segunda-feira, 6 de abril de 2015

Uma DOBRADINHA na Torre

O Francisco Pinheiro
da Dobradinha do Gordo
Redação Gazeta da Torre - Matéria Especial

Uma das dobradinhas mais famosas do Recife: A Dobradinha do Gordo. Famosa pelos seus pratos regionais, o estabelecimento se fixou no bairro da Torre desde 1979, quando o caruaruense Francisco Pinheiro deixou sua cidade natal para tentar a vida na capital pernambucana junto aos irmãos.

Começou num bar do irmão, no centro da cidade, mas logo viu que precisava criar o seu próprio comércio. Investiu num simples fiteiro, onde vendia cigarros, chocolates e bombons. Não demorou muito e partiu na busca de um espaço para abrir algo maior. Foi aí que ele passou na Avenida José Bonifácio e se deu conta de um terreno com uma casa abandonada. Era ali!

Sozinho, serviu, lavou, cozinhou, foi mil em um. Aos poucos, ajeitou as paredes, colocando esteiras, levou algumas mesas para a calçada, aprimorou as receitas e com isso, cada vez mais, pessoas do próprio bairro iam chegando. A dobradinha era o destaque, carro-chefe até hoje, sempre preparada com um jeito cuidadoso.

O Gordo conquistou clientes fiéis, adquirindo, à época, o apelido de “gordo” no próprio bar. O nome Dobradinha do Gordo surgiu daí: dobradinha, por ser o prato principal e gordo por causa do apelido. Antes o comércio era conhecido como Recanto do Gordo. “ Não tinha um nome melhor. Foi criado pelos clientes e no dia a dia”, comentou o comerciante.

Sempre na busca de agradar a clientela, além do cardápio ser fiel ao nordeste e ao tempo, manteve a base do início, mas só que com mais requinte. “Ampliamos o cardápio e buscamos melhorar sempre a qualidade”, falou o administrador e filho mais velho de Francisco, Francieud Peixoto que explicou ainda a diversidade dos pratos com que trabalha. “Temos a dobradinha, mas nem por isso ela precisa ser preparada só da maneira tradicional. Servimos, também, a dobradinha feita com bacalhau”.

Atualizados com as exigências dos seus clientes, a busca é constante na hora de agradar. “Temos a consciência que estamos aqui até hoje por causa dessa gente que gosta do nosso sabor. Trabalho e trabalhei muito duro. Fui persistente e sou grato principalmente porque é daqui que tiro o sustento da minha família e dei formação para os meus três filhos”, lembrou Francisco.

Decorrente do reconhecimento, hoje, além da matriz, na mesma avenida, foi aberta a filial há mais de cinco anos. O sucesso e a dedicação foram comemorados quando comemoramos 30 anos, na matriz, com um coquetel. “Nunca imaginamos completar esta data. Nem temos fotos do começo porque não achávamos que poderia durar tanto. Mas temos história e marca. Não é pelo dinheiro e nenhuma riqueza, mas sim pelo nosso nome e pela satisfação”, destacou o Francisco que concluiu lembrando e falando da comemoração. “Fizemos um encontro com intuito de juntar os verdadeiros amigos e incentivadores. Deu tudo certo e foi gratificante”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário