domingo, 5 de maio de 2024

Estratégias de memória internas para pessoas idosas

 

À medida que envelhecemos, é natural que ocorram declínios em domínios cognitivos como em alguns subsistemas da memória, na atenção e no raciocínio lógico. Esses declínios não estão necessariamente relacionados a patologias neurodegenerativas, mas podem gerar prejuízos para o desempenho de atividades, além de gerar impactos negativos para autoestima e bem-estar.

Existem, no entanto, diferentes estratégias eficazes que as pessoas idosas podem utilizar para melhorar ou manter um bom desempenho cognitivo dentro das suas possibilidades. Estas estratégias podem ser externas, como o uso de agendas e alarmes para recordar de compromissos, organização de listas de tarefas, uso de objetos como lembretes, entre outras. Existem também as estratégias de memória internas, como veremos a seguir.

As estratégias internas também recebem o nome de técnicas mnemônicas ou estratégias de memorização. O principal objetivo é utilizar mecanismos, que são executados mentalmente, para compensar ou otimizar as habilidades cognitivas, especialmente a memória. Essas estratégias podem contribuir de forma significativa com todos os processos que envolvem a capacidade de memorização: a recepção, armazenamento e recordação das informações.

Estudos de treino de memória enfatizam a relevância do aprendizado e da aplicação das estratégias internas, inclusive para a realização de tarefas do cotidiano das pessoas idosas, que envolve por exemplo, o planejamento e gerenciamento de tarefas domésticas, questões financeiras, autocuidado em saúde e participação em atividades sociais.

Um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, da Universidade de São Paulo, por exemplo, descreveu os resultados identificados após 9 sessões de estimulação cognitiva em contexto virtual. Ao final, as pessoas idosas participantes relataram a adoção das estratégias nas demandas pessoais e nos testes cognitivos, apresentaram melhor performance na memória incidental, imediata e tardia.

Principais estratégias de memória internas:

Associação: Associar novas informações a algo que já está armazenado na memória pode facilitar a retenção. Por exemplo, associar um novo nome a uma característica física da pessoa pode ajudar a lembrar-se do nome mais facilmente;

Repetição: Em vez de tentar memorizar algo de uma só vez, é mais eficaz revisar a informação várias vezes ao longo do tempo. Esta técnica pode ajudar a reforçar a memória a longo prazo;

Categorização: A organização das informações em categorias, facilita o armazenamento e posteriormente o resgate. Por exemplo, ao tentar lembrar dos itens que precisam ser comprados no supermercado, é importante tentar construir listas mentais por categorias, como itens de limpeza, frutas, carnes, etc.;

Criação de imagens mentais: Ao tentar lembrar algo, tente visualizar a informação em sua mente, como se estivesse olhando para uma imagem.

É importante destacar que essas estratégias, quando aliadas a outras ações, podem gerar melhores resultados, como a manutenção de uma boa rotina de sono, alimentação saudável, prática de exercícios físicos, socialização e realização de outras atividades prazerosas. De toda forma, em casos de preocupações com a memória ou desempenho em outros domínios cognitivos, é relevante a consulta com profissionais.

Assinam este artigo:

Profª Msc. Gabriela dos Santos. Mestre em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (USP)

Profa. Dra. Thais Bento Lima da Silva. Gerontóloga (USP). Mestra e Doutora em Neurologia Cognitiva e do Comportamento, pela Faculdade de Medicina da (USP). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo. É parceira científica do Método Supera.

Para reflexão:

Quantas vezes você tenta antes de desistir?

Você sabia:

O Beija-flor é a menor ave da natureza e bate as asas 90 veze por segundo. Uma ninhada de beija-flor cabe dentro de uma colher de chá.

Resposta do desafio de Março.

Pense rápido...

Qual o masculino de lebre?

a)Coelho      b) lebréu      c) lebrão      d) lebre.

Resposta: letra C, Lebrão.

Desafio de Abril:

Um homem, de 1,90M de altura, está segurando um copo de vidro acima de sua cabeça. Ele deixa-o cair no tapete sem derramar uma única gota de água. Como ele conseguiu largar o objeto a partir desta altura, sem derramar uma gota de água?

Resposta na próxima edição:

Serviço:

Método Supera - Ginástica para o Cérebro

Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)

Unidade Madalena

Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.

Telefone: (81) 30487906

Unidade Boa Viagem

Telefone: (81) 30331695

Nenhum comentário:

Postar um comentário