terça-feira, 28 de maio de 2024

Chuvas precisam ser enfrentadas com políticas de médio e de longo prazo

 Gazeta da Torre

O “diagnóstico” é do professor Paulo Saldiva, que comenta os eternos problemas causados na cidade pelo excesso de chuva.

Todo ano é a mesma coisa: chega o verão e a cidade sofre com as chuvas e as inundações, com as consequentes perdas de vida e prejuízos materiais. O professor Paulo Saldiva vê como um dos principais motivos de tanto estrago o erro histórico da ocupação das calhas dos rios para a construção de avenidas. “Nós não respeitamos as várzeas dos rios, que normalmente foram feitas para para acomodar esses períodos de inundação.” Um outro problema é o da formação de ilhas de calor, que acabam levando as chuvas para as regiões mais impermeabilizadas da cidade.

Para a solução dos problemas trazidos pelas chuvas, Saldiva aponta medidas como a elaboração de um projeto de longo prazo de drenagem urbana, de desimpermeabilização do solo e recuperação das áreas verdes. Claro que tais medidas dependem de políticas de médio e de longo prazo. “POLÍTICAS DE MÉDIO E DE LONGO PRAZO SÃO ARTIGO EM FALTA NAS PRATELEIRAS DOS NOSSOS POLÍTICOS, PORQUE ELES GOSTAM DE FAZER COISAS POSSÍVEIS DE SEREM INAUGURADAS NO SEU MANDATO, PARA FAVORECER A SUA REELEIÇÃO”, sentencia Saldiva.

Fonte:Jornal da USP

- divulgação -

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Como colocar em prática o turismo responsável? Livro gratuito reúne 10 casos para inspirar profissionais

 Gazeta da Torre

Pontal de Maracaípe - PE

Elaborado por pesquisadores da Escola de Comunicações e Artes da USP e do instituto Vivejar, o livro Turismo Responsável: resultados que inspiram! apresenta uma análise detalhada do movimento, incluindo diretrizes práticas e exemplos inspiradores de práticas responsáveis no turismo

Em 2022, o Brasil atingiu um marco histórico com a emissão de 31 mil Selos Turismo Responsável para prestadores de serviços turísticos em todo o país. Lançada em junho de 2020, a medida estabeleceu protocolos sanitários contra a covid-19 para 15 atividades turísticas, incluindo guias de turismo, colocando o Brasil entre os dez primeiros países do mundo a implementar esse tipo de medida.

De acordo com a professora Karina Toledo Solha, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o Turismo Responsável é um movimento que promove práticas reais e efetivas, permitindo que o turismo atue como vetor de desenvolvimento social e econômico de forma sustentável. “Trata-se de um turismo feito por pessoas responsáveis que transformam cenários com suas ações”, esclarece.

Para ilustrar a prática deste conceito, foi lançado o livro Turismo Responsável: resultados que inspiram!, no Portal de Livros Abertos da USP. Organizado pela professora, que coordena o Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social (Cetes) da USP, a obra traz uma análise aprofundada do movimento, explicando conceitos-chave, diretrizes práticas e apresentando dez casos inspiradores de organizações que implementaram práticas responsáveis em suas atividades turísticas.

Além de Solha, a obra conta com textos de Marianne de Oliveira Costa, Ana Rosa Guimarães Bastos Proença e Gustavo Pereira Pinto, todos do Instituto Vivejar, uma organização sem fins lucrativos especializada em turismo responsável e comunitário no Brasil.

De pesquisadores para empreendedores

De acordo com a docente, o objetivo é apresentar de forma clara e acessível o panorama do Turismo Responsável, oferecendo dicas práticas de como se engajar nesse movimento. “A questão do turismo responsável é algo que já vínhamos desenvolvendo há algum tempo”, lembra Solha. A especialista conta que, durante a pandemia, o grupo criou um curso on-line para empreendedores, com o objetivo de discutir a responsabilidade no turismo, mesmo para pequenos negócios e guias turísticos.

Na opinião da professora, não bastava apenas falar sobre a importância do turismo responsável; era necessário fundamentar a discussão com pesquisas. “É essencial termos um livro que tenha uma base sólida em pesquisa”, explica ela. Com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério do Turismo do Brasil, o grupo conseguiu os recursos necessários para iniciar o trabalho e desenvolver o estudo.

O material é o terceiro volume da Coleção Cadernos Aplicados de Turismo, pensada especialmente para gestores de destinos turísticos, secretários, coordenadores e técnicos de turismo que buscam um material de fácil aplicação para orientar e apoiar suas ações. A coleção tem como meta fornecer suporte prático e teórico para profissionais que atuam na ponta do setor turístico.

Um conceito aplicado

O conceito de Turismo Responsável é discutido há mais de 20 anos, popularizado pelo pesquisador inglês Harold Goodwin. “Ele conseguiu convencer uma grande feira de marketing de turismo a levar essa discussão para a iniciativa privada”, descreve ela. Conforme a professora, o objetivo do conceito é que a sustentabilidade seja implementada de fato na prática cotidiana, profissional e de negócios.

Por isso, o trabalho ressalta a importância da sustentabilidade no turismo, mostrando que a responsabilidade ambiental, social e econômica deve ser um compromisso de todos. “Fomos buscar empreendimentos que estavam trabalhando com essa lógica e trouxemos histórias para mostrar que é possível fazer e os resultados são muito satisfatórios”, afirma Solha.

O material destaca diversos casos de organizações comprometidas com o turismo responsável e sustentável em diferentes regiões do Brasil. Entre eles, estão a Mova Experiências no Maranhão, valorizando comunidades tradicionais, o Hostel da Milla no Amazonas, promovendo conhecimento e diferenciais na hospedagem, e o Dharma Turismo em São Paulo, implementando transformações nos paradigmas de gestão. Além disso, são apresentados o Engenho Triunfo na Paraíba, que gera empregos diretos e indiretos de forma sustentável, e o Preserve Pipa no Rio Grande do Norte, preservando a natureza e a cultura local.

Considerando o futuro do campo, que envolve cenários de mudanças climáticas em um mundo pós-pandêmico, a docente defende que a responsabilidade no turismo vai além do meio ambiente, abrangendo questões sociais, econômicas, de diversidade e inclusão. “Todos nós podemos tomar responsabilidades”, sumariza ela, ao explicar que o livro foi escrito de maneira acessível para atrair tanto empreendedores, quanto pessoas interessadas no assunto que não são pesquisadores acadêmicos.

Por fim, Solha reforça a importância de tornar o conhecimento universitário mais visível e acessível. “Para mim, [o objetivo do trabalho] é mostrar que a Universidade produz um conhecimento que tem impacto na sociedade”, revela. “Ou seja, que a Universidade está tentando contribuir com o que sabe fazer de melhor”, conclui.

O e-book Turismo Responsável: resultados que inspiram! pode ser baixado gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP

https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1309

Fonte:Jornal da USP

- divulgação -

CHARGE - Segurança em Pernambuco

O Governo de Pernambuco apresentou, após a quinzena de maio (20), novos dados sobre a criminalidade. Durante a reunião de monitoramento do programa "Juntos pela Segurança", a Secretaria de Defesa Social informou que houve "redução significativa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) em três semanas consecutivas".

(Diário de Pernambuco)

No acumulado do ano, entre janeiro e março, Pernambuco somou 989 mortes violentas intencionais. Aumento de 9,16% em relação ao primeiro trimestre de 2023. Naquele período, 906 pessoas perderam a vida para a violência.

(Por Raphael Guerra e Equipe Jornalismo JC)

Charge do design gráfico Maurício Dias.

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Cultura Popular enriquecendo as crianças

 Gazeta da Torre

Artista Maciel Salú - cred.Rute Pajeú

“É bonito ver o brilho nos olhos das crianças quando vivem a Cultura Popular. E que sorte termos uma escola que nos permite e estimula o brincar. Que nos convida a construir juntos, e está sempre de braços e corações abertos para a nossa cultura. Essa é a Escola Arco-Íris Recife”, diz Maciel Salú, artista pernambucano.

O artista Maciel Salú em visita a Escola Arco-Íris

Maciel Salú é rabequeiro, cantor, compositor, mestre de Maracatu Rural, brincante de Cavalo Marinho e militante da Cultura Popular. Herdeiro da umas das famílias mais expressivas na cultura popular de Pernambuco, convive desde a infância em meio a Maracatus, Cavalos Marinhos, Cocos e Cirandas.

E sobre a influência da cultura popular em sua vida, Maciel afirma: “A cultura popular é minha vida, não sei viver sem ela, é ela que me dá inspiração para tudo o que sou hoje. Escuto também outras culturas, mas maracatu rural, ciranda, cavalo marinho, coco, a cultura dos Povos Originários, além de música caribenha – gosto muito de Ibrahim Ferrer e Bob Marley – música africana, frevo e forró, gosto muito de escutar”.

Reconhecido pela crítica e pelo público, Maciel Salú apresenta uma sonoridade que mescla melodias ancestrais, poesias com versos marcantes e referências às culturas nordestinas, além de uma pesquisa na música contemporânea. O artista pernambucano já foi indicado ao Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum Regional de Música Brasileira, com um de seus projetos paralelos, a Orquestra Contemporânea de Olinda, e com o projeto  Orchestra Santa Massa ganhou reconhecimento através do BBC Awards, do Prêmio Tim (melhor álbum) e do Prêmio Multicultural Estadão.

Maciel Salú lidera o Movimento Azougue, que vem ganhando destaque com o projeto homônimo criado e coordenado por Maciel Salú desde 2016, no qual evidencia a cultura popular como base de uma cena artística que merece ter o reconhecimento devido. O Azougue reflete uma musicalidade e um fluxo diferente do que vivenciamos com o Manguebeat. No movimento da década de 1990, artistas da capital foram em busca das referências da cultura popular da Zona da Mata Norte de Pernambuco. O Azougue, no entanto, é o movimento dos artistas com raízes na Mata Norte que vão aos centros urbanos e, com suas criações artísticas, renovam a música pop pernambucana e brasileira.

https://www.instagram.com/macielsalu/

https://www.instagram.com/escolaarcoirisrecife/

Fontes: Diário de Pernambuco; Folha de Pernambuco;

- divulgação -


terça-feira, 21 de maio de 2024

Mercado da Madalena - Seridó Carne Queijo

 Gazeta da Torre

Produtos de qualidade vindos do sertão nordestino. Cortes de carne de primeira. Carne de sol, queijo manteiga e coalho, castanha, doces em calda e muito mais!



São mais de trinta anos de tradição!.

O espaço Seridó Carne e Queijo 

localizado no Mercado da Madalena 

Recife / PE. 

Contato: 

(81) 3074-8823; 999135958

(*Possui serviço de entrega).

Bairro da Torre tem histórico de disputa de terras e moradia operária

 Gazeta da Torre

Em 1655, para melhorar a comunicação com a cidade, uma ponte foi erguida sobre o rio Capibaribe, hoje chamada de Ponte D'uchôa - FUNDAJ

O que hoje é o bairro da Torre, na zona norte do Recife, já foi um grande apanhado de terras de uma sesmaria abandonada. Só no século XVI, quando as terras foram adquiridas pelo colono português Marcos André, que ali fundou um engenho de açúcar, o local ficou conhecido com o nome do seu dono. Já em 1654, depois da disputa da terra com os holandeses, o então proprietário, capitão Antonio Borges Uchoa, descendente de Marcos André, restaurou o engenho em 1655 e para melhorar a comunicação com suas terras mandou construir uma ponte sobre o rio Capibaribe, que depois da construção ficou conhecida como Ponte d`Uchoa, nome usado até hoje.

Já o nome atual do bairro veio por causa da torre da capela que havia no engenho, que tinha devoção a Nossa Senhora do Rosário e foi reformada três vezes, em 1781, em 1867, e em 1912, quando a igreja se tornou a matriz do subúrbio. Mesmo dedicada a Nossa Senhora do Rosário, a devoção dos moradores da região por Santa Luzia fez com que a construção seja hoje mais conhecida como Igreja de Santa Luzia. Já no século XX, a Torre foi um dos bairros operários do Recife, especialmente na indústria têxtil, uma das pioneiras no estado. A construção das vilas operárias, onde moravam milhares de trabalhadores também impulsionou no bairro a construção de cinemas, como os extintos Cine Teatro Modelo e Cine Torre, que até hoje dá nome a um edifício.

Fonte: Vanessa Gonzaga - Brasil de Fato I Edição: Monyse Ravenna

- divulgação -

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Estudo revela medicamento promissor no tratamento da dependência de drogas

 Gazeta da Torre

Testada pela primeira vez contra abuso de substâncias, baixas doses de doxiciclina reduziram efeitos recompensadores da morfina e cocaína em animais

A doxiciclina, um antibiótico barato, amplamente utilizado desde a década de 1960 e com efeito neuroprotetor, mostra-se também promissora no tratamento de transtornos por uso de substâncias. É o que revelaram cientistas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP ao realizar testes com animais de laboratório.

Responsável pelo estudo, Amanda Juliana Sales, pesquisadora do Departamento de Farmacologia da FMRP, conta que tratou mais de 300 camundongos – em experimentos que avaliam o potencial de abuso da cocaína e da morfina – com subdoses da doxiciclina e, como resultado, verificou que as administrações reduziram os efeitos recompensadores das drogas de abuso em animais. Esta é a primeira vez que se observa a possível ação do medicamento contra a dependência química.

Mesmo que ainda não haja “nenhum estudo conduzido em humanos com transtornos por uso de substâncias investigando o efeito da doxiciclina”, informa Amanda, as evidências mostram que o medicamento é muito mais que um simples antibiótico e, pela segurança de baixas dosagens e dos resultados obtidos agora, poderia “ser redirecionado para o tratamento” desses transtornos.

pesar de promissor, “trata-se de um estudo pré-clínico realizado exclusivamente em camundongos machos”, diz a pesquisadora, antecipando que já estão ampliando o estudo com fêmeas. Estão também aprofundando as investigações sobre os prováveis mecanismos de ação da doxiciclina e de outro fármaco de estrutura similar, a demeclociclina, além de outros derivados sintéticos desprovidos de atividade antibiótica.

O estudo desses compostos está sendo realizado em conjunto com o Institute Paris Brain, ICM – Institut du Cerveau et de la Moelle épinière, Salpetriére Hospital, França. Os medicamentos investigados, em doses não antimicrobianas, têm mostrado efeitos neuroprotetores no cérebro. “Nosso objetivo é avaliar a ação dessas drogas nos efeitos reforçadores associados ao uso de drogas de abuso”, acrescenta, ao enfatizar a necessidade de estudos “que expliquem a neurobiologia da dependência de drogas para alcançar possíveis novos tratamentos mais rápidos e eficazes”.

Ação neuroprotetora contra desafio global

Amanda Sales conduziu os estudos nos laboratórios dos professores da FMRP, Felipe Villela Gomes e Francisco Silveira Guimarães, e da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, Elaine Del Bel, nos quais testou os efeitos de baixas doses de doxiciclina, administradas entre um e três dias, em camundongos machos previamente expostos à morfina ou à cocaína, duas drogas de abuso comuns. Como resultado, verificou que a doxiciclina reduz os efeitos recompensadores e os comportamentos associados ao uso dessas drogas.

As propriedades da doxiciclina, uma droga que atravessa a barreira hematoencefálica e inibe a ação das metaloproteinases (enzimas importantes na reparação de tecidos celulares) no cérebro, têm sido investigadas como um tratamento potencial nos distúrbios cerebrais. O fato justifica os testes realizados sobre os efeitos reforçadores das drogas de abuso e a potencial aplicação nos transtornos por uso de substâncias que apresentam poucos tratamentos farmacológicos disponíveis. A pesquisadora informa que o aumento das metaloproteinases no cérebro está relacionado com alterações neuroplásticas, sugerindo que essas enzimas exercem um papel na dependência de drogas.

Fonte: Jornal da USP

- divulgação -

https://www.instagram.com/edelsoncabeleireiros/

#tbt Gazeta da Torre - Abril/2017 - O cantor e compositor Maciel Melo e Zé, proprietário do Bar Tom Marrom (bairro da Madalena, Recife)

 Gazeta da Torre

No dia do registro, o cantor foi em busca da conhecidíssima e deliciosa buchada.

Diferentes tribos frequentam este tradicional e histórico bar, que mantêm as raízes e autenticidade destes verdadeiros templos de libações etílicas. Trata-se de “empresa” tocada por parentes: o dono do bar, o simpático Zé, faz a supervisão geral, sua esposa é a mestre das panelas, já o balcão é comandado pelo filho Rodrigo, pela função que ocupa, rapaz bastante paciente e educado. Enfim, o TOM MARROM honra as raízes dos verdadeiros bares, preservando a cultura de boteco, sem modismos desnecessários.

No som do post, a bela canção ‘COISAS SIMPLES!’, letra de Maciel Melo com melodia do grande músico Cláudio Almeida. “Música para trabalhar no São João 2024”, relata Maciel Melo em sua página no Instagram (@macielmelooficial).

*Bar Tom Marrom - Rua João de Souza, 660, nas imediações do Mercado da Madalena.

MD


- divulgação -

terça-feira, 14 de maio de 2024

Bancos se reúnem para discutir financiamento em meio a desafios globais

 Gazeta da Torre

Enchentes em Canoas - Rio Grande do Sul

Banco do Nordeste será o anfitrião da 54ª Reunião da Alide, que reúne os bancos de investimentos.

Em tempos de grandes desafios impostos pela mudança climática global, um evento em Fortaleza vai atrair a atenção de gestores públicos nesta semana. Em sua sede, o Banco do Nordeste será o anfitrião da 54ª Reunião Anual da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide), que ocorre entre os próximos dias 15 e 17.

Criada em 1968, com sede em Lima, no Peru, a Alide é o organismo internacional que representa os bancos de financiamento latino-americanos, como o Banco do Nordeste e o BNDES.

A reunião de cúpula contará com a participação confirmada de cerca de 250 representantes de instituições financeiras oriundas de 26 países.

Banco Europeu

Uma das discussões mais esperadas é sobre o papel dos bancos de desenvolvimento no financiamento da transição climática na América Latina, debate que reunirá Romy Calderón, chefe de estudos Econômicos da ALIDE, Joana Conde e Ricardo Santos, ambos da Divisão de Análises de Países do Banco Europeu de Investimentos (BEI).

As inundações no Rio Grande do Sul, que vão exigir um exercício minucioso dos diversos governos e agentes financeiros para a reconstrução do estado, devem entrar nas discussões.

A aceleração da transformação produtiva regional de baixo carbono, a proteção dos biomas brasileiros, como a Amazônia e a Caatinga, também estão entre os temas de debates, assim como a inclusão social pelo microcrédito e os desafios da infraestrutura.

Com membros ativos em mais de vinte países da América Latina e do Caribe e em países extra-regionais como Alemanha, Canadá, Índia, Espanha, Portugal e Rússia, a Alide tem como propósito contribuir para o desenvolvimento regional.

Nas mesas de discussão estarão os presidentes da Alide, Luis Antonio Ramírez, do BNB, Paulo Câmara, e do BNDES, Aloizio Mercadante, além do governador do Ceará, Elmano de Freitas.

A convite do Banco do Nordeste, o Portal Movimento Econômico acompanhará os debates.

Evento de Hidrogênio

Outro evento em curso que atraiu delegações de vários países e estados brasileiros é o World Hydrogen 2024 – Exhibition and Summit que está ocorrendo em Roterdã, na Holanda até amanhã. Comitivas de estados como Alagoas, Ceará e Pernambuco, estão participando desta edição, que reúne mais de 15 mil pessoas e está sendo considerada a maior e mais influente até o momento. O World Hydrogen 2024 terá a maior exposição do mundo de hidrogênio e visita aos projetos de H2V do porto de Roterdã.

Governança

Outro evento que está na agenda de maio é o primeiro workshop com abordagem sobre governança, gestão, estratégia e competitividade promovido pela TGI. Com o tema Estratégia é Produto da Governança, o evento acontecerá de forma presencial, no próximo dia 28 deste mês, na sede da empresa, no Espinheiro, das 8h às 18h. Mais informações pelo (81) 98215.9903.

Responsabilidade socioambiental

Em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem, no próximo dia 17, o Plaza Shopping realizará ação de troca de 10 latas de metal ou de 10 embalagens plásticas por mini cacto ou suculentas. As trocas podem ser feitas a partir do dia 16 no Ecoponto, no Edifício Garagem.

Salão imobiliário

Nesta sexta-feira (17), tem início o 2º Salão Imobiliário Hub Nogueira, que vai até 02 de junho, na Praça de Eventos do Shopping Recife.

Fonte: Movimento Econômico

- divulgação -

Mercado da Madalena - Arrumadinho do Abílio

 

Arrumadinho do Abílio, almoço de qualidade para você e seu pessoal.

Confira o cardápio para um almoço com muito sabor.

81 98461-3222

81 99537-2898

https://www.instagram.com/arrumadinhodoabilioofc/?hl=en

Culinária regional, bebidas nacionais e importadas.

*Aceita cartão

Arrumadinho do Abílio - 

Mercado da Madalena, Box 165 

Praça da Alimentação.

segunda-feira, 13 de maio de 2024

A iniciativa ‘Jovens no Clima’

 Gazeta da Torre

Para promover o engajamento das juventudes na pauta climática, a Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) vai lançar a iniciativa Jovens no Clima, na próxima quinta-feira (16), no Compaz Dom Helder Câmara, Ilha Joana Bezerra, das 9h às 12h. Além do detalhamento da iniciativa, o evento vai contar também com uma mesa-redonda para debater a participação das juventudes na pauta climática. O Recife foi a única capital do Brasil e uma das 100 cidades do mundo escolhidas como beneficiárias do Fundo de Ação Climática para Juventude, iniciativa da Bloomberg Philanthropies, e um dos resultados dessa conquista é, justamente, a Jovens no Clima.

O lançamento será para convidados e contará com autoridades e representantes das juventudes. Uma das medidas do Jovens no Clima vai ser a criação de um edital para financiar coletivos jovens que realizem atividades, nos seus territórios, relacionadas às mudanças climáticas. Além disso, a iniciativa promoverá ainda a Assembleia Cidadã Climática para a Juventude. O lançamento desta quinta será um momento de reafirmação da urgência da pauta de resiliência climática nos contextos dos jovens do Recife.

A iniciativa Jovens no Clima conta com as parcerias de: Rede Conhecimento Social, Delibera Brasil, Bloomberg Philanthropies, United Cities and Local Governments e Bloomberg Center for Public Innovation, através do Fundo de Ação Climática.

OUTRAS AÇÕES - Compreendendo que o Recife é a 16ª cidade mais vulnerável a mudanças climáticas no mundo, a Secretaria Executiva de Juventude definiu o tema “clima” como pauta estratégica desde 2021 para desenvolver ações junto com as juventudes no campo da formação,articulação e apoio a organizações e coletivos juvenis, e aproximação de atores estratégicos, como o Consulado Britânico. Um exemplo foi o 1º curso num município brasileiro sobre questões climáticas - o “Juventude no Clima”, que foi realizado com foco em juventudes periféricas, em parceria com o Instituto Ayíka e o movimento Fridays For Futures, e que formou jovens líderes para incidirem em seus territórios.

PROGRAMAÇÃO

9h: Boas-vindas - Café da manhã

9h45: Mesa: Qual a importância de promover a participação das juventudes na pauta climática?

Mediação: Camila Silva - Coletivo Jovem Pelo meio Ambiente

- Secretário Executivo de Juventude - Marcone Ribeiro

- Vereadora Carol Gonçalves de Toritama

- Rede Conhecimento Social – Marisa Villi

- Engajamundo - Maria Clara Santos

11h: Apresentação do projeto e das etapas da Assembleia Cidadã Jovens no Clima

Fernanda Império (Delibera Brasil) e Mariana Lyra

11h30: Ato de assinatura de Carta-convite

12h: Encerramento

Fonte: PCR

- divulgação -

domingo, 12 de maio de 2024

Os desafios da mãe contemporânea

 Gazeta da Torre

Ao mesmo tempo em que proporciona alegria, para muitas pessoas a concretização de um sonho, a maternidade pode vir acompanhada de medos, dúvidas, carências e dificuldades, principalmente na primeira gestação. Não são raros os casos de depressão pós-parto, por exemplo, quando esses sentimentos deixam de ser administrados. Afinal, tudo é novidade.

Muitas são as transformações no corpo e na mente da mulher, que se juntam às preocupações com a criança e o emprego. Embora ninguém esteja pronto para ser mãe até que aconteça, existem orientações que podem ser úteis na fase gestacional à primeira infância, mas é preciso coragem para pedir ajuda.

Hoje são tantas atribuições, cobranças e julgamentos que as mães costumam enlouquecer tentando dar conta de tudo com êxito. A área profissional é questionada. “Será que volto ao trabalho ou empreendo para ficar mais perto das crianças?”.

As que se diziam amigas, companheiras de balada, se distanciam, e não são poucas as situações em que a mulher se vê sozinha, sem qualquer tipo de apoio para criar e educar os seus filhos. Em meio a esse turbilhão de emoções, ela precisa, ainda, aceitar o seu novo corpo e se preparar para receber o bebê em todos os aspectos. No silêncio da maternidade, fica essa mistura de felicidade e busca por respostas.

Estamos na era da informação, mas por que as mães não procuram entender o que se passa por dentro? É necessário aprender a lidar com os sentimentos, ter inteligência emocional, para se entregar à maternidade na sua plenitude e aproveitar essa nova experiência. A mulher deve estar em harmonia consigo e com todos os seus papéis, seja de mãe, esposa, filha, amiga, irmã e profissional, acolhendo o neném com confiança. Mesmo após o nascimento surgem outros questionamentos: “Como será daqui em diante? De que forma vou educar o meu filho?”, principalmente no tempo em que vivemos e frente às novas tecnologias.

O que tenho observado é um uso desenfreado de smartphones por crianças e adolescentes, sem equilíbrio e monitoramento. Mas o que está por trás disso? Uma mãe cansada, sem rede de apoio, com funções diversas, que geralmente passa o dia trabalhando para suprir as necessidades físicas da sua família. Quase não há mais brincadeiras espontâneas, diálogo e refeições sem celular. Daí vemos jogos terríveis, como o da Baleia Azul, influenciando os nossos meninos e as nossas meninas. Tenho dito e repito: Faça de tudo para estabelecer um momento de ouro com o seu filho. Toque, abrace, ame, beije, converse, procure saber sobre o seu dia e os seus amigos, eduque, nem que seja por alguns minutos da sua rotina. Vai valer a pena.

Feliz Dia das Mães!

* Jéssica Costa é orientadora educacional, coach de pais e fundadora do Instituto Somos. Certificada pelas Universidades Cambridge e Michigan.

- divulgação -


sábado, 11 de maio de 2024

Dá-me licença, por favor? Preciso falar de AMOR!

Gazeta da Torre



Neste mês, tive a grata satisfação de fazer um bate-papo de celebração do Dia das Mães em uma empresa, onde o último slide que apresentei tinha a seguinte citação do admirável Albert Einstein:

“Se um dia tiver que escolher entre o MUNDO e o AMOR... Lembre-se, se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele você conquistará o mundo.”

Durante o mês de Maio comemoramos duas datas, extremamente significativas, para todos nós: o Dia do Trabalho e o Dia das Mães. No entanto, o que tem a ver essas datas com AMOR? Proponho a vocês uma pequena reflexão:

Sobre Dia das Mães e AMOR

O amor de mãe é o combustível mais poderoso para mover e inspirar seres humanos comuns a terem valores, propósitos e ideais capazes de os tornarem pessoas bem-sucedidas e equilibradas na vida e na profissão. Com o amor de mãe, é possível criar uma nova realidade política, econômica e social. O tempo de construir um novo mundo é AGORA.

Nada supre a falta de amor e de atenção materna, seja biológica ou não. Dê 20 minutos de atenção plena por dia, a seu filho(a). Veja-o, sinta-o de verdade. Dialogue com ele, escute-o, estimule-o. Perceba as suas inquietações e necessidades. Cultive a confiança e responsabilidade. Faça com que ele, em tempos de Internet, também tenha momentos saudáveis de socialização, de partilha, contato humano e afetividade.

Conforme afirmação de Albert Einstein citada no início, com o amor se pode conquistar o mundo. Assim, mães, cujo nome é sinônimo de AMOR, têm a capacidade e nobre missão de conquistar e mudar o MUNDO! Façamos valer esse poder com sabedoria... Sejamos agentes de uma mudança positiva, ao educarmos nossos filhos, pelo exemplo, priorizando a ética, humanidade, fraternidade e AMOR.

Sobre Trabalho e AMOR


O que significa o trabalho sem amor? A sua falta de amor ao trabalho advém da não identificação com a função ou está relacionada às condições de trabalho e à ausência de valorização?

Sem amor, paixão ao trabalho, exerce-se a função com excelência?

Produz-se de forma a atender às expectativas da empresa?

O relacionamento interpessoal é satisfatório, com colegas, “chefias” e donos?

Estados de descontentamento afetam as relações familiares, a saúde e a qualidade de vida? 

Será que se é feliz?

Dica para o(a) empresário(a): Se a insatisfação do trabalhador está relacionada ao clima e falta de valorização e o colaborador é talentoso, bom profissional, fazendo a diferença na sua empresa, valerá à pena perdê-lo? Exerça a empatia. Coloque-se, por alguns instantes, no lugar desse colaborador e se pergunte: se eu fosse ele, o que me deixaria satisfeito e realizado no trabalho? A partir daí - quem sabe? - um novo cenário se delineie.

Dica para o(a) trabalhador(a):

O que move você? O que faz seus olhos brilharem? Quais atividades você desempenha e não vê as horas passarem? O que energiza você e não apenas “o consome”? Tem oportunidade de evoluir e se realizar? Olhando no horizonte, em 5 anos você se vê feliz fazendo o que faz? Essa autoconsciência lhe fornecerá “pistas”...

A vida é uma só! O trabalho deve ser fonte de vida, realização e, claro, servir para suprir de forma saudável as necessidades físicas, biológicas e psicológicas pessoais, assim como, da própria família, filhos etc.

Felicidades! Abraço fraterno

Vera Silva (verasilva@gmail.com)

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Estratégias de memória internas para pessoas idosas

Gazeta da Torre

O cérebro é o principal órgão do nosso corpo; responsável pelas nossas ações, emoções, raciocínio e memória. Mesmo sendo pequeno, ele guarda mais de 8 bilhões de neurônios, cerca de 1 trilhão de conexões neurais e ainda consome 1/4 da energia do nosso corpo; tanto em homens quanto em mulheres.


Sabemos que a rotina da mulher moderna exige muito esforço do nosso cérebro. A partir de alguns avanços conquistados pela sociedade, a mulher de hoje trabalha, estuda, educa os filhos, cuida da casa e da família e ainda sobra tempo para cuidar da saúde do corpo e da mente; isso tudo em tempo recorde! As mulheres conquistaram a independência de serem o que querem; mães, executivas, esportistas, cientistas, engenheiras, esposas e por aí vai.

Essa rotina multitarefas das mulheres exige um esforço a mais do cérebro. A cabeça sempre ocupada, os filhos pequenos, o relatório de resultados da empresa, a lista do supermercado e os horários do salão são alguns dos diversos compromissos. As mulheres dão conta do recado, mas para ter foco e facilidade para enfrentar os desafios do cotidiano é preciso também ter um cérebro ativo e saudável. Com os avanços nos estudos da neurociência, muito se fala sobre as diferenças entre o cérebro feminino e masculino.

Neste artigo trazemos algumas curiosidades comprovadas pela ciência sobre o cérebro das mulheres:

 Cérebro feminino é mais jovem que cérebro masculino

Nossa idade cronológica nem sempre condiz com a maneira e facilidade com que nosso cérebro funciona. Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostrou em estudo que o metabolismo do cérebro das mulheres permanece até 4 anos mais jovem que dos homens. Esse fator pode explicar o porquê as mulheres, principalmente 60+, possuem índices menores de dificuldades de cognição e apresentam melhores resultados em testes de raciocínio e memória.

 Mulheres possuem um hipocampo mais avantajado

Segundo estudo conduzido por Cahill, em 2006, as mulheres possuem um hipocampo maior em relação aos homens. O hipocampo é a área do nosso cérebro responsável pelo armazenamento das nossas memórias, de longo e curto prazo.

 Cérebro feminino possuir maior processamento de emoções

O cérebro feminino possui alguns recursos mais aguçados no momento de processar as emoções que são criadas no nosso cérebro. Esse fator pode explicar o fato das mulheres serem mais empáticas em relação aos fatores externos que acontecem e conseguem sentir e expressar emoções de maneira mais arrojada.

 Hormônios femininos impactam no comportamento do cérebro

Alguns hormônios femininos como o estrogênio, presentes com mais força durante o ciclo menstrual, trazem impactos no comportamento das mulheres, principalmente no cérebro e na capacidade de comunicação. Esses hormônios impactam nas habilidades sociais, de acordo com estudiosos da Universidade de Illinois, Chicago. Nesse período do mês, o estrogênio tem impacto no hipocampo, região que também é vital para as habilidades sociais e a amígdala no cérebro, responsável por processas emoções.

 Manter-se ativo diminui risco de demência em mulheres

A prática de exercícios físicos entre as mulheres, principalmente a partir dos 40 anos, diminui em até 90% o risco de adquirir alguma demência ou dificuldades cognitivas; segundo estudo feito pela Universidade de Gothenburg. A pesquisa feita apenas com mulheres de meia idade concluiu que manter o corpo ativo protege o cérebro.

 Ser mãe ativa e cria conexões neurais

Para todas as mamães: a amamentação é benéfica ao nosso cérebro! A troca que ocorre entre bebês e mães durante o momento da amamentação é capaz de criar milhares de novas conexões neurais das mulheres. Além disso, essa relação gera um alto grau de resposta hormonal cerebral, fortalecendo os vínculos emocionais entre mães e filhos. Além disso, a maternidade tem impacto na memória espacial, alterando estruturalmente e funcionalmente o cérebro.

 Cérebro das mulheres possui mais facilidade para atividades práticas

Costumamos dizer que as mulheres possuem soluções para tudo. A neurociência explica: a estrutura que permite a comunicação entre os dois hemisférios do cérebro é maior nas mulheres, otimizando a capacidade do pensamento intuitivo e analítico; apresentando maior capacidade de dar soluções práticas e ações imediatas.

O cérebro das mulheres possui suas particularidades; porém, os cuidados com o cérebro se estendem para homens e mulheres; desde crianças até idosos, para garantir maior qualidade de vida e bons resultados na performance em todas as áreas da vida: profissional, pessoal e social.

Diante de tantas demandas, as mulheres se destacam e conseguem cuidar mais de sua saúde. Mas independente de quem seja, valorize o simples fato de sua existência. Cuide-se mais.

Resposta do desafio de Setembro:
O que faz o mês de Maio ficar ainda maior?
Resposta: A letra R

Desafio de Outubro:
Cada vez que Ana faz aniversário, seus pais colocam tantas moedas em seu cofrinho quanto a sua nova idade. No momento Ana tem 21 moedas. Qual a idade de Ana?
Resposta do desafio na próxima edição.

Serviço:
Método Supera - Ginástica para o Cérebro
Responsável Técnica: Idalina Assunção (Psicóloga, CRP 02-4270)
Unidade Madalena
Rua Real da Torre, 1036. Madalena, Recife.
Telefone: (81) 3236-2907
Unidade Boa Viagem
Telefone: (81) 30331695