quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Edição OUTUBRO 2019

Gazeta da Torre
*Formato específico para visualização
em celular e tablet (só é clicar nas páginas)

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Que tal adotar o Princípio 80/20?

Gazeta da Torre
O livro de Richard Koch, "O Princípio 80/20"
Não sei se você já ouviu falar no Princípio de Pareto, conhecido também como Princípio 80/20. Pareto é um italiano que, desde muito cedo, percebeu que 80% dos conterrâneos eram donos de 20% da riqueza da Itália. Logo, 20% dos italianos detinham a maior parte da riqueza do país.

Essa medida desproporcional se aplica a muitas coisas do dia a dia, em relação ao esforço e ao resultado do que fazemos. Se você observar na sua cidade, por exemplo, provavelmente 80% do trânsito se encontra em 20% das ruas. Assim como, 80% dos crimes são cometidos por 20% dos criminosos.

Na minha realidade, esse princípio também se aplica. Em 80% do meu tempo, uso apenas 20% das roupas que tenho no armário.

Se você observar, a menor parte dos recursos é capaz de produzir maior parte dos resultados. Para quem tem negócio, pode perceber que 20% dos clientes tomam 80% do tempo da sua rotina.

Ou seja, é um princípio que se aplica a quase tudo nas nossas vidas. A gente tem como buscar um resultado melhor com menos esforço. O ideal é entender o que dá mais resultado e focarmos nisso. Tem um livro interessante de Richard Koch, intitulado de “O Princípio 80/20” que deixo aqui como sugestão de leitura.

Convido você a se utilizar, se valer desse princípio para otimizar o dia a dia, o seu esforço e o seu resultado. Na capa do livro que citei acima, tem uma frase que diz “o princípio 80/20 mostra os segredos para você conseguir mais com menos, na vida e nos negócios”. A ideia é essa: dedicar mais tempo àquilo que dá mais resultado.

E já que falei em livro, como sugestão de leitura, lá no site – leandrotrajano.com - tem uma lista com a indicação de mais de 30 obras que vale a pena conhecer!

E se você quer explorar o tema do Princípio 80/20 de forma mais dinâmica, pode procurar o meu canal no YouTube – Leandro Trajano.

Até a próxima!!

Leandro Trajano
Siga-me no Instagram @personalfinanceiro                                          

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

A CORPUS PILATES na Torre

Gazeta da Torre

Chamado primeiramente de "contrologia", o pilates é um tipo de atividade física que busca o controle do músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e melhorando seu tônus, além de conferir maior flexibilidade ao corpo. Hoje, alguns médicos a consideram uma forma de terapia, por ser um exercício individualizado.

A técnica é mais próxima a um exercício de força e é conhecida por melhora do contorno corporal, além de trazer mais força, ajustar a postura e melhorar a musculatura do centro do corpo, chamada de core.

O pilates é um método que estimula o corpo de forma global durante cada exercício, visando aumentando de mobilidade, flexibilidade força e tônus muscular.

Para tanto, ele faz uso principalmente da respiração e de movimentos que usam o peso do corpo ou o auxílio/resistência das molas em seus aparelhos.


Com isso, ele traz alguns benefícios como:

Melhora da postura, mais prazer na relação sexual, aumento do tônus muscular, maior mobilidade articular, alívio de tensões, evolução da marcha e corrida, foco na respiração e incremento da flexibilidade.

O pilates pode ser praticado por qualquer pessoa que deseja experimentar esse tipo de atividade física. Tanto que ele é amplamente indicado para pessoas com problemas articulares, lesões após atividade físicas e outros problemas de saúde.

No entanto, o que muda é que pessoas que apresentam esse tipo de lesão farão atividades diferentes e personalizadas para seu tipo de problema.

Normalmente, se a pessoa busca o pilates para a reabilitação de algum problema ortopédico, o ideal é que o faça com um bom e experiente fisioterapeuta.

Em nosso bairro da Torre, há mais de dez anos, a CORPUS PILATES trabalha com um espaço direcionado ao bem-estar e aos cuidados com a saúde, onde pode ser encontrada uma equipe de profissionais especializados em fisioterapia convencional e pilates.


A CORPUS PILATES funciona de segunda a quinta, das 6h às 19h e na sexta, das 6h às 12h. Está localizada à Rua Melquesedeque de Lima, 136, Torre - Telefone: 81 3074.6004.

Com uma ótima localização, amplo espaço e profissionais capacitados, a CORPUS PILATES exerce o respeito à pessoa e as suas necessidades são prioridades. Tem como meta o objetivo de seus clientes, seja melhorar a saúde, o desempenho esportivo ou a estética. É só conferir. 

Fonte:Nathalie Ayres - Minha Vida

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA É, POR VEZES, UM GRANDE DIFERENCIAL

Gazeta da Torre

Fala-se em Educação Doméstica nas mais variadas situações. Seja quando alguém interrompe uma conversa sem pedir licença ou quando os cuidados mínimos de higiene são negligenciados, seja inclusive naqueles lugares onde há regras que devem ser seguidas.

De fato, a Educação Doméstica é, por vezes, um grande diferencial. Percebemos isso, em praticamente, todos os ambientes, como consultórios, agências bancárias, salas de cinema, parques, supermercados, ruas etc. Uma maneira bem simples de perceber se uma pessoa tem ou teve Educação Doméstica é, por exemplo, entrar numa fila de atendimento. Não raras vezes, vemos lamentavelmente o desrespeito praticado por jovens e adultos, pais de famílias e até idosos.

Transferir para o meio escolar as responsabilidades do aprendizado doméstico não resolve. Reclamar e exigir atitudes corretas sem dar o bom exemplo, também não.

Não é novidade que a ausência da Educação Doméstica traz grandes impactos negativos à sociedade. Saúde, saneamento básico, segurança, escola, habitação, enfim, uma série de áreas estruturais são fortemente afetadas, em detrimento de questões da mais alta importância, como a preservação do meio ambiente, o reaproveitamento de materiais, o consumo sustentável.

De um lado, a ciência avança, mostrando novos caminhos para se viver bem, sem prejudicar a Natureza. Do outro lado, a falta de interesse em implementar boas práticas prova que as pessoas ainda estão devedoras, quando o assunto inclui ações básicas, sob o ponto de vista de Educação Doméstica.

Nesse sentido, estamos diante de um paradoxo. Enquanto o conhecimento científico resolve um sem-número de problemas, o quesito mais elementar fica sujeito à indiferença da sociedade.

Como mudar isso? Como transformar uma sociedade passiva e alheia aos transtornos que acontecem, dia após dia, diante dos nossos olhos? A resposta é EDUCAÇÃO, começando no núcleo familiar, através de medidas simples para respeitar direitos e deveres.

Que possamos refletir sobre este tema, fazendo nossa parte!

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

10 de Outubro - Dia mundial da VISÃO


Gazeta da Torre
Fonte: Jornal da USP
A data, criada pela Organização Mundial da Saúde, chama a atenção para os perigos à visão, como a cegueira e a deficiência visual.

Hoje, no Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos. Como a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60% das cegueiras são evitáveis, isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos, poderiam não ser, se tivessem recebido tratamento precocemente.

O acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular do povo brasileiro.

Além das dificuldades de acesso ao médico oftalmologista no SUS, outro grave problema é a falta de informação.

No Dia Mundial da VISÃO, para tentar ajudar, separamos alguns trechos dos artigos da Coluna Fique de Olho, com o Dr. Eduardo Rocha, produção do Jornal da USP.

O Dr. Eduardo Rocha, Professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, líder do grupo de pesquisa “Núcleo de Pesquisa em Fisiopatologia Ocular” e chefe do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FMRP-USP. É editor chefe do periódico Arquivos Brasileiros de Oftalmologia e presta assessoria científica para diversas agências de fomentos e revistas científicas internacionais, fala sobre vários tópicos relacionados a VISÃO.

A SAÚDE OCULAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

O brasileiro convive com saúde ocular cheia de contrastes e problemas relacionados à desigualdade social, carência alimentar e à falta de acesso ao tratamento

“Sabemos por dados epidemiológicos e alguns comentários, já repercutidos aqui, que o Brasil convive com uma saúde ocular cheia de contrastes e problemas relacionados à desigualdade social, carência alimentar e à falta de acesso ao tratamento. Por outro lado, vem a medicina, os meios mais modernos e sofisticados para cuidar da saúde ocular da população, oftalmologistas preparados, centros de excelência que não deixam a desejar em nada aos maiores centros mundiais, e estamos prontos para enfrentar qualquer cirurgia ou problemas que envolvam a saúde ocular.”   

PARA CADA DISTÚRBIO OCULAR EXISTE UM TIPO DE ÓCULOS MAIS INDICADO

A moda tende a ditar quais tipos de armação de óculos serão mais usadas, mas é importante priorizar o conforto

Hoje em dia, diz o professor, existem diversas armações de óculos disponíveis e, além de serem artigos de moda, cada um tem seu benefício. Os míopes por exemplo, são favorecidos por óculos pequenos, pois produzem menos artefatos de imagem.

Já os indivíduos que sofrem de hipermetropia são beneficiados pelos óculos maiores, pois os efeitos prismáticos são reduzidos quando são mais amplos na largura. O mesmo ocorre com as pessoas que necessitam das lentes multifocais. É preciso mais espaço para que seja possível acomodar as lentes dentro da mesma armação.

Em relação à armação, o professor diz que o mais importante é escolher uma confortável. O objeto fará parte do dia a dia, portanto, é indispensável que os óculos não sejam pesados ou causem incômodos em quem o está usando.

ANSIEDADE E ASPECTOS PSICOLÓGICOS ESTÃO RELACIONADOS AO ATO DE COÇAR

Eduardo Rocha comenta que, nas clínicas oftalmológicas, os médicos se dedicam a pacientes que se excedem no ato de coçar os olhos

O professor Eduardo Rocha fala sobre o Prêmio IgNobel da Paz para a compreensão da satisfação de coçar: para entender porque não coçar os olhos.

O prêmio foi estabelecido em 1991, entre cientistas, para pesquisas que primeiro fazem rir e depois fazem pensar; fica nítido o trocadilho com o Prêmio Nobel, estabelecido pelo cientista sueco em 1985 e conferido anualmente desde 1901, trazendo prestígio a cientistas, instituições e países.

Neste ano, o IgNobel premiou um grupo de pesquisadores que tem uma carreira dedicada a compreender os mecanismos e as compensações relacionadas ao ato de coçar. Os pesquisadores analisaram cobaias e concluíram que a relação entre os lugares uma vez estimulados traziam mais satisfação na região dos tornozelos e antebraços, relacionando o ato de coçar à ansiedade e outros aspectos psicológicos.

SAIBA SE EXERCÍCIOS OCULARES REALMENTE BENEFICIAM A VISÃO

Mais importante que os exercícios são o descanso e a proteção dos olhos, diz Rocha
O professor chama a atenção para a importância de pesquisadores que se dedicam a ampliar o conhecimento dos mecanismos que fazem os indivíduos se coçarem, pois muito do dia a dia da clínica oftalmológica é dedicado a pessoas que se excedem no ato de coçar.

Segundo Rocha, alguns exercícios podem, sim, proporcionar uma pequena melhora a problemas como estrabismo e dificuldades visuais, porém, é necessário que o indivíduo se dedique e realize com frequência as atividades propostas.

Para o professor, o que realmente é primordial para nossos olhos são a proteção aos diversos estímulos visuais recebidos ao longo do dia e também o descanso devido.

ENTENDA COMO DOENÇAS CRÔNICAS INTERFEREM NA SAÚDE OCULAR

Doenças como diabete e dislipidemia precisam de monitoramento sanguíneo para que não prejudiquem a visão

Doenças como diabete, dislipidemia e outros distúrbios hormonais e também inflamatórios necessitam de monitoramento sanguíneo para que sejam evitados futuros problemas que essas doenças possam causar à visão.

Apesar do desconforto de realizar as “picadas” para que o exame de sangue possa ser feito, segundo o professor, esse incômodo vale a pena para que se possa prevenir disfunções e garantir a boa saúde ocular e geral.

ENTENDA MAIS SOBRE O CÂNCER OCULAR

Dores recorrentes, modificação da cor dos olhos e perda acelerada da visão são alguns dos sintomas da incomum doença

Apesar de pouco recorrente, uma das doenças mais temidas na atualidade também pode atingir os olhos e as estruturas que os cercam, nos nervos, ossos, músculos e tecidos.
Rocha conta que ainda no século 19, o médico oftalmologista brasileiro Hilário de Gouvea contribuiu muito para a evolução dos tratamentos para esse tipo de câncer ao descobrir que a doença tinha relação genética. Assim como outros problemas na visão, o câncer nos olhos apresenta sintoma de dor persistente, modificação da cor e da localização das estruturas oculares e também a diminuição rápida da visão.

O professor alerta que se forem percebidos alguns desses sintomas é preciso consultar um especialista, pois, apesar de muito raro, quando esse câncer é detectado no início há maiores chances de cura e boas formas de tratamento na modernidade.

VITAMINAS SÃO ESSENCIAIS PARA UMA BOA VISÃO

Saladas e proteínas de origem animal beneficiam a saúde ocular

A visão é um sentido primordial do corpo humano, fundamental para que se tenha uma boa qualidade de vida. O funcionamento desse órgão é quase incansável, extremamente exigente do ponto de vista metabólico, realizando a todo momento trabalhos sofisticados no aspecto bioquímico.

Para que essas rebuscadas atividades continuem a atuar normalmente, os olhos precisam estar abastecidos por uma série de vitaminas e nutrientes que o corpo, sozinho, não é capaz de fabricar ou converter a partir de uma dieta errática.

As vitaminas A e D, entre outros elementos, são fundamentais para a boa saúde ocular. A vitamina A, por exemplo,  é responsável por recarregar as moléculas sensíveis à luz e estimular a mitose que renova os tecidos dos olhos.

Esses elementos, incluindo aminoácidos essenciais, podem ser encontrados em uma dieta saudável, com alimentos frescos e com o mínimo de processamento industrial. Dessa maneira, saladas e proteínas de origem animal como queijo, carne, peixe, entre outras, são capazes de garantir o que é preciso para uma boa visão, não sendo necessário o uso de suplementos para os indivíduos saudáveis.

LER NO ESCURO NÃO PREJUDICA A VISÃO

Apesar da velha crença popular ainda ser muito divulgada, principalmente pelos mais antigos, a atividade não causa mal 

Antigamente, quando havia menos acesso à luz elétrica, foi mais necessário usar a visão em ambientes pouco iluminados, por isso, é muito  frequente ouvir de uma pessoa mais velha sobre essa antiga crença. Nos dias de hoje, entretanto, existem diversas facilidades e opções que tornam bem mais fácil a leitura no escuro.

O professor explica que a baixa luminosidade somente pode causar um maior cansaço nas vistas durante a leitura, pois, para entrar mais informação visual nessa situação, há necessidade de dilatar a pupila, de maior concentração no texto, e o baixo contraste torna o esforço visual maior, portanto, o trabalho da leitura com pouca luz se torna mais cansativo.
Rocha diz, no entanto, que não há nenhuma comprovação científica que justifique ou relacione a atividade à presbiopia ou à dificuldade de enxergar perto, principalmente depois dos 45 anos. Dessa forma, fica esclarecido que utilizar os olhos na baixa luminosidade não causa mal futuro e não é prejudicial à visão.

MÉTODOS QUE TORNAM O USO DE COMPUTADORES MAIS CONFORTÁVEL

Passar muito tempo em frente às telas pode causar desconforto e danos ao globo ocular
Rocha fala que, no decorrer dos anos, computadores passaram a ser usados não apenas em ambientes de trabalho, como escritórios, mas também em domésticos, o que tornou sua utilização, e a de outros aparelhos eletrônicos com telas, comum. No entanto, passar mais tempo frente a esses dispositivos faz com que o globo ocular se esforce mais.

O professor conta que mecanismos de alteração de cores já foram usados anteriormente para minimizar o desconforto dos olhos e os danos ao globo,  mas ele orienta que as melhores formas para tornar o uso mais confortável é posicionar as telas de forma elevada e a uma determinada distância.

LENTES DE CONTATO EXISTEM HÁ APROXIMADAMENTE 50 ANOS

As lentes auxiliam na correção da miopia, hipermetropia, astigmatismo, outras deformidades de córnea e no tratamento das vistas cansadas

O uso e a prescrição médica da lente de contato começaram a acontecer como outra opção, além dos óculos, entre o final dos anos de 1960 e começo de 1970. Segundo Rocha, no início, o tratamento era bastante moderno e disponível para um grupo seleto, pois exigia muitos cuidados e tecnologias avançadas.

Hoje em dia, as lentes alcançam um maior número de pessoas e se tornaram uma opção comum e não mais um grande avanço tecnológico, porém, continua frequente e útil na correção de problemas ópticos. Rocha afirma que a ferramenta, quando bem usada, melhora a imagem recebida pelos olhos e modifica a estética da face para aqueles que se incomodam com os óculos.

Entretanto, o professor alerta para os cuidados com a limpeza e com o manuseio da lente, pois uma ferida, inflamação ou úlcera na córnea podem levar a um problema mais grave. 

USO EXCESSIVO DAS REDES SOCIAIS GERA CANSAÇO VISUAL

Em repouso, uma pessoa pisca em média 20 vezes por minuto, enquanto uma que está nas redes sociais pisca apenas duas

Como uma forma de socialização, as redes sociais unem pessoas que estão distantes, entretanto, seu uso excessivo acaba gerando uma enorme carga de atenção e captação de informações pela visão. “O fato é que o uso das redes sociais não trará, a princípio, nem uma doença para os olhos , o que acontece em relação às queixas dos pacientes é que as redes sociais induzem a um maior cansaço visual”, diz Rocha.

O professor conta que os olhos, com o convívio diário das redes sociais,  geram uma carga excedente, pois eles não deixam de realizar seu funcionamento de rotina. “Para se ter uma ideia, um indivíduo em repouso tem uma frequência de piscadas de aproximadamente 20 movimentos por minuto e isso induz a troca de nutrientes, nova lubrificação da superfície e renovação do filme lacrimal que está sobre os olhos”.

Rocha lembra que, por outro lado, diante da “chuva” de informações e das figuras animadas das redes sociais, há uma redução de 20 para 2 piscadas por minuto, fora o grande trabalho muscular dos olhos. Tudo isso induz a um cansaço, uma menor nutrição e lubrificação da superfície. Ao final de uma semana, é totalmente aceitável que os olhos manifestem cansaço”.

O professor adverte que as redes sociais podem ser usadas, “mas com racionalidade, moderação e sempre respeitando o tempo de repouso dos olhos, que é de pelo menos oito horas”.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Prefeitura do Recife abre convocatória artística para Ciclo Natalino 2019


Gazeta da Torre
Fonte: Prefeitura da Cidade do Recife
Pastoril nos festejos natalinos em recife
Para que o Recife possa celebrar o Natal entre reisados, pastoris, cavalos marinhos e demais brinquedos da cultura popular, como manda o figurino nordestino, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, abriu convocatória artística para o Ciclo Natalino 2019.

As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 16 de outubro, com uma etapa online e outra presencial. Primeiro é preciso acessar o site  www.culturarecife.com.br, onde estão disponíveis informações, modelos de documentos exigidos e formulários que precisam ser preenchidos. No site, o candidato deve também agendar data para a entrega presencial da documentação, no posto credenciado localizado no térreo do prédio sede da Prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo, nº 925, Bairro do Recife. O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Entre os documentos exigidos, estão: histórico do artista, grupo ou agremiação que irá se apresentar, comprovado por registros como: vídeo de três minutos ou indicação de postagem de vídeos na internet; fotos de apresentações/ensaios, material gráfico/impresso (contendo a formação atual da atração); além do formulário de inscrição devidamente preenchido.

As propostas serão avaliadas por comissão formada por representantes da Prefeitura do Recife e do Conselho Municipal de Cultura, a partir de critérios como criatividade e adequação do projeto artístico ao ciclo cultural.

Serão priorizadas na avaliação as seguintes manifestações: mamulengo, fandango e marujada, cavalo marinho e bumba meu boi, pastoril, reisado e guerreiro, coral, grupo de dança (específico para o Ciclo Natalino) e recital poético.

Dúvidas referentes à convocatória poderão ser respondidas pelo e-mail  centralfccr@recife.pe.gov.brou pelo telefone (81) 3355-9013. A relação dos habilitados será publicada no dia 29 de outubro, no Diário Oficial do Município.

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

A saudável magia dos BRINQUEDOS ARTESANAIS

Gazeta da Torre

Peça fundamental para o desenvolvimento intelectual e coordenação motora da criança
Brinquedos artesanais 
box Minha Comadre 
Mercado da Madalena
Contato:81 99693-4098
Com a proximidade do DIA DAS CRIANÇAS o vento sopra na direção das feiras livres e mercados populares do nordeste brasileiro, em busca dos brinquedos artesanais que, até hoje, fazem sucesso entre as nossas crianças.

Em todo Nordeste, há uma grande produção de brinquedos artesanais bem populares, caracterizados pela simplicidade, sendo alguns deles centenários, que acompanham gerações. A marca do artesão e de sua criatividade está presente nos brinquedos encontrados. É grande a variedade desses brinquedos:carrinho de madeira ou lata, boneca de pano, marionete, mané-gostoso, rói-rói, pião, baliadeira, pipa, peteca, carrossel entre outros.

Com o advento da revolução industrial, diminuiu a demanda artesanal e a sociedade passou a consumir os brinquedos industrializados, com novas formas e roupagens e era digital, afastando cada vez mais a criança desse mundo artesanal. Mas apesar desse avanço tecnológico, o brinquedo artesanal continua com a sua identidade cultural, agindo de forma interativa no mundo de fantasia da criança, aproximando-a da realidade social em que vive e encantando as crianças de todas as gerações e classes sociais.

