segunda-feira, 29 de abril de 2019

O Aprender de forma continuada e a aceitação da mudança, abre espaço para a inovação, atualmente considerado sinônimos de sobrevivência



Segundo Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”

A todo momento lidamos com a mudança, na vida pessoal, profissional, social, política. Nas empresas a realidade não é diferente, elas são naturalmente impulsionadas por essas tantas mudanças, que cada vez mais se tornam surpreendentes e velozes. A globalização, a tecnologia, os meios de comunicação, midias sociais, a Revolução 4.0 ( robótica) tudo isso é real. Não dá pra voltar no tempo e nem é necessário pavor...

No entanto é fundamental a atualização constante de conhecimentos, se contextualizar dentro da nova realidade, inovar, pois do contrário se comprometerá a própria  sobrevivência.

Da mesma que as empresas os profissionais precisam estar atentos as tendências de profissões que terão mais aceitação de ora em diante e, diante dessas tantas mudanças disruptivas, as soluções serão inovações disruptivas?

 Mas, o que é Inovação disruptiva?

Li um artigo excelente no Blog do Centro de Ensino Empresarial – CCEE, sobre esse tipo de Inovação, e ficou claro como ela impacta as empresas  o mercado e, claro as pessoas. Acreditando que ampliará muito a visão dos nossos leitores, transcrevo à seguir alguns pontos,  para que se compreenda melhor a expressão e os seus efeitos tão abrangentes.

“A inovação é um processo natural e crucial à evolução do mercado. Há a inovação emergente, que acontece passo a passo — são pequenas mudanças ao longo do tempo. Mas também há a inovação disruptiva, que muda por completo as regras do “jogo”.
Imagine o celular como inovação emergente. Há 20 anos o aparelho só fazia e recebia ligações, mas tem recebido várias funções. Hoje é lanterna, rádio, câmera fotográfica etc. Já a inovação disruptiva faz com que a tecnologia anterior seja esquecida. É o exemplo da Spotify que mudou por completo o modo de ouvir música de muita gente.
As boas práticas de inovação disruptiva
A grande dúvida é: o que fazer para continuar no mercado, aumentar o potencial da minha empresa e inovar de maneira disruptiva? A resposta é complexa e exige muito trabalho por parte de todos da empresa. Mas é possível dividi-la em três práticas:
Tome decisões baseadas em evidências
É preciso mudar, baseando-se em evidências internas e externas, por exemplo, indicadores de desempenho e pesquisas de mercado. Assim, terá maior segurança de que está fazendo a coisa certa e poderá decidir com eficácia acerca das inovações disruptivas.
Lembre-se: mudar nunca é fácil, especialmente pelo fator “humano” que resiste ao que é novo. Mas ao basear os novos processos, produtos e tecnologias em evidências, certamente terá o maior apoio do time e poderá transmitir segurança no que é feito.
Crie um time de INOVADOR
Outra medida eficaz é criar um time que incorpore o que há de mais moderno no mercado dentro da empresa ou que proponha soluções inovadoras visando o seu crescimento. Algumas das startups mais inovadoras do mundo já contam com times de crescimento. Eles são responsáveis por gerar, analisar e implementar novas ideias, visando sempre o sucesso da empresa. A ideia ganhou forma com o livro Hacking Growth: a estratégia de marketing das empresas de crescimento mais rápido.
Estabeleça uma cultura de inovação
Nossa última dica é criar uma cultura de inovação, na qual todos da empresa sintam-se, em parte, responsáveis pela adequação da empresa ao que há de mais moderno. Quando todos da empresa entendem que podem contribuir e apontar pequenos problemas que carecem de solução, o processo de inovação disruptiva torna-se real.
Há muitas maneiras de fazer isso, como: criar eventos internos, recompensar as melhores ideias e dar feedbacks acerca das melhorias que estão sendo feitas. Desse modo, todos sentem que podem (e devem) contribuir para a melhoria da empresa e para a criação de ideias disruptivas e capazes de fazer o negócio crescer.”

Espero que tenha sido útil tais informações e as mesmas possam contribuir de alguma forma para o seu negócio e vida profissional e pessoal. Aceitar a mudança, acompanhá-las com sensatez. Sem esquecer de respeitar as pessoas, os concorrentes, o meio ambiente. Equilibrar o TER e o SER. Aceitar a realidade, não ir na contramão, mas também nnão se deixar “arrastar”. Resgatar aquele tão esquecido “coração de criança”, curioso, ávido por aprender e experimentar o novo, com satisfação, disposição, encantamento e alegria.

Boa sorte!
Abraço fraterno
Vera Silva – Desenvolvimento Humano e organizacional.

domingo, 28 de abril de 2019

MERCADO DA MADALENA - O RECIFE E SUA CULTURA DE MERCADOS PÚBLICOS

Gazeta da Torre - Texto de Márcio Nilo

Mercado da Madalena
Uma característica interessante que diferencia Recife de outras cidades e capitais brasileiras é a sua peculiar cultura de mercados públicos de bairros. Nas capitais brasileiras que tivemos a oportunidade de conhecer nota-se a presença marcante de um mercado central, por vezes de grandes dimensões, que representa uma referência importante para toda a cidade.

Em Recife, porém, além do Mercado de São José, com sua bonita arquitetura, que poderia ser considerado o nosso “mercado central”, contamos com mais 16 mercados públicos, localizados em diferentes bairros e comunidades recifenses. Cada um deles assume uma personalidade e um perfil próprio, fazendo parte indissociável da nossa paisagem urbana e cultural.

Muito já se comentou e escreveu sobre os aspectos históricos e sociais, bem como sobre a importância destes mercados públicos de Recife para a própria identidade cultural da cidade. Nunca é demais lembrar que tais espaços, se no início se caracterizavam como simples empórios para a compra e venda de mercadorias da terra, ao longo do tempo foram adquirindo uma personalidade mais ampla, assumindo sua vocação de verdadeiros “espaços de convivência”, onde turistas, gente do povo, intelectuais, políticos etc., vão em busca do lazer, de atrações culturais, da comedoria e da boêmia.

Portanto, a importância dos mercados públicos recifenses, como reveladores dos hábitos, dos costumes e da própria natureza das pessoas das comunidades a que servem, é um consenso entre todos os observadores da paisagem urbana e social da nossa cidade. Gostaria de destacar, porém, além disso, dois aspectos que julgo importante comentar sobre estes interessantes espaços públicos. O primeiro seria o caráter de “aglomerador de gente” que um mercado público assume. O outro aspecto seria a forma mais generosa com que o exercício da convivência e da tolerância é praticado nestes espaços. Explico-me a seguir.

Em recente matéria veiculada em jornal de grande circulação do estado, conhecido acadêmico,  discorrendo sobre aspectos urbanísticos do Recife,  citou a expressão “aglomerador de gente” como sendo uma característica necessária e desejável para os espaços públicos de uma cidade. A análise do referido professor afirmava, entre outras colocações interessantes,  que as formas mais modernas de abastecimento (supermercados e hipermercados),  bem como os grandes centros comerciais que surgiram nas últimas décadas (shopping centers), em que pese a sua atratividade massiva para a atividade da compra e venda de mercadorias, são espaços impessoais,  que não favorecem muito a convivência e a interação cotidiana das pessoas. 

Além disso, afirmo eu, não são reveladores de uma cidade, dos costumes de um povo, dos seus hábitos, da sua cultura, isto porque, como sabemos, Shopping Center tem a mesma cara aqui, na China e em qualquer lugar do mundo.

Um mercado público servindo um bairro ou comunidade é a própria antítese desta situação. Este local, que poderia ser considerado desprovido de requinte e do conforto moderno, é o verdadeiro espaço “aglomerador de gente”,  onde se consegue uma verdadeira imersão na cultura e no cotidiano local. Vejamos o exemplo do MERCADO DA MADALENA: a vida fervilha nele e nos seus arredores, com a presença dos comerciantes, clientes, lavadores de carros, taxistas, vendedores de amendoim, camelôs vendendo suas bugigangas, além dos tradicionais “malucos” e personagens folclóricos  etc. Nos boxes do mercado, constatamos aquele interessante e diversificado “mix”: frutas e verduras, peixe, carne,  armarinhos, queijos, artesanato, carne de sol, produtos para pássaros e outros animais etc. Encontramos (quase) tudo. 

O que não encontramos na verdade não estávamos precisando mesmo, ora bolas! Nos fins de semana vemos a apresentação de cordelistas, manifestações folclóricas, escritores lançando seus livros, forrozeiros e artistas em geral, além da realização de eventos especiais, tais como a eleição do “corno do ano” etc., etc. Não poderíamos deixar de mencionar, é claro, os restaurantes e bares do mercado e no seu entorno (viva o Tom Marrom e sua eclética confraria!), que podem ser considerados, nos fins de semana, as principais atrações do mercado. Neles temos o melhor da culinária regional com preços acessíveis, além de descontração, alegria e muita conversa jogada fora. Nas madrugadas dos sábados chegam aqueles grupos vindos de outras festas, de outros eventos que já acabaram, mas que estes boêmios se recusam a acreditar, e buscam no mercado a(s) saideira(s) e um bom cuscuz com galinha guisada, para repor as energias.  Tudo isto agrega, aglutina, socializa, convida “gente” e incentiva a convivência.

Outro aspecto a destacar é a convivência democrática e tolerante por parte dos frequentadores destes espaços. Vemos uma mistura de pessoas de todas as cores,  credos e  classes sociais numa convivência amigável e aconchegante. As conversas podem ter os mais variados temas, desde um gracejo sobre um time de futebol até a situação política mundial.  As mesas dos bares são compartilhadas por intelectuais, gente do povo, trabalhadores humildes, juízes, turistas  etc., formando um ambiente catalisador de uma convivência fraterna e tolerante. Entendo que cada um destes atores sociais mencionados  promovam um  “ajuste” no seu discurso e na sua postura, para que o diálogo flua e o entendimento entre as partes venha a ter um bom termo. O que constatamos, na verdade, é que todos exercemos uma tolerância que, acredito eu, fora deste espaço descontraído e democrático que é um mercado público, não seria praticado dessa forma e com essa generosidade.

Mercados públicos de Recife: estes são os nossos verdadeiros “Shoppping Centers”, pois nos seus “mix”, eles têm alma e poesia!!!

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Ballet: Dança corrige a postura, previne dores nas costas e define os músculos


Gazeta da Torre
Fonte: Letícia Gonçalves


Difícil arranjar um exercício mais completo do que a natação - o exercício trabalha os músculos do corpo todo, exige melhora da respiração e estimula o condicionamento cardiovascular. Mas um estudo da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, conseguiu encontrar uma atividade ainda mais eficiente: o ballet clássico. A equipe de pesquisadores comparou o desempenho de membros da famosa academia Royal Ballet com o de nadadores da seleção olímpica britânica. Os bailarinos apresentaram melhores resultados em sete de dez medidas de condicionamento físico analisadas, como equilíbrio psicológico, flexibilidade e equilíbrio corporal.

"A técnica é indicada tanto para crianças como para adultos por ser uma atividade física que trabalha todo o corpo, como poucas modalidades esportivas fazem", afirma o ortopedista Marcelo Cavalheiro, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Conheça os benefícios que você pode esperar ao eleger o ballet como a sua opção de exercício físico.

Respiração de atleta

Dançar uma música clássica é calmo para quem assiste, mas quem dança escorre suor e precisa de um fôlego danado para terminar uma coreografia cheia de saltos, piruetas e outros passos difíceis. Por isso, faz parte das aulas aprender a respirar aproveitando o máximo possível da capacidade do diafragma: coloque a mão um pouco acima da sua cintura e procure inspirar pelo nariz, empurrando a mão para fora. Na hora de soltar o ar, contraia como se quisesse encostar uma mão na outra. "Essa respiração é um ótimo trabalho de todo o sistema cardiovascular e respiratório", afirma Marcelo Cavalheiro.

Postura perfeita

Dor nas costas causada pela má postura é um problema que dificilmente perturba bailarinos. "O ballet clássico trabalha os principais grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura, que são a musculatura abdominal, peitoral e das costas", afirma a professora de ballet Mariana Bastos, coordenadora pedagógica do Ballet Paula Castro, de São Paulo. "Os alunos são estimulados a manter a postura correta, com abdômen contraído, quadril 'encaixado' e coluna alinhada." O ortopedista Marcelo também explica que esse alinhamento de todo o corpo faz com que garante um ótimo equilíbrio corporal. "O aluno consegue realizar as atividades do dia a dia com movimentos mais precisos, articulações protegidas e menor gasto de energia", afirma.

Músculos trabalhados

Engana-se quem acredita na aparência frágil dos bailarinos. "O ballet promove hipertrofia, ou seja, aumenta e fortalece os músculos tanto quanto a musculação", afirma o ortopedista Marcelo. Além de toda a musculatura responsável pela postura, Mariana Bastos afirma que a técnica estimula tantos os membros inferiores quanto superiores, por conta de exercícios de salto, sustentação em determinadas posições e força nos braços para carregar as bailarinas (nos casos dos homens).

Abdômen definido

Bailarino com barriga saliente é algo raro de ser ver. Primeiro porque a postura correta é cobrada o tempo todo nas aulas, o que inclui encolher a barriga. Segundo, porque é uma atividade física como qualquer outra que proporciona queima de calorias. Para conseguir bons resultados, no entanto, é preciso fazer aulas regularmente, de duas a três vezes por semana, no mínimo.


Flexibilidade

Segundo o ortopedista Marcelo, não adianta ser apenas forte ou ter músculos elásticos, é preciso ter equilíbrio muscular. "Nesse ponto, o ballet pode ser melhor até que a musculação de academia, porque alonga e trabalha os músculos ao mesmo tempo", afirma. Como resultado, os grupos musculares não ficam encurtados e há menor risco de lesões. "A flexibilidade é trabalhada em todos os exercícios de ballet porque os movimentos precisam ser realizados com grande amplitude", afirma a professora de ballet Mariana.

Bem-estar e percepção corporal

Por ser ao mesmo tempo uma atividade prazerosa - os movimentos acontecem de acordo com o compasso da música - e um exercício físico que libera endorfina, uma substância responsável pelo prazer, o ballet proporciona muito bem-estar. "A técnica também ajuda a melhorar a autoestima e a percepção corporal, pois é preciso ter consciência de todas as partes do corpo para realizar os exercícios", afirma Mariana Bastos.

Agilidade e coordenação motora

Conforme o aluno consegue aprender e executar os exercícios básicos de ballet, os passos vão ficando mais difíceis. "A complexidade dos movimentos aumenta em cada estágio, exigindo cada vez mais agilidade e coordenação motora", comenta a professora de ballet Mariana. Também é preciso dominar bem a técnica porque, por mais que os exercícios sejam difíceis de executar, o bailarino precisa realizar cada movimento de forma leve e sutil, sem mostrar o esforço que está fazendo. "A ideia que se transmite ao público é de uma arte delicada e elegante", lembra Mariana.

URNAS DISPONÍVEIS!

Gazeta da Torre
Bodega do Seu Artur - Mercado da Madalena e a urna de votação
Já estão disponíveis as urnas de votação para escolher os vencedores do Comida di Buteco 20 anos

Durante o período do concurso Comida di Buteco 20 anos, ao visitar um buteco participante e experimentar o petisco apresentado, você receberá a cédula de votação que contém as categorias: SABOR DO PETISCO, QUALIDADE DO ATENDIMENTO, HIGIENE DO BAR e TEMPERATURAS DAS BEBIDAS (sendo alcóolica ou não).


Para validar seu voto, você deverá preencher seus dados pessoais e escolher as notas de 0 a 10 para cada critério. Após realizar corretamente (sem rasuras ou rabiscos) o seu voto, você terá que entregar ao garçom para inseri-lo na urna – recomendamos que o processo seja feito por você, mas em alguns butecos a urna fica em lugares estratégicos. A votação popular ficará aberta até o dia 05 de Maio ou 12 de Maio dependendo da cidade, por isso: ATENÇÃO AO PRAZO!

Lembramos que sua cédula de votação será conferida e validada pelo instituto de pesquisa, e se for detectado algum erro ou falta de informação, SEU VOTO SERÁ DESCARTADO.

Os 50% do peso do resultado recai sobre os VOTOS POPULARES. Os outros 50% são de responsabilidade de um JÚRI DE CONVIDADOS ESPECIALISTAS, que também avaliam as mesmas categorias.

De ano em ano, a partir dos votos gerais, o Comida di Buteco realiza uma classificação dos butecos daquela edição e uma parte dos participantes é renovada de acordo com a posição na classificação geral. Desta forma, abrimos sempre oportunidade para que novos bares entrem no nosso concurso, gerando sempre a curiosidade de quem estará dentro ou fora em todas as edições!

Esse ano de 2019, a BODEGA DO SEU ARTUR – Mercado da Madalena, que tem participado desde sua primeira edição, está concorrendo com o petisco PORCO CHAPADO - Pernil de porco marinado na cachaça e grelhado na chapa. Acompanha batatinhas e molho agridoce de rapadura. Uma verdadeira delícia que coloca entre um dos fortes concorrentes ao título.

 BODEGA DO SEU ARTUR
O porco chapado agridoce
de rapadura e batatinhas rústicas
salteadas na manteiga

terça-feira, 23 de abril de 2019

Lavanderia LAVA & LEVA

Passado o feriado 
muitas roupas sujas? 
A LAVA & LEVA Torre resolve
LAVA & LEVA Torre
Rua Ana Nery 15 - Torre
Contato; 81 3040-4015

Atitudes simples que podem gerar bons ganhos

Gazeta da Torre

É importante estarmos sempre atentos às oportunidades de poupar no dia a dia. Mas, com uma rotina corrida, por vezes, deixamos escapar algumas chances de economizar. Por isso, listei várias dicas preciosas para que você não ignore essas oportunidades.
  
A primeira que trago, que vejo que a maioria das pessoas não faz valer, é o Netflix. Hoje, uma parte grande dos brasileiros tem assinatura, usa em casa. Existem vários planos e vi que muitos assinantes pagavam R$ 27,90, quando o plano de R$ 19,90 atendia. Esses preços podem mudar, mas o importante para perceber é que o menor valor já atende à maioria dos usuários. Você pode pensar que são apenas R$ 8,00 de diferença. No entanto, é um pagamento fixo, que está todo mês no seu cartão e, em um ano, gera R$ 96,00 de despesa.

A reflexão não é apenas focar no valor, mas ter uma mudança de mentalidade financeira, que você passe a ter a criticidade de observar o que realmente precisa e usar esses pacotes de forma mais adequada para o seu dia a dia. É mentalidade, percepção. Se você abraça isso, leva não só para o Netflix, mas para vários outros casos do dia a dia.
Outra coisa que é comum de as pessoas pagarem caro é a tarifa mensal de plano de celular. Muitas vezes, isso acontece por falta de conhecimento do plano. Pesquise na operadora, procure saber o plano que seus amigos de trabalho ou familiares estão usando. Facilmente, você vai encontrar quem tem os mesmos serviços, ou até melhores que os seus, e está pagando menos. O mesmo se repete para combo de TV a cabo, internet e telefone fixo.

Se seu trabalho não exige que você fique rodando, você fica num lugar fixo e com alguma estrutura, isso te permite levar almoço. Se você está numa fase de poupar para uma viagem de férias ou feriado, ou seja, tem uma motivação para poupar, por que não levar esse almoço de casa? Não precisa ser todos os dias, mas se você fixa pelo menos dois ou três, já é uma quantia relevante poupada quando somadas durante um mês. Estabeleça um teto para gastos com almoço de trabalho, isso é importante!

Outro ponto para ficar atento é negociar as suas compras. Não existe regra que loja de shopping não pode dar desconto ou que a loja A, B ou C, pelo nível ou local que está, não facilite o pagamento. Então, procure saber se no débito melhora a condição, se pagando em espécie você vai barganhar um pouco mais. Mais uma vez, não é apenas pelo valor, mas pela percepção de que pequenos ganhos podem te proporcionar a realização de grandes objetivos. Isso é construído no dia a dia.

Por fim, fica a dica de você optar por passeios ao ar livre. Independente se você mora no litoral ou numa cidade que não tem praia, sempre tem praças, parques e locais que oferecem boas programações. Use a criatividade para fazer melhor uso desses espaços e tire o foco de centros comerciais.

A nossa construção financeira é feita no dia a dia, entre planejamento, economia e formação de poupança. Sempre temos oportunidades de poupar. Às vezes, estão a um palmo do nosso nariz, mas não conseguimos observar e, com isso, estamos rasgando dinheiro, pagando mais do que deveria por um serviço que tem acesso mais barato. 


Até a próxima!

Leandro Trajano
Siga-me no Instagram  @personalfinanceiro                                     

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Edição ABRIL 2019

Gazeta da Torre
*Formato específico para visualização
em celular e tablet (só é clicar nas páginas)





quarta-feira, 17 de abril de 2019

O método SUPERA - Ginástica para o CÉREBRO

Unidade Madalena 
Rua Real da Torre, 1036, Madalena - Recife
Contato: 81 3236.2907

terça-feira, 16 de abril de 2019

WILD THING: Coisa selvagem é a nova proposta para Outono – Inverno 2019

Gazeta da Torre

Nas roupas e nos acessórios, as estampas de onça, zebra e cobra reinam na selva da moda. As avançadas no tema podem usar look total (brincando com diferentes bichos). Iniciantes? Comecem pelos acessórios.

Dicas da especialista:

Para não deixar o visual carregado, dê à estampa um lugar de destaque no look e complemente com uma peça lisa. Confira, abaixo, como inserir estampas print em suas produções.

1) Estampa animal print – Onça 


A estampa oncinha já se tornou um clássico, ou seja, investir em peças nessa estampa é uma boa pedida, pois ela nunca sai de moda. Vai bem tanto em ambientes formais, como nos momentos de lazer. Detalhe para a estampa com tons terrosos.

2) Estampa animal print – Zebra


Por ser uma estampa mais neutra em tons de branco e preto, a ousadia pode ser maior. Na dúvida, opte pelas tonalidades neutras como nude, preto e branco. Esse visual fica chique e bastante versátil. Vai do trabalho ao passeio, sem erro.

3) Look estampa animal print – Cobra


O print da vez é o de cobra, que surge em tons que vão dos clássicos, terrosos até os neons. A grande aposta é combinar o look com sapato ou bota na mesma estampa.

Dica: Quanto maior a sofisticação da roupa, mais finos deverão ser o bico e o salto da bota. Quanto mais esportivo for o vestuário, mais o salto deverá engrossar e o bico arredondar. Não tenha medo de ousar, se faz seu estilo, invista!

Espero que vocês aprovem as dicas e arrasem nas produções.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Peixaria Manoel e Carol - Mercado da Madalena no Recife


Gazeta da Torre
A Peixaria Manoel e Carol, localizada no Mercado da Madalena,  trabalha na venda de frutos do mar e pescados. São eles: Cioba, Dourado, Cavala, Garoupa, Serigado, Arabaiana, Salmão, Filé de Linguado, Filé de Pescada Amarela, Filé de Tilápia, Filé de Surubim, Camarão Vila Franca, Camarão Cinza, Carne de Aratu, Carne de Caranguejo, Patola de Caranguejo, Carne de Siri, Marisco, Sururu, Polvo, Tentáculo, Ova de Peixe, Anel de Lula, Mexilhão, Bacalhau do Pacífico sem sal e outros.
*Trabalha também com serviço de ENTREGA
81 99106.9569

terça-feira, 9 de abril de 2019

A Clínica do Homem em Recife

Gazeta da Torre
Uma clínica dedicada a saúde sexual dos homens. Testagem para HIV, Sífilis e Hepatites gratuitos e cuidado com as DSTs.

Culturalmente os homens não são de frequentar serviços de saúde, mas devemos incluir isso na nossa vida e nos cuidar. As doenças sexualmente transmissíveis estão aumentando e é necessário aumentar nossa consciência sobre os cuidados e nos mantermos saudáveis, aproveitando a vida e desfrutando de uma boa saúde.

Serviços

Acolhimento
Roda de conversas sobre Prevenção as IST e HIV/Aids
Aconselhamento
Testagem para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C
Coleta de material para exames sorológicos: VDRL FTABS, etc.
Consulta médica
Tratamento para as DSTs
Atendimento psicológico
Atendimento de enfermagem
Aplicação de medicação injetável e tópica (ácido tricloroacético, podofilina, etc.)
Consultas médicas de retorno
Encaminhamentos para serviços de referência
Vinculação de pacientes na rede pública
Notificação dos casos reativos à Vigilância Epidemiológica
Analise e estudo de casos
Publicação de dados

Clínica do homem 
De segunda a sexta das 13h às 22h
Endereço: R. Osvaldo Cruz, 342 
Soledade, Recife - PE
Telefone: (81) 3877-6680

domingo, 7 de abril de 2019

A ELEIÇÃO 2019 DO MELHOR BUTECO DO BRASIL!

Gazeta da Torre
Em 2019, chegando à sua 20ª edição, o concurso acontece em 21 cidades simultaneamente e em todas as regiões do país. Mais uma vez o Comida di Buteco realizará a eleição do Melhor Buteco do Brasil! E como não poderia faltar, a BODEGA DO SEU ARTUR, Mercado da Madalena, está no páreo.

Esse ano de 2019, a BODEGA DO SEU ARTUR está participando com o petisco PORCO CHAPADO - Pernil de porco marinado na cachaça e grelhado na chapa. Acompanha batatinhas e molho agridoce de rapadura.

Após conhecermos os 21 campeões de cada cidade, eles serão visitados por um juri extra e em Julho, conheceremos o melhor buteco do país! Uma eleição de um ícone afetivo da cultura local e nacional, envolvendo o público e abrangendo todo o país é inédita em todo o mundo!

BODEGA DO SEU ARTUR

Endereço: Rua Real da Torre - Mercado da Madalena S/N - Praça de Alimentação - Madalena - Recife; Telefone: (81) 9 8625-8953 (81) 9 8506-4684 
Horário: Quarta a sexta: 11h às 18h Sábado: 09h às 18h Domingo: 08h às 15h

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Conviver com bichos de estimação não é só uma fonte de diversão para os pequenos


Gazeta da Torre
Os pequenos, em geral, adoram bichos e querem pegá-los, brincar com eles e levá-los para casa. O convívio de meninos e meninas com os pets, segundo especialistas, não provoca apenas diversão e lazer. Alguns benefícios como desenvolvimento de um senso de responsabilidade maior e a possibilidade de prepará-los emocional e socialmente são outras das vantagens que a presença de animais pode trazer, segundo a psicóloga Cristina Brisolara.

Os benefícios da interação podem ser vários. Segundo a psicóloga Cristina Brisolara, entretanto, o principal seria o fato de que o afeto criado pela relação permite que a criança desenvolva aspectos emocionais e saiba também se portar melhor socialmente. “A maior contribuição está no convívio emocional e social da criança. Um animal doméstico atua sempre como uma importante ferramenta para os exercícios afetivos”, explica.

Além disso, o contato com os animais também traz maior resistência para o organismo infantil. Algumas alergias, por exemplo, podem ser combatidas por agentes de defesa que se desenvolvem devido ao convívio com os bichos. “O contato com os pets desde os primeiros meses de vida propicia uma série de experiências imunológicas, ajudando a criança a desenvolver capacidades de defesa contra agentes variados”, afirma a doutora em psicologia e médica-veterinária Ceres Faraco. Para garantir esses benefícios, no entanto, é preciso, segundo a especialista, que os animais vivam em boas condições físicas e de higiene.
Critérios

Ceres Faraco explica que a escolha do animal depende das condições disponíveis para a criação. A família precisa ponderar a possibilidade que tem de abrigá-lo, pensar no espaço que ele ocupará, no tempo que será necessário para cuidar dele e analisar qual espécie se adequa melhor à rotina da casa. “Os fatores são a motivação familiar, o espaço, a disponibilidade de tempo, as características da vida familiar e a capacidade financeira de arcar com os custos.” Para a psicóloga Patricia Oguma, a afinidade da criança também é um fator que deve ser levado em conta. “Tudo vai depender do espaço e do interesse que a criança terá pelo bichinho. É válido perguntar para ela que animal gosta mais e qual gostaria ter. Assim, o vínculo é mais fácil.”

A presença dos animais pode ser um estímulo para o desenvolvimento dos pequenos. De acordo com Oguma, pesquisas mostram que as crianças com mais estímulos, sejam quais forem, se desenvolvem melhor cognitivamente. Por isso, a especialista explica que os animais são uma das maneiras de estimular e que não se pode dizer que crianças que não tenham convívio com eles poderão ter menos desenvolvimento. “O animal é uma ferramenta a mais, sendo um estímulo entre tantos outros que a criança possui.”

Fonte:Correio Braziliense

quarta-feira, 3 de abril de 2019

ARTESANAL NORDESTE 2019

Gazeta da Torre

A Artesanal Nordeste é uma feira de produtos e técnicas para arte, artesanato e artes manuais. Com cursos, exposições, demonstrações e lançamentos de novos produtos e novas técnicas.

Venda de materiais, máquinas, ferramentas, tecidos, EVA, aviamentos, acessórios, papéis, produtos para confeitaria e muito mais!

Detalhes

Início:
3 de abril às 13:00
Final:
7 de abril às 20:00
Evento Categorias:
Artesanato, Feira
Website:
Organizador
WR SAO PAULO
Telefone:
11 3773-3344
E-mail:
Local
CENTRO DE EVENTOS DE PERNAMBUCO
Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n - Salgadinho
Olinda, PE 53110-680 Brasil + Google Map
Telefone:
(81) 3182-8000
Website:

terça-feira, 2 de abril de 2019

Mais uma vez a Avenida Conde da Boa Vista é interditada para obras de requalificação

Gazeta da Torre
As obras de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, tiveram início hoje (2/04/2019), com custo total de R$ 15 milhões. De acordo com a Prefeitura do Recife, a previsão é de que a avenida esteja totalmente revitalizada em novembro de 2020.

Com o início das obras da Nova Conde da Boa Vista, o Grande Recife mudou o itinerário dos ônibus que passam pela via. Na primeira fase das intervenções, que começaram, foi interditado o trecho compreendido entre as ruas da Aurora e do Hospício. Dessa forma, o Grande Recife mudou o itinerário das linhas que passam pela localidade. A previsão é de que o desvio permaneça por 120 dias, período de trabalho neste primeiro momento.

As linhas que saem da Avenida Guararapes em direção ao Derby terão de girar à direita na Rua da Aurora, após a Ponte Duarte Coelho; à esquerda na Rua do Riachuelo e, por fim, à esquerda novamente na Rua do Hospício para, só então, retornar à Avenida Conde da Boa Vista.

Apesar de realizar o mesmo desvio que as linhas convencionais, as quatro linhas de BRT do Corredor Leste/Oeste que saem da Avenida Guararapes não irão parar na Estação Riachuelo, pois não possuem parada no trecho interditado da Avenida Conde da Boa Vista. São elas: 2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista), 2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista), 2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista) e 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista).

Confira, abaixo, as linhas que terão desvio e as paradas que deverão atender:

 Grupo de linhas 1:

 313 – San Martin (Abdias de Carvalho)

321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)

324 – Jardim São Paulo (Piracicaba)

Estas linhas deixam de atender a parada nº 180300, em frente ao Empresarial Pessoa de Melo, na Avenida Conde da Boa vista, e passam a atender a parada nº 180283, em frente ao Edifício São Cristovão, na Rua da Aurora, onde normalmente já param as linhas:

116 – Circular (Príncipe)

117 – Circular (Prefeitura/Cabugá)

511 – Alto do Mandu

513 – Córrego da Areia

514 – Nova Descoberta (Córrego do Joaquim)

522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa e Príncipe)

532 – Casa Amarela (Cruz Cabugá)

Grupo de linhas 2:

014 – Brasília (Conde da Boa Vista)

032 – Setúbal (Conde da Boa Vista)

042 – Aeroporto (Opcional)

053 – Shopping RioMar (Opcional)

061 – Piedade

064 – Piedade (Opcional)

071 – Candeias

100 – Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura)

101 – Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)

243 – Vila Dois Carneiros

414 – Torre

Estas linhas deixam de atender a parada nº 180301, em frente à agência do Bradesco, na Avenida Conde da Boa Vista, e passam a atender a parada nº 180077, em frente ao Colégio 2001, na Rua do Riachuelo, onde normalmente já param as linhas:

517 – Córrego do Inácio

611 – Alto José do Pinho

612 – Morro da Conceição

622 – Vasco da Gama (Cabugá)

631 – Nova Descoberta (Cabugá)

632 – Alto do Refúgio (Cabugá)

714 – Alto José Bonifácio (Avenida Norte)

717 – José Amarino dos Reis

741 – Dois Unidos

742 – Linha do Tiro

812 – Sítio Novo (Avenida Norte)

Grupo de linhas 3:

311 – Bongi (Afogados)

314 – Mangueira

315 – Bongi

331 – Totó (Jardim Planalto)

341 – Curado I

346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)

516 – Casa Amarela (Nova Torre)

521 – Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)

524 – Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)

531 – Casa Amarela (Rosa e Silva)

624 – Brejo (Conde da Boa Vista)

644 – Largo do Maracanã

726 – Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)

731 – Beberibe (Espinheiro)

Estas linhas deixam de atender as paradas nº 180302, em frente ao Edifício Sion, e nº 180303, em frente ao Edifício Pirapama, ambas na Avenida Conde da Boa Vista, e passam a atender a parada nº 180078, por trás da Faculdade de Direito do Recife, na Rua do Riachuelo, onde normalmente já param as linhas:

107 – Circular (Cabugá/Prefeitura)

117 – Circular (Cabugá/Prefeitura)

820 – TI Xambá (Cabugá)

822 – Jardim Brasil I (Cruz Cabugá)

824 – Jardim Brasil II (Cruz Cabugá)

1921 – Ouro Preto (Jatobá I)

1974 – Jardim Atlântico

1987 – Rio Doce (Príncipe)

1993 – Conjunto Praia do Janga

1994 – Conjunto Beira Mar

Grupo de linhas 4:

121 – Vila da Sudene

168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)

185 – TI Cabo

214 – UR-02/Ibura (Opcional)

224 – UR-11 (Opcional)

411 – Plaza Shopping (Dantas Barreto)

Estas linhas deixam de atender a parada nº 180303, em frente ao Edifício Pirapama, na Avenida Conde da Boa Vista, e passam a atender a parada nº 180075, em frente ao Ginásio Pernambucano, na Rua do Hospício, onde já param normalmente as linhas:

645 – TI Macaxeira (Avenida Norte)

1981 – Rio Doce (Conde da Boa Vista)

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

Fonte: Prefeitura da Cidade do Recife; Grande Recife Conssórcio de Transporte