivaldo Souza e Rafael Moraes Moura | Estadão

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE), Guilherme Afif Domingos, lançou nesta quinta-feira, 26, o programa Bem Mais Simples, com medidas para desburocratizar a abertura e o fechamento de empresas. O prazo para fechamento passa, a partir de hoje, a ser feito em apenas um dia. Antes, o encerramento de um negócio demorava em média 102,5 dias. Já a abertura, a partir de 5 de junho, será feita em até 5 dias. "Nós somos mais que complicados, isso acaba beirando o ridículo", afirmou. 

O pacote apresentado pro Afif também formalizou que o governo irá diminuir o número de documentos exigidos para o cadastro de pessoas físicas por declarações. Segundo ele, isso será um "resgate na fé da palavra do cidadão". "Em Portugal, são três documentos de cadastro do cidadão (pessoa física), três procedimentos pra abertura de empresa, 2,5 dias para abrir empresa. Nós temos 20 documentos de cadastro, 12 procedimentos de abertura, 102 dias. Isso é um exemplo medidor das complicações", disse.



quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A poluição causada pelo aumento de veículos móveis em nosso bairro

Por Vinícius Menezes Pedrosa
Pesquisador em meio ambiente 
Colaborador do Gazeta da Torre


          Há um grande crescimento do segmento de veículos móveis nos últimos anos, nos bairros da Torre e Madalena. O aumento da motorização individual tem intensificado o tráfego nas ruas. Causando a poluição do ar, alterando o clima, provocando sérios danos à saúde humana.

          A poluição do ar é um fenômeno decorrente principalmente da atividade humana em vários aspectos, dentre os quais destacamos o crescimento populacional e o crescimento de prédios altos, dificultando a passagem dos ventos e absorvendo o calor do sol, aumentando a temperatura da cidade durante o dia.

          As pessoas estão tendo que deixar suas casas, ou estão ocupando terrenos para a construção de prédios, causando o desassoreamento do lugar. É preferível a construção de prédios que pertença praças ou parques naturais. Incentivar as construtoras de por espaços verdes, ao invés de só estacionamentos. Foi principalmente na 2ª metade do século XX que a poluição do ar assumiu destaque entre a população.

          A circulação de veículos pesados, que tem como combustível o óleo diesel, é bem mais poluidor. A forma mais evidente de poluição do ar que encontramos rotineiramente em grandes centros urbanos, onde há grande concentração de pessoas, são os resíduos produzidos pela combustão do diesel que movimenta a frota de caminhões e ônibus. A fumaça preta que sai dos escapamentos dos veículos a diesel é formada pela mistura de poluentes gasosos e particulados nocivos à saúde humana.

          Uma das soluções é o aperfeiçoamento tecnológico em motores com a troca dos carburadores pelos injetores de combustível, que controlam a alimentação de combustível melhorando a combustão e o correspondente consumo. O sistema eletrônico de injeção de combustível melhora a dosagem de combustível a ser introduzido na câmara de combustão, bem como a dispersão dele no ar que alimenta o motor, de modo que a queima se processe mais próxima das condições ideais.