Brinquedos artesanais


O Mané-Gostoso - Boneco com movimento nas pernas e nos braços que se agitam puxados por um cordão. Os movimentos são feitos pela mão do seu manipulador, no qual o boneco fica de cabeça pra baixo e com uma perna na cabeça. É também conhecido por outros nomes como: Mané-Besta, Mané-Bestalhão, Mané-Coco, Mané de Souza.


O Mané- Gostoso é encontrado em todo Nordeste, mas a cidade de Bezerros, interior de Pernambuco é conhecida pela grande produção do brinquedo. O artesão Severino Gomes, conhecido como Biu, produz no Núcleo de Produção Artesanal de Bezerros, uma média de 5000  manés-gostosos por mês.

A mula manca - Brinquedo confeccionado em madeira leve, com as características de uma burrinha, com os membros (pernas, pescoço e cauda). É colocada sobre uma base e tencionado por meio de fios ligados a uma espécie de mola localizada na base que quando é pressionada pelos dedos a burrinha movimenta-se para todos os lados.

rói-rói - Pequeno brinquedo confeccionado com uma caixinha cilíndrica, fechada numa das extremidades, de onde um pequeno cordão de sisal encerado com breu é ligado a um pedaço de madeira. Em movimentos giratórios, a fricção provoca um ruído que ressoa na caixinha, que funciona como amplificador. É um brinquedo muito popular em feiras e mercados públicos do Nordeste. Em alguns lugares é conhecido como Berra-Boi e Cigarra.

O Pião - brinquedo de madeira piriforme, com ponta de ferro, por onde gira pelo impulso do cordão enrolado  na outra extremidade, puxado com violência e destreza" - Câmara Cascudo.

Essa brincadeira clássica consiste em puxar um  cordão enrolado a um objeto afunilado, com ponta de ferro, colocando-o em rotação ao solo, mantendo-se erguido. O cordão é o elemento intermediário que transmite a força motriz dos braços, fazendo girar o pião em movimentos circulares em torno do próprio eixo que, em equilíbrio, gira ( por causa da inércia) até perder a força e parar.

A famosa peteca - Brinquedo que possui uma base, geralmente feita de borracha, que concentra a maior parte do seu peso e uma extensão mais leve, feita de penas naturais ou sintéticas , com o objetivo de dar equilíbrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada. Segundo registros históricos a peteca é uma herança indígena. pois mesmo antes da chegada dos portugueses, os nativos já jogavam peteca como forma de recreação, paralelamente, aos seus cantos e suas danças.

Carrinhos de madeira e lata - Com sucatas  industriais (latas de leite, óleo, doce ou refrigerante), sobras de madeira, tinta , além de  ferramentas simples como a bigorna, alicate, ferro de solda e martelo,  os artesãos confeccionam, com muita criatividade e destreza, carrinhos  de brinquedos de vários modelos: ônibus, carros de corrida, locomotivas, carretas, em cores vibrantes e atraentes.

As bonecas - Presentes em todas as civilizações. Em cavernas pré-históricas de diversas partes do mundo, foram encontradas pequenas bonecas esculpidas em pedra.
No Brasil, enquanto as crianças da corte, brincavam com bonecas europeias, a de pano, adquiriu forma entre as filhas dos escravos.

A boneca de pano parece ser um dos poucos brinquedos populares, construídos de maneira artesanal que ainda consegue resistir aos intensos “golpes” da indústria de brinquedos, que tem nos meios de comunicação de massa um forte aliado para  a venda de brinquedos que seduzem crianças e adultos, mas nem sempre condizentes com  o contexto brasileiro.

Vale lembrar que a produção de bonecas de pano não se restringe ao nordeste brasileiro. Em quase todo país é possível encontrar a produção dessas bonecas com características de cada região.

Marionetes - Em diferentes cidades e lugarejos do Nordeste, existem mãos que se movimentam e dão vida e voz à personagens, nos tradicionais Teatro de João Redondo (Rio Grande do Norte) ou Teatro de  Mamulengo (Pernambuco). Contando histórias engraçadas sobre assuntos sérios, esses bonecos, também são conhecidos como "fantoches", "marionetes" ou títeres.

Os fantoches são feitos de madeira, metal, papel, palha etc. São vertidos a caráter, Geralmente cada boneco recebe tem o seu nome e a sua personalidade. assim o chorão, o briguento, o covarde, a valente, o bondoso, sempre se apresentam com seus predicados pelos quais se tornam conhecidos. Além dos personagens humanos, há também bichos, entre os quais se destaca o jacaré.

Os  bonecos são manejados pelos artistas de maneiras distintas: tem os bonecos que são movimentados com  varinhas, os que são movimentados por cordões e aqueles que são movimentados pela mão do artista, que é introduzida dentro do fantoche, o polegar  vai a um dos braços, o indicador no orifício da cabeça e o dedo médio faz o movimento do outro braço. A voz é de quem o maneja.

FONTES:
Regina Coeli Vieira Machado. Brinquedos populares. Pesquisa Escolar On-Line, Fundação Joaquim Nabuco, Recife.
Instituto Brinquedo Vivo - Feira-Atividade: brinquedos e brincadeiras populares: uma experiência no Museu do Homem do Nordeste. Recife: Fundação Joaquim Nabuco Ed. Massangana - 1992.
PANORAMA do brinquedo popular no Brasil - Maxwell - Puc-Rio - www.maxwell.lambdaele.puc-rio/br6604 4.PDF
A História do Brinquedo: Para as crianças conhecerem e os adultos se lembrarem - Cristina Von – Alegro – São Paulo 2001

Dicionário do Folclore para Estudantes -Mário Souto Maior e Rúbia Losso-  Editora Massangana- Fundação Joaquim Nabuco- Recife/PE -2004

domingo, 6 de outubro de 2019

Sábado animado no Mercado da Madalena com projeto Mesa de Forró

Gazeta da Torre
Aconteceu, sábado (5), "Mesa de Forró" no box Canto Sertanejo - Mercado da Madalena, Recife. Entre as apresentações do projeto, CaSoando e Bruno Flor de Lótus com lançamento do novo CD.
Um sábado com forró pé de serra muito bem representado por esses artistas. Viva a nossa tradição! 

No vídeo, a bela apresentação do grupo CaSoando. A verdadeira e boa música deixada de herança por mestres como Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Martinês, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, além de composições em parceria com o poeta Nerílson Buscapé. Com arranjos próprios e modernos tornando um diferencial do projeto.


CONTATOS

Grupo CaSoando
81 97114-2786 (WhatsApp)

Bruno Flor de Lótus
81 99244-3092 (WhatsApp)

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco chega a sua 12º edição com tremendo êxito e satisfação de público e crítica

Gazeta da Torre

Entre os dias 04 e 13 de outubro de 2019, livreiros, editores e distribuidores de todo o país e do exterior estão reunidos mais uma vez, agora homenageando o escritor pernambucano, Solano Trindade  (in memorian) e trazendo a temática “Histórias para Resistir”, como mote central de suas atividades, trazendo a importância da preservação e do resgaste histórico de nossa cultura.

Maior evento literário do Nordeste e o terceiro maior do Brasil, a Bienal PE é uma iniciativa consolidada pelo sucesso de público e está oficialmente integrada ao Calendário de Eventos do Estado através da lei No 14.536, sancionada pelo Governador Eduardo Campos, e publicada no Diário Oficial no dia 13 de dezembro de 2011.

O evento contempla leitores de todas as idades e escritores de todos os estilos num encontro cultural que celebra a diversidade do conhecimento além de promover um dos setores mais promissores da economia criativa. A cada ano, mais personalidades da literatura nacional e internacional marcam presença, mais investimentos e receitas são geradas e mais pessoas comparecem e grandes públicos são alcançados. Um público apaixonado, formado principalmente por professores, estudantes, escritores, jornalistas, editores, livreiros e muitos, muitos leitores, ávidos por literatura.

A Bienal já foi visitada por mais de 2 milhões de pessoas entre 2003 e 2017. Na última edição – em 2017 – o evento recebeu um público de mais de 100 mil pessoas em 11 dias de evento, que tiveram acesso a 369 atividades de conteúdo e entretenimento em quatro ambientes diferenciados.

Entre 2003 e 2017 a Bienal gerou mais de 03 mil empregos diretos, em média, por edição, e realizou mais de 600 atividades culturais a cada evento com mais de 40 milhões em geração de negócios.

Em 2017, foi gerado um impacto econômico de cerca de R$ 10 milhões, pulverizados em gastos realizados pelo público em compras de livros, produtos expostos no evento e em custos como taxi, passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife, estacionamento, além de alimentação, locação de transportes para traslado de grupos do interior, hospedagens, passagens aéreas, passagens intermunicipais e interestaduais.

No decorrer dessas últimas 02 décadas de Bienal PE, grandes escritores locais, nacionais e internacionais passaram pelo evento. 

A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco já foi palco da palestra de um dos maiores neurocientistas do mundo, o brasileiro Miguel Nicolelis. O renomado psicanalista Contardo Calligaris além das ilustres presenças do jornalista Carlos Heitor Cony, escritor Luis Fernando Verissimo e outros prestigiados da mídia, como o apresentador Pedro Bial que participou do evento em 2007. 

Também foi acolhido toda a simpatia da autora bestseller juvenil Thalita Rebouças, atingindo assim um grande e diversificado público amante das letras. Convidados internacionais do porte de Edgard Morin (FRA), Leonardo Padura (CUBA), Selva Almada (ARG), Alberto Fuguet (CHILE) e Ariadne von Schirach (ALE) se fizeram presentes nesse período.

Com a perspectiva precípua de estimular o hábito de ler entre os cidadãos e cidadãs pernambucanos, a Bienal compreende o gosto e o prazer pela produção e o consumo da arte literária como um processo contínuo de aprendizado.

Assim, além de promover a integração de quem produz e de quem consome livros, o evento reforça o aspecto pedagógico de construção dos seres humanos a partir da leitura ao ofertar atividades de discussão, a exemplo de debates, palestras e mesas redondas. Dessa forma, a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é um vetor de geração, troca e acúmulo de conhecimentos, sendo a sua realização um importante elemento para o crescimento intelectual e humanístico de quem a visita.

Serviço

12º edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

Dias 04 a 13 de Outubro

CENTRO DE CONVENÇÕES DE PERNAMBUCO

Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n - Salgadinho, Olinda

Mais informações

(81) 3231-5196

Ingressos vendidos exclusivamente no local

MEIA ENTRADA - R$ 5,00

ENTRADA SOCIAL - R$ 7,00*
*Mediante entrega de 1kg de alimento não perecível ou 1 livro usado (não didático)

INTEIRA - R$ 10,00

É concedida gratuidade para crianças até 12 anos, estudantes da rede pública de ensino médio e fundamental com uso da camisa ou uniforme escolar, excursão escolar uniformizada em visitação agendada, professores, escritores associados da UBE, funcionários da Copergás, apresentando o crachá, Policial Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, portando carteira de identificação e servidores e empregados públicos pertencentes ao corpo de instrutores, coordenadores e equipe técnica das Escolas de Formação e Aperfeiçoamento integrantes do Programa Educação Corporativa, do Cefospe (Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Poder Executivo Estadual).  Consultar preço especial para caravanas.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

MAIS LEVEZA! Roupas leves e confortáveis são indispensáveis para a temporada de calor

Gazeta da Torre
Como transpiramos mais, os tecidos precisam absorver a umidade e deixar a pele respirar sob as fibras. Boas opções não faltam! Basta escolher a que mais combina com seu estilo: Linho, Algodão, Tricoline, Viscose e Seda estão entre os melhores tecidos. Com eles vocês vão conseguir montar looks frescos e super atuais.

Para não ter dúvidas na hora de escolher suas peças, a Consultora de Moda e Estilo Fatima Fradique listou alguns looks de tecidos leves e fresquinhos para vocês arrasarem no calorão.

Confira Abaixo:

LOOK: 
Vestido com fenda e flores 
(Linho)   

 O Linho é derivado de uma fibra natural, procedente do talo do linho. Fresco, de aparência rústica e altamente absorvente, é um tecido particularmente confortável e indicado para usar em climas quentes. Absorve bem a cor, mas amarrota com facilidade. Por isso, muitas vezes é misturado a outras fibras, como o algodão, para aumentar sua resistência à dobra. O Look aqui mostrado tem flores, fenda e movimento ultra feminino. Outro detalhe: a bolsa artesanal, leve e charmosa, uma das grandes apostas para o verão!

LOOK: Blusa Gola-Laço 
(Seda)
A Seda é feita da secreção que forma o casulo do bicho-da-seda. Por ser a fibra natural mais fina que existe, rende sempre tecidos de alta qualidade. Suas principais características são o toque macio, a resistência e o brilho. A blusa aqui mostrada tem Gola-Laço, seu principal atrativo. Essa peça é garantia de estar sempre arrumada e feminina. Vai do trabalho ao lazer com elegância e muito estilo.

LOOK: 
Vestido Longo Floral 
(Viscose)
A Viscose, fibra artificial feita de celulose regenerada, apresenta toque suave, macio e tem um caimento e capacidade de absorção muito parecida com o do algodão. O Look aqui mostrado é a mais feminina das estampas que volta à tona. A Viscose garante o caimento esvoaçante, destaque para duas fendas nas laterais. Uma produção ideal para os dias mais quentes e que vale a pena investir!

Espero que vocês aproveitem as dicas e arrasem nas produções!