sábado, 19 de janeiro de 2019

Mais uma temporada para o FUTEBOL PERNAMBUCANO

Gazeta da Torre


É o início de mais uma temporada para o futebol pernambucano. E o ano de 2019 terá como principal desafio, para os três grandes times da capital, a reconstrução, após um 2018 de poucos resultados positivos para celebrar. 

O Sport pagou caro pelos erros fora de campo e o rebaixamento à Série B foi um justo castigo para um clube que atropelou o planejamento e não soube lidar com sua crise financeira interna, que voltou a assolar o Leão, após mais de uma década de austeridade. Náutico e Santa Cruz fracassaram juntos na luta para voltar à Segundona, embora tenham chegado bem perto. Os erros cometidos pelas duas equipes na trajetória da Série C devem ser analisados com atenção, para que não se repitam em 2019, numa competição com um sistema de disputa, em sua reta final, que não permite vacilos.

Para Náutico e Santa Cruz, a temporada 2019 começou mais cedo do que os clubes estavam acostumados. A eliminação na Série C, em agosto, se por um lado foi péssima para os times, do ponto de vista financeiro, por outro, permitiu pensar o planejamento com mais cautela e tempo. É um fator positivo, mas que também aumenta a responsabilidade das duas diretorias. Em 2019, não se poderá reclamar de calendário apertado e falta de oportunidade para planejar.

O Sport, por sua vez, entrou em 2019 com uma expectativa de renovação. A troca de grupo na direção do clube se mostrou inevitável, após o fracasso dentro e fora de campo de 2018. Um novo-velho grupo assumiu, sob o comando de Milton Bivar, que já dirigiu o Leão no biênio 2007/2008. Para essa gestão, o desafio é correr para formar um novo time, dentro de uma realidade financeira diferente da vivida nos últimos anos. As contas do clube precisam ser sanadas, por isso, nada de loucuras na formação do elenco. Até mesmo porque, agora a equipe passa a disputar a Série B, que exige um perfil diferente de jogadores.

Embora os campeonatos brasileiros das Séries B e C sejam os principais objetivos para os três grandes da capital este ano, a temporada começa com outras competições pela frente. Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste (sem a presença do Sport) e Copa do Brasil. Desafios que têm sua importância para cada equipe. O Estadual, a cada ano mais enfraquecido, talvez seja o que menos oferece, mas é inegável que a conquista desse título seja um combustível e tanto para a torcida (vide o caso do Náutico em 2018, saindo da fila após 13 anos). A Copa do Nordeste já tem um peso maior, por sua dificuldade e envolvimento regional. É um torneio que permite aos times medirem forças com equipes de fora do estado, mostrando em que patamar estão.

O desafio mais importante, no entanto, é mesmo a Copa do Brasil e por uma questão simples e objetiva: dinheiro. É uma competição que distribui valiosa premiação para os times que avançam de fase. Ou seja, diante da situação financeira frágil dos clubes pernambucanos, ir longe na Copa do Brasil será de grande valor. Para se ter uma ideia, segundo a CBF, o valor total distribuído na edição 2018 aos 91 participantes foi de R$ 278,3 milhões. O Náutico, por exemplo, avançou até a quarta fase do torneio no último ano, garantindo a quantia de R$ 4,3 milhões. Embora boa parte desse valor tenha sido destinado ao pagamento de dívidas trabalhistas, o que restou, cerca de 50%, foi importante para a saúde financeira do Timbu durante a temporada 2018.

É assim que os três grandes da capital dão início a 2019. Com enormes desafios, uma nova realidade e um nível de cobrança sempre elevado. O torcedor pernambucano cobra, independente de competição. Quer ver resultado e o time bem em campo. A responsabilidade das direções dos clubes é trabalhar com critério e ser fiel ao planejamento traçado. Diante de um futebol, em âmbito nacional, cada vez mais inflacionado por verbas gigantes vindas das cotas de TV, mas que beneficiam apenas a uma elite, planejar e executar com rigor se tornou fator diferencial para as equipes que trabalham com orçamentos menores. Ter inteligência é a palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário