À medida que envelhecemos, é natural que ocorram
declínios em domínios cognitivos como em alguns subsistemas da memória, na
atenção e no raciocínio lógico. Esses declínios não estão necessariamente
relacionados a patologias neurodegenerativas, mas podem gerar prejuízos para o
desempenho de atividades, além de gerar impactos negativos para autoestima e
bem-estar.
Existem, no entanto, diferentes estratégias eficazes que
as pessoas idosas podem utilizar para melhorar ou manter um bom desempenho
cognitivo dentro das suas possibilidades. Estas estratégias podem ser externas,
como o uso de agendas e alarmes para recordar de compromissos, organização de
listas de tarefas, uso de objetos como lembretes, entre outras. Existem também
as estratégias de memória internas, como veremos a seguir.
As estratégias internas também recebem o nome de técnicas
mnemônicas ou estratégias de memorização. O principal objetivo é utilizar
mecanismos, que são executados mentalmente, para compensar ou otimizar as
habilidades cognitivas, especialmente a memória. Essas estratégias podem
contribuir de forma significativa com todos os processos que envolvem a
capacidade de memorização: a recepção, armazenamento e recordação das
informações.
Estudos de treino de memória enfatizam a relevância do
aprendizado e da aplicação das estratégias internas, inclusive para a
realização de tarefas do cotidiano das pessoas idosas, que envolve por exemplo,
o planejamento e gerenciamento de tarefas domésticas, questões financeiras,
autocuidado em saúde e participação em atividades sociais.
Um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, da Universidade de São
Paulo, por exemplo, descreveu os resultados identificados após 9 sessões de
estimulação cognitiva em contexto virtual. Ao final, as pessoas idosas
participantes relataram a adoção das estratégias nas demandas pessoais e nos
testes cognitivos, apresentaram melhor performance na memória incidental,
imediata e tardia.
Principais estratégias de memória internas:
● Associação: Associar novas informações a algo que já
está armazenado na memória pode facilitar a retenção. Por exemplo, associar um
novo nome a uma característica física da pessoa pode ajudar a lembrar-se do
nome mais facilmente;
● Repetição: Em vez de tentar memorizar algo de uma só
vez, é mais eficaz revisar a informação várias vezes ao longo do tempo. Esta
técnica pode ajudar a reforçar a memória a longo prazo;
● Categorização: A organização das informações em
categorias, facilita o armazenamento e posteriormente o resgate. Por exemplo,
ao tentar lembrar dos itens que precisam ser comprados no supermercado, é
importante tentar construir listas mentais por categorias, como itens de
limpeza, frutas, carnes, etc.;
● Criação de imagens mentais: Ao tentar lembrar algo,
tente visualizar a informação em sua mente, como se estivesse olhando para uma
imagem.
É importante destacar que essas estratégias, quando
aliadas a outras ações, podem gerar melhores resultados, como a manutenção de
uma boa rotina de sono, alimentação saudável, prática de exercícios físicos,
socialização e realização de outras atividades prazerosas. De toda forma, em
casos de preocupações com a memória ou desempenho em outros domínios
cognitivos, é relevante a consulta com profissionais.
Assinam este artigo:
Profª Msc. Gabriela dos Santos. Mestre em Gerontologia
pela Universidade de São Paulo (USP)
Profa. Dra. Thais Bento Lima da Silva. Gerontóloga (USP). Mestra e Doutora em Neurologia Cognitiva e do Comportamento, pela Faculdade de Medicina da (USP). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo. É parceira científica do Método Supera.
Para reflexão:
Quantas vezes você tenta antes de desistir?
Você sabia:
O Beija-flor é a menor ave da natureza e bate as asas 90
veze por segundo. Uma ninhada de beija-flor cabe dentro de uma colher de chá.
Resposta do desafio de Março.
Pense rápido...
Qual o masculino de lebre?
a)Coelho b)
lebréu c) lebrão d) lebre.
Resposta: letra C, Lebrão.
Desafio de Abril:
Um homem, de 1,90M de altura, está segurando um copo de
vidro acima de sua cabeça. Ele deixa-o cair no tapete sem derramar uma única
gota de água. Como ele conseguiu largar o objeto a partir desta altura, sem
derramar uma gota de água?
Resposta na próxima edição:
Serviço:
Método Supera - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP
02-4270)
Unidade Madalena
Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.
Telefone: (81) 30487906
Unidade Boa Viagem
Telefone: (81) 30331695
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