quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A poluição causada pelo aumento de veículos móveis em nosso bairro

Por Vinícius Menezes Pedrosa
Pesquisador em meio ambiente 
Colaborador do Gazeta da Torre


          Há um grande crescimento do segmento de veículos móveis nos últimos anos, nos bairros da Torre e Madalena. O aumento da motorização individual tem intensificado o tráfego nas ruas. Causando a poluição do ar, alterando o clima, provocando sérios danos à saúde humana.

          A poluição do ar é um fenômeno decorrente principalmente da atividade humana em vários aspectos, dentre os quais destacamos o crescimento populacional e o crescimento de prédios altos, dificultando a passagem dos ventos e absorvendo o calor do sol, aumentando a temperatura da cidade durante o dia.

          As pessoas estão tendo que deixar suas casas, ou estão ocupando terrenos para a construção de prédios, causando o desassoreamento do lugar. É preferível a construção de prédios que pertença praças ou parques naturais. Incentivar as construtoras de por espaços verdes, ao invés de só estacionamentos. Foi principalmente na 2ª metade do século XX que a poluição do ar assumiu destaque entre a população.

          A circulação de veículos pesados, que tem como combustível o óleo diesel, é bem mais poluidor. A forma mais evidente de poluição do ar que encontramos rotineiramente em grandes centros urbanos, onde há grande concentração de pessoas, são os resíduos produzidos pela combustão do diesel que movimenta a frota de caminhões e ônibus. A fumaça preta que sai dos escapamentos dos veículos a diesel é formada pela mistura de poluentes gasosos e particulados nocivos à saúde humana.

          Uma das soluções é o aperfeiçoamento tecnológico em motores com a troca dos carburadores pelos injetores de combustível, que controlam a alimentação de combustível melhorando a combustão e o correspondente consumo. O sistema eletrônico de injeção de combustível melhora a dosagem de combustível a ser introduzido na câmara de combustão, bem como a dispersão dele no ar que alimenta o motor, de modo que a queima se processe mais próxima das condições ideais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário