Gazeta da Torre
O turismo cinematográfico vem ganhando destaque como uma
experiência única que combina lazer e a descoberta de locais icônicos
apresentados em produções audiovisuais. Conforme Renan Augusto Moraes
Conceição, pesquisador na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da
USP, esse conceito de turismo é caracterizado pela sua capacidade de oferecer
experiências personalizadas e únicas e pela qual a viagem é moldada pela
interpretação individual do turista sobre as obras que assistiu.
“Quando pensamos nos filmes do Senhor dos Anéis e Hobbit,
quase sempre surgem em nossa mente as belas imagens das paisagens montanhosas
da Nova Zelândia. Da mesma forma, os filmes do Homem-Aranha nos lembram
automaticamente a cidade de Nova York. Dessa maneira, muitas pessoas decidem e
planejam suas viagens com base nos filmes e séries de sucesso, configurando o
que vem a ser esse fenômeno do turismo cinematográfico”, exemplifica.
Cultura cinematográfica
De acordo com o pesquisador, filmes, séries,
documentários e programas de TV atuam como difusores da cultura e dos valores
sociais dos lugares onde são filmados, funcionando como uma espécie de
propaganda subliminar que atrai visitantes em busca de vivências semelhantes às
vistas nas telas. O desejo dos fãs de cinema de vivenciar essas localizações de
perto deu origem ao termo set-jetters, que descreve os turistas que planejam
suas viagens em função de cenários de filmagens.
“Esse público movimenta significativamente a indústria
cultural e turística, exigindo produtos e serviços que satisfaçam sua
curiosidade sobre os bastidores das produções. Nesse sentido, algumas
experiências e informações só podem ser plenamente apreciadas quando vistas
pessoalmente, o que torna essas viagens ainda mais desejáveis”, analisa.
Historicamente, Walt Disney foi um dos primeiros a
reconhecer a influência do cinema na motivação das pessoas para viajar, quando,
em 1955, fundou seu parque de diversões que permitia aos visitantes interagir
com seus personagens favoritos. Hoje, diversos países, incluindo Itália, Nova
Zelândia e Austrália são reconhecidos como destinos atraentes para grandes
produções cinematográficas, com o Brasil começando a se destacar nesse nicho.
Cinema brasileiro
Segundo Conceição, o Ministério do Turismo brasileiro,
consciente dessa oportunidade, publicou em 2008 a Cartilha do Turismo
Cinematográfico Brasileiro, que apresenta diretrizes para compreender o perfil
desse turista e desenvolver produtos que promovam o País como um destino
competitivo no cenário internacional. Ele ressalta que a produção
cinematográfica pode englobar estratégias como a criação de materiais
bilíngues, atração de profissionais estrangeiros e a promoção das culturas e
paisagens locais.
Produções audiovisuais renomadas como Ensaio sobre a
Cegueira, O Auto da Compadecida, Cidade de Deus e Bacurau, além de séries como
Cidade Invisível, foram produzidas em território brasileiro. Esse cenário ajuda
a posicionar o País como um destino rico culturalmente e cheio de
possibilidades para turistas que buscam esse tipo de experiência.
“Pensando nesse cenário, o setor do turismo, tanto
empresas como prestadores de serviços, possui a grande possibilidade de
qualificar e diversificar seus produtos, visando a oferecer imersões culturais
baseadas no audiovisual, seja nos negócios, seja nos encontros sociais”,
analisa.
Fonte: Jornal da USP
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